terça-feira, 7 de outubro de 2008

Na Bonança ou na Tempestade - Lição 05

Moisés e Zípora: Relações Familiares (Êxodo 2, 4 e 18)

Introdução: Você conhece a história do contexto de Moisés: ele nasceu no Egito, como um escravo hebreu. Pior do que isso, o Faraó decretou que ele e todos os meninos hebreus recém-nascidos deveriam ser afogados no rio Nilo. A mãe de Moisés o colocou no Nilo, mas fez para ele um cestinho flutuante. A filha de Faraó encontrou Moisés em seu pequeno cestinho, decidiu adotá-lo como seu próprio filho, e Moisés cresceu até tornar-se um homem adulto como o filho da filha de Faraó. Vamos mergulhar direto em nosso estudo e aprender mais acerca de Moisés e seu casamento!

I. Fuga

A. Leia Êxodo 2:11. Que tipo de emoção você esperaria de Moisés? Embora ele tivesse sido criado por sua própria mãe hebréia em seus primeiros anos (Êxodo 2:1-10), certamente havia sido educado como parte da elite egípcia. Ele se identificaria com os escravos ou com a sua sofisticada família adotiva. O que você faria?

B. Leia Êxodo 2:12. Este texto responde nossa pergunta anterior, ele obviamente se identifica com os hebreus. Talvez ele apenas tenha uma forte objeção à injustiça. Será que Moisés acha correto ele haver matado o egípcio? Por que simplesmente não intervir e fazer parar o espancamento? (A Bíblia revela que Moisés sabia que seu assassinato era contra a lei, porque olhou em volta para ver se ninguém estava olhando. Além disso, ele escondeu o corpo.)

1. Deveria ser este o nosso padrão de conduta – se alguém vai descobrir ou não?

C. Leia Êxodo 2:13-14. Que tipo de emoções estariam passando pela mente de Moisés agora?

1. Quais são os pensamentos dele acerca de seu próprio povo? (Eles são mal-agradecidos pelo que ele fez por eles.)

2. Quais são os pensamentos dele acerca de seu povo adotivo? (Que ele os traiu e violou uma de suas leis fundamentais.)

D. Se Moisés não fosse um hebreu, você acha que ele ter matado o egípcio teria alguma importância? (Não tenho certeza da força com que as leis eram impostas no Egito. Meu palpite é que normalmente isto não seria um problema – a realeza matando um escravo – considerando o decreto de morte para os bebes hebreus. O problema aqui era que este ato demonstrava que Moisés não era leal ao Egito e que tinha laços de lealdade para com a nação escrava. Obviamente, isto seria um problema para um futuro líder do Egito.)

E. Leia Êxodo 2:15-16. Vemos que ter matado um egípcio foi um problema sério para Moisés. Ele escapa da morte e foge. Você notou um padrão em nossas últimas lições? Onde você vai para encontrar mulheres? (A um poço.)

1. Na semana passada discutimos as emoções de Jacó quando ele encontrou Raquel, a filha de Labão. Como você compararia o estado emocional de Moisés?

2. Qual seria o equivalente moderno do poço, para encontrar mulheres? A quitanda? O posto de gasolina? A padaria? O parque para passear com os cachorros? A lavanderia? (Agora sabemos por que não é tão fácil encontrar mulheres hoje em dia – o trabalho e a água foram separados. Acho que isso nos deixa com o bebedouro do escritório.)

F. Leia Êxodo 2:17. Que visão estamos tendo do caráter e das habilidades de Moisés? Ele mata o egípcio encrenqueiro, intervêm na briga entre os hebreus, expulsa os pastores encrenqueiros. (Ele não apenas tem um senso de justiça altamente desenvolvido, mas também crê que tem o fardo de intervir para acertar as coisas. Geralmente homens fracos, pequenos, não fazem essas coisas. Portanto, concluo que, se Moisés não era um homem grande, era forte e um lutador altamente treinado.)

II. Casamento

A. Leia Êxodo 2:18-20. Aparentemente, as filhas não estavam olhando para o homem no poço, mas o pai estava. O que aprendemos a respeito do pai nestes poucos versos? (Ele é um líder religioso – um “sacerdote de Midiã” (Êxodo 2:16). Ele tem muitas filhas e provavelmente não tem muitos filhos! Ou ele tem um alto senso de gratidão, ou está procurando por alguém para ajudar suas filhas nas tarefas diárias. (Uma nota a respeito de seu nome. Êxodo 2:18 chama o pai de “Reuel”. Mais tarde, em Êxodo 3:1, ele é chamado de “Jetro”. Vamos chamá-lo simplesmente de “Jetro Reuel”.)

B. Leia Êxodo 2:21-22. Qual é a atitude de Moisés? Qual teria sido a tua atitude, se estivesse no lugar de Moisés? (Moisés morava no palácio de um dos mais proeminentes e sofisticados países do mundo. Agora ele é um estrangeiro em uma terra estranha – morando com pastores. (Historicamente os egípcios detestavam pastores (Gênesis 46:34). Penso que o comentário de Moisés é uma nota de resignação a respeito de sua triste situação.)

1. Como você avaliaria as chances de sucesso para Moisés em seu casamento com Zípora? Quais fatores você acha importante considerar? (Ela tinha uma criação religiosa diferente. Ela era de um outro contexto cultural. Ela vivia em um contexto econômico diferente – embora as diferenças pudessem não ser tão significativas quanto pareciam. O comentário “A Commentary, Critical and Explanatory, on the Old and New Testaments” (Um Comentário, Crítico e Explanatório, Sobre o Antigo e Novo Testamentos) diz que “sacerdote de Midiã” poderia ser entendido como “príncipe de Midiã” – e os cargos geralmente eram sobrepostos.Minha crença é que, quando maiores forem as diferenças nos contextos de um casal, tanto mais difícil é para que eles se “tornem um”. Esses dois não tinham nada em comum.)

C. Deus chama Moisés para resgatar os hebreus de seu cativeiro egípcio. Vamos acompanhar essa história, lendo Êxodo 4:18-20. Como o casamento está indo? (Ao contrário das minhas predições! Atos 7:30 nos diz que Moisés esteve em Midiã por 40 anos. Portanto, parece que ele estava casado durante todo este período de tempo.)

1. Que razão Moisés dá ao seu sogro para ir ao Egito? (Um tipo de viagem de inspeção – para ver se algum de seus velhos amigos ainda está vivo. Uma coisa do tipo de reunião de antigos colegas de classe. Muito inofensivo.)

2. Qual é a real razão da viagem de Moisés? (Leia Êxodo 3:9-11. Ele está indo, sob a ordem de Deus, para confrontar Faraó e convencê-lo a libertar os escravos hebreus.)

3. Moisés está apenas sendo modesto? Por que ele oculta ao “papai”, de forma tão séria, as razões para a sua viagem?

D. Leia Êxodo 4:24-26. A Bíblia não diz como foi que Deus “procurou matar” a Moisés. Claramente, Deus poderia tê-lo morto facilmente. Creio que Moisés ficou doente. O que uma doença séria causa à maioria das pessoas? (Leva-as a reexaminar suas vidas. Neste caso, Moisés estava em uma missão muito importante e sua vida precisava estar de acordo com a vontade de Deus.)

1. Por que a circuncisão de seu filho seria uma coisa tão importante para Deus? (Em Êxodo 3 Deus diz repetidamente que Ele é o Deus de Abraão e que está Se lembrando e cumprindo a promessa de levar os descendentes de Abraão à terra de Canaã. Gênesis 17:10-14 nos lembra de que o símbolo da aliança entre Deus e Abraão foi o ritual da circuncisão. Como Moisés poderia ser um líder no cumprimento daquela promessa e, ao mesmo tempo ignorar o próprio símbolo da promessa?)

2. Qual seria logicamente a razão para Zípora chamar Moisés de “marido de sangue”? (A Bíblia não diz, mas imagino eu Zípora seria contrária à circuncisão de seus filhos. Quem deseja cortar seus filhos? Ela indica aqui seus sentimentos acerca deste ritual. Meu palpite é que isto tenha sido uma fonte de atrito entre eles. Moisés fez a vontade da esposa. Mas, agora ele está gravemente enfermo, e consciente de sua obrigação, mas fraco demais para executar o ritual. Ele fala a Zípora a respeito de suas convicções acerca da natureza de sua doença - então ela, relutantemente, executa o ritual para salvar a vida de seu marido. Ela não está feliz por haver feito isso – e fala esta expressão.)

E. Depois de uma grande luta com Faraó, Moisés lidera os hebreus para fora do Egito. Leia Êxodo 18:1. Como você acha que foi o choque para Jetro Reuel? (Ao contrário da afirmação de Moisés, de que ele estava apenas fazendo uma viagem para conferir a vida e a saúde de seus amigos, Jetro Reuel agora ouve que Moisés libertou toda a nação hebraica da escravidão – e afogou o exército egípcio neste processo!)

F. Leia Êxodo 18:2-5. Por que Moisés manda sua esposa e seus filhos embora? Da última vez, nós não os vimos viajando juntos em direção ao Egito? (Leia Êxodo 4:22-23. Deus disse a Moisés para falar ao Faraó que Ele mataria o primogênito do Faraó, caso ele não libertasse os hebreus. Em uma missão como esta, eu não traria meus filhos comigo. Não gostaria de tê-los em lugar algum das redondezas. Creio que este pensamento cruzou a mente de Moisés e fez com que ele mandasse sua esposa e seus filhos de volta ao pai dela.)

G. Leia Êxodo 18:6-12. Que tipo de relacionamento Jetro e Moisés tinham?

1. Como a fidelidade de Moisés a Deus afetou a vida espiritual de Jetro Reuel?

2. Como o relacionamento de Moisés com Deus afetou a vida espiritual de Zípora? (Não está claro se Jetro e Zípora terminaram seu relacionamento com todos os outros deuses, mas claramente eles foram convencidos acerca do Deus de Moisés – que Ele é maior do que todos os outros deuses.)

H. Amigo, se você está casado com alguém que não é um crente, a tua fidelidade a Deus pode muito bem converter o coração do teu cônjuge e seus parentes. É melhor não se casar com alguém que não seja da tua fé, mas não permita que isto seja uma desculpa para perder a tua fé. Use isto como uma oportunidade para converter a tua família.

III. Próxima Semana: Sansão e Suas Mulheres: A Loucura da Paixão

=============================== Direito de Cópia de 2007, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: