terça-feira, 7 de outubro de 2008

O Fogo do Ourives - Lição 13

Cristo no Crisol (Romanos 3-5)

Introdução: Você seria voluntário para sofrer? Esta última lição em nossa série de estudos sobre como sobrevivermos em tempos difíceis focaliza Alguém que foi voluntário para sofrer. Presumo que todos nós gostaríamos de evitar tempos difíceis. Conforme aprendemos, tempos difíceis geralmente vem a nós de diversas formas. Ou nós fazemos algo estúpido e nos metemos em dificuldades, ou algo que não podemos controlar acontece, criando sofrimento para nós. O que você acha da idéia de escolher sofrer? Se você tivesse tempo suficiente para pensar no assunto, escolheria sofrer? Por trás desta série de lições está o fato estupendo de que o nosso Deus escolheu sofrer de forma terrível. Por que Ele fez isso? Vamos pular para dentro do nosso estudo e ver o que podemos aprender acerca desta espantosa decisão e como ela deveria moldar a nossa atitude a respeito do sofrimento e do nosso Deus!

I. A Justiça de Deus

A. Coloque-se no lugar de Deus, com relação à solução do problema do pecado. Conforme estudamos na semana passada, os seres humanos rejeitaram a Deus e não creram nEle, porque queriam ser como Deus (Gênesis 3:1-6). Aparentemente, os seres humanos pensam que é apropriado ter algum tipo de competição com Deus. Se você fosse Deus, o que teria feito para trazer os seres humanos de volta?

1. Você chegaria a tentar?

2. Quais considerações você levaria em conta?

B. Leia Gênesis 3:2-3. Fora Deus executar os pecadores, esta afirmação é verdadeira? (Todos sabemos que é verdade. Observamoos em nosso mundo que o pecado resulta em morte. Todo tipo de decisões que levam à morte são resultado do pecado.)

C. Como a tua afirmação (lembre-se que você está no papel de Deus, para o propósito desta discussão agora) sobre o pecado levar à morte restringe a tua solução potencial para o pecado? (Este é um ponto crítico. Satanás diz que o pecado não leva à morte, você disse a Adão e Eva que ele leva à morte. Satanás te desafia especificamente neste ponto.)

1. Se esta afirmação te restringe (a Deus), por que você fez esta afirmação? (Porque ela é verdadeira. A questão é: como o pecado causa a morte? É um resultado natural? Ou é uma execução do juízo de Deus? Ou as duas coisas?)

D. Volte agora ao teu papel normal de ser humano. Você se lembra do serviço sacrifical no templo (Levítico 1:4-5)? Qual era o ponto de tudo aquilo? (Que o pecado leva à morte – neste caso, um animal morre pelo teu pecado. Este não era um “resultado natural”, era uma execução. Isto levaria um ser humano a concluir que o pecado leva a uma execução.)

E. As palavras e os atos de Deus nos levariam naturalmente a acreditar que o pecado resulta na morte por execução. Isto quer dizer que o pecado é punido pela sentença de morte. Leia Romanos 3:21-26. Este texto nos dá uma razão pela qual Jesus e Seu Pai tomaram uma decisão deliberada de que Jesus deveria sofrer de forma terrível. O que é isso? (Justiça.)

1. Que tipo de justiça é essa? (Romanos 3:25 nos diz que o pecado exige punição. Esta é a mesma conclusão que tiramos das palavras e atos de Deus até aquela época. A castigo pelo pecado é justo.)

a. Se Deus pode retardar o castigo pelo pecado, por que Ele simplesmente não esquece a coisa toda? Por que Ele não pode mudar as Suas regras, de forma que o pecado não precise mais ser punido a cada vez?

b. Você já viu antes algum tipo de justiça como esta descrita em Romanos 3? (Isto é espantoso. Deus morreu pelo pecado, para demonstrar o Seu modelo de “justiça”. Esta não é uma justiça que eu vejo normalmente no mundo.)

2. Como Romanos 3:25 pode dizer que Deus havia “deixado impunes os pecados anteriormente cometidos”? E todos aqueles animais que morreram? (Deus não estava brincando com Adão e Eva no Jardim do Éden? O pecado traz a morte. Não a morte de animais, mas a tua morte. A oferta de animais não “perdoava” os pecados das pessoas. Ela não satisfazia a lei. Simplesmente apontava em direção a um castigo futuro, que seria pago pela morte de Jesus.)

3. Como Jesus satisfaz o castigo pelo pecado? Não é o pecado dEle? Por que Ele é uma solução melhor do que matar um bando de animais? (Eu já tive problemas com a lógica disto, mas aí vai a minha melhor explicação: Adão e Eva eram perfeitos, até o dia em que pecaram. Por causa de seu pecado, todos nós nos tornamos pecadores (Romanos 5:12-14), tenhamos ou não cometido realmente pecado. Deus poderia ter executado o juízo (justiça) sobre Adão e Eva no momento em que pecaram (e, portanto, poupando o restante de nós do Seu pecado). Ou então, Deus poderia permitir que a obra natural do pecado tomasse o seu curso. Quando Jesus veio à terra, Ele veio como Adão e Eva vieram, ou seja, perfeito. Ele viveu uma vida sem pecado, e morreu como um substituto de Adão e Eva (Romanos 5:15-17). O resultado disso é a vida para o restante de nós.)

a. Outro ser humano teria sido [uma oferta] suficiente? (Outro ser humano, depois de Adão, teria sido infectado com o pecado de Adão. Jesus é o nosso Criador (João 1:1-3). O Criador pode, logicamente, morrer no lugar de Sua criação.)

(1) Veja esta questão por um ângulo ligeiramente diferente. A idéia de pagar um resgate para um seqüestrador faz sentido? (O comentário The Bible Knowledge Commentary aponta que a palavra grega para “redenção” vem da raiz da palavra grega para “pagamento de resgate”.)

F. Quando olho para o aspecto da “justiça” no sofrimento de Jesus, fico impressionado com o quão seriamente um Deus justo considera o pecado. O pecado traz a morte e os pecadores merecem a execução. O cristão que deixa de levar o pecado a sério na sua vida está simplesmente deixando de compreender o óbvio!

G. Vamos resumir o que aprendemos. Deus disse aos seres humanos desde o começo que o castigo pelo pecado é morte. Ele pecaram assim mesmo e lançaram o resto de nós no pecado. Deus ilustrou a ligação entre o pecado e a morte através do serviço do santuário – mas não castigou o pecado naquele tempo. No final, Deus sofreu e morreu para pagar o castigo pelos nossos pecados. Assim como Eva nos lançou na morte, assim também Jesus nos lançou de volta à vida! Vemos a razão “legal” pela qual Deus morreu; o que não vemos é porque Ele se dispôs, voluntariamente e sofrer de forma tão intensa. Vamos ver isto em seguida.

II. O Amor de Deus

A. Leia Romanos 5:6-8. Que outra razão motivou Deus a sofrer tão terrivelmente em nosso lugar? (Seu amor!)

1. Por que Paulo insiste no fato de que Deus morreu por nós “quando ainda éramos pecadores”? (Nós não éramos amigos de Deus. Éramos Seus inimigos, por causa de nossos pecados. Estávamos em rebelião contra Ele! Este é um amor espantosamente extraordinário!)

B. Que tensão você vê entre a Justiça de Deus e o Seu amor? (O comentário The Bible Knowledge Commentary sobre Romanos 3:25-26 diz que “o dilema divino de Deus era como satisfazer a Sua própria justiça e suas exigências sobre os pecadores e, ao mesmo tempo, como demonstrar a Sua graça, amor e misericórdia para restaurar as criaturas rebeldes e alienadas, consigo mesmo.”)

1. Se um policial te para por excesso de velocidade, como você reage?

2. Se você é levado diante de um juiz para responder por algo que você fez, como você reage?

3. Se alguém realiza uma tarefa difícil no teu lugar (de graça), como você reage?

4. Se alguém sacrifica algo muito importante por tua causa, como você reage?

a. Coloque as respostas a todas as quatro perguntas anteriores no mesmo saco e você vai ter um vislumbre da natureza do pensamento de Deus sobre nós (os rebeldes) e como resolver o nosso problema do pecado.

III. A Vida de Crisol

A. Conforme vimos, Jesus sofreu por nós por causa de Sua justiça e Seu amor. Até que ponto isto explica o universo do nosso sofrimento?

1. Vamos por partes. Quanto do nosso sofrimento é justiça? Quanto é devido a erros que cometemos?

a. Quanto do nosso sofrimento é devido a erros de outros?

2. Quanto do nosso sofrimento é devido ao nosso amor pelos outros?

B. Jesus é o nosso exemplo em cada uma dessas situações? (Ele andou através do fogo antes de nós, em cada tipo de sofrimento.)

C. Amigo, existem muitas lições no que Jesus fez por nós. Uma delas é a seriedade do pecado. Outra é essa: se você quer limitar o teu sofrimento, então evite pecar. Outra lição é que quando você sofre porque está seguindo a Jesus, regozije-se! A última lição é o incrível, extraordinário, apaixonadamente extravagante amor que Jesus tem por nós! Você não vai decidir hoje segui-Lo?

IV. Próxima Semana: Iniciaremos uma nova série de estudos acerca do Discipulado.

=============================== Direito de Cópia de 2007, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: