domingo, 19 de outubro de 2008

Discipulado Cristão - Lição 13

Padrões de Discipulado (I Coríntios 12; Lucas 17)

Introdução: Chegamos ao final desta série de lições sobre o que significa ser um discípulo de Jesus Cristo. Vamos terminar esta série observando como nós trabalhamos como discípulos. Que tipo de modelo é apresentado pela Bíblia para a nossa obra? Deveríamos ser seletivos acerca de nossos “amigos” cristãos? Deveríamos “nos envolver” com crentes que podem não ter exatamente uma visão [biblicamente] correta? Vamos pular para dentro de nosso estudo e descobrir!

I. Discípulos com Discernimento

A. Leia I Coríntios 12:1-3. Que tipo de avaliação anterior estes discípulos tinham de sua capacidade de diferenciar as pessoas boas das pessoas más? (Não muito boa. No passado eles tinham sido enganados.)

1. Seus erros do passado eram compreensíveis? (Paulo diz que eles haviam sido atraídos a “ídolos mudos”. Essas pessoas podiam ser enganadas mesmo que não houvesse alguém com um discurso persuasivo.)

a. Qual você acha que seria a possibilidade deles acertarem no futuro? Como você os ajudaria a fazer as escolhas certas? (As chances deles parecem bastante pequenas. Então, seria importante tornar o julgamento o mais simples possível.)

2. Que teste simples Deus deu a eles (e a nós)? (Uma pessoa opera através do Espírito Santo se leva outras pessoas a Jesus.)

B. Leia Atos 20:28-30. Estes “lobos” são fáceis de serem descobertos? (Este texto é mais preocupante do que I Coríntios 12. Estes lobos não rejeitam a verdade, eles distorcem a verdade.)

1. Se uma pessoa distorce a verdade, como você pode aplicar o teste simples de “Jesus seja amaldiçoado” ou “Jesus é Senhor”? (Veja novamente Atos 20:30. O objetivo dos “lobos” é atrair discípulos para si. O objetivo dos verdadeiros discípulos é fazer de Jesus o Senhor. Parece que a verdadeira natureza da pessoa (seja lobo ou discípulo) pode levar algum tempo para ficar clara.)

a. O que deveríamos fazer enquanto isso? (Se eles disserem “Jesus é Senhor”, devemos dar a eles o benefício da dúvida e nos mantermos alertas.)

C. Leia I Coríntios 12:4-6. Por que este texto enfatiza as diferenças na obra dos vários discípulos?

1. Observando a linha da lógica nos primeiros versos de I Coríntios 12, o que você acha que está sendo dito? (A lógica destes versos é acerca de discípulos verdadeiros e falsos. Aqueles que são impulsionados pelo Espírito Santo e aqueles que são impulsionados pela ambição própria. Este é um argumento de que, mesmo se um discípulo está fazendo uma coisa muito diferente daquilo que você está fazendo, isto não quer dizer que aquela pessoa está alienada da vontade de do Senhor. Você terá que verificar para onde a obra desta pessoa leva. Se está levando pessoas a Jesus, então está trabalhando com o Espírito Santo, para fazer a Sua obra.)

a. Esta lógica se aplicaria a diferenças em preferências musicais? [veja nota do tradutor, ao rodapé deste comentário]

b. Esta lógica se aplicaria a diferenças em preferências na adoração? [veja nota do tradutor, ao rodapé deste comentário]

c. Esta lógica se aplicaria a uma ênfase sobre certos dons espirituais, como por exemplo falar (ou não) em línguas.

II. Trabalhando Juntos

A. Leia I Coríntios 12:7-11. Não iremos entrar em detalhes sobre dons específicos. Em vez disso, vamos olhar a mensagem geral. Qual é o ponto em dar a diferentes cristãos dons diferentes? (O primeiro ponto é que precisamos trabalhar juntos. Cristãos que “adoram nos bosques”, cristãos que ouvem fitas, ou televisão ou rádio como seu único meio de adoração estão deixando de atentar para um tema central na Bíblia. A igreja de Deus depende de trabalho em equipe.)

B. Recentemente ouvi um pregador dizer que, de 1,5 milhão de pessoas que moram na área, apenas cerca de 2.000 tinham o evangelho. Leia novamente I Coríntios 12:8. O que você acha que seja a “palavra de conhecimento”? (Penso que pode significar “conhecimento da Bíblia”. O que este pregador quis dizer, e acho que estava apontando uma verdade, é que um número limitado de pessoas tem uma boa compreensão do evangelho. Este é um dom espiritual que deveria ser compartilhado com aqueles que possuem outros dons espirituais.Isto não quer dizer que aqueles que possuem este dom sejam, de alguma forma, superiores, ou que sejam os únicos a serem salvos.)

C. Leia I Coríntios 12:14-16. Qual você acha que seria a atitude provável do pé ou do ouvido? Eles estão dizendo que são bons demais para serem parte do corpo? Sentem-se inadequados sendo parte do corpo? (Parece que eles se sentem inadequados, porque querem ser alguma outra parte.)

D. Leia I Coríntios 12:21. Que tipo de atitude o olho e a cabeça têm? (Eles têm um complexo de superioridade.)

E. Encontro muito mais cristãos do tipo “olho e cabeça” do que cristãos do tipo “pé e ouvido”. Minha igreja pensa que é superior a todas as outras igrejas cristãs. Assumo que membros de outras igrejas também se sentem desta forma. A mensagem de I Coríntios 12 é somente para pessoas dentro de uma denominação específica? Ou esta é uma mensagem para todas as várias denominações? (As “linhas de separação” estabelecidas por este capítulo separam aqueles que são guiados pelo Espírito Santo e aqueles que não são. Meu ponto de vista é que estas linhas atravessam os limites denominacionais. Se a tua igreja tem uma mensagem especial, pregue-a. Não pense, de forma arrogante, que você é melhor por causa dela – porque algum outro grupo terá o seu próprio dom e a sua própria mensagem, dos quais o mundo também precisa.)

III. Envolvendo-Nos Uns Com os Outros

A. Leia Lucas 17:1-3. Ao trabalhar juntamente com os companheiros de discipulado, não devemos fechar os nossos olhos à verdade. Quem Jesus diz que devemos estar vigiando? (“Olhai por vós mesmos.” – versão Almeida Revista e Atualizada.)

1. Por que não vigiar o outro? Afinal de contas, é ele quem está desviando as pessoas!

2. O que Jesus quer dizer com “vós mesmos”? (Parece que não estou somente olhando por mim mesmo – embora esta seja uma tarefa de tempo integral! Parece que a comunidade cristã está vigiando a si mesma.)

a. Como isto deveria funcionar? Historicamente, tenho estado muito preocupado com o fato de cristãos atacaram outros cristãos. Estou errado? Deveríamos “atacar” (vigiar) somente outros cristãos? (Um dos dons mencionados em I Coríntios 12:10 é o “discernimento de espíritos”. Não devemos atacar outros cristãos apenas porque possuem uma abordagem diferente. Contudo, o verdadeiro pecado deve ser reprovado. Também precisa ser perdoado.)

B. Leia Lucas 17:7-9. Como você responderia à pergunta feita no verso 9? (Eu agradeceria ao servo, mas penso que temos uma questão te época e cultura aqui. A resposta correta é “não”, ele não agradeceria ao servo.)

C. Leia Lucas 17:10. Por que um servo é inútil, se ele cumpre o seu dever? (Ele fez somente aquilo que foi pago para fazer. Sua utilidade foi paga. Se o servo faz mais, ele tem uma utilidade não recompensada.)

1. Você poderá protestar que o servo (se for um escravo) não recebeu qualquer pagamento. E você? Você tem recebido pagamento por ser um discípulo de Jesus? (Ele te pagou com a Sua vida.)

2. Que tipo de atitude você tem com relação ao teu trabalho como discípulo?

3. Tenho ouvido outras pessoas (e a mim mesmo) dizendo três coisas diferentes:

a. “Não estou sendo espiritualmente alimentado.”

b. “Esta igreja não me aprecia”

c. “O que mais posso fazer para ajudar?”

d. De acordo com Lucas 17:10, qual dessas frases um discípulo com a atitude correta diria?

4. Quando Jesus conta esta história, está dando uma lição para os mestres ou para os servos? (Não creio que Jesus está nos ensinando como “mestres” a utilizar o trabalho de outros crentes e não agradecê-los. Ele está falando a nós como discípulos que servem. Não creio que você deveria esperar louvores quando faz o teu trabalho. Não pense que tem o direito de esperar que outros façam o teu trabalho. Deus te pagou com a Sua vida, você Lhe deve muito.)

D. Amigo, que tipo de discípulo você é? Você trabalha bem com outras pessoas? Você tem noção da importância dos dons dados a outras pessoas? Você abandona a arrogância espiritual? Se não, confesse o teu pecado e ore para que o Espírito Santo mude o teu coração e te faça um discípulo melhor.

IV. Na próxima semana iniciaremos uma nova série de lições sobre o ministério de Jesus

[Nota do tradutor (ref. itens I.C.1.a e I.C.1.b) – Como editor responsável pelo sítio virtual Música Sacra e Adoração (http://www.musicaeadoracao.com.br/) este tradutor acredita que a adoração não é uma questão de preferências pessoais, mas da aplicação de princípios revelados, os quais incluem a separação entre o sacro e o profano (Levítico 10:10-11; 22:32; Deuteronômio 14:2; I Reis 18:21; Mateus 6:24; II Coríntios 6:14-20; Tiago 4:4; entre outros), a excelência moral (Filipenses 4:8), a racionalidade sobre o sentimentalismo (Romanos 12:1-2) e a primazia da espiritualidade e da verdade na adoração (João 4:23-24), entre outros. Assim, este tradutor não concorda (e tem expressado este discordância ao Dr. Bruce Cameron) com a relativização de pontos acerca dos quais existem claros princípios bíblicos, como é o caso da utilização da música sacra na adoração.]

=============================== Direito de Cópia de 2008, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: