domingo, 19 de outubro de 2008

Mensageiros da Esperança – Grandes Missionários de Deus - Lição 11

Daniel e Companhia (Daniel 1 e 2)

Introdução: Você já pensou que a vida, como você a conhece, chegou a um fim? Estes pensamentos passaram pela minha mente na manhã do dia 11 de setembro de 2001, quando estava na área de Washington, D.C. e o Pentágono foi atingido (nós pensamos) por uma bomba. No ano passado, ouvi um jovem de Ruanda contar sua história de haver perdido a sua família e fugir de seu país como resultado do genocídio que ocorreu ali. Nesta semana vamos observar Daniel, um homem cuja vida foi virada de cabeça para baixo por causa da conquista de seu país pela Babilônia. É uma coisa tentar converter outros quando tudo em volta está normal. O que você acha de ser um missionário quando tudo ao teu redor está alterado? Vamos mergulhar na vida de Daniel e descobrir!

I. O Fim?

A. Leia Daniel 1:1-2. Qual era o propósito mais importante da cidade de Jerusalém? (Ela era o centro histórico da adoração ao verdadeiro Deus. Ela continha o templo de Deus – preparado pelo rei Davi e construído pelo rei Salomão.)

1. O que estes versos nos ensinam que aconteceu com Jerusalém e o templo?

2. O Deus de Judá havia sido derrotado pelo Deus da Babilônia? (Daniel 1:2 nos fala que “o Senhor” fez com que isto acontecesse. A verdadeiro Deus supervisionou a derrota de Seu povo e Seu templo.)

a. Coloque-se naquela cena. O teu país foi atacado e derrotado. O teu Deus aparentemente fora derrotado e Seu templo – o lugar da Sua aparência visível – havia sido saqueado e, logo em seguida, destruído. Quais sãos os teus sentimentos sobre o futuro?

B. Leia Daniel 1:3-4 e 6. O que aprendemos sobre Daniel e seus três amigos? (Eles eram os melhores e mais brilhantes. Eles vieram da “alta” sociedade.)

1. Que tipo de futuro eles tinham em Judá? (Eles seriam os futuros líderes.)

2. O que eles perderam? (Perderam tudo – pelo menos é o que parece.)

C. Leia Daniel 1:5. Que tipo de futuro eles tem agora?

1. Que problemas você vê em tornar-se o representante do país invasor?

D. Leia Daniel 1:7. Quero que você preste atenção na mudança destes nomes:

1. Daniel “Deus é o meu Juiz” para Beltessazar “Príncipe de Bel” (Sendo que “Bel” era o principal deus babilônico.)

2. Ananias “A quem Jeová favoreceu” para Sadraque “Iluminado pelo deus-Sol”.

3. Misael “Quem é comparável a Deus?” para Mesaque “Humilhado diante do meu deus”

4. Azarias “Jeová tem ajudado”para Abednego “Servo de Nebo” (Sendo que Nebo era o filho de Bel).

a. Qual era o propósito dos nomes originais? (Honrar a Deus.)

b. Qual é o propósito destas mudanças dos nomes? (Quando o teu nome significa algo, você se identifica com aquilo que ele significa. Os babilônios deram aos quatro rapazes hebreus nomes que mostravam o triunfo dos deuses babilônicos sobre Jeová. Todos os dias eles seriam lembrados disto – e de sua nova missão na vida. O objetivo era remodelar estes jovens para que se tornassem líderes babilônicos, servos de Bel, o deus da Babilônia.)

II. O Teste Inicial

A. Leia Daniel 1:8. Por que Daniel tomaria uma posição a respeito dos vegetais? (Esta não era uma questão de “carne x vegetais”. Alguns comentários sugerem que o problema era comer comida sacrificada aos ídolos. Eu creio que o problema principal era que a carne era “imunda” (Levítico 11) e preparada de forma não apropriada (Deuteronômio 12:21-25 – não se permitia sangue na carne). Isto explica por que Daniel 1:8 se refere a “contaminar-se” com a comida do rei.)

1. Isto deveria ser uma questão importante para Daniel? Isto seria uma questão importante para você? (Leia Ezequiel 4:13. Deus havia predito que parte do Seus juízos contra Seu povo era que eles seriam exilados e comeriam comida contaminada na terra do exílio. Daniel cria que este era um teste de lealdade a Deus.)

B. Leia Daniel 1:9-10. Como o oficial reagiu ao pedido de Daniel de que eles deveriam comer somente vegetais e beber apenas água? (Ele foi simpático, mas se preocupou com a saúde deles.)

1. Por que ele foi simpático? (Deus estava intervindo a favor de Daniel!)

C. Leia Daniel 1:11-13. Que tipo de atitude Daniel demonstra com relação aos seus captores babilônicos?

1. Que lição você encontra neste texto para quando enfrentar problemas com relação à liberdade religiosa? (Tenho clientes que pensam que é parte de seu testemunho “socar” o nariz da oposição. Daniel nos mostra um comportamento exatamente oposto. Penso que este é um princípio bíblico e aconselho meus clientes a serem tão educados e inofensivos quanto possível. Sem insultos. Sem ataques. Buscar a acomodação religiosa com um espírito de bondade.)

2. Deus também está sendo testado aqui? Você testaria a Deus, dependendo das circunstâncias?

D. Leia Daniel 1:14. Você acha que o oficial babilônico compreendeu a natureza religiosa da objeção de Daniel à comida? (Não. Se compreendeu, ele deveria ter sido morto. Todo este complexo sistema de treinamento era planejado para remover as antigas crenças religiosas e treinar estes jovens para a nova ordem religiosa. Não era uma questão nutricional, mas uma disputa de lealdade. Daniel estava literalmente desafiando a nova ordem com a sua lealdade a Deus.)

E. Leia Daniel 1:15-16. Este texto é uma prova que uma dieta vegetariana te torna mais saudável e mais bonito? (Queria que fosse! Tenho sido vegetariano por mais de 45 anos. Infelizmente, acho que terei que esperar até a Segunda Vinda para a minha “reforma”. Obviamente, Deus interveio e recompensou com um milagre a lealdade de Daniel a Ele.

F. Volte um momento. Deus permite a destruição de sua nação, a destruição de sua casa, a destruição de seu lugar de adoração e a destruição de seu modo de vida. E mesmo assim, este mesmo Deus executa pequenos milagres nas tua aparência. Como você explicaria o fato de Deus ser bem sucedido em coisas sem importância e “falhar” em coisas importantes? (Deus está sendo consistente, quando olhamos o quadro mais abrangente. A deslealdade da liderança hebraica nas coisas grandes causa as grandes “falhas”. A lealdade de Daniel nas coisas “pequenas” de sua vida causa as “pequenas” vitórias. Daniel foi apanhado no meio da infidelidade maior.)

1. Que lições existem aqui para a tua vida?

G. Leia Daniel 1:18-21. Qual é o resultado para aqueles que são fiéis?

1. O que você diz do fato de que eles ainda estão cativos?

2. Qual é a importância de que Daniel e seus amigos superam todos os babilônios? (Você consegue ver o novo campo de batalha? Os líderes de Judá haviam sido infiéis, portanto a cidade do mal derrota a cidade de Deus. É uma derrota aparente para o verdadeiro Deus. Mas então, o nosso Deus toma o “remanescente” que é fiel e, através dele “derrota” todos os líderes babilônicos e os porta-vozes de Bel.)

III. O Sonho

A. Leia Daniel 2:1-3. Você já teve algum sonho que te deixou incomodado?Algum sonho já te fez perder o sono?

1. Por que você acha que Nabucodonosor ficou tão perturbado com este sonho? (Os reis sabem que eles são importantes. Portanto, seus sonhos devem ser importantes. Além disso, este foi um sonho recorrente. O comentário The New Bible Commentary nos diz que no antigo Oriente Médio os reis acreditavam que os deuses lhe davam mensagens através dos sonhos.)

2. Que tipo de especialistas Nabucodonosor trouxe para resolver seu problema com o sonho?

a. Leia Deuteronômio 18:9-12. Qual é a opinião de Deus sobre este tipo de “especialistas”?

B. Leia Daniel 2:4-7. Por que você acha que Nabucodonosor insistiu com seus especialistas para que eles lhe contassem os detalhes de seu sonho? (Leia Daniel 2:8-9. Nabucodonosor acreditava que eles tinham estado mentindo para ele. Se eles podiam dizer o futuro através de um sonho, seria uma coisa simples descrever o conteúdo de seu sonho. Isto era um teste tanto da honestidade deles quanto de sua habilidade para interpretar corretamente um sonho.)

C. Leia Daniel 2:10-11. Analise os argumentos levantados pelos especialistas de Nabucodonosor. (1. Ninguém pode fazer isto. 2. Nenhum rei jamais pediu isto de seus súditos. 3. Ele deveria perguntar a um deus – e não havia deuses por perto.)

D. Leia Daniel 2:12. Como Nabucodonosor reage quando lhe dizem que ele não está sendo razoável – que nenhum rei que se preze pediria tal coisa?

I. O Teste e a Vitória

A. Leia Daniel 2:13-15. Como você reagiria se ouvisse o decreto do rei? “Sabedoria e bom senso” seria uma boa forma de descrever a tua resposta?

B. Leia Daniel 2:16. Você gostaria de comparecer diante de Nabucodonosor? O que poderia te acontecer?

C. Leia Daniel 2:17-18.. Aparentemente o rei prometeu a Daniel mais tempo. Por que Daniel precisava que seus amigos também orassem acerca desta prova? (Daniel devia crer que ter um grupo orando é melhor.)

1. Você concorda que oração em grupo é melhor?

2. Leia Mateus 18:19-20. Por que você acha que Deus exige dois ou três para que Ele esteja presente? (O tema geral destes versos é que discutir algo com alguém dá melhores resultados. Isto desencoraja pedidos egoístas a Deus.)

D. Leia Daniel 2:19. Deus responde! O que Daniel faz depois que Deus revela o mistério? (Ele louva a Deus!)

1. Considere as tuas orações por um momento. Compare: com que intensidade você ora pedindo ajuda e com que intensidade você ora depois?

E. Leia Daniel 2:25-26. Como você teria respondido ao rei?

1. O que você acha sobre o que Arioque disse? (Ele não fez nada disso – Daniel veio até ele. Arioque estava tentando ficar com parte do crédito pela interpretação.)

F. Leia Daniel 2:27-28. Note que Daniel não menciona o seu próprio nome nem uma vez. Ele não diz nada acerca do seu papel nesta revelação. Por que?

1. Compare esta vitória com as tuas “vitórias” no trabalho e na igreja. Quantas vezes você menciona o teu papel nestes acontecimentos?

G. Leia Daniel 2:29-30. Finalmente, Daniel menciona seu próprio papel nos acontecimentos. Estude as palavras de Daniel nestes versos. Como ele explica o seu papel, o papel do rei e o papel de Deus neste processo?

1. Se você substituir o rei Nabucodonosor pelo teu patrão, poderia aprender muitas coisas com Daniel sobre como ser um missionário ao lidar com os problemas do trabalho? (Seja discreto. Ore. Dê louvores a Deus.)

H. Amigo, você é capaz de ser fiel a Deus quando parece que Ele permitiu coisas terríveis na tua vida? Vai decidir deixar que Daniel seja um exemplo para você?

IV. Próxima Semana: Filipe

=============================== Direito de Cópia de 2008, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: