terça-feira, 7 de outubro de 2008

O Fogo do Ourives - Lição 10

Mansidão no Crisol (Mateus 5; Salmos 37; Romanos 12)

Introdução:Você se recorda do tempo em que estava namorando e ficava “saboreando” cada palavra que teu(tua) namorado(a) falava a teu respeito? Às vezes você ficava satisfeito(a), e às vezes não. Quando estava namorando a minha (futura) esposa, há décadas atrás, me recordo de ela haver dito “Meu Homem”. Eis a letra de uma música que chamou a minha atenção: “Nenhum homem musculoso pode tirar a minha mão do meu homem. Nenhum rosto bonito pode, jamais, tirar o lugar do meu homem. Ele pode ser um astro de cinema, mas em se tratando de ser feliz, isso nós somos. Não existe hoje um homem que possa me afastar do meu homem.” Esta era, no mínimo, uma mensagem mista. Este fato me lembra da nossa lição desta semana. Somos ensinados que, se alguém nos descreve como “manso” (assim como em “manso e humilde”) isto é um elogio. Ser manso é um objetivo. Mas o valor de ser “manso” não é óbvio; então vamos pular direto para o nosso estudo da Bíblia e descobrir mais!

I. O Que é um “Manso”?

A. Leia Mateus 5:5. É isso o que você esperava ler? Seria mais consistente com a tua experiência se a Bíblia dissesse “Bem-aventurados os [muito inteligentes], [muito fortes], [muito ricos e persuasivos], porque eles herdarão a terra?” (versão Almeida)

1. Se não é isso o que você esperava (ou que vê por aí), por que é que os mansos herdarão a terra? É por causa do Deus muito inteligente, muito forte, muito forte, muito rico e persuasivo, que intervém em favor deles?

2. Ou esta é uma regra da vida, para a qual a intervenção por parte do inteligente e forte não é necessária?

B. Talvez precisemos considerar o que a palavra “manso” significa. O comentário Barnes’ Notes diz que mansidão é “paciência ao receber ofensas”. Penso que podemos concordar que alguém é manso se foi “ofendido” de alguma maneira e não respondeu de forma irada. Este é o resultado de ser manso: Sofrer em silêncio?

1. Ser manso significaria que abrimos mão de nossos direitos? (Leia João 18:23. Jesus está fazendo uma objeção legal. Ele está afirmando Seus direitos legais.)

a. Isto quer dizer que Jesus não era manso?

b. O comentário Barnes’ Notes acrescenta isto, acerca da mansidão: Não se trata de “desistir de seus direitos, nem de covardia; mas é o oposto da ira súbita, da vingança longamente acalentada.” Você concorda?

2. Você seria “manso” se abrisse um processo contra alguém, mas não desse um soco em alguém que fez alguma coisa errada contra você?

a. Existe alguma diferença entre os dois? (Quando você reclama teus direitos legais, está pedindo que uma terceira parte intervenha. Quando dá um soco em alguém, está tomando o assunto nas tuas próprias mãos. Se Barnes está correto, então reclamar os teus direitos diante de uma terceira parte é consistente com ser manso.)

II. “Mansos” Felizes

A. Veja novamente Mateus 5:5. O que quer dizer “bem-aventurado”? (de acordo com [o catálogo bíblico] Strong, significa “feliz”.)

1. Se alguém faz alguma coisa errada contra você e você é paciente – não dando um soco na pessoa – como isso te faz feliz?

B. Leia Salmos 37:7-11. Vemos aqui que Jesus não estava apresentando uma nova idéia, estava apenas citando Salmos 37, quando disse “Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra” (versão Almeida). Vamos olhar mais de perto esta explicação mais detalhada de Salmos a respeito dos méritos de um manso.

1. Leia novamente Salmos 37:7. Este verso descreve a atitude de um manso?

a. Em quem o manso está confiando, para endireitar as coisas?

2. Leia novamente Salmos 37:8. Este texto nos fala para evitarmos a ira – e creio que podemos entender a lógica desta afirmação. Mas também nos fala para não nos irritarmos, porque isto só leva ao mal. Como você entende esta afirmação?

3. Leia novamente Salmos 37:9-11. Esta é uma solução para o teu problema específico, ou é uma solução global para todos os mansos? (Parece ser global, mas se você ler Salmos 37:14-15, parece que esta regra se aplica, pelo menos algumas vezes, a problemas específicos.)

4. De forma geral, nestes versos, você consegue achar a base para a afirmação de que os “mansos” serão felizes e um “socador” será infeliz? (Se você se irrita e fica nervoso, obviamente, não é feliz. Por outro lado, se você simplesmente confia em Deus, que Ele “eliminará” os ímpios causadores de problemas, e que você receberá a terra prometida a você (e ao restante dos mansos), então poderá ser feliz no futuro.)

III. O Poder do Manso

A. Leia Romanos 12:17-19. Aqui Paulo repete e mesma idéia. Permita-me retornar à minha pergunta original: Os mansos são felizes e bem-sucedidos por que ser manso é inerentemente melhor, ou é porque um Deus inteligente, forte e poderoso está disposto a endireitar as coisas através do Seu poder?

1. Onde um “manso” estaria sem o seu Deus?

B. Vamos continuar em Romanos 12, e ler Romanos 12:20-21. Aqui está uma idéia nova e contrária: sendo mansos podemos vencer o mal. Como isto funciona?

1. Note a tensão entre Romanos 12:19 e Romanos 12:20-21. Um texto diz, “tenha paciência, Deus vai derrotá-los.” O outro diz “Sejam mansos e humildes, a bondade vai derrotá-los.” Ambos os textos são verdade?

a. Em caso afirmativo, como ambos podem ser verdade? (O maior exemplo de vencer o mal com o bem é a vida e a morte de Jesus em nosso favor. Contudo, existe a Segunda Vinda de Jesus, na qual Ele vem com “poder destruidor”. A resposta a esta aparente contradição está na seqüência dos acontecimentos e na designação de papéis. Primeiro, Deus se aproxima de nós com Sua bondade e amor. Devemos agir da mesma forma com os maus. (Mesmo neste ponto Deus tem um papel fundamental, porque é o Espírito Santo que “amontoará as brasas vivas”. Entretanto, no final, os maus serão tratados com poder destruidor. Este papel, de usar o poder destruidor para endireitar as coisas, não está designado para nós.)

IV. O Perfeito “Manso” Explicado

A. Leia Mateus 5:43-48. Quantos inimigos você tem? Faça a conta.

1. Quantas pessoas te perseguem? (A menos que exista alguma coisa errada com a tua inteligência emocional, ou você viva em circunstâncias peculiares, o número de pessoas que verdadeiramente são teus inimigos e que te perseguem deve ser muito pequeno.)

2. Que oportunidade se apresenta através destes muito poucos que entram na tua vida para te perseguir? (Você deveria dar valor a estas pessoas. Elas te apresentam a oportunidade de desenvolver o teu caráter. Podem te ensinar coisas que não podem ser ensinadas por pessoas que sempre são amáveis com você.)

3. Não tenho certeza se eu sei como “amar” meus inimigos. Isto não parece ser possível (a não ser com o auxílio do céu), se “amar” significa “ter afeição”. Além disso, não tenho certeza sobre o que deveria estar orando, quando o texto me diz para orar por eles. “Por favor, que eles quebrem a perna – mas não uma fratura exposta, para que possam ser curados de forma adequada.” Temos uma sugestão acerca do que Deus quer nos dizer, através do exemplo que Deus nos dá. Note que Mateus 5:45 diz que Deus “faz raiar o seu sol” e “derrama chuva” sobre os ímpios. Como Ele poderia evitar de fazer isso?

a. Podemos interpretar “amar” os nosso inimigos simplesmente fazendo por eles o que faríamos por qualquer outra pessoa? Não nos retraindo de fazer algum bem que poderíamos fazer por eles? (Leia novamente Romanos 12:20. Quer dizer que devemos fazer pelo menos isso.)

(1) O que Romanos sugere acerca da nossa oração por nossos inimigos?

(2) Deveríamos orar para que eles quebrassem a perna?

(3) Deveríamos orar para que seus planos não tenham sucesso? (Não há dúvida de que “amar” os nossos inimigos significa ajudá-los com as coisas básicas da vida. Porém, penso que orar para que eles não tenham sucesso é igual a “abrir um processo” contra eles – só que melhor. Quando oramos para que eles não tenham sucesso, entregamos a questão nas mãos de Deus. É isso que quer dizer ser “manso”.)

B. Amigo, o nosso coração natural resiste a ser manso. Você vai pedir a Deus para torná-lo um “manso”?

V. Próxima Semana: Espera no Crisol

=============================== Direito de Cópia de 2007, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: