terça-feira, 7 de outubro de 2008

Eclesiastes - Lição 11

Ungüentos e Moscas Mortas (Eclesiastes 10)

Introdução: Na semana passada, terminamos nosso estudo com a história do homem que salvou a cidade contra um grande poderio militar. O povo da cidade esqueceu-se do homem porque ele era pobre. A sabedoria dele não foi valorizada por eles. Nesta semana Salomão continua a nos advertir a considerarmos a importância da sabedoria em nossas palavras e em nossas obras. Vamos mergulhar com sabedoria em nosso estudo!

I. Moscas Mortas e Democratas

A. Leia Eclesiastes 10:1. Imagine moscas mortas em um vidro aberto de perfume. Você tiraria as moscas e usaria o perfume?

1. Se você diz que “não”, o fedor das moscas não se desvaneceria assim que você as tirasse do perfume?

2. Não seria uma atitude “pró-natureza” usar todo o perfume? (Você coloca o perfume no teu corpo. A idéia de esfregar essência de mosca morta em si mesmo é simplesmente repugnante. Além disso, alguém poderia ser capaz de sentir uma partícula do cheiro de “mosca morta” em você.)

3. Agora que você se concentrou neste problema, que cuidado você vai ter no futuro para manter tampado o teu vidro de perfume?

4. Que cuidado você deve ter para evitar uma pequena tolice na tua vida? (Você tem todo aquele bom perfume no vidro, e tem todas as coisas boas e honradas na tua vida. Parece ser irracional jogar fora todo aquele perfume por causa de algumas moscas mortas, mas o fato triste é que você pode arruinar a tua vida por umas poucas (talvez mesmo uma) ação tola.)

B. Leia Eclesiastes 10:2. Agora que você estava pensando que Salomão estava escrevendo para um outro tempo e lugar, os Republicanos americanos se dão conta de que as palavras dele são para a nossa época, certo?

1. Falando sério, Salomão acabou de nos dizer que um pouco de tolice pode arruinar a nossa vida. Como você compreende a conselho dele para evitar a tolice? Como podemos conseguir que nossos corações tenham tendência para o que é correto? Deveríamos, literalmente nos inclinar para o que é certo? (O comentário “Be Satisfied” explica que “no mundo antigo, a mão direita era o lugar do poder e da honra, enquanto que a mão esquerda representava fraqueza e rejeição”. Se você é sábio, a tua mente está voltada para o que é moralmente direito e isto fará com que você tenha inclinação em direção ao poder e à honra. Se você é tolo, vai gravitar em torno do que é errado e isto vai te trazer problemas.)

C. Leia Eclesiastes 10:3. As pessoas tolas são óbvias? (Salomão nos diz que mesmo nas tarefas mais simples – como dirigir um carro – você pode dizer se uma pessoa tem falta de sabedoria.)

II. Conselhos Práticos Para Aspirantes a Tolos

A. Leia Eclesiastes 10:4. Você já viu alguém sair de uma reunião com raiva, pisando duro? Já viu alguém pedir a conta do emprego de uma hora para outra? (Eu conheço uma pessoa que saiu de um emprego do qual ele, de maneira geral, gostava, porque teve um momento de raiva. No dia seguinte, mudou de idéia, mas o seu chefe lhe disse que ele já havia saído. Minha impressão é que a sua vida profissional jamais foi tão boa como era. Salomão diz, “Quando teu chefe ficar com raiva, mantenha a calma, continue trabalhando, explique tua posição e assim poderá esclarecer os mal-entendidos do teu chefe.”)

B. Leia Eclesiastes 10:5-7. Você pode depender de teu chefe não ser um tolo? (Não. Pessoas que estão no controle comentem erros e promovem tolos a posições de autoridade. Quando isto acontece, receba isto com calma e faça o teu melhor no trabalho.)

C. Leia Eclesiastes 10:8-9. Se você trabalha duto e de forma inteligente, existe alguma garantia de que será bem-sucedido? (A mensagem de Salomão é que ser sábio e trabalhar duro, ter a inclinação para fazer o que é certo, não é um método completamente seguro para o sucesso. Por causa de erros de julgamento, alguns tolos podem ter autoridade sobre você. Às vezes, o teu trabalho árduo acaba te machucando. A vida aqui na terra não é previsível, em absoluto.)

D. Leia Eclesiastes 10:10. O que você deveria fazer, se está trabalhando sob a autoridade de um tolo? Um machado cego tem algo a ver com isso? (Salomão diz que mesmo se você tem que trabalhar sob condições precárias (trabalhar com um machado cego), se trabalhar duro e de forma hábil, poderá vencer as condições difíceis. A mensagem parece ser que a vida é imprevisível, a vida apresenta desafios mas, em geral, ser sábio e ter habilidade trará o sucesso.)

E. Leia Eclesiastes 10:11. E se você está fazendo o que Salomão sugere em Eclesiastes 10:10, e o teu chefe “machado cego” te morde antes que tenha sido capaz de mostrar os resultados do teu trabalho duro e hábil? (Neste caso, você não vai lucrar pelo teu trabalho duro.)

1. Ser “mordido” pelo teu chefe seria culpa tua? Afinal de contas, nesta história toda você é o “encantador de serpentes”. O encantador de serpentes falhou em “encantar”? (Compare com Provérbios 22:11.)

2. Existe algum outro ponto que você ache que Salomão está levantando aqui? (Salomão parece estar bastante preocupado com cobras. Ele menciona ser mordido neste verso e em Eclesiastes 10:8. Encantamento de serpentes é, obviamente, uma profissão perigosa. O ponto de Salomão pode ser que se você se envolve em um trabalho de alto risco, ou investimentos e alto risco, pode acabar sendo mordido.)

F. Leia Eclesiastes 10:12. O que seria uma palavra benéfica? (Leia Provérbios 25:11. Gosto deste quadro mental. Você aprecia palavras bondosas. Você é edificado por palavras bondosas. Lembro-me de uma diligente obreira da igreja que criava todo tipo de problemas com as suas palavras. Ela sabia que suas palavras ofendiam, mas não mudava seu comportamento. Lembro-me dela dizendo (freqüentemente), “Vou ser direta, porque é assim que eu sou.” E então ela rasgava os teus ouvidos com suas críticas “diretas”. Somos pecadores por natureza, mas isto não é justificativa para continuarmos pecando! Considere as tuas palavras!)

1. Outro quadro mental interessante é encontrado em Eclesiastes 10:12: um tolo é destruído pelos seus próprios lábios. Imagine teus lábios te consumindo! O que isto quer dizer? (As tias palavras destroem a qualidade da tua vida. Veja Provérbios 10:21.)

G. Leia Eclesiastes 10:13-14. Como a tolice é diferente da loucura? Por que um tolo começaria com palavras que são tolice e terminaria com palavras que são loucura? (Todos nós podemos nos lembrar de momentos em que dissemos alguma coisa de forma tola. Se você é sábio, aprenderá com isto e não repetirá. Porém, se é um tolo, não aprenderá coisa alguma, e continuará a despejar coisas sem sentido, esperando um resultado diferente. Um ditado contemporâneo diz que a definição de insanidade é repetir a mesma ação e esperar um resultado diferente.)

1. Por que este texto termina com um comentário sobre o futuro? O que palavras tolas tem a ver com predizer o futuro? (Leia Provérbios 27:1. Queremos nos vangloriar de nossas esperanças e sonhos. Mas isto, também, é tolice, pois não conhecemos o futuro. O futuro está nas mãos de Deus.)

H. Leia Eclesiastes 10:15. Por que um tolo ficaria mais cansado por causa de seu trabalho do que uma pessoa sábia? (O tolo está falando demais, não está prestando atenção ao que está acontecendo. Isto faz com que ele gaste tempo fazendo coisas desnecessárias. [N.T. – O texto da NVI em inglês diz, na última parte deste verso “Ele não conhece o caminho para a cidade”. Por este motivo, o Dr. Cameron refere-se a “cidade” ao comentar este verso.] O comentário “Be Satisfied” traz o comentário interessante de que o tolo está falando tanto que não vê a sinalização da estrada que indica a saída em direção à cidade. Devo confessar que já perdi sinais de entrada para o meu destino por causa de conversar enquanto dirigia.)

1. “Ele não consegue achar o caminho para o tribunal”, é um velho ditado a respeito de advogados incompetentes. Como sempre estou em audiências em tribunais diferentes, é comum me encontrar tentando achar o tribunal. Esta expressão se aplicaria a mim? (O que Salomão e esta expressão nos dizem é que se você não consegue encontrar o local onde deveria estar trabalhando, obviamente não pode fazer o trabalho. Se o trabalho é em uma cidade, e você não consegue encontrar a cidade, está com problemas.)

2. Seria apropriado compreender “a cidade” como referindo-se a Jerusalém? [Ver nota do tradutor acima]

I. Vamos saltar alguns versos e ler Eclesiastes 10:18. Ontem, em estava contemplando minha vida e vi o que eu pensei ser uma deficiência. Nada em minha casa é consertado, a não ser que eu conserte. Os meus colegas do escritório não sabem como fazer essas coisas “práticas” que eu faço, e então, pagam para outras pessoas fazerem essas coisas. O fato de que eu estou trabalhando enquanto outros estão pagando para que outros consertem as coisas é contrário ao que Salomão diz? (Os outros trabalham para ganhar dinheiro, para pagar trabalhadores, para que esses façam o que eles não podem fazer. De uma forma ou de outra, os meus colegas do escritório “trabalham” para evitar que o teto tenha goteiras ou que as vigas enverguem. O objetivo, que eu não estou conseguindo cumprir, é empregar trabalhadores para ganhar dinheiro para você!)

J. Leia Eclesiastes 10:19. Você concorda? Se sim, como isto é verdade? (Uma vez que Salomão está simplesmente escrevendo sobre a preguiça, pode estar sugerindo que o suborno seja a “resposta” quando você é um governante tolo e preguiçoso.)

K. Leia Eclesiastes 10:20. O que é uma “ave do céu”? Se você é um empregado, segue este sábio conselho? (Você se lembra de toda aquela discussão sobre os chefes tolos “machados cegos”? Se está achado que tem um desses, deveria manter essa opinião para si mesmo. Mesmo pensar sobre tuas reclamações a respeito do chefe não fazem bem.)

1. A que outras situações além do emprego, este conselho se aplicaria?

L. Amigo, a vida aqui na terra não é inteiramente previsível. Se quer melhorar as tuas chances de sucesso, os conselhos de Salomão são que você se concentre no que é correto, preste atenção às tuas palavras e demonstre sabedoria em tudo o que fizer.

III. Próxima Semana: O Caminho do Vento

=============================== Direito de Cópia de 2007, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: