domingo, 19 de outubro de 2008

Discipulado Cristão - Lição 01

Uma Avaliação do Discipulado (João 1; Mateus 4, 16 e 20; Marcos 8)

Introdução: Na semana passada terminamos a nossa série de lições acerca do sofrimento. Terminamos com um apelo para refletirmos sobre o amor e o sacrifício de Jesus por nós em nosso trato com os outros. O que poderia nos levar de forma mais natural a uma nova série de lições acerca do discipulado? O que significa ser um discípulo de Jesus? Que exemplos temos? O que deveria nos motivar a sermos discípulos? Vamos mergulhar neste estudo sobre o discipulado e começar a aprender o que quer dizer ser um discípulo de Jesus!

I. Os Primeiros Discípulos

A. Leia João 1:19-20. A quem os líderes judaicos estavam aguardando? (Estavam aguardando pelo Messias que viria. Quando João Batista criou um grande movimento na nação, eles enviaram representantes para determinar se ele era o Cristo, o Messias.)

1. O que isto sugere sobre o estado de espírito da nação judaica neste momento do tempo?

B. Leia João 1:23-27. Qual era o relacionamento de João com o Messias? (Ele não era o Messias. Ele estava preparando o caminho para o Messias que viria.)

C. Leia João 1:29-31. A quem João Batista identificou como o Messias? (Jesus.)

D. Leia João 1:35-37. Com este contexto, me diga o que você acha que motivou esses dois discípulos a mudarem seu compromisso de lealdade de João para Jesus? (Eles ouviram João dizer que Jesus era o “Cordeiro de Deus” – o que significava que Ele era o Messias. Eles queriam seguir o Messias, não aquele que estava preparando o caminho para o Messias.)

E. Leia João 1:40-41. Quem parece estar motivando esta troca? Quem era a força impulsionadora? (Os próprios discípulos.)

F. Leia Mateus 4:18-20. Que luz diferente Mateus lança sobre isto? (Jesus chamou André e Pedro para serem discípulos. É claro, pelo contexto de João, que os dois já criam que Jesus era o Messias. Portanto, este não era um comprometimento cego para seguir qualquer um.)

1. Que tarefa Jesus ofereceu a André e Pedro?

a. O que você acha que eles pensaram que esta tarefa significaria? Se Jesus era o Messias, o que quereria dizer “pescadores de homens”?

G. Leia Mateus 4:21-22. O que o discipulado com Jesus exigiria? (O texto nota que eles deixaram a sua ocupação sem hesitação e também que eles deixaram seu pai.)

1. Leia Marcos 1:20. O pai deles, Zebedeu, foi deixado sem ajuda? (Marcos acrescenta o ponto importante que Zebedeu tinha ajuda. Aparentemente, esta era uma companhia de pesca bem sucedida.)

H. Nos versos anteriores, vimos que Jesus chamou claramente a Tiago e João. O que você acha que os motivou a partirem tão prontamente, inclusive deixando seu pai?

I. Leia Mateus 20:20-22. Que resposta este texto sugere?

J. Leia Atos 1:1-6. Note que este texto acontece depois da crucifixão e ressurreição de Jesus. De forma geral, o que parece ter motivado os discípulos a seguirem a Jesus? (Autopromoção.)

1. Não há dúvidas em minha mente de que os discípulos seguiram a Jesus, em grande parte (você pode decidir quão grande é esta parte) baseado em sua crença de que Ele era o Messias, e que, ao fazer isso, eles estariam se colocando no centro do grande reinado que Jesus estabeleceria na terra. Você acha que Deus pretendia utilizar esta motivação para atrair discípulos?

a. Em caso afirmativo, o que você acha desta motivação?

b. Quanto da tua própria motivação para fazer boas obras é baseada na esperança de autopromoção?

K. Leia Marcos 8:31-32. Por que você acha que Pedro repreendeu a Jesus? (Pedro não queria que Jesus dissesse que Ele seria morto. Jesus era o Messias, que estabeleceria um grande reino na terra.)

L. Leia Marcos 8:33-35. Agora Jesus repreende a Pedro. Qual é a razão pela qual Jesus repreendeu a Pedro? (Jesus diz que o auto-sacrifício é a chave para seguir a Jesus.)

1. Pare e pense cuidadosamente nisto. Isto é uma isca, e depois uma mudança? Jesus, em Seu chamado ao discipulado, apelou para a autopromoção? Agora Ele está negando esta motivação?

a. Por que a Bíblia fala (em Apocalipse 21) sobre o ouro e as pedras preciosas da Nova Jerusalém?

b. O que a motivação dos discípulos pode nos ensinar?

M. Leia Mateus 16:26-27. A explicação se encontra aqui? Em caso afirmativo, você pode explicar? (É um fato que Jesus apela para o nosso interesse pessoal. Porém, a abordagem do discipulado cristão para servir aos próprios interesses é diferente da abordagem do mundo. Nós avançamos no nosso próprio interesse quando avançamos com relação ao interesse dos outros.)

N. Leia Lucas 18:10-13. Este texto é uma variação do que Pedro disse a Jesus? Você vê este tipo de coisa na tua igreja? E na igreja da esquina?

1. Existe alguma forma mais sutil de falar isso, que é usada na tua igreja? Que você usa?

2. O que Jesus pensava deste tipo de comportamento? (Leia Lucas 18:14.)

a. Espere um minuto! Jesus recomendou uma maneira de se exaltar?

O. O que você concluiria acerca da motivação apropriada para o discipulado? (Deus apela para que O sigamos com base em um benefício para nós mesmos. Ele apela para o nosso desejo de autopromoção. Mas, quando escavamos mais fundo no que significa ser um verdadeiro discípulo, descobrimos que o auto-sacrifício é a chave para o nosso benefício final.)

1. Isto é somente uma fórmula? Simplesmente uma questão de colocar as coisas na ordem correta? Por exemplo, se eu disser (como o fariseu) “Eu sou o maioral e o resto de vocês são uns idiotas”, isto seria uma maneira errada de se exaltar. Mas se eu sou mais esperto, vou dizer “Vocês são os maiorais, eu sou um idiota e inútil.” Esta seria a coisa certa a dizer, para que Jesus me exaltasse. Esta é a lição que temos aqui? (Estas não são meras palavras, não é uma simples fórmula. O que Jesus está procurando entre Seus discípulos é uma atitude de auto-sacrifício. Mas é um auto-sacrifício com o objetivo (permissível) da glória final.)

II. A Natureza do Discipulado

A. Leia Lucas 14:25-26. Jesus está ensinando o que quer dizer ser um discípulo. Como este texto soa para você?

1. Jesus quer dizer literalmente o que Ele disse? Em caso afirmativo, isto quer dizer que negar-se a si mesmo é um chamado a negar a tua família próxima?

2. Se é assim, por que Marcos (Marcos 1:20) parece explicar que João e Tiago não odiavam seu pai?

B. Leia Mateus 15:4. Como você explica este texto? Jesus estava somente tendo um “mau dia dos pais”, quando disse o que falou sobre odiar os pais em Lucas 14:25-26?

C. Leia Mateus 10:37. O que este texto adiciona à nossa pesquisa sobre o que Jesus queria dizer quando falou em odiar a nossa família? (Quando Jesus nos fala para “odiarmos” a nossa família, penso que ele quer dizer isto no sentido de “amá-los menos”. Se não for assim, então Mateus 15:4 e Mateus 10:37 são inconsistentes.)

D. Vamos olhar o contexto de Lucas 14:25-26 para termos um quadro mais abrangente. Leia Lucas 14:16-20. Como esta história apresenta a argumentação de Jesus acerca de “odiar” a nossa família? Como você entende agora a afirmação de Jesus sobre “odiar” a nossa família?

E. Esta história acerca da festa de casamento soa muito parecida com a história que Jesus contou em Mateus 22:1-14. Vamos ler em detalhes a última parte desta história. Leia Mateus 22:10-14. Estou certo de que quase todos que lêem este texto reconhecem que o “ponto central” desta história é que entramos no céu aceitando o convite e vestindo as vestes da justiça de Deus, não porque somos boas pessoas. O que deveríamos concluir, ao considerarmos tudo isso? Existe uma diferença entre ser um discípulo e ser salvo?

1. Somos salvos meramente através de reconhecermos Jesus como Senhor e aceitarmos a Sua vida e Seu sacrifício por nós, ou seja, aceitarmos suas vestes de justiça; mas ser um discípulo é este negócio difícil, no qual você tem que “odiar” aqueles que você mais ama neste mundo?

2. O comentário “The Bible Exposition Commentary” diz que um “discípulo” é “alguém que está aprendendo”, alguém que se liga a um mestre, de forma a aprender um ofício ou um assunto. Talvez o nosso equivalente moderno mais próximo é “aprendiz”. É justo dizer que quando somos salvos, somos chamados para sermos discípulos, alguém que aprende o caminho do auto-sacrifício?

a. Ou, quando Jesus fala sobre “odiar” a nossa família e negar-se a si mesmo, Ele está simplesmente falando da decisão inicial da salvação? Ele está dizendo “Não permita que a tua família ou teus planos egoístas fiquem entre você e a aceitação do convite para o casamento, e a escolha de vestir as vestes da justiça”?

F. Amigo, você vai decidir estudar conosco nas próximas semanas, para descobrir exatamente o que significa ser um discípulo de Jesus Cristo?

III. Próxima Semana: Discipulado Naquele Tempo e Agora

=============================== Direito de Cópia de 2008, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: