terça-feira, 7 de outubro de 2008

O Fogo do Ourives - Lição 02

Crisóis em Nossa Vida (Deuteronômio 28; I Pedro 4; Romanos 1 e 2)

Introdução: O que um cristão comprometido deveria esperar da vida? A Bíblia nos dá vários tipos de conselhos para termos vidas melhores. Deuteronômio 28 nos promete que, se obedecermos a Deus, Ele nos dará uma vida melhor aqui na terra. Por outro lado, se formos descuidados com a nossa obediência a Deus, teremos uma vida difícil aqui. Por que, então, encontramos estes textos na Bíblia, que falam que os cristãos podem esperar coisas ruins? Vamos mergulhar na nossa lição e ver o que podemos aprender da Bíblia!

I. Não Se Surpreenda

A. Leia Deuteronômio 28:1-8. O que Deus nos promete se O “obedecermos fielmente”? (Ele nos promete bênçãos. Se você ler Deuteronômio 28:1-45 vai compreender o contexto completo desta declaração. Se desobedecer a Deus, a tua vida será bem terrível e frustrante.)

B. Leia I Pedro 4:12. Depois de ler Deuteronômio 28, pode estar certo que estou surpreso. O sofrimento é estranho, quando colocado contra o contexto de Deuteronômio 28. Se Deus não muda, e Sua palavra é confiável, como você explica estas afirmações, aparentemente contraditórias?

C. Vamos olhar o contexto de I Pedro 4:12. Continue lendo I Pedro 4:13-16. Deveríamos esperar sofrer pela nossa desobediência a Deus? (Sim. Pedro diz que você pode esperar o sofrimento, se for bisbilhoteiro, assassino ou ladrão.)

1. O que parece ser a exceção à regra de obedecer e prosperar, desobedecer e sofrer? (Pedro aponta como Jesus sofreu. Jesus estava liderando o ataque no conflito entre o bem e o mal. Como resultado, foi alvejado por Satanás e seus seguidores. Pedro diz que podemos esperar a mesma coisa.)

D. Leia I Pedro 4:17-19. Pedro continua com o mesmo argumento de Deuteronômio 28, comparando aqueles que seguem a Deus com aqueles que não O seguem. O resultado que podemos esperar mudou, entre o Antigo Testamento e o Novo Testamento? (Não! Pedro está dizendo “Se você acha que tem problemas sendo um seguidor de Jesus, imagine o que vem por aí se você é injusto!”)

1. Qual parece ser a fonte primária de problemas para os injustos? (O julgamento de Deus.)

E. Leia I Pedro 5:8-9. Os nossos sofrimentos são provenientes apenas dos descrentes que estão descontentes conosco, por sermos seguidores de Jesus? (Não. Satanás está procurando nos prejudicar.)

1. Se Satanás está buscando prejudicar os seguidores de Jesus, qual é o benefício de estarmos “alertas e vigilantes”? (Este texto sugere que Satanás está procurando nos levar a pecar – o que, por sua vez, nos levará a sofrer.)

a. É apenas o nosso pecado que nos leva a sofrer? (O sentido do verso 9 é que o nosso sofrimento nos leva a considerar o abandono da fé. Ele se refere aos “nossos irmãos” que estão passando pelo mesmo tipo de sofrimento. Portanto, estamos sofrendo ataques de Satanás mesmo quando somos obedientes.)

F. Leia I Pedro 5:10-11. Deus nos levará de volta a um estado de bênçãos, se formos fiéis? (Sim. Nós sofremos “durante pouco tempo”.)

1. Este estado de bênçãos é aqui na terra? (O texto não diz especificamente, mas ele se refere a sermos chamados para a “glória eterna em Cristo Jesus”. Esta é uma referência ao céu.)

II. Sem Desculpas

A. Leia Romanos 1:18-20. Você está entendendo a questão de que a vida pode não ser perfeita? (Foi uma boa coisa termos estudado o Salmo 23 na semana passada!) Se obedecermos, Satanás está espreitando ao redor para nos prejudicar. Se desobedecermos, a ira de Deus será revelada a nós.

1. Alguém tem alguma desculpa para desobedecer a Deus?

B. Leia Romanos 1:21-24. Como este texto sugere que a ira de Deus opera? (Se rejeitarmos o que é obvio, Deus nos permite continuarmos em nosso caminho e continuamos a escorregar cada vez mais para baixo, em atividades pecaminosas.)

C. Leia Romanos 1:26-31. O que este texto sugere a respeito do castigo pelo pecado? (Que o pecado traz a sua própria recompensa! Há uma grande verdade aqui, se quisermos ver. Se obedecermos a Deus teremos uma vida melhor. Se desobedecermos a Deus teremos uma vida pior. A vida do cristão só é pior por causa da existência do pecado, o qual rompe com a ordem natural das coisas. O pecado nos prejudica de três formas: 1. Satanás nos considera como alvos; 2. O pecado em geral no mundo nos apanha em suas garras; 3. Nós comentemos pecado.)

D. Leia Romanos 1:32. O mundo hoje está na condição do mundo do tempo de Paulo? (Sim! Quantos hoje “aprovam” os pecados listados por Paulo? Quantos hoje aprovam o pecado da homossexualidade?)

1. E você? Você aprova os pecados listados por Paulo?

2. Leia Romanos 2:1. Como nós lidamos com a questão de “julgar” os outros e não “aprovarmos” o pecado?

3. Leia Romanos 2:2-4. O que nos traz arrependimento? O que pode levar os pecadores sobre os quais lemos em Romanos 1:26-32 ao arrependimento? (A bondade de Deus! Deveríamos ter alguma outra abordagem?)

III. Tornando-nos Melhores

A. Leia Jeremias 9:7. Acabamos de dizer que Satanás e o pecado em geral podem nos prejudicar. Por qual outra razão podemos ter o que parecem ser problemas em nossa vida? (Deus diz que nos “refinará” e “provará”.)

1. Que tipo de quadro você vê neste texto? Que o Sr. Cristão está andando inocentemente pela rua quando de repente o fogo do refinador o atinge e ele cai estatelado no chão? (Não. Note a última parte do verso 7: “Que mais posso eu fazer pelo [pecado do] meu povo?” (Veja os versos 1-6) O nosso pecado acende o fogo do refinador.)

a. Existe alguém perfeito? Uma vez que presumo que a resposta a esta pergunta é “não”, deveríamos ficar surpresos quando enfrentamos o “fogo do refinador”?

b. Qual deveria ser a nossa atitude com relação ao fogo do refinador? (Você deveria ser agradecido. Ele vê que você pode se tornar em “ouro”. O objetivo não é o castigo, é a tua melhoria.)

B. Leia II Coríntios 12:7-9. Paulo diz que lhe foram dadas algumas revelações maravilhosas sobre o céu (II Coríntios 12:1-6) e, mais tarde, Satanás lhe enviou um “espinho na carne”, para atormentá-lo. Por que Paulo diz que recebeu o “espinho”? (Para impedi-lo de se exaltar.)

1. Paulo pediu a Deus que tirasse este espinho que veio de Satanás. Por que Deus não o retirou?

2. O que Deus quer dizer quando fala “Minha graça é suficiente para você”? (Penso na graça como sendo a oferta da salvação de Jesus em meu favor. Assim, leio este texto como Deus dizendo: “Vou te levar para o céu, onde você não terá mais dor ou sofrimento”. Esta deveria ser uma resposta adequada para o teu sofrimento atual.)

3. O que Deus quer dizer quando fala, “Meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”? (Este é um tema do Antigo Testamento – Deus quer que fique bem claro que Ele é o autor da vitória, e não os seres humanos. Assim, quando fazemos uma grande obra para Deus, Ele é glorificado quando fica claro que Ele faz aquilo, e não nós. Quando sofremos algum tipo de dificuldade, isto torna o poder de Deus muito mais evidente.)

C. Leia II Coríntios 12:10. Qual é a atitude final de Paulo acerca deste problema irritante? (Ele acaba se regozijando nisto, porque “quando sou fraco é que sou forte.”)

D. Amigo, e você? Está sofrendo com algum problema hoje? Se isto é proveniente dos teus pecados, então se afaste deles. Se for enviado para refinar o teu caráter, olhe em frente, para os resultados finais. Se Satanás está te ferindo, saiba duas coisas: Primeiro, a graça de Deus é suficiente para você. Segundo, Deus age mais eficientemente para a a Sua glória quando somos fracos.

IV. Próxima Semana: A Gaiola

=============================== Direito de Cópia de 2007, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: