domingo, 19 de outubro de 2008

Maravilhoso Jesus - Lição 12

A Eficácia de Seu Ministério Sacerdotal (Hebreus 9 e 10)

Introdução: Alguma vez alguém já perguntou a você, “O que você tem feito por mim ultimamente?” Nosso estudo destas ultimas duas semanas foram a morte e a ressurreição de Jesus. Quão glorioso foi o triunfo de Jesus sobre a morte! Mas isto já se foi, há 2.000 anos atrás. É este o final da história? O que Jesus estaria fazendo agora? Se Ele está fazendo alguma coisa, está fazendo por você e por mim? Vamos mergulhar em nosso estudo e descobrir!

I. O Primeiro Contato

A. Leia Hebreus 9:1. Uma “aliança” é um contrato. O que está envolvido neste “primeiro contrato”? (Ele tinha regras para a adoração e tinha um luar especial para adoração.)

1. Quem você acha que são as partes neste primeiro contrato? (Deus e os seres humanos tinham um acordo sobre como os seres humanos deveriam se aproximar a adorar a Deus.)

B. Leia Hebreus 9:2-5. O que está sendo descrito aqui? (O local de adoração e os artigos utilizados para a adoração no primeiro contrato. O “tabernáculo terreno” começou como um tabernáculo portátil que foi construído na jornada do povo de Deus pelo deserto, do Egito até a Palestina. Mais tarde, o rei Salomão construiu uma estrutura permanente em Jerusalém, seguindo o mesmo plano geral. O templo de Salomão foi destruído e um templo substituto foi construído, o qual durou até a sua destruição final pelos romanos no ano 70 de nossa era.)

1. O que dividia o “Lugar Santo” do templo do lugar chamado “Santo dos Santos”? (O “segundo véu”.)

2. Qual era o propósito do “Santo dos Santos” (A arca representava a presença de Deus. Ela continha os Dez Mandamentos. Sobre a cobertura da arca, entre os dois querubins, era onde Deus vinha para dar instruções ao Seu povo. Êxodo 25:22.)

C. Leia Hebreus 9:6-7. Como eram utilizados esses dois compartimentos do templo? (No compartimento externo, o “Lugar Santo”, os sacerdotes ofereciam sacrifícios diários pelos pecados do povo. O sacerdote sacrificava um animal porque a pessoa que trazia o animal havia pecado. O sangue do animal transferia o pecado da pessoa para o templo (veja Levítico 5). Uma vez por ano, no Dia da Expiação, o sumo sacerdote entrava no compartimento interno, o Santo dos Santos. Ele fazia isto para levar o sangue que simbolizava os pecados do povo de Deus. Por esta cerimônia anual os pecados do povo e do sumo sacerdote eram removidos do templo (veja Levítico 16).)

D. Leia Hebreus 9:8. Há uma lição para nós neste sistema. Ele parece dizer que não tínhamos um mapa adequado. O que isso quer dizer? Um mapa para o que? (Ninguém, a não ser o sumo sacerdote poderia entrar na parte do templo chamada de Santo dos Santos, e ele só podia fazer isso uma vez por ano. O Santo dos Santos era onde os Dez Mandamentos eram guardados e onde Deus aparecia. Portanto, isto deve significar que nós (as pessoas comuns) não temos um mapa adequado para descobrir a obediência ou para encontrar Deus.)

II. A Nova Ordem, o Mapa e o Segundo Contrato

A. Leia Mateus 27:50-51. Este texto se refere à cortina (ou véu) que separava as partes chamadas de Lugar Santo e o Santo dos Santos no templo. Por que o texto nos diz que ela se rasgou “de alto a baixo”? (Os seres humanos começariam a partir de onde se encontram – a partir de baixo. Este ato foi feito de maneira sobrenatural.)

1. Quando isso aconteceu? (No momento em Jesus morreu na cruz.)

2. Por que a morte de Jesus teria algo a ver com o véu no templo? (Leia Hebreus 10:19-20. A morte de Jesus abriu o caminho para que as pessoas comuns possam se aproximar de Deus. Temos agora um “mapa” para chegar a Deus!)

B. Leia Hebreus 9:8-10. O “tempo da nova ordem” havia chegado. O que é essa “nova ordem”? O que ela poderia ter a ver com a existência de um lugar de adoração sob o primeiro contrato?

1. Se o antigo lugar de adoração foi destruído, como isto nos ajuda com nosso “mapa” para encontrarmos a Deus?

C. Leia João 1:29. Aqui está uma grande pista a respeito da nova ordem e do segundo contrato. Por que Jesus é chamado de o “Cordeiro de Deus”? O que Ele tem a ver com tirar “o pecado do mundo”? (João Batista chamou Jesus de “Cordeiro de Deus” desde o princípio do ministério de Deus. Sob a antiga ordem, cordeiros reais eram sacrificados para remover os pecados das pessoas. Este era apenas um arranjo temporário (Hebreus 9:9-10), um arranjo que não limpava realmente as pessoas de seus pecados, mas que ilustrava a nova ordem, na qual Jesus morreu pelos nossos pecados!)

D. Leia Hebreus 9:11-12. O livro de Mateus acabou de nos explicar que Jesus era o Cordeiro. Agora, este texto nos diz que Ele também é o Sumo Sacerdote. Ele pode ser ambos? (Sob o primeiro contrato, a antiga ordem, um sumo sacerdote humano levava o sangue de um animal até o Santo dos Santos (onde Deus aparecia) uma vez por ano. Este era o método para a remoção dos pecados e ele se repetia a cada ano. Na nova ordem, o segundo contrato, Jesus levou Seu próprio sangue até a presença de Deus. Portanto, Ele executou tanto o papel do sacrifício quanto o de Sumo Sacerdote. Jesus fez isso uma única vez para fazer um pagamento, de uma vez por todas, pelos nossos pecados.)

1. Onde Jesus está atuando como Sumo Sacerdote? O texto diz que Jesus “adentrou o maior e mais perfeito tabernáculo [templo]”. Já discutimos sobre três templos, mas que templo é esse? (Leia Hebreus 8:5 e Hebreus 9:24. Jesus está servindo no templo no deu! O templo celestial foi o modelo para os templos aqui na terra.)

a. Por que haveria um templo no céu, antes que qualquer templo fosse construído na terra? A qual propósito ele serviria?

E. Leia Hebreus 10:8-10. Como a nova aliança (contrato) é uma versão aperfeiçoada da antiga?

1. Por que Deus não estaria satisfeito com o primeiro contrato? (Deus nunca poderia satisfeito com o nosso pecado. Ele estava ainda menos satisfeito com o fato de que animais morressem como resultado. Contudo, os animais despertavam as pessoas para o fato de que o pecado causava a morte. Isto simbolizava o problema do pecado e o que Deus pretendia fazer a respeito do problema do pecado.)

2. Por que a morte de Jesus seria mais satisfatória? (Jesus resolveu o problema do pecado de muitas maneiras. Uma dela é que Ele morreu uma vez pelos nossos pecados para que pudéssemos nos santificar e termos a vida eterna.)

F. Leia Hebreus 10:19-22. Já lemos este texto anteriormente e notamos que Jesus também foi comparado com o véu do templo que separava o Lugar Santo do Santo dos Santos. Como Jesus pode ser comparado ao véu que foi rasgado? Como isso nos ajuda com o problema do “mapa”, que discutimos anteriormente? (O véu impedia que qualquer pessoa, exceto o sumo sacerdote, entrasse ou mesmo visse o Santo dos Santos. – onde Deus habitava. Jesus nos dá acesso livre a Deus! Quando morremos com Jesus para os nossos pecados, e fomos lavados pelo batismo, recebemos acesso a Deus!)

G. Consideramos anteriormente a razão pela qual haveria um templo no céu antes que qualquer templo fosse construído na terra. Você acha realmente que existe um templo físico no céu, que se parece como os que haviam na terra? (Sem dúvida, há um lugar no céu onde Deus habita. Mas quando leio que Jesus é o Cordeiro, O Sumo Sacerdote e o Véu, começo a pensar que os templos físicos na terra podem ser principalmente simbólicos do que está acontecendo no céu. O que é feito no céu é muito real. É a substância daquilo que os templos terrenos simbolizavam.)

III. Confiança na Nossa Salvação

A. Quando Hebreus 10:19 nos diz para entrarmos com plena confiança no Santo dos Santos do céu, o que isto significa, do ponto de vista prático? Não estou realmente colocando meus pés no céu neste momento. Como demonstro a minha confiança? Como entro lá? (Entrar no Santo dos Santos era a maneira pela qual os pecados eram removidos. Você se aproxima de Deus e de Seus Dês Mandamentos. Só posso compreender isso como significando que devo ter confiança na minha salvação. Se entro confiantemente no local onde o pecado é removido, sei que tenho a salvação.)

B. Leia Hebreus 10:26-27. A minha confiança inclui o entendimento de que uma vez que esteja salvo, estou salvo para sempre?

1. Se você diz que “não”, leia Hebreus 10:14. Como você explica isso? (Jesus nos tornou perfeitos através de Sua vida e morte. Podemos, porém, recusar Seu dom de perfeição, escolhendo uma vida pecaminosa.)

2. Como podemos equilibrar as boas notícias da nova ordem, o segundo contrato e meu mapa com Deus, com a realidade de minha luta diária com o pecado? (Jesus pagou o preço pelos nossos pecados. Temos agora acesso a Deus o Pai. Mas temos que ter a atitude de desejarmos evitar o pecado. Precisamos pedir ao Espírito Santo que nos ajude a ser obedientes à vontade de Deus, os Dez Mandamentos.)

3. Leia Hebreus 10:15-16. O que este texto sugere acerca do nosso relacionamento para com os Dez Mandamentos de Deus e o Espírito Santo? (A obediência se torna parte da nossa atitude através do poder do Espírito Santo.)

C. Amigo, agora que você faz parte da nova ordem, do segundo contrato e possui o mapa, vai decidir buscar uma visa santificada?

IV. Próxima Semana: Sua Volta Como Rei e Amigo

=============================== Direito de Cópia de 2008, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: