domingo, 19 de outubro de 2008

Maravilhoso Jesus - Lição 02

O Mistério de Sua Divindade (Hebreus 1; Colossenses 1; Apocalipse 19)

Introdução: Em minha limitada exposição à História ou às religiões mundiais, as declarações a respeito da divindade de Jesus parecem singulares. O Judaísmo ou ainda está esperando por um Messias ou perdeu o interesse no assunto. No Islamismo, o maior título dado a alguém que tenha vivido nesta terra é o de “profeta”. A declarações feitas por muitos governantes terrestres, sobre serem um “deus-rei” parece que nunca se estenderam para além de seu tempo de vida. O povo esperava que o próximo governante ocupasse o mesmo lugar como “deus-rei”. Jesus faz declarações únicas, as quais são apoiadas pelo Antigo Testamento – um livro aceito por judeus, muçulmanos e cristãos. Vamos pular direto para dentro do nosso estudo e ver o que a Bíblia tem a dizer acerca da divindade de Jesus!

I. Dias Antigos

A. Leia Miquéias 5:2. esta é uma profecia messiânica, e sabemos que Jesus nasceu em Belém. O que este texto diz acerca da extensão de tempo da existência de Jesus? (“Suas origens estão no passado distante, em tempos antigos.”)

B. Leia Isaías 9:6. Que aparente contradição você vê nestes versos? (Ele está cheio de contradições. O “filho” é chamado de “Pai”. Um “menino” é chamado de “Deus”. Alguém que nasceu é chamado de “Eterno”.)

1. Você consegue resolver essas contradições de forma lógica?

a. Em caso afirmativo, como? (A contradição pai/filho é fácil. Eu sou um filho e também sou um pai. Temos visto na história crianças que foram chamadas de deuses. Nascido/eterno é mais difícil. Teria que se referir a alguém que já existia antes de ter nascido.)

II. Criador do Universo

A. Leia Hebreus 1:1-3. O que este texto diz a respeito da existência de Jesus antes de Seu nascimento em Belém? Quão antigo Ele é? (O texto diz que Deus fez o universo através de Jesus. Ele fez este lugar, antes de nascer aqui!)

1. Muitos cientistas crêem que existe uma grande teoria unificadora do universo (GTU). Eu acredito nisso. Nosso Deus é um Deus de lei e ordem, e a mais comum das pessoas pode ver que existe uma ordem subjacente às coisas. (O que você acha, o sol nasceu nesta manhã. Que coisa inesperada!) Sempre estou atento para pistas da GTU. Que pista de uma GTU você consegue identificar aqui e o que ela tem a ver com a divindade de Jesus? (O texto diz que a palavra de Jesus “sustenta” todas as coisas. Algum poder universal emana da palavra de Jesus e sustenta toda a vida.)

B. Leia Hebreus 1:4-5. Jesus é um ser criado, como os anjos? (O texto diz claramente que Jesus não é um anjo que foi promovido ou adotado, para tornar-se o Filho de Deus.)

1. O que você faz com a frase que diz que Jesus “tornou-se ... superior” e que Ele “herdou” Seu nome? (Minha sugestão é que isto tem a ver com a encarnação. Quando Jesus-Deus se tornou homem, viveu uma vida perfeita, morreu pelos nossos pecados e ressuscitou, Ele foi “promovido” de alguma forma. Ele fez uma coisa que nenhum outro membro da Trindade havia feito. Ele fez uma coisa que nenhum outro ser, somente Deus poderia fazer. Ele derrotou o pecado. Certamente existe algum tipo de reconhecimento para isso!

C. Leia Hebreus 1:6. Este verso é uma prova de que Jesus não pré-existia eternamente, que Ele “nasceu”? (Não. Já aprendemos anteriormente que Jesus criou o lugar onde Ele nasceria; portanto para Ele “nascer” e ser pré-existente são termos compatíveis. Note especialmente que este texto se refere a Jesus haver nascido no “mundo” e não no “universo”. Isto reforça a idéia de Seu nascimento humano.)

1. Leia Colossenses 1:18, para ter uma outra sugestão a respeito do significado de Jesus ter “nascido”. Que novo significado este verso sugere para o termo “primogênito”? (Paulo se refere à ressurreição de Jesus como “o primogênito dentre os mortos”.)

D. Leia João 3:16, na versão Almeida. A palavra “unigênito” é uma prova de que Jesus foi gerado e não pré-existia eternamente? (O autor das lições nas quais estes estudos são baseados faz uma longa explicação da palavra grega (monogenes), e da forma como João utiliza o termo subjacente. Penso que esta explicação está certa, mas também penso que existe uma resposta muito mais simples: Jesus nasceu de Maria. Portanto, Ele foi “gerado”, Por outro lado, a Bíblia declara claramente que Jesus existia antes de ser gerado por Maria.)

E. Leia Hebreus 1:7-9 na versão Almeida. Se Jesus é completamente Deus, como pode ser ungido “mais” do que os Seus “companheiros”, os anjos? Por que Ele precisaria ser ungido “mais”? (Novamente, penso que toda esta série de textos está argumentando que foi dada a Jesus uma honra especial porque ele derrotou o pecado. Se você olhar novamente em Hebreus 1:3-4, verá que o texto cria uma seqüência: Jesus proveu a purificação dos pecados e então assenta-se à direita de Deus. Parece que neste ponto alguma honra especial é conferida sobre Jesus. Creio que é a isto que a expressão “ungiu .. mais do que a teus companheiros” de Hebreus 1:8 se refere. Nenhum anjo morreu pelos nossos pecados. Deus morreu por nós!)

F. Leia Colossenses 1:15. Como Jesus dá honras aos outros membros da Trindade? (Deus é invisível. Jesus é a imagem visível de Deus.)

1. Isto tem um significado maior do que o sentido visual? (Sim. Quando Jesus veio à terra, Ele revelou o caráter e o amor de Deus.)

2. Este texto também se refere a Jesus ser o “primogênito”. A referência é ao nascimento de Jesus ou à Sua ressurreição?

G. Leia Colossenses 1:16-17. Este texto afirma claramente que Jesus é o Criador do universo. Note a última frase do verso 16: “e para Ele”. Como o nosso universo (incluindo a nós) foi criado para Jesus? (Se você cria alguma coisa, esta coisa te pertence. Você tem orgulho dela. Se você cria agentes morais livres, cria pessoas que te amam.)

1. Um pensamento tenebroso passou pela minha mente. O nosso mundo foi criado com o propósito de demonstrar o conflito entre o bem e o mal? Foi planejado para ser o lugar no qual Jesus demonstraria que Deus é justo e amorável, e digno de ser escolhido, ao invés de Satanás?

a. A resposta a isso faria diferença para a tua fé? (Leia Romanos 9:20-21.)

2. Lembra-se dos meus comentários acerca da GTU? O que o texto quer dizer quando fala (Colossenses 1:17) “nEle tudo subsiste”? (Jesus emana algum poder que também é a “cola” do universo.)

H. Considere o impacto geral destes textos. O que sabemos sobre Jesus? (Ele não é um mero homem. Não é um mero anjo. Ele é o Criador, que exatamente neste momento continua a sustentar o universo!)

III. Vitória Sobre o Pecado

A. Leia Apocalipse 19:11-16. Simplesmente feche os teus olhos e imagine esta cena! Quem é este Guerreiro? Quem é o “Rei dos reis e Senhor dos senhores”? (O verso 13 revela que o Seu nome é “Palavra de Deus”.)

1. Quem é a “Palavra de Deus”? Leia João 1:1-3 e veja também João 1:14-35. João, que também escreveu o livro do Apocalipse, identifica Jesus como “A Palavra”. A identificação é inequívoca. Jesus é o Guerreiro no cavalo branco, Ele é o Rei dos reis e Senhor dos senhores de Apocalipse 19.)

B. Leia Apocalipse 19:19-21. Aprendemos que Jesus é o nosso Criador. Sabemos que Ele morreu por nós, para que possamos ter a vida eterna. Que outro fato aprendemos a respeito de Jesus? (Ele é o “Exterminador”. Ele destrói o pecado, os defensores do pecado, os pecadores não arrependidos.)

C. Amigo, de que lado você gostaria de estar na batalha entre o bem e o mal? Se ainda não escolheu dar a tua lealdade a Jesus como teu Deus, o momento para fazer isso é exatamente agora. O argumento a favor do lado dEle é irresistível.

IV. Próxima Semana: A Realidade de Sua Humanidade

=============================== Direito de Cópia de 2008, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: