domingo, 19 de outubro de 2008

Discipulado Cristão - Lição 08

A Experiência do Discipulado (Mateus 16 e 24; Marcos 8; Romanos 8; I Coríntios 9)

Introdução: Eu gosto muito de aprender coisas novas. Aposto que você também gosta. A melhor coisa sobre a Bíblia é que ela é uma fonte inesgotável de novas idéias. Você pode olhar a mesma história simples dezenas de vezes e ainda descobrir algo novo. Nossa lição desta semana sugere que a alegria de aprender da Bíblia não é o bastante. Espera-se que nós realmente coloquemos em prática o que aprendemos. Este aprendizado precisa mudar o nosso modo de vida. Podemos até ter que nos recusar a fazer alguma coisa que queremos fazer! Esta idéia se aplica a todos nós? Estaria OK se eu simplesmente continuasse aprendendo coisas novas na Bíblia e as compartilhasse com você? Será que eu posso deixar essa coisa de “experiência” para outra pessoa? Vamos pular para dentro do nosso estudo da Bíblia e descobrir!

I. Negação de Si Mesmo

A. Leia Mateus 16:15-19. De que tamanho está a cabeça de Pedro neste momento? (Muito grande! Pedro identifica corretamente Jesus como o Messias e Jesus diz a Pedro que Deus lhe deu uma revelação e que “e as portas do Hades não poderão vencê-la.” Tenho certeza de que Pedro olhou em volta de forma triunfal para os outros discípulos e começou a “inflar” um pouco. Pedro é um mensageiro de Deus!)

B. Leia Marcos 8:31-33 para continuar esta história a partir de outro evangelho. Você consegue ouvir o ar escapando da enorme cabeça de Pedro? De um mensageiro de Deus, ele passa a ser mensageiro de Satanás. Qual é, especificamente, o problema? (Marcos 8:33 nos fala que Pedro tinha a mente “nas coisas dos homens” e não nas “coisas de Deus”.)

1. Como Pedro está falando “coisas dos homens”, quando disse que Jesus não seria morto? (Todos nós queremos ser bem sucedidos? Queremos que as coisas andem bem. Pedro estava esperando que Jesus estabelecesse um reino glorioso na terra, o qual (como ele havia acabado de ouvir) poderia resistir os portões do inferno. Jesus agora parece dizer que o inferno irá causar um dano considerável. Ele mataria Jesus.)

C. Leia Marcos 8:34-35. O que eles deveriam negar a si mesmos? Dinheiro, poder terreno, glória? (Ocorre que, quando você compara o que os discípulos tinham em mente (veja Atos 1:6 e Mateus 20:20-21) com o que eles receberam, vê que eles perderam em todas essas coisas durante a sua vida na terra.)

1. E nós? Temos que rejeitar dinheiro, prazeres e glória para seguirmos a Jesus? (Não me recordo de qualquer história em que os discípulos tenham dito, Não me dê dinheiro, não me dê glória, me dê dor.” Mas, ao seguirem a missão estabelecida para eles por Jesus, terminaram com este resultado. O contraste entre o que eles esperavam e o que eles receberam foi enorme.)

2. Quando Jesus nos chama a “tomarmos a nossa cruz” e segui-Lo, o que Ele está pedido que você e eu façamos? (Leia João 3:14-15 e Números 21:8-9. Jesus liga a Sua crucifixão e esta estranha história de Números 21. Se você colocar os dois textos juntos, verá que olhar para a serpente significa encarar os teus pecados. Jesus enfrentou os nossos pecados e pagou o castigo por eles, morrendo em nosso lugar. Quando Jesus nos fala para tomarmos a nossa cruz, penso que está nos dizendo para encararmos os nossos pecados. Admiti-los. Morrer para o pecado.)

3. Quando se trata de pecar, você sente a dor da negação de si mesmo na tua vida? Amigo, não existe pecado em minha vida que seja difícil de cometer! (Compare com Romanos 7:14-25.) O pecado termina sendo um grande peso-morto. Sem dúvida, no final eu vou desejar nunca ter ouvido falar deste pecado, mas mesmo a Bíblia reconhece “os prazeres do pecado durante algum tempo” (Hebreus 11:25). Penso que é aqui onde a grande batalha pela negação de si mesmo ocorre. É aqui que a negação de si mesmo é difícil.)

4. Como a ordem de Jesus para que tomemos nossa cruz e neguemos a nós mesmos se encaixa com a idéia de justificação pela fé? (É aqui que muitos cristãos erram o alvo. Lembro-me de um cristão que, quando estava descrevendo a alegria da justificação pela fé, disse que “Um grande peso foi tirado dos meus ombros. Agora estou livre.” Entendo que ele queria dizer que estava livre de regras. Certamente é verdade que ele estava livre do fardo de conquistar a sua própria salvação. Mas seguir a Cristo significa negar-se a si mesmo. Graças a Deus, Paulo nos ensina em Romanos 8 que o Espírito Santo nos ajuda nesta luta. Mas ela nem sempre é fácil. “De fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória.” (Romanos 8:17).)

D. Leia Marcos 8:35-37. Que argumento Jesus está estabelecendo em favor da negação de si mesmo? (Veja o quadro completo. Você pode desfrutar do pecado por um momento passageiro, mas vai perder a eternidade. Esta troca não vale a pena. Negar a si mesmo é ganhar a eternidade.)

1. Quando Jesus diz em Marcos 8:35 que a negação de si mesmo vai salvar a tua vida, você acha que Ele também poderia estar se referindo à nossa vida na terra? (Este é a minha observação. Penetre através da superfície do prazer do pecado e você verá todo tipo de dores de cabeça.)

II. Julgamento Crítico

A. Leia Mateus 24:1-2. Estivemos falando acerca da negação de si mesmo. Estes versos são sobre a negação de si mesmo? (Foi dito aos discípulos que o mundo, como eles o conheciam, irá mudar completamente.)

B. Leia Mateus 24:3. Por que os discípulos vieram a Jesus em particular? (Jesus tinha acabado de lhes dar as mais incríveis e surpreendentes notícias. Entre a natureza explosiva das notícias e o aspecto “é difícil de acreditar”, existe alguma coisa que precisa ser detalhado em particular.)

C. Leia Mateus 24:4-5. Por que alguém seria tentado a seguir um outro Cristo? (Deve haver alguma coisa neles que faz com que as pessoas queiram segui-los.)

D. Leia Mateus 24:6-8. Em vez de começar com uma coisa boa, Jesus diz que uma coisa ruim está para acontecer. Por que Jesus nos diz para não termos medo? (Este texto é um paralelo com Marcos 8:35. A negação de si mesmo aqui te dá a vida eterna. Antes que Jesus venha para nos dar a vida eterna, vamos passar por guerras, fomes, terremotos e aqueles que iaô nos atrair com afirmações falsas. Jesus diz, seja fiel e você alcançará a tua recompensa.)

E. Leia Mateus 24:9-11. Quão ruim vai ficar? Morte perseguição, ódio e traição. Isto não é negação de si mesmo no sentido normal do termo. Contudo, nossa decisão de seguir a Jesus resulta em dano para nós mesmos.)

F. Vamos pular alguns versos até Mateus 24:37-39. Existe alguma coisa de errado em comer, beber e casar-se? (Não. O problema é que eles “nada perceberam”. Noé estava pregando para eles. Veja II Pedro 2:5. O problema é que eles estacam concentrados nas coisas da vida, em vez de nas coisas de Deus.)

G. Leia Mateus 24:40-41. Que ponto acerca da negação de si mesmo está sendo estabelecido nestes versos? Que ponto a respeito do pensamento crítico é estabelecido nestes versos? Essas pessoas não estão fazendo exatamente as mesmas coisas, e mesmo assim um é salvo e outro é perdido? (Você pode ter o mesmo tipo de emprego que um descrente. A questão é, qual é o rumo da tua vida? Você está negando a si mesmo? Está enfrentando o teu pecado? Está confiando em Jesus? Está prestando atenção ao evangelho, em vez da televisão, para que não seja enganado?)

III. A Atitude

A. Leia Mateus 24:42-43. O texto nos diz para vigiarmos. [Vigiar quer dizer observar atentamente.] O que devemos estar observando? Se alguém me colocasse como vigia de um barco, a minha primeira pergunta seria, “O que devo estar observando? Golfinhos? Icebergs? Submarinos? Peixes pulando?

1. Se você diz, “Observando a Jesus”, por que Jesus compararia a Sua vinda a um ladrão tentando vir roubar as tuas coisas?

2. Jesus está vindo para nos dar a vida eterna! Por que lançar a idéia de perdermos alguma coisa? (Este é um poderoso argumento contra o conceito de “uma vez salvo, salvo para sempre”. É pouco provável que Jesus se compararia a um ladrão. Ao contrário, o ladrão é Satanás, o qual quer invadir a “tua casa” e roubar a tua salvação. Se você tem dúvidas quanto a isso, leia Mateus 24:50-51.)

B. Leia I Coríntios 9:24-27. Paulo compara a vida cristã a um treinamento para uma corrida. Tenho um amigo que, até onde posso dizer, não tem qualquer relacionamento com algum grupo de crentes. Ele freqüentou um colégio cristão. Sua atitude é que tudo o que ele precisa aprender a respeito de Deus, já aprendeu quando estava no colégio. Meu amigo está em treinamento constante? Você está em treinamento constante?

1. Preste atenção em I Coríntios 9:27. Qual é o problema em não treinar? (Ser desqualificado para o prêmio da vida eterna!)

C. Amigo, confesso que não sei onde Deus estabelece o limite quando se trata da certeza a salvação. Acredito que a salvação não é alguma coisa na qual você fica escorregando para dentro e para fora, com base em minuto a minuto, dia a dia, ou mesmo de semana a semana. Por outro lado, penso que a Bíblia é clara que também não é uma coisa “de uma vez por todas”. Em vez disso, a vida de um discípulo é um esforço constante para compreender e fazer a vontade de Deus. Somos chamados a colocar a nossa compreensão de Deus em uso prático. Isto quer dizer enfrentar os nossos pecados. Negar a si mesmo. Afastar-se dos prazeres do pecado. Como Paulo fala (I Coríntios 9:27), devemos esmurrar o nosso corpo e fazer dele nosso escravo, e não ao contrário. Você vai se comprometer a entrar neste treinamento espiritual – começando hoje?

IV. Próxima Semana: Seguindo o Mestre: O Discipulado Em Ação

=============================== Direito de Cópia de 2008, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: