Discutindo com Deus (Jonas 4:1-5)
Introdução: Que dia maravilhoso para Jonas! Ele não foi esfolado vivo e teve sua pele esticada em uma rocha para curtir. Ele não teve um membro ou dois arrancado. Ele não foi emparedado vivo em algum muro. Ele não foi empalado em um poste. Nenhuma das coisas terríveis que os assírios tinham a reputação de fazer aos seus inimigos aconteceu com ele. Em vez disso, todos os cidadãos de Nínive, inclusive o rei, aceitaram Jonas como um profeta verdadeiro, aceitaram o seu Deus como o verdadeiro Deus e todos se arrependeram e se converteram de seus pecados. Imagine as histórias que Jonas teria para contar quando voltasse à sua igreja! Considere o potencial para arrecadação de fundos de tal história! “Milhares de Pessoas Verdadeiramente Más se Arrependem em Um Único Dia” é a manchete. Vamos pular para dentro de nosso estudo da Bíblia e ler acerca da reação a este dia de evangelismo fabulosamente bem sucedido!
I. Relatos Para Mandar para o Pessoal de Casa
A. Leia Jonas 4:1-2. Como Jonas reage ao sucesso esmagador de sua mensagem?
1. Jonas seria um grande pastor?
2. Imagine uma série evangelística de Billy Graham, resultando na conversão de toda uma cidade, de cima até em baixo. Então coloque “Billy” no nosso texto bíblico em vez de “Jonas”. Você consegue imaginar isso?
B. O que há de errado com Jonas? (Ele ama a si mesmo e a sua reputação mais do que ama a Deus ou as outras pessoas.)
C. Como uma pessoa que tem uma visão tão clara do caráter de Deus errar tanto no entendimento de seu próprio propósito na vida? (Jonas obviamente não acreditava que ser como Deus era um objetivo válido.)
D. Como você acha que Jonas reagiu à misericórdia de Deus para com ele? Ele estava tão preocupado acerca de Deus demonstrar misericórdia para com ele como estava acerca de Deus demonstrar misericórdia para com o povo de Nínive?
1. Este é você? Você se preocupa quando Deus demonstra misericórdia para com pessoas que tem os mesmos pecados que você tem?
a. E se tiverem pecados piores do que os teus?
E. Compare o rei de Nínive a Jonas. Qual deles você escolheria para ser o teu profeta? (Reveja Jonas 3:6-9).
1. Contraste a atitude do rei com relação a Jonas e a atitude de Jonas com relação ao rei.
F. Leia Jonas 4:3. Você concorda com a visão de Jonas das coisas? (Minha primeira reação é de concordar com Jonas. Para qual propósito útil esta pessoa serve? Ele tem que “pegar no tranco”. Sua atitude é destrutiva. Ele só se preocupa consigo mesmo. Se ele quer morrer, que morra. Certamente ele deveria se aposentar do ministério.)
G. Leia Jonas 4:4. Qual é a tua resposta a esta pergunta?
II. Profetas
A. Leia Deuteronômio 18:20. Qual é a punição por ser um falso profeta?
1. Você acha que Jonas tinha isto em mente quando pediu a Deus para deixar que ele morresse (Jonas 4:3)? (Isto certamente abranda nossos sentimentos com relação a Jonas. Antes, estávamos prontos para deixar este incompetente morrer. Agora começamos a compreender por que ele quer morrer.)
B. Leia Deuteronômio 18:21-22. Vamos nos colocar no lugar de Jonas. Este teste se aplica a nós?
1. Aplicando-se este teste, Jonas é um falso profeta?
2. Vamos rever a nossa resposta à pergunta de Deus em Jonas 4:4. Jonas tem um motivo para estar com raiva?
C. Em vista disso, temos a profecia de Jonas sobre a destruição em 40 dias e o fato inconfundível de que isto não ocorreu. Você quer evitar a conclusão lógica de que Jonas é um falso profeta. Por que? Porque ele é um grande sujeito? (Não. Porque toda a história nos leva à conclusão de que Deus deu esta mensagem.)
D. Se você acredita que todas as profecias são condicionais, baseado na misericórdia divina, como você pode aplicar o “teste do profeta” em Deuteronômio 18:21-22?
1. Por que um falso profeta não poderia dizer, “Deus mudou a sua decisão, para demonstrar misericórdia para com X?”
E. Leia Jonas 3:4. Você acredita que esta é exatamente a mensagem que Deus deu a Jonas? (Depois de muitos anos ouvindo testemunhas e examinando testemunhas, sei que a verdade às vezes é “anuviada” pelas emoções da testemunha. Às vezes é simplesmente uma questão de desonestidade. Outras vezes uma testemunha acredita que cada palavra que ele disse é absolutamente verdade. Minha crença é de que Jonas “anuviou” a mensagem de Deus para eliminar a natureza claramente condicional da advertência. Ele não podia eliminar a parte dos “40 dias”, porque era uma parte crítica. Porém, Jonas encobriu a parte condicional da profecia. Ouvintes inteligentes, como o rei, compreenderam que talvez Jonas não tivesse contado toda a história (Jonas 3:9). Resumindo: Concluo que Jonas é um falso profeta porque ele anuviou a mensagem de Deus. Se Jonas tivesse apresentado claramente a natureza condicional da mensagem, sua reputação estaria intacta.)
F. Leia novamente Jonas 4:4. O que isto nos ensina a respeito de Deus? (Eu estava pronto a deixar que Jonas morresse depois de ouvir o que ele tinha a dizer em Jonas 4:1-2. Deus, porém, demonstra misericórdia, tentando racionalizar com Jonas. Deus soa como se estivesse no papel de um conselheiro.)
G. Gostamos da história de Jonas por causa da misericórdia de Deus por Jonas nos mostra que Deus terá compaixão de nós. Além do assunto genérico da misericórdia de Deus para com todos, por que Deus escolheria esta pessoa para ser Seu profeta? Jonas não é qualquer um, ele é o profeta escolhido por Deus. (O livro de Wayne Grudem, “The Gift of Prophecy in the New Testament and Today” (O Dom de Profecia no Novo Testamento e Hoje) apresenta a teoria (que eu creio estar correta) de que os profetas do “Novo Testamento” (ou seja, profetas modernos) não se sujeitam a Deuteronômio 18:21-22. É permissível aos profetas do Novo testamento estarem errados. Como resultado, é o nosso dever comparar o que o profeta diz com o que a Bíblia diz e, desta forma nós peneiramos o trigo da palha dos profetas modernos. Penso que a história de Jonas nos mostra que a tolerância de Deus para com a falta se coerência entre Seus profetas, mesmo no Antigo Testamento, é maior do que poderíamos ter imaginado.)
III. Aguardando pela Vingança
A. Leia Jonas 4:5. O que você acha que Jonas esperava que acontecesse à cidade? (Acho que ele estava esperando para ver cair fogo do céu.)
1. Se estou certo a respeito do que Jonas estava esperando, que razão ele teria para acreditar que Deus mandaria o fogo?
B. Reveja Jonas 4:2 novamente. Há neste texto alguma esperança razoável de que Deus enviaria o fogo?
1. Se você diz que “não”, então que razão Jonas teria para crer que o fogo poderia vir? (A única razão que posso ver é que Jonas se ofereceu para morrer quando descobriu que Deus iria demonstrar misericórdia. Assumindo que Jonas tinha o caráter falho que parece ter, sua linha de pensamento era que Deus me considera tão importante que vai destruir Nínive, agora que eu disse a Ele que preferia morrer a viver.)
C. Amigo, a esperança que resplandece deste livro não poderia deixar de ser vista mesmo por um cego. Os terríveis e violentos ninivitas são poupados pela graça de Deus quando se voltam para Ele. Deus continua trabalhando de forma amorável com o complicado Jonas para que ele realize os objetivos de Deus na terra. Que você tenha sido externamente mau, ou externamente um cristão com um coração transtornado, egoísta, Deus ainda quer te atrair para perto Dele. Você vai responder hoje?
IV. Próxima Semana: Um Vento, um Verme e uma Planta
=============================== Copr. 2003, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================
Nenhum comentário:
Postar um comentário