quinta-feira, 11 de setembro de 2008

João – O Evangelho Amado - Lição 02

Jesus é o Melhor (João 1:1-18)

Introdução: Se você estivesse escrevendo um relato sobre a vida de Jesus, como começaria? A maioria das pessoas começaria cronologicamente: com Seu nascimento. Outros poderiam começar com Seu milagre mais empolgante e então contar como Jesus chegou até aquele ponto. Outros ainda poderiam começar com a cruz e, com esta introdução, voltar e contar a história completa. João não faz nada disso. Vamos pular para dentro do nosso estudo deste evangelho e descobrir como João nos apresenta a maior história que já se contou!

I. “No Princípio”

A. Leia João 1:1-2. O que aprendemos a respeito da “Palavra” nestes versos? (A Palavra está presente no princípio. A Palavra é única no sentido de que estava “com” Deus e ao mesmo tempo era Deus.)

1. Como isso funciona: Como uma pessoa pode estar “com” alguém e ao mesmo tempo ser este alguém? Por exemplo: “Antônio estava com Mário e era Mário.” (João nos apresenta o conceito da Trindade desde o mais remoto princípio. É o mistério de como Três (Pai, Filho e Espírito Santo) podem, ao mesmo tempo, ser Um.)

2. Em meu exemplo usei dois nomes comuns (Antônio e Mário). “Palavra” não é o nome de uma pessoa. Por que João usa o substantivo “Palavra” para um Membro da Divindade? (Palavras transmitem idéias. Elas representam algo. Nossa lição (domingo) aponta que os gregos antigos tinham uma crença generalizada de que “logos” (palavra) era uma divindade que havia criado e que mantinha a vida. O livro de Merrill Tenney sobre João nos diz (pág. 62) que “logos” se referia à “Razão controladora do universo”. Ela transmitia o conceito de “o superlativo de Inteligência, Razão ou Vontade, que nós chamamos de Deus.”)

3. O uso do termo “logos” soava uma campainha familiar aos gregos. Que campainha familiar soa em tua mente quando João começa dizendo “No princípio”? (Isto soa como Gênesis 1:1.)

B. Leia João 1:3. Ao mesmo tempo compare Gênesis 1:1 com João 1:1-3. O que chama a tua atenção nesta comparação? (Estes textos estão cobrindo o mesmo assunto. Parece que João é um comentário ou uma descrição mais completa de Gênesis 1:1.)

1. O que João 1:1 nos ensina sobre Gênesis 1:1? (Que esta “palavra” estava com Deus e era Deus durante a Criação.)

C. Leia e compare Gênesis 1:3 e João 1:3-4. O que chama a tua atenção nesta comparação? (Ambos os textos estão falando a respeito da luz. Novamente, João está seguindo os conceitos de Gênesis 1. Ele nos diz que a Palavra é luz.)

D. Lembre que aprendemos na semana passada que João escreveu este evangelho e nós fizemos algumas considerações acerca do pensamento de João, conforme ele foi inspirado a escrever. Por que você acha que João decidiu começar seu evangelho de uma forma bem parecida como Moisés começou o Gênesis?

1. Quais conceitos Deus quer que aprendamos através destes escritos inspirados? (Em Gênesis aprendemos que nosso Deus é o Criador. Isto nos ensina uma importante lição acerca do nosso relacionamento com Deus. Em João aprendemos mais acerca da identidade do nosso Deus: que a Palavra é o nosso Criador.)

E. Conforme veremos no decorrer deste capítulo, João identifica Jesus como sendo a Palavra. Por que João começa seu relato de Jesus com a Criação? (Na introdução eu especulei que a maioria das pessoas, se recebessem a tarefa de escrever a história de Jesus, começariam cronologicamente – com o nascimento de Jesus. João segue a mesma abordagem. Porém, João nos fala que a história de Jesus tem origem em um tempo muito anterior ao nascimento de Jesus como humano. João começa a história de Jesus no princípio do nosso tempo. Ele começa com o nosso nascimento – o nascimento dos humanos.

II. Luz

A. Vamos dar uma nova olhada em João 1:4. João usou duas palavras para descrever Jesus. Palavra e Luz. O que você acha que João estava tentando nos ensinar através do uso dessas palavras? (A luz revela. As palavras descrevem. Jesus veio para abrir o nosso entendimento acerca de Deus.)

1. Note que o verso 4 também nos ensina que a vida estava em Jesus e a vida de Jesus é a nossa luz.

a. Como é a vida de Jesus? (Logo na entrada João defende o argumento de que Jesus é tanto nosso Deus Criador quanto Aquele que poderia nos dar vida novamente. A esperança da nova vida é “luz” para a nossa vida. Conforme aprendemos na semana passada a partir de João 20:31, nos ensinar isto é o objetivo do evangelho de João.)

b. Como a vida e a luz estão relacionadas? (A Bíblia freqüentemente se refere a Deus e a uma vida correta como “luz”, e Satanás e uma vida errada como “trevas” (por exemplo, veja João 3:19-21). Jesus veio para nos trazer vida pelo ensino do que é justiça. Ele veio para revelar o “lado de Deus” das coisas.)

B. Leia João 1:5. Na história de João sobre Jesus, ele faz esta afirmação notável no verso 5. Que conceito João está nos apresentando neste relato da vida de Jesus?

1. João está sugerindo que a obra da vida de Jesus não foi um sucesso completo? (O propósito de Jesus, pelo menos em parte, era eliminar as trevas na vida dos humanos pela luz de Sua própria vida. João está dizendo que os humanos pecadores não a receberam. Nós não compreendemos. Eu penso que João está dizendo “Quero ajudar vocês a compreender isto. Estou escrevendo este relato para que vocês entendam.”

C. Leia João 1:6-9, 29. Quem é este João? É o escritor deste relato? (Não. Este é João Batista. Temos um quadro mais completo de João Batista em João 1: 15-36. Como nós não vamos estudar a maior parte deste relato de João batista, recomendo que você o leia por si mesmo.)

1. Por que você acha que João nos apresenta João Batista agora? (Lembra que João começou com este tema “vocês não entenderam”? João está nos dizendo que o céu estava trabalhando duro para nos ajudar a entender. O céu mandou um testemunho antecipado de Jesus. Nossa lição (quinta-feira) revela que nos dias de Jesus, João Batista e Moisés foram “as duas maiores figuras humanas”. João está dizendo que o céu mandou este grande mensageiro para anunciar a vinda de Jesus.)

III. Compreendendo a Luz

A. Leia João 1:10-13. Como você diria que João se sente a respeito do fato de que o mundo não reconheceu Jesus como o Messias? (Versos 10-11 mostram que João crê que isto é uma grande ironia. Aqueles que certamente deveriam ter reconhecido e recebido a Jesus não o fizeram.)

1. A falha em reconhecer e receber a Jesus foi universal? (De forma alguma! O verso 12 nos diz que alguns creram.)

2. Qual é o resultado de reconhecer e receber a Jesus? (Você se torna um filho de Deus.)

3. O que é preciso para reconhecer e receber a Jesus? O que devemos fazer para nos tornarmos filhos de Deus? (Esta é uma mensagem muito importante: Se você crê em Jesus, se você O recebe na tua vida, você recebe o direito de se tornar um filho de Deus.)

B. Leia João 1:14. O que a Palavra fez? O que isto significa para nós? (Deus tomou uma forma humana e veio para viver conosco. Este conceito dá um nó na nossa cabeça!)

1. Como João diz que podemos saber que isto é verdade? (Ele diz que viu esta coisa gloriosa: Jesus em forma humana.)

2. O que significa “Unigênito”? (Jesus é um “filho único”. A batalha entre a luz e as trevas está centralizada em nosso pequeno planeta.)

C. Leia João 1:15-18. Vamos focalizar no verso 17. Vemos este paralelo entre Moisés e Jesus antes? (Sim, João começa seu evangelho assim como Moisés começa o Gênesis. Moisés nos dá a história da Criação e da Lei. João nos dá uma revelação mais completa através de Jesus.)

1. O que o verso 18 nos fala a respeito de ver a Deus? (Ninguém viu a Deus. Mas Deus o Pai é revelado através de Jesus. Se você quer saber como é Deus, então aprenda sobre Jesus.)

D. Amigo, você gostaria de conhecer melhor a Deus? Você gostaria de ter uma compreensão mais profunda do Arquiteto do Universo? Você gostaria de se separar das trevas que não compreende? Se quer, João te convida a entrar nesta viagem com ele para aprender mais a respeito do nosso Deus. Você vai continuar comigo nesta busca?

IV. Próxima Semana: Algo Melhor

=============================== Copr. 2004, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================

Nenhum comentário: