segunda-feira, 20 de outubro de 2008

A Doutrina da Expiação - Lição 01

A Natureza de Deus: Base da Expiação (Salmos 102; I João 4; Isaías 40)

Introdução: Você já pensou há quanto tempo Deus está por aí? Somente dizer “por quanto tempo” já implica em um período específico de tempo. Você consegue imaginar um Deus que sempre existiu? Existem muitas evidências científicas para a teoria da origem do universo conhecida como “Big Bang” [ou “Grande Explosão”]. Podemos observar que o universo está se expandindo de maneira uniforme, em uma velocidade estabelecida. Duas conclusões lógicas derivam disto. Primeiro, o universo teve um ponto de criação (a “explosão”). Segundo, uma vez que a taxa de expansão é perfeitamente conhecida, uma Inteligência guiou a “explosão”. Se o tempo foi criado quando o universo foi criado, então a “Inteligência” já existia em um ambiente fora do tempo. Vamos mergulhar na Bíblia e ver o que ela diz sobre este assunto!

I. Deus Criador

A. Leia Salmos 102:25. Os céus e a terra tiveram um princípio, de acordo com o salmista? (Sim.)

1. Leia Gênesis 1:1-2. Somente olha do estes dois versos, você tem a impressão de que os céus e a terra foram criados em um ponto no tempo antes de o nosso planeta específico ser plenamente desenvolvido? (Estes versos pode ser facilmente compreendidos desta forma. Deus “explodiu” o universo à existência e depois começou a “trabalhar” para melhorar a nossa terra “sem forma e vazia” na Criação. A lapso de tempo não é indicado.)

B. Leia Salmos 102:26. A nossa terra tem um período de tempo finito para existir? (Sim.)

1. O que acontece quando a terra acabar? (Deus cria uma nova.)

C. Imagine um Deus que é tão poderoso que criar um novo mundo para Ele é como trocar de roupa. O que você faria se a roupa que você acaba de criar tem um defeito?

1. Considere as opções abertas para Deus quando Adão e Eva pecaram? O que você teria feito?

D. Leia Salmos 102:27-28. O que este texto nos diz sobre nosso Deus eterno e o futuro da nossa terra com defeito? (Este texto sugere que os seres humanos viverão em Sua eterna presença. A sua terra deixará de existir, mas Deus fará um lugar para eles em Sua presença.)

1. Qual membro da trindade é Aquele que criou a nossa terra? (passe para Hebreus 1:8-12. O autor de Hebreus nos diz que Salmos 102:25-27 refere-se a Jesus (o Filho). Ele é o Criador.)

E. Leia Isaías 65:17-19. Aprendemos que Deus fará um lugar para Seu povo depois que esta terra deixar de existir. Que lugar é este? (Ele faz um novo céu e uma nova terra.)

1. A nova terra vai nos fazer lembrar da terra antiga? (Deus menciona uma nova cidade com o nome de uma cidade antiga – Jerusalém. Penso que a nova terra terá lugares que poderemos reconhecer como sendo da terra antiga.)

a. Quais diferenças principais haverão na geografia da nova terra? (Leia Apocalipse 21:1. O mar não existe mais. A maior parte da terra atual é coberta com água.)

II. Deus Amoroso

A. Até aqui aprendemos que Deus (especificamente Jesus) criou a terra e vai recriá-la. As boas novas são que não precisaremos morrer quando a velha terra morrer. Que isso não tem sentido lógico, porque somos defeituosos. Nós pecamos. Se Deus pode fazer uma nova terra tão facilmente quanto troca de roupas, por que simplesmente não criar novos seres humanos, de qualidade superior, enquanto está com a “mão na massa”? Que interesse Ele teria em nos preservar?

B. Leia I João 4:9-10. Que interesse Deus tem em nós? (Ele nos ama.)

1. Por que? Olhe para a pessoa à tua direita. Você abriria mão do teu único filho em favor desta pessoa?

a. Você abriria mão do teu filho se esta pessoa estivesse com problemas e enfrentando a morte por culpa dela mesma? Digamos que esta pessoa está morrendo de AIDS por causa de um comportamento sexual impróprio e o teu filho sempre foi sexualmente puro?

b. E se você pudesse criar uma versão nova e melhor da pessoa que está à tua direita? Você entregaria o teu filho por causa dela?

c. Vamos além de uma simples troca – o teu filhos pela pessoa que está à tua direita. Assuma que a pessoa à tua direita (e a família desta pessoa) planejou torturar teu filho nesta troca. Você faria esta troca?

C. Leia I João 4:7-8. Você conhece Deus? (Meu cérebro não é grande o bastante para “conhecer” Deus. Que Ele Se entregado, tenha dado Seu Filho, para a morte e tortura por minha causa está além da minha capacidade de entendimento. É um amor além da minha compreensão.)

1. Isto significa que eu (e você, se você simplesmente concordar comigo) não me encaixo em I João 4:7-8? (Eu não creio que qualquer pessoa honesta possa dizer que entende completamente a enormidade do amor de Deus. Estes versos dizem que um dos atributos de uma pessoa transformada é que ela amará aquela pessoa que está à sua direita (e à esquerda, e todas as pessoas à sua volta.)

2. Somos beneficiários de um amor que não podemos compreender completamente. Que pessoas afortunadas nós somos!

III. Deus Sem Igual

A. Leia Isaías 40:25-26. Qual é a tua resposta para a pergunta do verso 25? (Baseado no que acabamos de aprender, Deus não tem igual.)

1. Qual é a resposta do pagão? (Tempo e acaso.)

2. Vez após vez, Deus destaca Suas afirmações, Seu chamado ao comprometimento com Sua criação do mundo e Sua recriação dos seres humanos através de redenção oferecida através de Jesus a todos nós. À luz dessas coisas, é justo chamar o relato do Gênesis de mito ou alegoria?

3. Acabei de ler alguma coisa do professor aposentado Irvin Taylor, um antropologista cultural. Ele disse que os membros “mais educados” de minha igreja, que vivem nos países mais desenvolvidos, já “passaram do ponto de maturidade” para considerar o relato da criação de Deus no Gênesis como sendo literal. O que você acha? Se nos tornamos mais “maduros”, moramos em um determinado lugar e temos uma educação “superior”, vamos começar a crer que o tempo e o acaso são a verdadeira explicação para as maravilhosas afirmações de Deus? (Explicando: Não sou suficientemente familiarizado com os pontos de vista do prof. Taylor para saber se ele “amadureceu” a ponto de crer no tempo e no acaso, ao invés de simplesmente desacreditar no relato do Gênesis.)

a. É difícil para mim acreditar que o professor Taylor realmente acredite que a geografia e a idade fazem uma diferença real no pensamento de uma pessoa. O que suspeito é que ele está falando, na verdade, de educação superior. Uma pessoa com uma educação superior teria mais probabilidade de desacreditar nas afirmações de Deus? (Meu objetivo passa a ser tentar reconciliar as eternas verdades de Deus com qualquer coisa que a ciência diga que é verdade. Se o Deus cristão pede o nosso comprometimento com Sua Criação e Redenção, a lógica diz que as pessoas que não crêem nEle precisam buscar um outro deus que não faça tais exigências.)

B. Veja novamente Isaías 40:26. O profeta fala que nenhuma das estrelas está faltando. Faltando? Como você pode perder uma estrela? (Esta é uma das coisas impressionantes acerca da taxa de expansão do universo. Se ele se expandir muito rapidamente, ele se despedaçaria. Se expandisse muito devagar, a gravidade assumiria o controle e ele implodiria. Deus tem um universo precisamente ordenado.)

C. Leia Salmos 139:1-4. Deus tem um universo com o qual se preocupar. Ele tem as nações e os governantes com os quais se preocupar. Teria Ele a capacidade de saber sobre a tua (minha) pequena vida? (O salmista nos diz que Deus sabe tudo sobre a minha vida.)

D. Amigo, você precisa expandir o teu pensamento a respeito de Deus? Você precisa expandir a tua visão sobre o amor que Ele tem por você? A idéia de que podemos raspar uma rocha e, com a nossa limitada capacidade mental, extrapolar verdades que contradizem as mais claros ensinamentos das Escrituras é a mais alta arrogância. Você vai decidir hoje arrepender-se e dar a Deus o lugar que Lhe é devido no universo que Ele criou?

IV. Próxima Semana: Crise Cósmica: Ruptura da Ordem Universal

=============================== Direito de Cópia de 2008, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: