terça-feira, 7 de outubro de 2008

Eclesiastes - Lição 13

Conclusão do Livro (Eclesiastes 12)

Introdução: Por muitas vezes nesta série de estudos ficamos preocupados de que o conselho de Salomão não era exatamente correto, porque ele parecia deixar Deus e a vida eterna de lado. Nesta semana, no capítulo conclusivo, o rei Salomão apela fortemente para que nos lembremos de colocar Deus no centro de nosso pensamento e planejamento. Vamos mergulhar direto para dentro do nosso estudo!

I. Lembre-se do Teu Criador

A. Leia Eclesiastes 12:1. Possivelmente você tem mais problemas com a memória quando é velho O que Salomão quere dizer quando nos fala para “lembrar” de Deus quando somos jovens? (Salomão está nos dizendo para fazermos com que Deus faça parte do nosso planejamento desde bem cedo.)

1. Você se lembra da história do fazendeiro e dos trabalhadores que chegaram em horas diferentes do dia (Mateus 20:1-15)? Todos os trabalhadores receberam o mesmo pagamento, quer tivessem começado a trabalhar logo pela manhã ou tivessem começado pouco antes da hora de ir embora. Se você soubesse deste plano de pagamento, quando começaria a trabalhar? (Todos respondem “Pouco antes da hora de ir embora”.)

2. A história dos trabalhadores é uma parábola sobre salvação. Considerando a tua resposta sobre quando você apareceria para trabalhar, por que deveríamos decidir que nos “lembraremos” (trabalharemos por Deus) desde a nossa juventude? (O rei Salomão está caminhando em direção ao final da vida e se conscientiza de quão melhor a sua vida teria sido se ele tivesse andado nos caminhos de Deus o tempo todo.)

B. Quase todas as pessoas que eu conheço (e que ainda não se aposentaram) falam com carinho da aposentadoria e dos “anos dourados”. Olhe a última metade de Eclesiastes 12:1. Como Salomão descreve os “anos dourados”? (Ele os chama de “dias difíceis”, no qual ele diz que “não tem satisfação neles”.)

C. Lei Eclesiastes 12:2. Salomão começa sua explicação das razões pelas quais chama os “anos dourados” de “dias difíceis”. Chegará um tempo em que o sol, a lua e as estrelas escurecerão? Eles cairão em algum momento? Salomão não está falando do sul abrasador, está falando sobre a nossa visão, que vai diminuindo com a idade.)

D. Leia Eclesiastes 12:3. Quais aspectos da idade avançada Salomão está descrevendo aqui? (Você treme e vacila com a idade. Se curva e não pode mais fazer o trabalho pesado que estava acostumado e era capaz de fazer.)

1. Tive um tio-avô que era espantosamente forte. Lembro-me de que quando ele tinha 75 anos de idade, tinha punhos enormes e braços poderosos. Exceto por ter perdido seu cabelo, ele parecia desafiar a idade. Finalmente, a idade e a doença chegaram e ele, também, ficou frágil e fraco.

2. Quando Salomão fala sobre poucos “moedores”, ele está se referindo aos nossos dentes?

3. Quando ele se refere àqueles que “olham pelas janelas”, está se referindo à nossa visão?

E. Leia Eclesiastes 12:4. Por que você fecharia as portas só porque está ficando velho? (Salomão pode estar descrevendo duas coisas. Pode estar falando que você fecha as portas porque se sente mais vulnerável, conforme fica mais velho. Mais provavelmente, ele está falando sobre a perda de audição. Você já notou como os “sons da rua” diminuem quando você fecha a porta da tua casa? Uma vez que Salomão fala que os sons do trabalho e do canto dos pássaros diminuem com o tempo, penso que ele está falando sobre a perda de audição que vem com a idade.)

1. Por que as pessoas mais velhas acordam com os pássaros, mesmo quando não podem ouvi-los bem? (Eles acordam cedo porque não conseguem dormir.)

F. Leia Eclesiastes 12:5. O que mais se vai com a idade avançada? (Ficamos com medo de cair, ficamos com medo de coisas que antes não nos causavam medo. Perdemos a nossa habilidade de pular por aí (“o gafanhoto for um peso”) e nosso impulso sexual diminui (“o desejo já não se despertar”). Não é de estranhar que Salomão diga, acerca desta época da vida, (Eclesiastes 12:1) “Não tenho satisfação neles”.)

1. Por que Salomão está escrevendo sobre amendoeiras florescendo? (Os botões das flores da amendoeira são brancos – e esta é a cor dos nossos cabelos. Os quais você ainda possui, se tiver sorte.)

2. Qual é o estágio final da vida, descrito em Eclesiastes 12:5? (Você morre e as pessoas lamentam, enquanto te levam para o cemitério.)

G. Neste ponto, Salomão diminuiu teu apetite pelos “anos dourados”?

1. Se você está “anelando pelos anos por vir”, deveria parar com isso e desfrutar a tua vida agora!

H. Além de nos desencorajar sobre ficarmos velhos, qual é o ponto de Salomão? (Quando você é jovem, tem tempo, força e capacidade mental para preparar-se para uma vida de serviço em favor de Deus e dos outros. Quantas pessoas desperdiçam a sua juventude, colocando os prazeres antes de tudo o mais e, antes que se dêem conta, estão velhos e desqualificados?)

II. O Fim dos Teus Dias

A. Leia Eclesiastes 16:6. O que é toda essa conversa sobre cordões partidos, taças de ouro partidas, cântaros despedaçados e rodas de poço partidas? (Salomão está escrevendo sobre a nossa morte. Você já notou como as pessoas evitam dizer que alguém morreu? Eles usam expressões como “faleceu”, ou “foi-se”. Uma das minhas favoritas é usada pelo Exército da Salvação. Eles dizem, “foi promovido para a glória”. Salomão utiliza-se dos mais belos eufemismos para descrever a morte.)

1. O que Salomão quer que façamos antes de morrermos? (Que nos lembremos do nosso Criador.)

a. O que isto sugere para alguém que desperdiçou toda a sua juventude? (Que nunca é tarde demais para se voltar para Deus. Salomão começa (Eclesiastes 12:1) dizendo que devemos nos “lembrar” do nosso Criador quando somos jovens. Mas, de deixamos de fazer isso, pelo menos lembre-se dEle antes de morrer.)

B. Vamos acrescentar Eclesiastes 12:7 ao verso 6 e lê-los juntos. De quais dois componentes Salomão sugere que somos feitos? (Nosso corpo retorna ao pó e o nosso fôlego retorna a Deus.)

1. Esta descrição da nossa “desmontagem” por ocasião da morte te lembra de outro texto na Bíblia? (Leia Gênesis 2:7. A Bíblia ensina claramente que o corpo é nada sem o fôlego de Deus, que nos torna em seres vivos.)

III. Que Lições Aprendemos?

A. Leia Eclesiastes 12:8. Por que Salomão termina o seu livro da mesma forma que começou (Eclesiastes 1:2)? (Ele não mudou de idéia sobre tudo ser “hebel” (transitório, um sopro), já que terminou com uma nota sobre a nossa morte.)

B. Leia Eclesiastes 12:9-10. Isto me parece como se o mestre houvesse morrido e alguém está fazendo uma apologia ao que ele escreveu. Porém, nenhum dos comentários que consultei concordou comigo. Por que deveríamos ouvir ao mestre, Salomão? (Ele era sábio, pesquisou e ponderou seus ensinamentos, as pessoas aprenderam com ele, ele tentou escrever de uma forma interessante e atrativa, e o que ele escreveu é verdade.)

C. Leia Eclesiastes 12:11. Você gosta de pisar em um prego? Você gosta de ser espetado? Você acha bom uma farpa no olho? Por que Salomão compara as suas palavras a essas coisas? (Ouvirmos a sabedoria, ouvirmos a verdade apresentada de forma persuasiva, deveria nos incitar à ação. Uma vez que conhecemos a verdade e compreendemos a sabedoria, podemos montar a nossa vida com estes componentes (como pregos). A sabedoria ajuda a nos manter íntegros em tempos difíceis.)

1. O que Salomão quer dizer com sua referência ao “único Pastor”? (Deus. Salomão afirma ter recebido inspiração divina para suas palavras.)

D. Leia Eclesiastes 12:12. Depois de ter nos dito que ele fez toda a essa pesquisa antes de escrever este livro, como Salomão pode ser tão anti-intelectual? Ele está nos dizendo para não lermos, nem estudarmos? (Não. Ele está dizendo que devemos ter cuidado com a sabedoria que não vem de Deus. Existe a sabedoria que é inspirada por Deus e existe todo o resto. Não fique esgotado estudando todo o resto.)

E. Leia Eclesiastes 12:13-14. Isto é um resumo de todo o livro de Eclesiastes? (Salomão diz que é.)

1. Qual é a conclusão? (Reconheça a Deus e obedeça-O.)

a. Por que? (Há um juízo vindouro.)

b. Como isto pode ser um resumo de Eclesiastes, quando a maior parte dele pareceu ignorar tudo o que se refere à vida do além? (O ponto de Salomão é que a vida é temporária. Ela nem sempre é lógica. Coisas ruins às vezes acontecem a pessoas boas. Coisas boas às vezes acontecem a pessoas más. Durante nosso breve tempo aqui, deveríamos obedecer a Deus, porque ele tem um juízo final. E um juízo final não faria sentido sem uma recompensa final!)

F. Amigo, você vai aceitar o conselho de Salomão? Vai concordar hoje em reconhecer e obedecer a Deus?

IV. Próxima Semana: “A Voz do Céu”. Começaremos uma nova série de estudos sobre a própria Bíblia.

=============================== Direito de Cópia de 2007, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: