domingo, 19 de outubro de 2008

Maravilhoso Jesus - Lição 06

O Desafio de Suas Declarações (Mateus 19 e 20)

Introdução: Você alguma vez já desejou que Deus se sentasse e explicasse exatamente o que Ele pensa que você pode ou não pode fazer? Sem necessidade de ficar em dúvida. Agora você vai poder saber! Tive este pensamento várias vezes. Às vezes os ensinamentos de Jesus são confusos. Por outro lado, me conheço bem o bastante para saber que, às vezes, gosto de um pouco de ambigüidade. Desta forma, posso fazer o que quero e ainda manter a mim mesmo na ilusão de que estou fazendo a vontade de Deus. Esta semana vamos olhar algumas das afirmações de Jesus, as quais, se compreendidas corretamente, nos desafiam a um nível muito alto de obediência a um nível muito alto de confiança. Vamos mergulhar em nossa lição e aprender mais!

I. Divórcio.

A. Leia Mateus 19:3. Por que você acha que isto era um teste para Jesus? Não seria natural para Ele dizer, “É claro que você não pode se divorciar da tua esposa por qualquer razão!” (Havia duas escolas de pensamento entre os fariseus. A escola liberal de Hillel ensinava que um homem pode se divorciar de sua esposa por motivos triviais, tais como queimar a refeição. A escola conservadora de Shammai ensinava que você só podia se divorciar da atua esposa por falta de modéstia ou conduta indecente.)

B. Leia Mateus 19:4-6. Jesus apoiou algum destes dois pontos de vista correntes entre os líderes judaicos? (Jesus diz que o modelo é o casamento por toda a vida.)

C. Leia Mateus 19:7. Moisés, sendo dirigido por Deus, permitiu o divórcio? (Leia Deuteronômio 24:1-4. Esta é a fonte do pensamento das duas escolas judaicas. Logicamente, a conduta “indecente” seria alguma coisa menos do que fornicação antes do casamento ou adultério, porque a pena por adultério era a morte, e não o divórcio (Deuteronômio 22:13-22).)

D. Leia Mateus 19:8. Moisés não está em uma aventura por conta própria. Ele escreveu sob inspiração de Deus. Como Jesus explica a diferença entre o que Ele (Deus) está dizendo diretamente e o que Deus disse através de Moisés? (Ele diz que Deus fez uma concessão aos corações pecaminosos do povo. O comentário “The Wycliffe Bible Commentary” diz que o regulamento de Moisés era “uma proteção para as esposas do capricho dos homens, não uma autorização para os maridos se divorciarem à vontade”.)

1. Vamos parar por um momento e reconhecer isso. As regras contra o pecado estão sujeitas a serem torcidas? Um Deus Justo pode se comprometer com o pecado?

2. Se a dureza de coração é uma desculpa, aqueles que são duros de coração atualmente estão desculpados?

E. Leia Mateus 19:9. O que Jesus diz acerca do divórcio por outro motivo além da “infidelidade marital”? (“Imoralidade sexual” é a forma como esta palavra grega é frequentemente traduzida.) (Jesus diz que isso é adultério!)

1. Como vimos, a pena por adultério era a morte. Este é um dos Dez Mandamentos (Êxodo 20:14). Jesus confirma que o divórcio casual é um grande problema moral. Não é pecado, pedado em qualquer época? Por que o divórcio estava OK na época de Moisés não estava OK na época de Jesus? (O que eu vejo nisto é a graça. Jesus não se enganou no padrão, no ideal. Mas Deus havia mostrado graça para com Seu povo.)

a. Estou certo que você está dizendo “Espere um minuto! E com relação à graça para com as mulheres que receberam o divórcio por razões triviais?” (Na cultura judaica apenas os homens podiam se divorciar. Deus demonstrou graça para com os pecadores. Aquelas mulheres não eram pecadoras neste contexto. O ideal de Deus era que seus maridos não se divorciassem delas.)

F. Leia Mateus 19:10. Como você resumiria a reação dos discípulos? (Eles ficaram chocados. Se as regras deviam ser tão rígidas, era melhor não se casar.)

1. O que isto nos diz sobre a situação do casamento naqueles dias?

G. Leia Mateus 19:11-12. O que você acha que isto significa? A qual “palavra” Jesus está se referindo?

1. Jesus está ensinando que aqueles que não podem aceitar seus rígidos ensinos sobre o divórcio estão liberados dele?

2. Ou Jesus está ensinando que somente aqueles que podem seguir essas regras é que deveriam se casar? (Se você olhar o contexto, Jesus está dizendo a segunda alternativa – não se case se não puder seguir as regras. Os discípulos só se limitaram a dizer “É melhor não casar.” Jesus então cita uma lista de razões pelas quais uma pessoa poderia escolher ou ser forçada a evitar de casar-se.)

3. Existe uma aplicação lógica das afirmações de Jesus para o argumento de que os homossexuais nascem desta forma e, portanto, o casamento homossexual é um direito natural? (Sim, embora a lógica não seja perfeita. Jesus diz que alguns nascem com barreiras para o casamento, alguns são feitos assim por outros, e alguns tomam esta decisão para agradar a Deus. Existem várias razões, algumas involuntárias, pelas quais as pessoas não deveriam se casar.)

II. Dinheiro

A. Vamos passar para outro assunto difícil. Leia Mateus 19:16-17. Chega de justificação pela fé! O que você acha que Jesus queria dizer com essas palavras?

B. Leia Mateus 19:18-19. O que há de estranho nesta lista de mandamentos? (Ela lista somente cinco dos Dez Mandamentos e inclui um mandamento “extra”.)

1. Quais são os mandamentos deixados de fora? (Todos os Dez Mandamentos que tem a ver com as nossas obrigações para com Deus.)

C. Leia Mateus 19:20-22. Você acha que este homem teria ido para o céu se tivesse vendido tudo o que tinha? Ele teria se tornado “perfeito”?

1. Onde Jesus encontra este “mandamento” para se tornar perfeito através da venda das tuas coisas? (Este mandamento resume os Dez Mandamentos faltantes, sobre a nossas obrigações para com Deus. Este jovem confiava em sua riqueza para lhe dar segurança e reputação. Jesus o convida a confiar simplesmente em Deus.)

2. E você? Em quem o no que você confia?

D. Leia Mateus 19:23-25. Os discípulos estavam tendo um dia duro. Eles descobriram que se esperava que eles se casassem por toda a vida e que o dinheiro é uma coisa ruim. Por que os discípulos ficaram abismados com as declarações de Jesus acerca da riqueza? (Leia Deuteronômio 28:1-2, 12 e Eclesiastes 10:19. Os discípulos conheciam a sua Bíblia, a riqueza era uma bênção de Deus! Ela era a resposta para tudo. Jesus estava contradizendo a compreensão que eles tinham sobre a riqueza!)

1. Se a riqueza é uma benção de Deus, por que é difícil para uma pessoa rica entrar no céu? Não deveríamos esperar que todos os que entrarão no céu sejam ricos, porque a riqueza reflete as bênçãos de Deus? (Penso que esta é uma longa discussão acerca da salvação. Não somos salvos por guardar os mandamentos. Obedecer a Deus traz bênçãos e riqueza. Mas o que traz salvação é a confiança e dependência de Deus. A riqueza é uma tentação, porque ela nos inspira a confiar nela, em vez de confiarmos em Deus. Por que? Como o rei Salmão apontou, “tudo se paga com dinheiro.” Somente não faça desta frase a tua resposta!)

E. Leia Mateus 19:27. Pedro diz, “Senhor, passamos no teste!” “O que ganhamos?” O que ganhamos com nossa confiança em Deus? (Leia Mateus 19:28-29. Jesus responde que você ganha o céu, tronos, glória e cem vezes mais sobre o seu investimento!)

F. Leia Mateus 19:30. O que este verso quer dizer? Quer dizer que a pessoa que tinha riquezas, e parecia ser o primeiro na terra, agora será o último?

III. Trabalho

A. Manos passar para a próxima história. Leia Mateus 20:1-2, 9-15. Jesus agora está defendendo salários injustos?

B. Leia Mateus 20:16. Qual é a mensagem central desta história?

1. Você já havia visto este ponto antes? (Sim. Mateus 19:30.)

a. Em caso afirmativo, como isto se aplica aqui? Por que uma simples falha em levantar cedo significa que você é recompensado? O que podemos dizer do ditado que fala “O pássaro madrugador é o que apanha a minhoca”?

C. Vamos rever essas duas últimas histórias:

1. O jovem rico pensou que poderia conquistar o céu fazendo alguma coisa? (Sim. Mateus 19:6 - “Que devo fazer...”)

2. Jesus lhe mostrou que ele nunca poderia fazer o suficiente.

3. Os discípulos pensaram que poderiam conquistar o céu por aquilo que haviam feito? (Sim. Mateus 19:27 – Já fizemos tudo, qual é a nossa recompensa?)

4. O que a parábola dos trabalhadores nos diz sobre o relacionamento entre as nossas obras e a nossa recompensa? (Não existe relação!)

5. O que todos os trabalhadores tinham em comum? (Concordaram em trabalhar quando lhes foi perguntado.)

6. Esta parábola lança alguma luz sobre o histórico ensinamento de Jesus acerca do casamento? (O ideal de Deus é claro: Casamento por toda a vida, sem divórcio. Mas um casamento por toda a vida não te faz entrar no céu.)

D. O que te faz entrar no céu? (A tua resposta ao convite de Jesus para vir a Ele. Arrepender-se e vir. O céu é o presente de Jesus.)

E. O que é necessário para aceitarmos este presente? (Este é o significado da afirmação “os últimos serão os primeiros”. O jovem rico estava acostumado a ser “melhor” Os trabalhadores estavam acostumados a ser pagos por causa de sua diligência. Esta não é a forma de operação no Reino de Deus. Quanto menos você confiar em si mesmo, maior é a possibilidade de você confiar em Deus.)

F. Amigo, você vai aceitar o desafio de confiar em Deus? Vai lutar pelo ideal da santidade na tua vida?

IV. Próxima Semana: O Enigma de Sua Conduta

=============================== Direito de Cópia de 2008, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: