terça-feira, 7 de outubro de 2008

Eclesiastes - Lição 01

Ascensão e Queda da Casa de Salomão (Eclesiastes 1)

Introdução: Nesta semana começaremos o estudo de um novo livro da Bíblia – Eclesiastes! Estou ansioso por estudar este livro porque ele contém muitos conselhos práticos e interessantes para nós. Sabemos que a Bíblia nos ensina de muitas maneira diferentes. Às vezes ela coloca diante de nós os erros dos outros – não para nos dar exemplo, mas sim para nos dar uma ilustração sobre o que não devemos fazer. Outras vezes, a Bíblia nos dá conselhos diretos sobre como vivermos. Nosso desafio em Eclesiastes será separar o que o Espírito Santo levou Salomão – que tinha uma das maiores mentes – a deixar registrado como os pensamentos deprimidos de um homem que se conscientiza de que desperdiçou parte de seu “potencial divino”, dos pensamentos inspirados, que nos dão conselhos diretos e positivos para a nossa vida. Vamos pular direto para dentro do nosso estudo.

I. O Autor – O Mau

A. Leia Eclesiastes 1:1. Quem é o autor de Eclesiastes? (O livro diz que ele foi escrito pelo “mestre”, que é filho de Davi e rei de Jerusalém. Isto nos aponta para o rei Salomão.)

B. Leia I Reis 2:1-4. Qual foi a última ordem que o rei Davi deu a Salomão?

C. Quão fiel foi o Rei Salomão em seguir a ordem dada a ele pelo rei Davi?

1. Leia I Reis 3:1-3. Que problema vemos começar na vida de Salomão? (Que ele se compromete com a adoração a outros deuses.)

2. Leia I Reis 11:1-6. Onde este compromisso levou? (Seu coração voltou-se para os outros deuses e ele não era completamente devotado ao Senhor.)

II. O Autor – o Bom

A. Leia I Reis 3:5-14. O que Deus prometera a Salomão que não estava condicionado ao seu comportamento futuro? (Sabedoria, em um grau maior do que qualquer outro ser humano. Honras e riquezas acima de qualquer outro rei durante a sua vida. A extensão de sua vida depende de sua fidelidade.)

B. Leia I Reis 4:29-34. O que temos a aprender do rei Salomão? (Muitas coisas!)

III. O Que Podemos Aprender do Autor

A. Leia Eclesiastes 1:2. Por que Salomão repete a palavra “inutilidade”? (Ele faz isso para dar ênfase. Como a referência ao “santo dos santos” no templo é uma indicação de graduação. Tudo é realmente inútil.)

1. Se tudo é inútil, isto incluiria o livro de Eclesiastes?

a. Se sim, qual é o ponto em estudar o livro de Eclesiastes? Ou o autor está nos dizendo “Não continue, afaste-se agora”?

B. Leia Eclesiastes 12:8-10. Pulamos para o fim do livro de Eclesiastes, e vemos uma referência à frase de abertura. É uma verdade de Deus, que tudo é inútil? Ou esta é apenas uma descrição de uma atitude má, que devemos evitar? (Eclesiastes nos diz que o Mestre (Salomão) estava certo ao dizer essas palavras.)

1. Por que Salomão diz que deveríamos acreditar no que está no livro de Eclesiastes? (Ele é sábio – uma coisa que vimos anteriormente que foi um dom dado a ele por Deus. Ele “ponderou” (ou seja, considerou cuidadosamente), ele pesquisou e organizou o que escreveu. Ele escolheu as palavras certas para transmitir a verdade. O comentário The Wycliffe Bible Commentary diz que a expressão “as palavras certas” poderia ser melhor traduzido como “palavras agradáveis”, no sentido em que um professor deveria tornar o seu ensinamento interessante, sem sacrificar a verdade.)

C. Leia Eclesiastes 12:11. Como aprendemos a partir do livro de Eclesiastes?

1. O que é um “aguilhão”? (É uma lanceta – um bastão pontiagudo - que você espeta na anca de uma vaca para forçá-la a mover-se na direção correta. Compare com Hebreus 4:12.)

2. Como as palavras sábias são como pregos bem fixados? (Elas mantém a verdade no lugar certo em nossa mente. Você estabelece uma compreensão da verdade que não está constantemente alterando o seu formato.)

3. Quem é o “Pastor” a fonte da sabedoria em Eclesiastes? (Veja Salmos 23:1. Salomão diz que Deus é a fonte dessas palavras.)

IV. Visão Geral da Verdade do Mestre

A. Temos esta forte aprovação da importância e da verdade do livro de Eclesiastes. Contudo, ele começa e termina com as palavras “Inútil!” ou “Sem sentido!” “Nada faz sentido!”. Como essas palavras são como um aguilhão? (Elas estimulam o nosso pensamento. Minha conclusão geral é que tudo tem a sua importância. Isto nos diz exatamente o oposto.)

B. Leia Eclesiastes 12:11-12. Como isto ajuda a definis o que Salomão quer dizer com “tudo” é sem sentido?

1. As palavras de Deus são sem sentido? (Quando Salomão diz “tudo”, ele não está incluindo as palavras de Deus.)

2. Leia Deuteronômio 4:2. O que este texto e Eclesiastes 12:12 sugerem sobre essas lições que estudamos e os sermões que ouvimos em nossas igrejas? Eles deveriam ser ignorados, como sendo inúteis e sem sentido? (O objetivo de cada bom estudo bíblico, o alvo de cada sermão, é apontar ao estudante a Palavra de Deus. As visões humanas são sem sentido e inúteis. As palavras de Deus são verdadeiras.)

C. Leia Eclesiastes 12:13. Temos uma definição mais detalhada do que ele quer dizer com “tudo é sem sentido”. Diga o que Salomão nos diz que tem significado. (Temer a Deus e guardar os Seus mandamentos.)

1. Esta é uma verdade que sobrevive à cruz? Esta é uma mensagem consistente com a justificação pela fé? (Leia João 14:15. Jesus nos diz que se O amamos (tememos), iremos obedecê-Lo. Isto é sabedoria e verdade eterna.)

D. Leia Eclesiastes 12:14. A juízo é alguma coisa sem sentido? (Não! Em nosso mundo sem sentido, o que deveríamos manter em mente é o juízo. A idéia do juízo deveria impulsionar as nossas ações.)

1. Isto é sabedoria ou é uma tática do medo? (Acabo de ler um pequeno artigo fabuloso, no qual irei basear meu próximo sermão. Este artigo argumenta que, se somos cristãos porque pensamos que isto vai tornar a nossa vida mais confortável e mais próspera, então, quando as coisas ficarem menos confortáveis e menos prósperas, abandonaremos a fé. Mas, se nos tornamos cristãos porque esta é a única forma para nós de nos mantermos vivos e evitarmos a morte eterna, então nos apegaremos ao evangelho, não importa o que aconteça.)

2. O que o autor que dizer quando fala de “coisas escondidas” sendo trazidas a julgamento? (Nossas ações geralmente são vistas, mas nossos pensamentos são ocultos. Deus julga tanto as nossas ações quanto nossos pensamentos. Veja Mateus 5:27-28.)

E. Amigo, a vida é inútil, sem sentido, ou vale a pena viver? Salomão nos diz que um relacionamento com Deus faz com que a vida valha a pena ser vivida. Você vai decidir hoje dar o teu coração a Deus e começar este relacionamento com Ele?

V. Próxima Semana: Nada de Novo Debaixo do Sol?

=============================== Direito de Cópia de 2007, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: