terça-feira, 7 de outubro de 2008

A Bíblia Para Hoje - Lição 01

A Voz do Céu (Gênesis 3, Isaías 59, Amós 3, Joel 2, Hebreus 1)

Introdução: Você gostaria de conversar com Deus? De forma abstrata, certamente que eu gostaria. Há vários assuntos sobre os quais eu gostaria de discutir com Ele. Por que é que nós não temos diálogos com Deus? É por “culpa” nossa? Tenho pensado que o meu coração egoísta e rebelde poderia preferir que a vontade de Deus fosse um pouco mais ambígua, às vezes. Há seres humanos que se comunicaram com Deus e parte desta conversa foi registrada na Bíblia. Neste trimestre começamos um novo estudo e nosso assunto é a Bíblia. Uma vez que a maior parte dos leitores desses estudos teve contato com eles pela primeira vez através de nosso web site GoBible.org, já é sabido que a nossa missão é a promoção do estudo da Bíblia: então, vamos mergulhar direto para dentro do nosso estudo e apreender mais acerca de conversarmos com Deus!

I. Quem Está Procurando Quem?

A. Leia Gênesis 3:1-3. De acordo com Eva, qual é o padrão de Deus para a conduta dela, no que diz respeito a esta árvore? (Não comer, nem mesmo tocar no fruto desta árvore.)

B. Leia Gênesis 3:4. Qual é a tentação apresentada a Eva? (Confiar em Deus. Vaidade. Ela irá morrer se comer, ou se tornará como Deus?)

C. Leia Gênesis 3:6. Esta é uma violação acidental ou deliberada do padrão de Deus para a conduta de Eva? (Deliberada. Ela escolheu não acreditar em Deus e acreditar na serpente.)

1. Se você fosse Deus, qual seria a tua reação ao pecado de Eva e de Adão? (Eu ficaria, no mínimo, chateado. Eva, pelo menos, não confiou em mim e decidiu que eu estaria disposto a mentir para ela.)

2. Na totalidade dos pecados, qual é a importância deste? (É muito importante. Ele lançou o restante de nós em pecado!)

D. Leia Gênesis 3:8-11. Baseado no que Deus fez com Adão e Eva, como você acha que Deus reage aos teus pecados deliberados, que alteram o curso da tua vida? (Vemos que Deus vem à procura de Adão e Eva. Ele quer conversar com eles sobre o pecado deles.)

E. Leia Isaías 59:1-2. Quando eu era garoto, pensava que se eu pecasse, Deus não ouviria as minhas orações. Você acha que isto é verdade?

1. Se você diz que “não, não creio que isto seja verdade”, o que há de errado com este conceito? (Isto me parece ser uma variação do conceito da justificação pela fé. Em vez de minhas obras conquistarem a salvação, minhas obras ganham “acesso” aos ouvidos de Deus.)

2. Vamos detalhar estes versos por um momento. O que o comprimento do braço de Deus (Isaías 59:1) tem a ver com nos comunicarmos com Ele? (Esta é uma frase comum do Antigo Testamento que se refere ao poder de Deus. Seu “braço” é longo o bastante (Ele tem poder suficiente) para qualquer tarefa que você tenha em mente. Não há nada de errado com a capacidade de Deus para te ouvir ou te ajudar.)

3. Então, qual é a razão pela qual Deus não possa nos ouvir, de acordo com Isaías? (A culpa é nossa.)

a. Voltando à nossa pergunta original, se “a culpa é nossa”, isto significa que se pecarmos, Deus não pode nos ouvir? (Entre os textos do Gênesis que vimos e os comentários de Isaías sobre o breco e o ouvido de Deus, o ponto é que Deus está disposto para ouvir os pecadores. A “falha de equipamento” está do nosso lado. Por causa dos nossos pecados, não estamos dispostos a ouvir e compreender a Deus. Você se lembra que eu disse na introdução que às vezes o meu coração egoísta e rebelde pode não querer compreender claramente a vontade de Deus? Penso que este é o ponto de Isaías.)

F. Leia João 12:37-40. Como o pecado havia bloqueado a comunicação entre Jesus e os líderes judaicos? Jesus não estava disposto a se comunicar? Deus os havia tornado mudos e surdos? (Jesus realizou milagres na presença deles! Foi decisão deles não compreender a comunicação.)

II. Profetas

A. No Jardim do Éden vimos que Deus se comunicava diretamente com os seres humanos. Quando Jesus veio a esta terra, Deus novamente se comunicou diretamente com os seres humanos. Qual você acha que é a razão pela qual Deus não continua a se comunicar conosco face a face? (Parece, com base nos textos que estudamos, que os nossos pecados e nossas atitudes tem algo a ver com isto.)

B. Leia Amós 3:7. Por que Deus falaria com Seus profetas e não com a população em geral? (Os profetas devem ter sido pessoas especiais, embora algumas histórias (como a de Jonas) façam com que nos perguntemos quão especiais eram alguns deles.)

C. Leia Joel 2:28-29. Nosso pecado é a única causa das limitações na conversa entre Deus e os seres humanos? (No final dos tempos, o Espírito Santo será derramado, de forma que Deus novamente se comunicará diretamente com Seu povo em grande escala. Este texto sugere que a questão não são apenas os nossos pecados, a escala de tempo de Deus também é relevante.)

1. Você esperaria que houvesse alguma diferença entre o tipo de pessoas citadas em Amós 3:7 e o tipo de pessoas citas em Joel 2:28-29? (Eu esperaria que o padrão para ser um profeta fosse muito superior no tempo de Amós – a não ser que a implicação de Joel 2 seja que a porcentagem de pessoas com “qualidade de profeta” aumente muito no final dos tempos. No tempo do fim, as pessoas tem a Bíblia; portanto, a preocupação com a exatidão, que haveria caso houvesse uma única fonte para determinar a vontade de Deus, fica diminuída.)

D. Leia II Pedro 1:20-21. Como a palavra de Deus é revelada através das palavras dos profetas registradas na Bíblia? (O Espírito Santo guia seres humanos para que estes registrem (revelem) a vontade de Deus, e não a sua própria vontade.)

1. Este texto sugere que os textos eram ditados aos profetas, palavra por palavra, diretamente por Deus? (Não. A expressão “impelidos” parece indicar um esforço cooperativo entre os seres humanos e o Espírito Santo para registrar a vontade de Deus.)

III. Jesus

A. Leia Hebreus 1:1-3. De que formas Deus falou a nós através de Jesus? (Os ensinamentos de Jesus estão registrados no Novo Testamento. O fato de que Deus tornou-se homem e viveu entre nós, e morreu por nós, fala muito a respeito de Deus. Jesus é o auge da revelação de Deus.)

1. O que você acha que o texto quer dizer quando fala que Jesus é “a expressão exata do Seu [de Deus] ser”? (Ele nos mostra como Deus é. Jesus é uma conversa a respeito de Deus.)

2. Quando Hebreus 1:3 fala que Jesus sustém todas as coisas por “sua palavra poderosa”, o que isto nos ensina acerca de Deus? (Apenas uma palavra de Deus é necessária para realizar o mais difícil feito.)

a. Este texto sugere um sério desequilíbrio nesta conversa que você quer ter com Deus?

B. Leia João 14:6-8. Felipe estava satisfeito com a afirmação de que se você conhecesse a Jesus, conheceria a Deus, o Pai? (Não. Ele disse, “Mostra-nos o Pai”.)

1. Se um dos discípulos questiona a revelação de Jesus ao Pai, o que deveríamos concluir sobre este assunto, se Deus é revelado através de Jesus? (Leia João 14:9-10. Jesus diz a Felipe que ele deveria estar prestando mais atenção! Deus o Pai fala e opera através de Jesus.)

2. Já discutimos anteriormente como Deus quer conversar conosco, mas os nossos pecados e as nossas atitudes fazem com que não escutemos. O que mais Felipe nos ensina que pode nos impedir de termos uma conversação com Deus? (Não estarmos prestando atenção!)

IV. A Bíblia

A. Se a Bíblia registra as conversas de Deus com seres humanos, e você gostaria de conversar com Deus, o que isto sugere acerca de você e a Bíblia? (Que você deveria lê-la!)

B. Leia II Pedro 1:19. Que tipo de atitude este texto sugere que deveríamos ter em relação às palavras dos profetas registradas ali? (Como a afirmação de Jesus a Felipe, este texto nos fala para prestarmos atenção.)

1. Quando este texto diz que as palavras inspiradas dos profetas são como a alvorada, que tipo de atenção isto sugere que deveríamos dar à Bíblia? (Primeiro, a alvorada é especial. Se realmente queremos vê-la, observamos cuidadosamente, até que ela vagarosamente se transforme em dia. Segundo, no amanhecer a luz se torna cada vez mais brilhante. Este é um princípio geral do estudo bíblico – através do estudo das palavras inspiradas, você compreende mais e mais a verdade. A luz da verdade é vista mais claramente. Se você continua escavando, encontrará mais tesouros.)

C. Amigo, as palavras de Deus estão disponíveis para você. Se você quer ouvir asa palavras de Deus, precisa ler a Bíblia. “Ler” é mais do que uma atividade casual. A Bíblia nos diz que, se prestarmos atenção conforme vamos lemos, escavando, para compreender a vontade de Deus, isto nos dará luz cada vez maior a respeito de Deus. Hoje, você vai começar a ler e escavar?

V. Próxima Semana: A Palavra Final

=============================== Direito de Cópia de 2007, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: