terça-feira, 7 de outubro de 2008

O Fogo do Ourives - Lição 11

Espera no Crisol (Marcos 5)

Introdução: A maioria dos advogados cuida de casos na cidade ou no estado em que moram. Diferentemente da maioria dos advogados, meu caso mais próximo está, com freqüência, a centenas de quilômetros de distância. Muitos dos meus casos estão a milhares de quilômetros de distância. Isto significa ter que viajar. Um dos advogados que trabalhavam comigo me disse um dia que “nunca esperava na fila”. Como poderia ser isso? Eu estava constantemente esperando em filas. Para passar na segurança do aeroporto, para entrar no avião, para apanhar o carro alugado ou um táxi, para me registrar no hotel: tudo isto envolvia algum tipo de espera. Enquanto estava pacientemente (ou impacientemente) aguardando na fila, estas palavras deste amigo me vieram à lembrança. Nossa lição desta semana sugere que este é um princípio bíblico – a espera paciente nos ajuda a chegar a algum lugar. Vamos mergulhar em nosso estudo e aprender mais a respeito do que a Bíblia ensina sobre como esperar é bom!

I. Jairo e a Espera

A. Leia Marcos 5:21-23. Assuma que você é o “agente” de Jesus, Seu “promotor de eventos”, para ajudá-Lo a promover o evangelho. Que tipo de oportunidade você vê aqui? (Esta é uma oportunidade para ajudar alguém de grande influência naquela cidade. Isto realmente ajudaria o evangelho a prosperar ali. Eu diria a Jesus “vá em frente!”)

B. Leia Marcos 5:24. Jesus segue o teu bom conselho? (Jesus decide ajudar a Jairo.)

C. Leia Marcos 5:25-26. Comparada a Jairo, que posição esta mulher tem na sociedade? (Ela é pobre, ela é doente, ela é “impura” (por causa de sua constante hemorragia) e ela é uma mulher.)

D. Leia Marcos 5:27-28. Por que esta mulher decide fazer esta abordagem? Por que não dizer a Jesus, “Tenho estado doente há anos não tenho dinheiro, e os médicos não conseguem descobrir o problema – realmente preciso de Tua ajuda!” (Podemos ter certeza de que ela tinha fé. Se ela estava muito envergonhada para explicar seu problema no meio da multidão, se ela pensou que Jesus iria desprezá-la por causa de sua baixa posição social e por ser impura, ou se ela não queria “desperdiçar” o tempo de Jesus, o texto não é claro.)

1. Leia Levítico 15:19-23. Como você acha que esta regra se aplica à seu plano de se esgueirar e tocar Jesus? (Ela poderia tê-Lo tornado “impuro”, simplesmente pelo seu toque! Ele poderia não gostar disso. Isto poderia interferir com algum compromisso oficial dEle.)

a. Este texto nos ensina alguma coisa sobre virmos a Jesus?

E. Leia Marcos 5:29-33. Como esta mulher reage à cura e à pergunta de Jesus?

1. Ela se sente culpada?

2. Como os discípulos reagem ao fato de Jesus parar e querer saber quem O tocou?

3. Mais importante: como você reagiria a este atraso, se fosse Jairo?

F. Leia Marcos 5:34. Não tenho dúvidas de que toda esta seqüência de eventos levou algum tempo. Coloque-se no lugar de Jairo. Esta mulher tinha estado doente por 12 anos e não havia morrido. Com relação à sua filha, cada segundo é importante. Por que Jesus iria parar para conversar com esta mulher, quando tinha uma emergência real em Suas mãos? A mulher podia esperar, a sua filha, não.

1. Como você lidaria com a demora e a espera?

G. Leia Marcos 5:35. O pior aconteceu. A espera levou a uma tragédia maior. Jesus não tem qualquer senso de prioridades, certo?

H. Leia Marcos 5:36-42. Qual é o ponto de vista de Jiro acerca da demora e da espera agora?

1. Assuma que Jesus gastou duas horas ou dois dias com a mulher que tinha estado doente por 12 anos, mesmo este tipo de atraso teria importado para Jairo AGORA?

I. Leia Salmos 27:14. Compare com Marcos 5:36. Deus tem uma mensagem consistente para nós acerca da espera?

J. Você está esperando por Jesus exatamente agora? Está esperando que Ele resolva um problema? Está esperando que Ele resolva uma doença? Está esperando que Ele resolva um relacionamento? Está esperando que Ele volte?

1. Em caso afirmativo, sobre que bases lógicas podemos aceitar a ordem de Deus para sermos fortes e termos coragem, e não sermos temerosos e preocupados? (No caso de Jairo, o “evento da fé” foi a ressurreição de sua filha. Imagine uma linha do tempo, a qual tem o “evento da fé” no centro. Quando Jairo estava do lado direito do “evento da fé” (ou seja, depois do milagre) os atrasos que aconteceram do lado esquerdo (antes do evento) são agora insignificantes. Como fiéis cristãos. Precisamos viver como se estivéssemos do “lado direito” do evento da fé. Se o evento da fé é a Segunda Volta de Jesus ou alguma coisa antes disso, podemos saber que, no final, a espera não faz absolutamente qualquer diferença.)

II. O Tempo do Evento da Fé

A. Leia Gálatas 4:4-5. Este texto sugere que Deus tinha um tempo específico em mente para a primeira vinda de Jesus. O que isto nos sugere acerca do tempo da Segunda Vinda de Jesus?

B. Quando você considera a história de Jairo, Jesus tomou uma decisão executiva acerca do tempo do evento da fé, ou os eventos daquele dia moldaram o tempo de Jesus?

1. Assuma que a tua resposta seja que “os eventos moldaram o tempo de Jesus”. Vivemos em um mundo de pecado e, portanto, a obra de Jesus tem que levar em conta o impacto do pecado. O atraso, no caso de Jairo, tinha a ver com Jesus chegar fisicamente até a filha de Jairo. O atraso aconteceu porque os dois precisavam estar juntos na mesma sala. Jesus precisava “Tomar [a filha de Jairo] pela mão” (Marcos 5:41) de forma a poder curá-la? (EM Mateus 8:5-13 lemos a história da cura do servo do centurião. Jesus realizou o milagre remotamente. Jesus tinha o poder para curar a filha de Jairo desde o momento em que Jairo pediu a Sua ajuda. Jesus não foi atrasado pelos eventos da vida.)

2. Se estou certo que Jesus tinha total controle sobre o tempo do evento da fé, por que Ele se atrasou? Por que Ele demorou a resolver o problema? (Ler a mente de Deus dificilmente pode ser considerado uma ciência exata e os seres humanos não estão completamente equipados para tal tarefa. Mas temos alguns vislumbres sobre o interior da mente de Deus através da Bíblia. Jesus não controlou o momento em que a mulher veio a Ele. Aquele atraso permitiu que Jesus fizesse um bem maior a duas pessoas doentes. O atraso também aumentou a magnitude da obra de Jesus. Ressuscitar alguém é um evento extraordinário que nos dá fé de que Jesus pode nos ressuscitar. Finalmente, o atraso nos ensina o valor de esperar com fé.)

III. Regozijo na Espera

A. Leia Salmos 37:1-2. Este texto descreve eventos que deram errado. Homens maus estão criando problemas. O que Deus diz que devemos evitar? (Aborrecimento. Se aborrecer quer dizer se incomodar. Incômodo é a preocupação de que as coisas não vão sair bem. É o primo da impaciência acerca da espera.)

B. Leia Salmos 37:3-4. Se Jairo soubesse, o tempo todo, o final do assunto, ele teria ficado impaciente, incomodado, ou preocupado?

1. Este texto revela o final do assunto para você. Que final é este? (O Senhor atenderá aos desejos do teu coração!)

C. Amigo, não fique rangendo os dentes quando Deus não intervém de acordo com a tua agenda para resolver um problema. Não se preocupe nem se aborreça acerca do mal que acontece. Não fique preocupado quando parece que Deus está fazendo a coisa errada, ou perdeu o senso de prioridade. Viva do lado direito do evento da fé, porque você sabe que Jesus “atenderá aos desejos do teu coração”. Você vai resolver hoje fazer o teu melhor para banir as preocupações?

IV. Próxima Semana: Morrendo Como a Semente

=============================== Direito de Cópia de 2007, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: