terça-feira, 7 de outubro de 2008

Eclesiastes - Lição 05

Mais Vida Debaixo do Sol (Eclesiastes 4)

Introdução: Você já notou na política americana que todos – mesmo aqueles que tem ocupado lugares no governo por toda a vida – gostam de concorrer em eleições se apresentando como se fossem “de fora”? “Prometo trazer novos ares e uma nova perspectiva para o governo!” Quantas vezes você já ouviu isto? Bem, provando que eles estão certos e que nada é novo, ouvimos a mesma coisa do rei Salomão! Vamos pular para dentro de nossa lição e aprender mais!

I. O Opressor Repulsivo

A. Leia Eclesiastes 4:1. Salomão olhou em volta e viu muita opressão. O governo não fazia nada! Onde você acha que Salomão estava olhando, já que ele era o rei de tudo o que ele estava vendo?

1. Você vê opressão à tua volta? (Meu trabalho é lutar contra a opressão. Luto contra os empregadores e contra os sindicatos o tempo todo. Às vezes, o empregador é parte de algum nível governamental. Porém, a maior parte de meus clientes pode perder o emprego. Empregos são importantes, mas não são como perder a vida!Estou certo de que algumas pessoas que estão lendo isto vivem em países que possuem uma opressão real, mas suspeito que a maioria dos leitores não enfrentam uma opressão real.)

B. Leia Eclesiastes 4:2. Qual é a forma mais severa de opressão? (Podemos ter um debate entre a tortura e a morte. Mas, a morte é mais absoluta.)

1. Qual é a solução de Salomão para a opressão? (A morte! Seus argumentos não fazem sentido lógico. Se a opressão traz a morte, ele argumenta que deveríamos ir direto para o final do jogo.)

C. Leia Eclesiastes 4:3. Qual é a verdadeira solução para quem vive uma vida de opressão? (Nunca ter nascido.)

1. Para uma pessoa que tinha todo o dinheiro, mulheres e poder que jamais poderia usar, Salomão parece ser um cara realmente engraçado. Um cara que tira os prazeres da vida até a última gota!

a. O que isto nos ensina sobre dinheiro, poder e mulheres? (Você pode ter tudo isto e ainda falar coisas sem sentido sobre como você gostaria de nunca ter nascido.)

b. Qual é a tua opinião sobre Salomão? (Não sou psicólogo ou psiquiatra, mas Salomão parece apresentar sintomas de depressão.)

(1) Por que Deus colocaria isto na Bíblia? (Para dar encorajamento àqueles que sofrem de depressão. As pessoas mais ricas, mais poderosas que estão por aí não são imunes à depressão.)

2. Você concorda com o eu Salomão diz em Eclesiastes 4:3? (Não! O aborto é a pior forma de opressão. Salomão pode, pelo menos, escolher, baseado em sua percepção da vida. Alguém que nunca nasceu, nunca poderá escolher. A escolha mais importante, é claro, é pela a vida eterna.)

a. Leia Eclesiastes 9:4. Salomão concorda com Salomão a respeito dos “benefícios” de estar morto?

II. Adam Smith

A. Leia Eclesiastes 4:4. O que leva a sociedade a prosperar? (Salomão diz: Inveja.)

1. Você concorda?

2. Adam Smith, um cristão sério, escreveu a obra clássica da economia: “A Riqueza das Nações”. Sua teoria, em resumo, é que se os governos deixarem as pessoas livres para construir, plantar e comercializar, elas buscarão maximizar a sua própria riqueza. Neste sistema de mercado livre, quando todos podem maximizar a sua própria riqueza sem qualquer planejamento do governo central, todos terminam maximizando a riqueza uns dos outros. Um exemplo hoje são os computadores e a Internet. Alguns indivíduos se tornaram extremamente ricos em um curto período de tempo, pelo desenvolvimento sem restrições dos computadores e da Internet. Isto tornou todos nós mais ricos, através de computadores e software baratos e da informação da Internet.)

a. Salomão e Adam Smith estão de acordo? (Sim, exceto que Salomão coloca uma ênfase negativa na natureza do nosso incentivo para a riqueza.)

B. Leia Eclesiastes 4:5-6. O que quer dizer “cruzar os braços”? (Não fazer coisa alguma – ou fazer muito pouco.)

1. Quantas abordagens ao trabalho você encontra nestes dois versos? (Três. Há o “tolo”, que não trabalha ou faz muito pouco. Há o viciado em trabalho, que tem as suas duas mãos cheias de trabalho. E existe a pessoas no meio do caminho, que trabalha com uma mão e cria tranqüilidade com a outra.)

a. Qual abordagem Salomão apóia? (Ele diz que a pessoa do meio do caminho tem a vida melhor.)

III. Homem Solitário

A. Leia Eclesiastes 4:7-8. O comentário “Be Satisfied” cita Sócrates: “Uma vida não questionada não merece ser vivida”. Quando este homem solitário questiona a sua vida, o que ele decide sobre sua interminável busca por mais riquezas? (Ele decide que está trabalhando sem parar por razão nenhuma.)

1. Você já questionou a tua vida? Teus objetivos? Aonde a vida está te levando?

B. Leia Eclesiastes 4:9-12. O que estes versos sugerem sobre o casamento?

1. O que eles sugerem sobre parcerias?

2. O que eles sugerem sobre amizades?

3. Tive um tio que foi ministro. Perguntei a ele que mudanças ele via na igreja, após seus muitos anos no ministério. Ele disse que quando era jovem, a igreja era o centro social da comunidade. Os membros se encontravam uns com os outros quando queriam fazer alguma coisa interessante. Hoje, meu tio disse que a televisão é o centro social da comunidade. As pessoas se encontram ao redor de suas televisões. O que Salomão diria sobre esta mudança na igreja? (Estamos nos tornando individualistas, e não amigos ou parceiros. Isto nos enfraquece.)

4. O que voe pode fazer na tua vida para se tornar um “cordão de três dobras”?

IV. Rei Idoso e Tolo

A. Leia Eclesiastes 4:13. Por que o rei tolo e velho não aceitou a repreensão? (Ele pensava que sabia tudo. Este é um padrão que tenho observado na minha prática da advocacia. Advogados antigos e poderosos não são tão bem preparados no tribunal. Lembro-me de ter uma argumentação contra um ex-procurador geral do estado. O ex-procurador geral estava citando um caso cuja sentença havia sido revogada na apelação. Ele aparentemente não tirou tempo para verificar se a sentença havia sido revogada! Mesmo quando apontei na argumentação oral que este caso havia tido a sentença revogada, ele continuou usando-o na argumentação! Recentemente, estava argumentando contra um ex-juiz da Suprema Corte estadual. Os argumentos dele eram, principalmente, que não era sua culpa se o cliente dele havia violado a lei! Como estou ficando mais velho, espero não cair neste poço de excesso de confiança e perder a minha preparação.)

B. Leia Eclesiastes 4:14-15. Que tipo de contexto possuía o jovem que competia com o velho rei? (Prisão ou pobreza!)

1. Por que isto é bom? (Salomão sugere que a adversidade te torna mais sábio.)

a. Isto é verdade?

2. Por que as pessoas seguem o jovem, em vez do velho rei? (O texto não é claro, mas parece que Salomão está dizendo que o rei novo aprendeu com o sue passado e colocou aquelas lições em prática na sai vida. O rei velho não estava mais disposto a aprender qualquer coisa, nem a ouvir os outros.)

a. Isto é uma lição para a tua vida?

b. Se voe é um líder na tua igreja, quais são as lições para a tua liderança? (Não se apegue tanto à tua própria maneira de fazer as coisas. Ouça os conselhos dos outros e leve-os a sério.)

C. Leia Eclesiastes 4:16. Quem é o “ele”, na frase “os que aderiram a ele”? (“Ele” refere-se ao rei jovem, sucessor do rei velho.)

1. O que aconteceu com o rei jovem? (Este texto é uma advertência. O rei jovem reinou sobre um grande número de pessoas. Mas veio um dia quando a maior parte de seus súditos era “nova” – pessoas jovens entraram em cena e os antigos súditos morreram. O rei jovem também envelheceu e parece que ele não havia aprendido a lição de continuar a ouvir conselhos e continuar a aprender. Assim, ele também foi rejeitado pelos novos súditos.)

D. Amigo, Salomão nos diz para fazermos amigos, ouvirmos conselhos e sermos diligentes em nosso trabalho. Estes são bons conselhos; você vai incorporá-los à tua vida?

V. Próxima Semana: O Rico e o Pobre

=============================== Direito de Cópia de 2007, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: