quinta-feira, 11 de setembro de 2008

João – O Evangelho Amado - Lição 03

Algo Melhor (João 2)

Introdução: Na semana passada aprendemos que Deus se tornou um ser humano e viveu conosco (João 1:14). Este Deus, Jesus, não é somente o nosso Criador, mas ao reconhecê-lo e recebê-lo na tua vida você pode tornar-se filho de Deus (João 1:10-13). Nesta semana João começa a nos levar em uma viagem que não apenas revelará quem é Jesus, mas te ajudará a compreender melhor o teu Deus. As duas primeiras histórias de João são sobre vinho e violência. Como estes textos podem nos levar na direção certa? Vamos mergulhar no nosso estudo e descobrir!

I. O Vinho do Casamento

A. Leia João 2:1-2. Que tipo de evento é um casamento? (É um tempo de celebração)

1. A primeira história de João acerca de Jesus mostra-O participando de uma celebração, uma festa. Por que?

2. Note que o verso 2 nos fala que Jesus e Seus discípulos “também haviam sido convidados”. O que isto te sugere? (Isto me parece muito típico. Os pais do par que estava se casando estão preparando a lista de convidados para o casamento. Eles convidam seus amigos, e pensam que deveriam convidar também os amigos de seus filhos. A mãe de Jesus, em vez de Jesus, é a razão mais provável pela qual Ele foi convidado.)

a. Como os discípulos de Jesus foram convidados? (Bem, acrescente os amigos dos filhos. A lista de convidados para o casamento estava ficando muito longa.)

B. Leia João 2:3-4. Eu creio que João deixou de lado um pequeno diálogo aqui. Não temos o relato da resposta à pergunta de Jesus no verso 4. Qual você acha que foi a resposta a esta pergunta de Jesus? (Que tal, “Vocês, doze jovens sedentos, tem feito um grande estrago no meu suprimento de vinho”?)

1. Mesmo se isto fosse verdade – que os “convidados adicionais” estivessem fazendo um estrago nos suprimentos planejados – como Jesus poderia fazer algo a respeito? (Este texto demonstra acima de qualquer dúvida que Maria cria que Jesus tinha poderes sobrenaturais. Dificilmente ela pensava que Ele sairia para apanhar e esmagar algumas uvas.)

C. Veja a segunda parte de João 2:4 e acrescente o verso 5. Imagine que você está em pé, bem ao lado de Jesus e Sua mãe, Maria. Jesus concordou em fazer alguma coisa para ajudar? (Certamente isto parece com um “não” para mim.)

1. Jesus respondeu, “O que você espera que Eu seja capaz de fazer?” (Não. Jesus sabe que pode resolver o problema. Ele pode realizar um milagre. A questão é só do momento certo.)

2. Como você explica as instruções de Maria no verso 5? (Não me parece que eles estejam concordando aqui. Jesus diz “não”, e Maria o pressiona a fazer alguma coisa assim mesmo.)

D. Leia João 2:6-9a. Jesus diz “não”, Maria diz “eu quero que você faça”, e Jesus realiza um milagre. Lembre que esta é a primeira história de milagre de João. Que importante lição João está tentando nos ensinar acerca de Jesus? O que Deus está tentando nos ensinar acerca de Si mesmo? (Deus é flexível. Deus trabalha com os seres humanos.)

1. Existe algum princípio moral envolvido aqui? (Não. Não estou convencido de que Deus seja flexível no que diz respeito à obediência à Sua lei. Ele espera que obedeçamos. Mas todo o resto parece ser flexível, aberto a negociação.)

2. Se estou certo a respeito disso, por que este é um ponto tão importante para João (e para Deus)? (Você já pediu orientação a Deus sobre onde morar, que emprego buscar – e Deus parece não responder? Sem uma resposta clara, você fica simplesmente vagueando sem propósito? Onde você mora e no que você trabalha, não é uma questão moral, na maioria dos casos. Em assuntos como este, se você deseja fazer a vontade de Deus, e não tem uma orientação clara da parte dEle, então faça o que você achar melhor. Se Deus vai trabalhar com você quando Ele acha que a melhor resposta é “não” (como no caso deste casamento), certamente Ele trabalhará com você quando não revelar qualquer opinião.)

3. Considere João 1:10-14 enquanto medita sobre a flexibilidade de Deus. O que este texto nos ensina sobre a flexibilidade de Deus? (A Palavra nos criou perfeitos, nos deu Sua lei, e nós falhamos miseravelmente. A reposta descomplicada, inflexível e correta para este problema era a destruição dos humanos. A resposta do nosso Deus flexível e amoroso foi: Vir à terra, tomar a forma humana de um camponês, viver a vida perfeita que os humanos deveriam ter vivido, ser torturado e morto. Deus demonstrou a flexibilidade máxima no seu trato conosco. Note que mesmo nisto, Deus foi muito cuidadoso em observar as exigências de Sua lei. Não é de se espantar que João comece com este ponto sobre como Deus trabalha conosco!)

E. Antes de continuarmos, note que em João 2:6 nos é dito que as jarras usadas para o vinho que acabara de ser criado eram para as “purificações cerimoniais”. Por que este ponto está anotado nesta história? Isto é apenas uma coincidência? (Isto nos dá um outro matiz colorido do nosso quadro sobre a flexibilidade. As purificações cerimoniais eram parte da lei Mosaica – o pecado é removido por uma cerimônia que resulta na morte de um animal. O vinho, como Jesus aponta na Última Ceia, representa o derramamento de Seu sangue (Mateus 26:27-29). O sacrifício de Jesus cumpriu o simbolismo da cerimônia da lei mosaica. Seu sangue nos poupa da morte eterna – uma outra lembrança da flexibilidade de Deus.)

F. Leia João 2:9-10. Que tipo de vinho Jesus fez para o casamento? (O “melhor vinho”.)

1. O que isto te ensina para a tua vida?

G. Volte a João 2:6 por um minuto. Quanto vinho Jesus fez para este casamento? (Entre 450 e 690 litros!)

1. O que isto te ensina para a tua vida? (Não, a resposta não é beber bastante vinho. Isto mostra que Deus é generoso em Suas bênçãos para conosco.)

H. Leia João 2:11. Que papel importante este milagre desempenha na obra de Jesus e de Seus discípulos? (Eles viram isto e decidiram colocar sua fé em Jesus. Era tanto uma benção prática para Maria e para os noivos quanto uma benção espiritual para o relacionamento entre Jesus e Seus discípulos.)

1. E você, meu amigo? Este milagre ajuda a reforçar a tua fé em Jesus? Ele te faz se sentir mais encorajado acerca da natureza do Deus a quem você serve?

II. A Purificação do Templo

A. Leia João 2:13-16. O que você acha do segundo quadro de Jesus dado a nós por João? Jesus é meigo e amável?

1. O que levou Jesus a ficar tão transtornado? (O texto (verso 16) nos fala que Jesus estava muito desgostoso porque a “casa de Seu Pai” tinha sido transformada em um mercado.)

2. Leia Mateus 21:12-13. O que este relato sugere que tenha sido a causa para a perturbação de Jesus? (Este texto traz a mesma preocupação sobre um lugar de oração ter sido transformado em um mercado. Porém ele acrescenta a informação de que as pessoas estavam sendo roubadas. William Barclay, em seu comentário sobre João (pág. 110) revela que tanto os que trocavam o dinheiro quanto os que vendiam os animais estavam extorquindo os pobres peregrinos viajantes que vinham ao Templo para a Páscoa. Não há nada intrinsecamente errado em trocar dinheiro ou vender animais. Porém, fazer estas coisas de forma desonesta e na casa de Deus são problemas sérios. Realizar um trabalho legítimo é uma coisa, extorquir viajantes é outra bem diferente.)

3. Em nossas igrejas e cidades encorajamos as pessoas a chamar a polícia e não a tomar a questão da justiça em suas próprias mãos. Por que Jesus está tomando este assunto em Suas mãos? (Por duas razões. Primeiro, “as autoridades” eram parte do problema. O lucro anual do templo, de acordo com Barclay, era tão grande que quando o Templo caiu sob o ataque romano alguns anos depois, o tesouro do Templo continha milhões de dólares. Segundo, Jesus era a autoridade legítima. Era a casa de Seu Pai que estava sendo profanada.)

B. Se Jesus se levanta para defender o “pequeno” viajante, como isto faz você se sentir a respeito dEle?

1. Isto é, de alguma forma, parecido com o milagre do casamento em Cana?

C. Vamos nos voltar para as reações dos que estavam presentes. Leia João 2:17-18. Compare os pensamentos dos discípulos com os pensamentos dos oficiais judaicos. (Para os discípulos de Jesus, o fato aumentou a sua fé em Sua autoridade porque eles se lembraram das palavras de Salmos 69:9 – que é uma profecia messiânica. Para os oficiais judaicos, eles quiseram saber que direito, que autoridade, Jesus tinha para fazer isto.)

1. A pergunta dos oficiais judaicos parece estranha para você? Imagine-se fazendo esta pergunta para um oficial de polícia da próxima vez que você for parado por excesso de velocidade. (Eles pediram por um milagre, porque Jesus havia dito que o Templo era a “casa de Meu Pai”.)

D. Leia João 2:19-21. A resposta de Jesus responde a pergunta dos líderes judaicos? (Mais ou menos. Eles disseram “Que sinal miraculoso o senhor pode mostrar-nos como prova da sua autoridade para fazer tudo isso?”. Jesus respondeu que Ele pode realizar o milagre de levantar o templo em três dias.)

1. Jesus e os judeus parecem estar falando de duas coisas diferentes. Eles estão? (Sim e não. Eles estão falando de pedras e Jesus está falando de carne. Porém, todo o sistema sacrifical, do qual o Templo era a peça central, era todo ele um símbolo (uma profecia, uma parábola encenada) do que Jesus faria para tirar os nossos pecados. O Templo simbolizava a crucifixão futura. Jesus era a personificação do Templo e Ele iria cumprir todos os propósitos do Templo quando fosse levantado depois de três dias.)

E. Leia João 2:22. Qual foi o resultado de os discípulos estarem presentes durante este evento? (Ele reforçou a sua fé na Bíblia e nas palavras de Jesus.)

F. Amigo, esta segunda história reforça a tua fé? Você se sente mais atraído a Jesus, que é um defensor indignado de Seu Pai e dos pobres?

III. Próxima Semana: A Graça é Inclusiva

=============================== Copr. 2004, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================

Nenhum comentário: