terça-feira, 7 de outubro de 2008

Na Bonança ou na Tempestade - Lição 06

Sansão e Suas Mulheres: A Loucura da Paixão (Juízes 13-16)

Introdução: Você já teve algum filho que tomou decisões erradas no casamento? Você já se perguntou se a forma como criou os teus filhos contribuíram para os problemas no casamento deles? O “gerenciamento da ira” é um problema no teu casamento? Nesta semana olharemos o início da vida de sansão e seu “casamento” para descobrirmos como Deus pode operar através de nossas decisões erradas. Vamos mergulhar direto em nossa história!

I. A Promessa

A. Leia Juízes 13:2-5. Imagine o entusiasmo da esposa de Manoá! O que Deus pede que ela faça e por que? (Ele diz que ela deve criar o filho como nazireu, porque ele “iniciará a libertação de Israel das mãos dos filisteus.”)

1. Você ficaria orgulhoso se um anjo dissesse isso a respeito de teu filho?

2. Se o filho deve ser criado como nazireu, por que isto envolve o fato de a mãe não poder beber álcool, nem comer qualquer coisa impura? Não é ela quem está fazendo o voto! (Este é um forte argumento contra o aborto. Deus considerava este filho como nazireu desde o momento da concepção. Ele diz que a mãe não deve beber ou comer qualquer coisa que seja inconsistente com o voto do nazireado, para que ela não passe a impureza ao seu filho recém-gerado.)

B. Leia Juízes 13:6. Por que a esposa não pediu ao anjo as suas credenciais? (Creio que você entende isto. Ela estava embasbacada pelo acontecimento. Ela gostaria de haver pedido, para que isto aumentasse a credibilidade de sua história.)

C. Leia Juízes 13:7-8. O que estes pais queriam saber?

1. Que instruções foram dadas à esposa sobre como criar seu filho? (Juízes 13:5 – não corte o seu cabelo – como parte do voto de nazireu. Para maiores informações sobre o voto de nazireu, leia Números 6:1-21. Estas instruções eram bastante estritas.)

D. Leia Juízes 13:9-14. Que nota você daria para a resposta do anjo?

1. Há mais aqui do que pode ver o olho? Podemos concluir, a partir desta resposta inconclusiva, que a retidão da mãe é incrivelmente importante para a criação de um filho justo? (Considere isto em relação à conversa do anjo com Maria: Lucas 1:28-33.)

2. Quão qualificados estes pais se sentem para criar este filho especial?

a. Quão qualificados você acha que eles são? (Eles possuem a atitude correta: querem fazer as coisas direito!)

II. O Filho e a Sua Esposa

A. Leia Juízes 13:24-14:2. Como você reagiria se fosse um dos pais de Sansão? (Ele deveria ser “separado para Deus”, deveria “libertar Israel das mãos dos filisteus.” Ele não deveria estar tomando a mão de uma filistéia em casamento!)

1. É assim que os casamentos arranjados deveriam funcionar? (Os casamentos deveriam ser negociados pelos pais. Mas tenho certeza de que eram os pais quem geralmente tomavam a “decisão final”, não o filho.)

2. Que tipo de impressão você está tendo de Sansão? (Uma impressão mista. O Espírito Santo está trabalhando com ele. Ao mesmo tempo, ele trata de forma inapropriada seus pais e a sua missão de vida.)

3. O que você acha da opinião de Sansão sobre as mulheres? (O texto diz que ele meramente a “viu” – isto parece ser totalmente baseado na aparência.)

B. Leia Juízes 14:3. Este casamento era aceitável aos pais de Sansão? (Leia Deuteronômio 7:1-3. Um comentário sugere, baseado neste texto, que não seria “contra a lei” casar-se com uma filistéia. Por outro lado, Êxodo 34:16 diz para não dar ao filho uma esposa que o levaria a adorar outros deuses. Como Sansão poderia livrar seu povo de um grupo do qual ele estava prestes a se tornar parte da “família”?)

C. Leia Juízes 14:4. Como explicar este comentário “por trás da cena”? É realmente da vontade de Deus violar as Suas próprias regras acerca do casamento? Deus selecionaria uma esposa apenas para criar uma briga? (Este é um exemplo de Deus operando através de nossas decisões erradas para o benefício de Sua causa. Sansão deveria estar liderando a luta para lançar fora o jugo da opressão dos filisteus (Juízes 13:5). Em vez disso, ele está se aproximando deles e flertando com suas mulheres. Deus usa as escolhas erradas de sansão para o benefício de Sua causa.)

D. Leia Juízes 14:5-7. O que este texto confirma a respeito da base para a decisão de Sansão em tomar esta mulher como esposa? (Ele nem mesmo havia falado com ela antes.)

1. Quem capacitou sansão a vencer o leão? (O “Espírito do Senhor”. Este texto abre os meus olhos. Por alguma razão, penso que, de forma geral, os anjos nos dão proteção física e que o Espírito Santo nos dá entendimento da vontade de Deus. Com esta divisão de tarefas, quando eu oro a Deus pedindo ajuda com as argumentações legais, por quem eu deveria pedir? Este texto mostra que o Espírito Santo não está limitado a ser o “Consolador” ou um “Revelador”. A terceira pessoa da Trindade também é um “matador de leões”!)

E. Leia Juízes 14:8-9. este relato nos fala mais d que está à vista. Isto é simples como comer um doce? (Não! Lembre-se de que Sansão deveria ser um nazireu e eles (Números 6:6) “não poderiam aproximar-se de um cadáver”. Este texto mostra claramente que Sansão era muito frouxo em sua obediência a Deus.)

F. Sansão, como noivo, cumpriu suas obrigações para a festa. A semana do casamento começa e Sansão desafia seus 30 companheiros filisteus. Leia Juízes 14:12-14. Você sabe a resposta?

G. Leia Juízes 14:15-17. Os filisteus eram obviamente “pessoas legais”. Você culparia Sansão pelas ações de sua nova esposa? O que você teria feito se fosse a esposa de Sansão?”

1. O casamento começa de forma horrível. Qual é a causa raiz do problema no casamento deles? (Casar-se com alguém de fora do povo de Deus.)

H. Leia Juízes 14:18-19. O que Sansão quer dizer quando fala “Se vocês não tivessem arado com a minha novilha”? (Eles haviam usado de forma injusta a sua esposa para descobrir a resposta ao enigma.)

1. Uma vez que Sansão compreende que eles agiram de forma injusta, por que ele os paga? (Talvez ele ainda esteja preocupado com relação à ameaça à sua esposa.)

2. Com quem Sansão está nervoso? (Muito provavelmente com a sua esposa. Se estivesse nervoso com os 30 rapazes, poderia tê-los matado, em vez de matar os filisteus de Ascalom.)

I. Leia Juízes 14:20. Os pais de Sansão não estavam muito entusiasmados com este casamento. Qual atitude os pais da moça parecem ter a respeito? (O pai a dá em casamento a um dos 30 filisteus, para ser a sua esposa!)

1. Certamente o pai tem consciência de que Sansão foi tratado de forma injusta por sua filha e os 30 filisteus. Por que ele tornaria o problema permanente, casando a sua filha com outra pessoa?

J. Leia Juízes 15:1-2. Por que você acha que o “sogro” oferece outra filha a sansão?

K. Leia Juízes 15:3-5. Pense sobre o que aconteceu. É “justo” que sansão ataque as plantações dos filisteus? Quem é realmente a fonte de seu nervosismo? (Seu “sogro”.)

1. Por que ele atacaria as colheitas desta forma? (Penso que ele perverteu o sentido da palavra “diversão”. A Sociedade Protetora dos Animais não ficaria feliz. É claro, nem os filisteus, como veremos.)

L. Leia Juízes 15:6. Sansão pode não ter sido capaz de distinguir a fonte do problema, mas os filisteus puderam. O que isto nos ensina a respeito do caráter dos filisteus e por que Deus havia decidido executar juízos sobre eles?

III. Oportunidades Perdidas

A. Juízes 15 registra que Sansão fez uma retaliação, os filisteus responderam e Sansão acabou matando 1.000 filisteus. Israel fez de Sansão o seu líder, mas ele continuou a ser atraído pelo tipo errado de mulher. No final, a fraqueza de Sansão por mulheres, suas falhas em seguir a lei de Deus, o levam a ser capturado pelos filisteus. Vamos acompanhar a história em Juízes 16:21. Como foi o final da vida de Sansão?

1. Por que eles o cegariam? (Sem dúvida para torná-lo menos perigoso. Considere que a “cobiça dos olhos” o levou para onde está agra. Ele perdeu seus olhos.)

B. Leia Juízes 16:23-30. Sansão acaba sendo um “guerreiro suicida”. Ele é mais bem sucedido em sua morte do que em vida. Que oportunidade perdida! Qual você diria que foi a fraqueza central na vida de sansão, e que o levou a este ponto tão baixo?

C. Amigo, Sansão permanece como uma lição prática sobre sermos fiéis a Deus no que diz respeito aos desejos sexuais. Você vai decidir seguir a Deus e não terminar como Sansão?

IV. Próxima Semana: Boás e Rute: Firmes Fundamentos

=============================== Direito de Cópia de 2007, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: