terça-feira, 7 de outubro de 2008

O Fogo do Ourives - Lição 01

O Crisol do Pastor (Salmos 23) (N.T. – Para o estudo desta semana vamos utilizar a versão Almeida, ao invés da NVI)

Introdução: Durante toda a minha vida tenho ouvido que Jesus é o Bom Pastor e eu sou uma das ovelhas. Eu posso aceitar isso. Sei que preciso de proteção. Sei que sou capaz de tomar algumas decisões realmente estúpidas. O que me ocorreu pela primeira vez na semana passada é que as ovelhas também são tosquiadas e comidas! A vida da ovelha é preservada pelo pastor para que, por sua vez, ela possa dar a sua vida pelos outros. Por que não discutimos esta parte da analogia da ovelha? É porque não queremos, ou porque o foco da ilustração é outro? Vamos mergulhar em nosso estudo hoje e descobrir o que o Salmo 23 tem a dizer sobre a história da ovelha!

I. Meu Pastor

A. Leia Salmos 23:1-3. Quem escreveu estes versos? (O rei Davi – que foi criado como um pastor.)

1. Quando você pensa no rei Davi, consegue vê-lo como uma “ovelha”? (Não. Eu penso nele como um grande rei guerreiro.)

2. Por que você acha que ele via a si mesmo como uma ovelha de Deus? Quais características desta combinação pastor/ovelha ele menciona nestes versos? (O pastor cuida das necessidades da ovelha.)

3. A menção da água e da grama dá a impressão de que Deus cuida daquilo que é essencial para nós. Por que Davi se refere às “veredas da justiça”? (Leia João 21:15-17. É provável que Davi esteja se referindo apenas à comida e água espirituais.)

a. Quando Davi de refere à nutrição espiritual, está nos dizendo que Deus fará de nós grandes teólogos, se permanecermos com Ele?

b. O que ele quer dizer quando se refere a receber refrigério para a “alma”? (Note os termos usados: “verdes” pastos, águas “tranqüilas” e “refrigera a minha alma”. Davi está escrevendo sobre aquele aspecto da espiritualidade que nos dá paz, confiança, descanso e alegria.)

4. Por que Deus faz isso, de acordo com Salmos 23:3? (Por amor de Seu nome. Um comportamento calmo, tranqüilo de nossa parte, em meio às tempestades da vida, traz glória ao nosso Deus.)

a. Que interesse o pastor tem no bem estar de suas ovelhas? (Um pastor que permite que suas ovelhas se machuquem ou fiquem com fome terá uma má reputação. Deus está preocupado com a Sua reputação.)

5. Note que é preciso “fazer” com que as ovelhas se deitem nos pastos verdes e sejam “guiadas” às águas tranqüilas. O que isto sugere a respeito das nossas atitudes na vida? (A paz, confiança descanso e alegria não são naturais.)

a. O que isto sugere a respeito de seguirmos os desejos naturais do nosso coração?

6. Às vezes você se sente como se fosse a única pessoa que já passou pelo tipo de problema emocional e espiritual que está enfrentando? Ninguém pode realmente compreender a tua situação? O que esta analogia das “veredas da justiça” sugere sobre ser um pioneiro na infelicidade? (Se você está “fora da trilha” que Deus tem em mente para você, neste caso você pode estar pisando em terreno desconhecido. Mas uma “vereda” é um caminho pelo qual muitos já andaram antes. Quando houver problemas, Deus tem um “pasto verdejante” para você, que já foi benéfico para muitos outros.)

B. Leia Salmos 23:4. O que a frase “vale da sombra da morte” traz à tua mente? (Um vale é uma depressão, um local baixo. Uma sombra é escura. Ela não tem luz. Por outro lado, uma sombra não é uma coisa real. Minha sombra é apenas uma representação escura de mim mesmo. Esta parece ser uma situação na qual estou muito deprimido, tenho problemas para ver a luz, e minha perspectiva obscura me faz pensar que minha morte está próxima, embora não esteja.)

1. Acabamos de pintar um quadro terrível. Por que a ovelha nesta situação não deveria ter medo? (Deus está conosco.)

2. Até onde posso dizer, o rei Davi sugere que dois bastões nos dão conforto. Como você entende esta teoria dos “dois bastões”?

a. Leia Levítico 27:32. Qual é uma das utilidades da vara do pastor? (Contar as ovelhas. Deus te conhece. Ele te conta como sendo dEle. Isto te dá confiança dite da perspectiva da morte.)

b. Leia I Samuel 17:40. Com o que Davi enfrentou Golias? (Seu cajado e cinco pedras. Um cajado era uma arma que o pastor podia usar contra intrusos. Assim, a teoria dos dois bastões é que Deus nos conta como Seus, e está pronto para nos proteger contra intrusos.)

3. Vamos parar um minuto e rever a minha introdução. A ovelha (pelo menos algumas delas) são levadas, no final, para a panela. Por que deveríamos confiar no pastor que controla este processo? (Leia Hebreus 13:5-6. O Bom Pastor nos conhece, ele nos protege e nada acontece conosco sem o Seu consentimento. Se O amamos e confiamos nEle, isto nos dá confiança acerca do futuro. Note também que o rei Davi, quando compara Deus a um pastor, não fala, em nenhum momento, sobre o lado “panela” das coisas. Ao contrário, ele se concentra no cuidado e proteção oferecidos pelo pastor.)

II. Minha Refeição

A. Leia Salmos 23:5. Você já viu um cachorro comendo na presença de outro cachorro? Como o cachorro que está comendo age? (Nem sempre isso é verdade, mas normalmente o cachorro que está comendo come rapidamente e de forma defensiva, para que o outro cachorro não roube a sua comida.)

1. O que Davi está dizendo para nós neste verso? Estamos comendo de forma rápida e defensiva? (Não. Esta não é uma refeição rápida. Deus prepara uma “mesa” – uma grande variedade de comida – diretamente em frente dos nossos inimigos. Normalmente, isto te deixaria nervoso. O quadro é que Deus ri dos nossos inimigos. Ele nos coloca em um lugar no qual podemos ignorá-los a tal ponto que é confortável comermos, mesmo na presença deles.)

2. Leia Lucas 7:46. A qual costume Davi de refere quando diz que Deus “unge a minha cabeça com óleo”? (Este é um sinal de bênçãos e favorecimento.)

3. Assim como poderíamos esperar, uma ovelha não tem muita habilidade para segurar firme o seu copo. Este é o significado de “o meu cálice transborda”? (Não. Deus nos dá mais bênçãos do que podemos lidar de maneira confortável.)

III. Meu Futuro

A. Leia Salmos 23:6. Há várias referências no Salmo 23 a circunstâncias negativas. Você tem uma alma que precisa de refrigério (verso3), caminha pelo “vale da sombra da morte” (verso 4), precisa de consolo (verso 4) e existem inimigos por perto (verso 5). Que tipo de vida estes textos sugerem que a ovelha viveria sem o pastor?

1. Que tipo de vida vive a ovelha que segue confiantemente o Bom Pastor? (Uma vida de bondade e a misericórdia.)

2. Qual, no final das contas, é o destino da ovelha que está com o Bom Pastor – a panela? (Não! Somos convidados na casa de Deus por toda a eternidade!)

B. Amigo, estamos na jornada da vida. Existem problemas em toda a nossa volta. Você gostaria de fazer esta jornada na presença do Bom Pastor? Gostaria da paz de espírito que a Sua presença traz? Gostaria de saber que no final desta jornada você viverá em Sua presença para sempre? Desista dos teus pecados e dê o teu coração para Ele hoje. Inscreva-se para ser uma de Suas ovelhas – uma das que evita a panela!

IV. Próxima Semana: Crisóis em Nossa Vida

=============================== Direito de Cópia de 2007, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: