domingo, 19 de outubro de 2008

Maravilhoso Jesus - Lição 04

A Sabedoria de Seus Ensinos Mateus 5

Introdução: Atualmente, a maior parte dos e-mails que envio termina com a saudação “Deus te abençoe”. O que, exatamente, isso significa? A minha intenção é pedir as bênçãos de Deus sobre a pessoa para quem estou escrevendo. Mas isso não responde a pergunta: “O que é uma bênção?” O que estou desejando para a outra pessoa? Quando verifiquei a palavra grega traduzida por “abençoado” (N.T. – as versões inglesas trazem o termo “Abençoado”, em vez da conhecida expressão “Bem-aventurado” das versões em português.), descobri que significava (de acordo com a Concordância Strong) “feliz”, “afortunado”, “estar bem”. Você gostaria de ser abençoado? Esta semana voltamos a nossa atenção para a sabedoria do que Jesus está tentando nos ensinar. Vamos começar com Seus ensinos sobre como sermos felizes!

I. Felicidade

A. Diga-me o que você acha que te traz ou poderia te trazer felicidade. (Faça uma lista.)

B. Leia Mateus 5:1-3. Este verso nos diz que o primeiro caminho para a bem-aventurança (felicidade) é ser pobre de espírito. Isto não está na nossa lista! Por que não?

1. A palavra grega para pobre de espírito significa “curvado” ou “encolhido”. É assim que você poderia imaginar que um pedinte honesto viria te pedir dinheiro. Esta atitude poderia logicamente te trazer a felicidade?

2. O que você acha que está sendo sugerido como um caminho para a felicidade, quando Jesus fala sobre os “pobres de espírito”? (A idéia é que você vem a Jesus com a compreensão de que é pobre, nu e um mendigo espiritual. Você diz “Deus, eu preciso de Ti!” A pessoa que tem esta atitude com relação a Deus é afortunada, feliz, e abençoada.)

3. De que forma você acha que uma pessoa frequentemente chega a este ponto de compreender que é um mendigo [espiritual]? (Algumas das mais duras circunstancias da vida são uma benção, porque nos trazem a este ponto de compreendermos quão espiritualmente mendigos nós somos. Vi um pôster que disse que podemos perdoar o inacreditável, porque Jesus perdoou as coisas inacreditáveis que fizemos!)

4. Qual é o resultado final para as pessoas que possuem esta atitude em seu espírito? (Mateus 5:3 diz que essas pessoas vão para o céu! Esta é a maior bênção, a mais elevada felicidade.)

C. Leia Mateus 5:4. Isto também não está na tua lista de felicidade! Por que não?

1. A palavra grega para “choro” se refere a um pranto intenso. Vai além da simples tristeza. Felicidade e pranto são opostos, certo?

2. Como é possível que sejamos felizes, quando estamos chorando intensamente? O choro já foi, alguma vez, uma coisa boa para você? (Há uma história muito interessante e única em Ezequiel 9:1-5, que é um paralelo do juízo final. A história fala de seis guerreiros e um escriba. O escriba vai pela cidade e escreve uma marca na testa de todos aqueles que “suspiram e gemem” pelos pecados cometidos. Todo aquele que não possui a marca é morto por um daqueles seis guerreiros. Então, sobreviver tem a ver com o fato de você “suspirar e gemer” por causa dos pecados cometidos.)

D. Vejamos se conseguimos juntar tudo isso. Mateus 5:3 fala sobre os pobres de espírito. Mateus 5:4 se refere àqueles que compreendem que são pobres de espírito e estão verdadeiramente preocupados com isso. Aqueles que são consolados são os que não apenas compreendem a sua necessidade, mas estão tristes por causa deste abismo entre seu o seu caráter e a perfeição. Nós nos aproximamos de Jesus como pecadores necessitados. Jesus nos conforta com o seu perdão e a promessa da vida eterna. Isto coloca um sorriso em meu rosto!)

E. Leia Mateus 5:5. A humildade (ou mansidão (versão Almeida)) está na tua lista de felicidade?

1. Uma sugestão de que eu deveria ser manso vai contra a minha natureza. E você?

2. A palavra grega significa “gentil, calmo” e a Concordância Strong sugere que quer dizer “humilde” (como traduzido na NVI). Você acha que esta mansidão realmente quer dizer ser gentil e humilde? Será que isto também se refere (ops...) a “homens de verdade”?

3. A filosofia da sociedade secular é atrair atenção para nós mesmos. Nós dizemos “Isto é o que fizemos.” “Isto é o que temos.” “Isto é o que pensamos.” Simplesmente com base no conhecimento que temos da vida, a afirmação “Isto é o que fizemos” tem algum problema? (Esta afirmação é como um desafio público. Você tem que provar aquilo que diz que pode fazer. As pessoas querem te derrubar.)

4. Eu gosto de competir, porque gosto de ganhar! Você gosta de ganhar? Em caso afirmativo, você recebe uma dispensa da exigência da gentileza e humildade? (Jesus está sugerindo uma filosofia de vida diferente. Ele sugere que nos concentremos em Deus e na Sua vontade, em vez de nos concentrarmos em nós mesmos. A coisa maravilhosa e irônica disto é que aqueles que não colocam a si mesmos em primeiro lugar herdarão tudo – a terra toda!)

F. Leia Mateus 5:6. Ficar com fome ou com sede está na tua lista de felicidade? (Eu sei que poderia perder alguns quilos. Mas nunca fico feliz por estar com sede ou com fome.)

1. O que você acha que quer dizer ter “fome e sede de justiça”? (Este texto apresenta um ângulo um pouco diferente da idéia de chorar por causa de nossa situação pecaminosa. Desejamos ardentemente ter esta justiça que Jesus possui.)

2. Você gostaria de ser justo? (O texto diz que as pessoas que realmente desejam isso serão cheias com a justiça.)

G. Leia Mateus 5:7. A misericórdia está na tua lista de felicidade?

1. Como você se sentiu ao ouvir que Eliot Spitzer (governador de Nova Iorque e ex-promotor geral do estado de Nova Iorque) havia sido apanhado com prostitutas? Este era um homem que havia aterrorizado a comunidade de empresários de Nova Iorque com o que alguns entendiam como sendo a mais implacável perseguição a negócios questionáveis.

2. Você pode sorrir e dizer, “Que hipócrita, cheio de justiça própria!”. (Uma parte de mim mesmo sorriu. Ao mesmo tempo, me dei conta da atitude horrível e hipócrita que tive. Eu estava me deleitando por causa dos pecados deste homem quando eu também ficaria muito envergonhado se todos soubessem dos meus pecados. Quem gostaria de ter seus pecados publicados na primeira página dos jornais e divulgados na televisão e no rádio?)

a. Que atitude Mateus 5:7 sugere que deveríamos ter? (Deveríamos ser misericordiosos.)

3. Qual é a desvantagem se você não tem esta atitude? (Não será demonstrado misericórdia para conosco.)

a. Amigo, você precisa de misericórdia?

H. Leia Mateus 5:8. Isso está na tua lista de felicidade?

1. A palavra traduzida por “coração” significa o intelecto, a consciência. Você acha que ser “puro de coração” quer dizer que você está sem pecado?

2. Por que Jesus não disse: “Bem-aventurados aqueles que têm ações puras”? (Tudo isso nos leva de volta à minha teoria de que a justificação é uma questão de atitude. São os nossos motivos, e não as nossas ações que são a coisa mais importante. Jesus está procurando por pessoas que possuem atitudes tais como essas que acabamos de discutir. Elas podem não ter atos perfeitos, mas possuem uma atitude pura.)

3. Com freqüência podemos alterar as nossas ações atreves da determinação. É fácil mudar a tua atitude? (Somente o Espírito Santo pode mudar o nosso coração. As bem-aventuranças anteriores a esta nos dirigem no caminho do coração puro. Estes são os passos para nos lançarmos na misericórdia de Jesus.)

I. Leia Mateus 5:9. Isso está na tua lista, ser um pacificador?

1. Isso se refere àqueles que se unem pelo casamento?

2. O que você acha daqueles que ajudam a resolver problemas?

3. Note que o texto diz que eles são filhos de Deus. Vamos pular alguns capítulos em Mateus e lermos Mateus 10:34. O que deveríamos concluir a respeito destas duas afirmações? Bem-aventurados aqueles que fazem a paz e aqueles que fazem a guerra? (Parece óbvio que Jesus não está falando da relação entre seres humanos. A referência que Cristo faz é sobre trazer os homens para a harmonia com Deus. Cristo veio para mostrar que Deus não é nosso inimigo e esta também é a nossa tarefa.)

J. Leia Mateus 5:10-12. Esses versos falam mais sobre o que acontece conosco, em vez de que tipo de atitude deveríamos ter.

1. Isso estava na tua lista de felicidade? Fico mais feliz quando as pessoas me insultam, me perseguem e falam mentiras sobre mim?

2. Como você pode ficar feliz nestas circunstâncias? (Há uma guerra sendo travada entre Cristo e Satanás. Jesus diz que você pode ser feliz durante momentos como este, porque você sabe que estes insultos significam que você é um membro do Reino de Deus!)

3. Quando você pensa nos momentos difíceis que já passou, eles te tornaram melhor ou mais amargo?

4. Considere se você enfrentou esses momentos difíceis “por causa dEle”, ou por causa de algo que você tenha feito.

K. Amigo, talvez você precise de uma nova lista de coisas que te fazem feliz. Se você sente um desejo profundo, não satisfeito, de ser feliz, o que acha de olhar para os sábios ensinamentos de Jesus? O que acha de dar a tua vida para Ele? Por que não agora?

II. Próxima Semana: A Maravilha de Suas Obras

=============================== Direito de Cópia de 2008, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: