domingo, 19 de outubro de 2008

Discipulado Cristão - Lição 05

As Mulheres e o Discipulado (Lucas 1 e 10; João 4)

Introdução: Relaxe. Não vamos arar nenhum terreno novo nesta lição. Em vez disso, vamos estudar como as mulheres responderam ao chamado ao discipulado para ver o que nós (de ambos os sexos) podemos aprender sobre como ser um discípulo hoje. A boa notícia, senhoras, é que as mulheres parecem estar muito melhor do que os homens que estamos estudando nesta semana. Vamos mergulhar direto no nosso estudo!

I. Maria

A. Leia Lucas 1:8-9, 11-13. O anjo deu a Zacarias boas ou más notícias? Ele queria ou não queria um filho? (O verso 13 diz, “sua oração foi ouvida.” Ele tinha estado orando por um filho!)

B. Leia Lucas 1:14, 17-18. Coloque as palavras de Zacarias na linguagem de hoje. (“Como posso saber que você não está mentindo para mim?”)

C. Leia Lucas 1:19. Gabriel se sentiu insultado? (Certamente parece que sim. Gabriel parece dizer, “Você sabe com quem está falando? Você entende onde eu recebi esta mensagem?”)

D. Zacarias já é um discípulo? (Sim. Ele era não apenas um seguidor de Deus, mas tinha um papel especial como sacerdote.)

1. Deus está chamando Zacarias para um papel mais abrangente como discípulo? (Sim! Ele está sendo chamado para ser o pai (portanto, fazer um discípulo) de um filho que é parte do plano especial para preparar o caminho para o Messias!)

a. Este chamado irá tirar Zacarias de sua zona de conforto? Vai deixá-lo constrangido? (Não. Ter um filho lhe traria honra. Simplesmente não há qualquer aspecto negativo nesta promessa – além da necessidade de seguir as instruções de Deus (O que não se supõe que seja um aspecto negativo).)

2. Zacarias duvida da resposta às suas orações?

a. Às vezes nós duvidamos que nossas orações foram atendidas?

3. Esta é uma reação compreensível para um sacerdote? (Não. Ele havia estado orando por isto. É algo que ele deseja! Ele é um sacerdote, alguém que se supõe que tenha um relacionamento mais íntimo com Deus. E ele tinha o exemplo de Abraão e Sara, que tiveram um filho quando já eram idosos. Ainda assim, Zacarias duvidou.)

E. Apenas alguns meses mais tarde, Gabriel tem uma missão semelhante. Leia Lucas 1:26-29. Quando o verso 26 diz “no sexto mês”, sobre o que está falando? (O sexto mês da gravidez da esposa de Zacarias, Isabel.)

1. Maria estava perturbada com as palavras de Gabriel. Por que? (Seria incomum para uma pessoa comum, especialmente uma mulher naqueles dias, esperar ser chamada de “agraciada” por Deus.)

a. Este cumprimento tornava mais ou menos provável que Maria acreditasse no restante da mensagem de Gabriel?

F. Leia Lucas 1:30-33. Esta é uma mensagem plausível? Como ela se compara em credibilidade à mensagem que Gabriel deu a Zacarias há alguns meses atrás? (Isto nunca havia acontecido na história do mundo!)

G. Leia Lucas 1:34. Maria duvidou das palavras de Gabriel? (Não. Ela simplesmente perguntou “Como acontecerá isso?” Esta parece ser uma pergunta razoável, tendo em vista a natureza da mensagem.)

H. Leia Lucas 1:35-38. Qual é a resposta de Maria a esta mensagem incrível? (Vá em frente, Deus.)

1. Qual é o aspecto negativo em permitir que Deus fizesse como Gabriel havia dito? (José poderia recusar-se a casar com ela. Sua reputação seria arruinada. Havia até o perigo de apedrejamento (veja João 8:3-5).)

2. Como você compararia a resposta de Maria a este chamado para um discipulado especial com a resposta do sacerdote Zacarias?

a. Qual deles é que poderia, de forma razoável, ter dito a Gabriel, “Como vou saber se você não está mentindo para mim?” (Zacarias recebeu uma mensagem completamente plausível que se encaixava em sua vida (ele era casado) e era uma resposta à sua oração. Maria recebeu uma mensagem completamente implausível (até então), que poderia ter conseqüências negativas sérias para a sua vida, e ela disse, “OK, Senhor. Usa-me da maneira como disseste.”)

b. Isto nos dá um vislumbre do motivo pelo qual Deus escolheu Maria para ser a mãe de Jesus?

I. Obviamente, Deus não iria chamar Zacarias para ser a mãe de Jesus. Isto exigiria um milagre ainda mais estupendo, implausível. Mas chegamos o mais perto que podemos em uma comparação entre homem e mulher. Por que Maria reage tão favoravelmente ao chamado? As mulheres são melhores discípulos?

1. Isto tem alguma coisa a ver com o gênero? (Poderia ser que sim – especialmente naquela cultura. Na semana passada discutimos sobre Nicodemos, um homem que tinha todo tipo de poder e autoridade. Quando você tem poder, quando possui um conjunto de “ferramentas” que foram usadas no passado para realizar coisas no passado, é mais difícil aceitar a idéia de desistir de tudo e seguir a Jesus. Maria disse, “Ajude-me a compreender.” Quando entendeu, ela disse “Todo bem”. Zacarias disse, “Eu compreendo, mas como posso ter certeza de que você não está mentindo acerca disso?”)

II. Maria Madalena

A. Leia Lucas 8:1-3. Vemos nesses versos que Jesus tinha mulheres que O seguiam em Seu ministério. Como este texto sugere que elas estavam ajudando? (Elas estavam apoiando Seus esforços. “Com os seus bens”, se refere a “posses”. Provavelmente elas estavam utilizando seu dinheiro e comida para manter o esforço evangelístico avançando.)

B. Leia João 19:25; Marcos 15:46-47; Marcos 16:1. O que estes textos nos ensinam acerca do discipulado de Maria Madalena? (Que ela permaneceu com Jesus nos momentos mais difíceis.)

C. Leia João 20:11-16. Qual é a recompensa de Maria por permanecer com Jesus até o amargo fim? (Ela foi a primeira e vê-Lo como o Senhor ressuscitado!)

D. Que lição isto nos ensina sobre sermos discípulos hoje? (Você não precisa estar liderando o grupo. Deus ama (e recompensa) aqueles que lutam fielmente por trás das cenas – mesmo quando ninguém senão Deus vê o que estão fazendo.)

III. Maria e Marta

A. Até aqui, temos visto mulheres discípulas em um papel de “apoio”. Vamos olhar mais de perto esta questão lendo Lucas 10:38-40. Existe um problema na igreja? Alguns estão mergulhando de cabeça e ajudando, e outros estão simplesmente conversando (ou escutando)?

1. A reclamação de Marta é justa? (Por que uma pessoa deveria fazer todo o trabalho?)

B. Leia Lucas 10:41-42. Jesus diz que “apenas uma [coisa] é necessária”? Que coisa é essa? (Ouvir a Ele!)

1. Como eles comeriam, se Marta não fizesse as outras coisas?

2. Como eles teriam um lugar para sentar (ou reclinar), algo para beber e utensílios para comer sem ter alguém que se preocupasse com esses detalhes? (Se alguém não tratasse desses detalhes, eles não teriam algo para comer – a não ser por um milagre de Jesus. Não creio que Jesus tenha dito “não faça as coisas essenciais”. Em vez disso, Ele diz, “Não se perca com os detalhes. Lembre-se que o objetivo principal é compartilhar o evangelho. Aprender o evangelho é mais importante do que cozinhar e limpar.)

3. O que isso ensina aos discípulos (dos dois sexos) de hoje?

4. Minha igreja tem uma situação perturbadora. Nesses dias em que temos um “jantar da comunidade”, alguns membros estão trabalhando lá na cozinha, enquanto o sermão está sendo pregado. Eles não ouvem o sermão. Como você aplicaria a história de Marta e Maria a esta situação?

a. Lembre-se que Jesus não condenou Marta. Ele apenas disse que Maria havia escolhido “a boa (ou melhor) parte”. (Penso que a “melhor” coisa não é estar preparando o almoço durante o sermão.)

IV. A Mulher Samaritana

A. Se você não está familiarizado com esta história, leia João 4:3-42. Se está familiarizado, vamos nos concentrar em alguns poucos versos. O que havia de errado em Jesus pedir a esta mulher algo para beber?

1. Se os judeus desprezavam os samaritanos (e as samaritanas) então por que ela estaria reclamando? (Jesus estava atravessando vários tabus culturais. Os homens judeus não tinha nada a tratar com os samaritanos, muito menos com as mulheres samaritanas. Pior, Jesus estava pedindo para beber do jarro dela. Pior ainda, Jesus ficaria em débito para com esta mulher. A violação das normas culturais era tão extrema que ela não estava entendendo.)

B. Leia João 4:10, 25-26. Por que Jesus diz essas coisas para esta mulher? (Ele está buscando torná-la Sua discípula.)

C. Leia João 4:39-42. Por que Jesus escolheu uma mulher para pregar o evangelho em Samaria?

1. Leia Mateus 10:5-7. Como você pode reconciliar este texto com o trabalho de Jesus com a mulher samaritana? (Em certo ponto, Jesus parece observar as normas culturais. Em outros, Ele não o faz. Precisamos buscar a direção do Espírito Santo nessas coisas.)

2. Existe uma questão moral subjacente às questões culturais? (Leia Gálatas 3:26-29.)

D. Amigo, Deus te chama para segui-Lo, não importa o teu gênero. Embora a cultura torne as coisas mais difíceis, Deus deu as tarefas mais importantes para discípulos que eram mulheres!

V. Próxima Semana: Origem Étnica e Discipulado

=============================== Direito de Cópia de 2008, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: