domingo, 19 de outubro de 2008

Mensageiros da Esperança – Grandes Missionários de Deus - Lição 07

O Apóstolo João (Lucas 5, Marcos 10, I João 3)

Introdução: Teu coração está em paz? Neste momento, sinto um fardo pesado de coisas para fazer. Cargas me pressionam no trabalho e em casa. Sempre estou trabalhando para cumprir prazos (mesmo para escrever este comentário a cada semana). Nossa lição desta semana é para aqueles cujos corações não estão em paz. Jesus quer que nós, como Seus missionários, tenhamos paz em nossos corações. Deseja que compreendamos como nosso tempo não é o Seu tempo. Vamos mergulhar na Bíblia e descobrir o caminho para a paz!

I. Seguindo a Jesus

A. Leia Lucas 5:1-3. Quão inconveniente Jesus foi para esses pescadores? (Muito pouco. Eles tinham terminado de pescar por aquele dia e Jesus estava simplesmente tomando o barco deles emprestado para que as pessoas O pudessem ver enquanto ensinava.)

B. Leia Lucas 5:4-5. O que você acha que motivou Jesus a dar esta instrução? (à primeira vista, Ele estava retribuindo um favor. Você me empresta o teu barco, eu te ajudo a ganhar uma renda extra.)

1. Simão queria fazer isso? Coloque-se no lugar de Simão, que razões você encontra para não fazer isso? (Ele trabalhou a noite inteira e está cansado. Já havia limpado todo o seu equipamento e estava pronto para ir para casa. Jesus quer que ele entre no mar, e diz para ir até “onde as águas são mais fundas”. Isto não faz sentido, o que um pregador sabe de pescaria?)

C. Leia Lucas 6:6-7. Valeu a pena ter feito o que eles não queriam fazer?

1. E se eles (os pescadores) tivessem “apenas crido” e não tivessem feito coisa alguma em resposta às palavras de Jesus?

2. Teria sido um “pecado” não fazer o que Jesus disse? Jesus não estava apenas oferecendo um favor, que eles poderiam pegar ou largar? (Minha primeira reação é que não creio que teria sido pecado dizer “Estou cansado demais para fazer isso. Faço isso amanhã.” Mas, veja a benção que eles teriam perdido.)

D. Você mudou de idéia sobre a razão pela qual Jesus disse a Simão para lançar as suas redes? (Jesus está demonstrando que eles deveriam confiar nEle e segui-Lo. Esta é a introdução ao chamado para serem discípulos de tempo integral com Jesus.)

1. O que teria acontecido se Simão não tivesse lançado as redes?

a. Não é pecado não confiar em Jesus?

b. Não apanhar nada teria sido uma perda financeira. Simão teria que trabalhar dobrado no dia seguinte para compensar. Que promessa você vê para aqueles que sentem a pressão de ter que ganhar dinheiro?

E. Nosso estudo é sobre João, e não Simão. Qual é o envolvimento de João nesta história? (Ele é o sócio de Simão nos negócios.)

1. João está tão envolvido quanto Simão? (Simão é o porta-voz, mas João está tão envolvido quanto ele.)

F. Leia Marcos 1:19-20. Que fato importante enriquece esta história? (Ela nos diz que esta questão não foi uma coisa fácil para João. Primeiro, João está deixando a parceria com o seu pai. Segundo, este parece ser um negócio próspero. O empreendimento parecia envolver pelo menos Simão, André, João, Tiago, Zebedeu e vários empregados.)

1. E se Jesus apenas os chamasse, sem a grande pescaria? Eles O teriam seguido? (A reação de Simão em Lucas 5:8 demonstra que ele pensava que isto era um milagre. Jesus tinha poder sobre a natureza. Além disso, o peixe representava dinheiro para eles. Jesus demonstrou que poderia prover uma fonte de renda – mesmo quando isto parecia impossível.)

2. O que isto nos ensina acerca de nossos esforços missionários? (Jesus pode prover tanto nossas necessidades espirituais quanto físicas.)

G. Leia Marcos 10:35-37. Quanto da motivação para João seguir a Jesus foi baseada em uma visão empresarial? (Vemos agora que o viés dos negócios é muito maias forte do que pensávamos. João deixou uma próspera sociedade de pesca, mas ele esperava ter sido elevado a um “negócio” ainda maior. Ele seria um governante no novo reino de Jesus na terra.)

H. Leia Marcos 10:41-45. Jesus estava fazendo uma propaganda enganosa? Ou será que João ainda acreditava que teria uma chance de ser um governador? (Acredito que João ouviu as palavras de Jesus “quem quiser ser o primeiro”, mas não entendeu a parte da mensagem que diz “deverá ser escravo de todos”)

1. Isto te lembra da história de Jairo, que estudamos na semana passada? O momento certo é um ponto importante desta questão? (No que diz respeito a João haver compreendido que Jesus estava criando um reino na terra no qual João seria um participante importante, João estava fadado ao desapontamento. O resto da vida de João seria difícil, e ele nunca seria um governante. Mas, se você comprimir o tempo (e as profecias de Isaías 65:17-18 e Apocalipse 21:1-3), verá que João realmente será um governante aqui na terra. Veja Apocalipse 21:14.)

II. A Transformação

A. Leia novamente Marcos 10:45. Que clara afirmação Jesus faz acerca de Seu futuro e a esperança dos discípulos de serem governantes? (Jesus veio para servir e para dar a Sua vida pelos outros.)

1. O que isto nos ensina a respeito de nossa vida aqui?

B. Leia I João 3:11-15. João alguma vez já foi como Caim? (Sim, quando João era um rival para o restante dos discípulos. Ele desejava governar sobre eles, e desejava mais favor de Deus para si do que para os outros. Neste ponto, ele era como Caim. Caim comparou o favor de Deus para com Abel com a reação de Deus para com ele, e decidiu matar Abel.)

1. Em que ponto (I João 3:14) João passou da morte para a vida? (Quando ele compreendeu a idéia que amar seus irmãos humanos significava servi-los.)

C. Leia I João 6:16-18. Você já fez a transição de amar apenas com palavras para amar com o teu dinheiro e com as tuas ações?

D. Leia I João 3:19-20. Você tem paz na tua vida?

1. Que fórmula João sugere para conseguir a paz? (Nossos corações estarão tranqüilos quando nossas vidas estiverem devotadas a ajudar aos outros.)

2. Como isto se relaciona novamente a Caim e João (durante seus primeiros anos)? (Quando eles quiseram governar, seus corações não estavam tranqüilos. Deus não está nos dizendo para sermos preguiçosos ou não termos ambição. Colossenses 3:23 nos fala para trabalharmos como se Deus fosse o nosso patrão. Nosso objetivo é fazer grandes coisas para os outros, fazer grandes coisas para o Reino de Deus.)

E. Leia I João 3:21-22. Quantas pessoas lêem esses versos e concluem que Deus lhes dará tudo o que desejarem?

1. Que qualificador importante para esta promessa nós acabamos de discutir? (Se você está pedindo para ajudar a outros, se você está servindo a outros, então Deus te dará tudo o que você deseja. Se estamos pedindo para ajudar a nós mesmos, então o assunto é outro.)

F. Amigo, qual é a direção da tua vida? Você está lutando pela glória pessoal? Ou você busca ser uma benção para outros? Deus nos oferece paz. Paz em nossos esforços para servir aos outros aqui. Paz no conhecimento de que, com o tempo, Ele endireitará as coisas. Paz no conhecimento de que Deus está no controle. Você vai trilhar a senda para a paz?

III. Próxima Semana: O Apóstolo Pedro – I

=============================== Direito de Cópia de 2008, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: