terça-feira, 7 de outubro de 2008

A Bíblia Para Hoje - Lição 02

A Palavra Final (II Timóteo 3; João 1; II Pedro 3)

Introdução: Quão exata é a Bíblia? Podemos, como tem feito alguns grupos de pretensos estudiosos da Bíblia, ler os evangelhos e decidir o que é verdade e o que não é? Quando lemos as fantásticas histórias do Antigo Testamento, podemos descrevê-los como metáforas e ilustrações, escritas para um povo primitivo? Estas histórias não deveriam ter a credibilidade de pessoas sofisticadas como nós? Qual é o resultado lógico de decidirmos que temos a autoridade para aceitar ou rejeitar seções da Bíblia conforme acharmos apropriado? Vamos pular para dentro do nosso estudo da Bíblia desta semana e ver o que podemos aprender sobre essas questões!

I. Autoridade da Bíblia

A. Leia II Timóteo 3:14-17. O que Paulo diz a Timóteo sobre a autoridade contida na Bíblia? (Ele diz que a Bíblia é “inspirada por Deus”.)

1. Qual é o benefício do estudo da Bíblia? (Ele nos torna sábios e nos ensina acerca da justiça.)

2. Vamos considerar a idéia da inspiração por Deus [usando o termo original no sentido de fôlego (N.T.)]. O que sabemos sobre o fôlego de Deus? (Leia II Pedro 3:5-7. O fôlego de Deus, tornado em palavras, tem o poder tanto para criar quanto para destruir o nosso mundo.)

3. Leia Gênesis 2:7. Se o fôlego de Deus criou tanto a nós quanto o universo, e tem o poder de destruir a nós e ao universo, quão seriamente deveríamos considerar o poder da palavra de Deus?

B. Leia João 1:1. Quem é a “Palavra” de Deus? (João 1:14 explica que é Jesus, que se tornou um ser humano e viveu entre nós.)

1. O que o fato de Jesus ser chamado de “Palavra” sugere sobre o Seu poder e autoridade?

a. O que isto sugere sobre a exatidão do que Jesus disse enquanto esteve aqui na terra?

C. Leia Marcos 10:6. Qual é o ponto de vista de Jesus sobre o relato de uma Criação literal, em oposição à teoria evolucionária? (Jesus diz que Deus criou o homem e a mulher, e Ele fez isso “no princípio da criação”. Isto está em contraste com a teoria da evolução, que diz que os seres humanos apareceram no final de um processo.)

D. Leia Mateus 24:37-41. Qual é o ponto de vista de Jesus sobre um dilúvio literal? (Jesus não apenas se refere a um dilúvio literal, mas Ele o utiliza para ilustrar uma Segunda Vinda literal e um juízo final literal! Veja como existe um enorme rombo nas teorias do pessoal das metáforas – que tem tantas incertezas sobre o juízo final quanto tem incertezas sobre um dilúvio literal.)

E. Leia Mateus 12:39-40. Qual é o ponto de vista de Jesus sobre a história “obviamente impossível” de um peixe engolir um homem? (Jesus indica que ela é literalmente verdadeira porque diz que no futuro ele estará na sepultura por três dias.)

F. Se Jesus, a Palavra de Deus, cria e ensinava acerca de uma criação literal, um dilúvio literal, uma história literal de Jonas e o peixe, onde este fato deixa esses “estudiosos” que crêem que nada disso é literal? (Este fato os deixa sem o poder de Deus. Os deixa com seu próprio poder.)

G. E você? Se você crê em Jesus, vai considerar literalmente os relatos da Bíblia?

1. Se a Bíblia é “inspirada (soprada) por Deus”, e a palavra de Deus pode criar e destruir este mundo e tudo o que ele contém, que autoridade e poder você apresenta para dizer que alguma parte da palavra de Deus não é verdadeira ou não é exata?

II. O Que Constitui a Bíblia?

A. Leia II Pedro 3:14-16. Como Pedro diz que Paulo escreveu as suas cartas? (Com a sabedoria de Deus.)

1. Como Pedro caracteriza as cartas de Paulo? (Como Escrituras!)

a. As cartas de Paulo estão no mesmo nível do Antigo Testamento? (Sim. Duas coisas. Primeiro, Pedro se refere às “demais Escrituras”, classificando assim os escritos de Paulo no mesmo nível das outras seções da Bíblia. Segundo, o comentário “A Commentary, Critical and Explanatory on the Old and New Testaments” aponta que em 50 lugares que este termo aparece, ele sempre se refere aos escritos do Antigo e do Novo Testamentos.)

2. Qual é o perigo de compreender mal os escritos de Paulo? (Compreendermos adequadamente as Escrituras é importante para termos a vida eterna.)

B. Quem decide quais cartas inspiradas (como as de Paulo) ou outras declarações de profetas se tornam parte da Bíblia? Deveria a Bíblia ser considerada igual, ou superior, às visões, declarações e sonhos de profetas cujos escritos não fazem parte da Bíblia? (Estas perguntas são apenas para fazer você pensar. A resposta histórica/teológica a estas perguntas está além do escopo deste curto estudo. Contudo, vamos voltar em seguida ao início deste tipo de discussão.)

III. Profetas e a Bíblia

A. Joel 2:28-29. Qual é a fonte das profecias, sonhos e visões dessas pessoas? (O Espírito Santo.)

1. Como essas coisas se comparam com os escritos de Paulo? Existe alguma diferença entre o que é aceito como “Escritura” e a inspiração do Espírito Santo hoje (ou a cem ou quinhentos anos atrás)?

B. Leia I Tessalonicenses 5:19-21. Você testaria a Bíblia? (Se aceitamos a Bíblia como sendo a palavra de Deus, de acordo com nossa discussão anterior, não temos autoridade para “prová-la”.)

1. De acordo com este texto, como deveríamos abordar a profecia? O que significa “por à prova” uma profecia? (A primeira afirmação é que deveríamos abordar aquilo que pode ser uma profecia com seriedade. Deveríamos, então, “prová-la”, de uma forma não especificada. Depois que a provarmos, ficamos com aquilo que é bom.)

C. Leia I João 4:1-3. Que prova para as profecias encontramos aqui? (Se o “espírito” reconhece a Jesus.)

D. Leia Deuteronômio 13:1-3. Qual é a prova declarada neste texto do Antigo Testamento? É se o profeta é exato? (Não. É se o profeta te aproxima ou te afasta de Deus. Este parece ser a mesma prova que lemos em I João 4:1-3.)

E. Leia Deuteronômio 18:20-22. Que provas para profecia é dada aqui? (Se a profecia se realiza.)

1. Este texto contradiz Deuteronômio 13:1-3? (Ele acrescenta uma segunda parte à prova. Um verdadeiro profeta sempre nos levará a Deus e sempre, quando proferir uma mensagem acerca do futuro, estará certo.)

F. Você está confortável com a idéia de aceitar a Bíblia como sendo sem erros, mas que deve provar os profetas?

1. S você aceita plenamente um “profeta de fora da Bíblia”, as palavras deste profeta tem o mesmo valor da Escritura? (Este é o assunto a respeito do qual estudaremos mais neste trimestre.)

IV. Conflito Entre os Testamentos?

A. Leia Êxodo 21:23-25, Levítico 24:19-20 e Deuteronômio 19:16-21. Qual você concluiria que é o padrão bíblico a ser aplicado a qualquer pessoa que te fere?

B. Leia Mateus 5:38. É Jesus quem está falando. Onde é possível que as pessoas tenham ouvido sobre “olho por olho e dente por dente”? (Provavelmente, eles leram isto na Bíblia!)

C. Vamos continuar lendo. Leia Mateus 5:39-42. Como você pode explicar este aparente conflito entre Jesus e o Antigo Testamento? Como ambos podem ser verdade?

1. Se Jesus contradiz o Antigo Testamento, isto não arruína tudo o que aprendemos até agora – que a Bíblia é inspirada por Deus e não contém erros?

2. Leia Levítico 19:18. Como você pode reconciliar este texto com Levítico 24:19-20? (É aqui que somos chamados a sermos estudantes da Bíblia. Se você estuda o contexto de Êxodo 21:23-25, Levítico 24:19-20 e Deuteronômio 19:16-21, verá que esses textos são instruções para juízes e líderes comunitários ao fazerem julgamentos de casos colocados diante deles. O ensinamento comum da Bíblia é que, quando se trata de ofensas pessoais, não devemos buscar vingança. Mas, quando de trata de o estado (ou a comunidade) decidir sobre questões criminais, então a “retribuição” é o padrão de Deus.)

D. Amigo, a Bíblia tem poder para a tua vida! Você vai se comprometer em estudar a Bíblia? Conforme progredimos nesta série de estudos, veremos com mais detalhes essas questões que começamos a explorar.

V. Próxima Semana: Profecias Bíblicas Cumpridas

=============================== Direito de Cópia de 2007, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: