domingo, 19 de outubro de 2008

Mensageiros da Esperança – Grandes Missionários de Deus - Lição 09

O Apóstolo Pedro – II (Mateus 16 e Atos 2 e 3)

Introdução: Na semana passada vimos os “primeiros anos” de Pedro no ministério. Sua falha em compreender a natureza de auto-sacrifício da obra evangelística diante dele foi substituído com uma compreensão de sua verdadeira missão e da glória futura que aguardava por ele no céu. O que podemos aprender do Pedro maduro? Como um cristão maduro vive? Ou será que Pedro não é um exemplo para nós porque a ele foi dada uma autoridade especial, que não está disponível para nós? Vamos mergulhar em nosso estudo da Bíblia e descobrir!

I. Papa Pedro?

A. Leia Mateus 16:13-14. Muitas organizações contratam um “serviço de recortes” para coletar todos os artigos dos jornais que fazem menção a elas. Elas desejam saber como estão sendo apresentadas pela imprensa. Jesus está pedindo que os discípulos façam um serviço semelhante? Qual é o motivo de Jesus para pedir isto? (Jesus pode ter ficado curioso a respeito da percepção que o público tinha dEle, mas o que Ele realmente estava querendo saber é como os Seus discípulos O viam.)

B. Leia Mateus 16:15-17. Na semana passada discutimos a falha de Pedro em aceitar conselhos, o que resultou em ele ter uma visão errada do papel de Jesus na terra (Veja Marcos 16:21-23). A resposta de Pedro se encaixa com sua visão (que então estava errada)? (Pedro pensava que Jesus iria estabelecer um reino na terra e o que Pedro disse aqui é compatível com esta visão.)

1. Pedro aceitou conselho aqui? (Mateus 16:17 diz que Deus revelou isto a Pedro. Ele está aceitando conselhos – pelo menos naquele momento.)

C. Leia Mateus 16:18. Quem ou o que é esta pedra? (O nome de Pedro no grego significa pedra ou seixo. Jesus está dizendo “Você é uma pedra e sobre esta rocha edificarei a minha igreja.”)

1. Parece que Jesus está se referindo literalmente a edificar a Sua igreja sobre Pedro. É isso o que você acha que Jesus quer dizer? (A referência Strong diz que a palavra grega para Pedro significa “pedaço de rocha”, enquanto que a palavra grega rocha (ou pedra) neste verso significa “uma massa rochosa”.)

2. Leia I Coríntios 10:3-4. Quem é a rocha aqui?

3. Leia Efésios 2:19-20. Quem ou o que é a rocha aqui?

4. Leia I Pedro 2:7-8. Quem ou o que é a rocha aqui?

D. Os protestantes argumentam que a rocha em Mateus 16:18 não é Pedro. Na semana passada estudamos algumas das falhas “não-rocha” de Pedro. Porém, uma vez que o texto diz que Jesus edificaria Sua igreja sobre esta rocha, será que isto não incluiria Pedro? (Penso que estamos perdendo uma lição importante quando negamos totalmente as afirmações católicas de que Pedro é a rocha e o “primeiro papa”. Efésios 2:20 nos ensina que os apóstolos e profetas foram um “fundamento” e que Jesus é a Pedra Angular. Este texto sugere que Jesus é a Rocha, e os apóstolos (inclusive Pedro) são pedras no alicerce da igreja. A confissão de Pedro de que Jesus é Deus também é uma pedra – pois este é um fundamento da igreja.)

1. Você tem uma porta em casa? Você já foi atacado por uma porta? O que Jesus quer dizer em Mateus 16:18. As portas do Hades não poderão vencer a igreja? (Gosto deste quadro de palavras. Portas (ou portões) não atacam, eles defendem. Este é um quadro da igreja atacando o mal. O mal está na defensiva contra a justiça.)

E. Leia Mateus 16:19. O que você ganha por ter um status de “pedra”? Que tipo de “chave” é dada a você? (Você recebe as chaves do céu.)

1. O que isso quer dizer? (Estou longe de ter certeza sobre o que isso quer dizer. Porém, quando recebo as chaves de um carro ou de uma casa, eu estou no controle. Posso entrar na casa ou no carro e usá-los. Posso deixar outras pessoas entrarem ou manter outros de fora. Penso que, no mínimo, aqueles que reconhecem a divindade de Jesus recebem acesso ao céu. Aqueles que eram apóstolos naquela época, ou os líderes da igreja agora, recebem privilégios e responsabilidades especiais para convidar outros para entrarem no Reino do Céu.)

2. Quando Jesus diz que os apóstolos (e os atuais líderes da igreja?) podem “ligar” ou “desligar” coisas, o que Ele quer dizer? (Leia Atos 15:5-11. Aqui Pedro diz que os conversos gentios não precisavam seguir a lei de Moisés. Se você continuar lendo em Atos 15:12-21 verá que Tiago expresso o julgamento de que somente as questões especificadas em Atos 15:20 ainda deveriam ser exigidas, dentre os requisitos da lei cerimonial. Pedro e a igreja estavam “desligando” ordens dadas a Moisés por Deus.)

a. Vemos neste evento que Tiago, e não Pedro, parece dar a palavra final. Leia Mateus 18:15-18. Aqui, Jesus está falando aos Seus discípulos (e talvez, à multidão que estava ouvindo). O que este contexto sugere sobre ligar e desligar? (Sugere que tem a ver com disputas no meio da igreja.)

II. Pedro, a Rocha

A. Leia Atos 2:1-4 e Atos 2:14-16. Este texto descreve o primeiro dia de Pentecostes depois da ressurreição de Jesus. Que significado o dia de Pentecostes tinha para a igreja apostólica? (Foi quando judeus “vindos de todas as nações do mundo” (Atos 2:5) puderam ver o poder do Espírito Santo e ouvir que Jesus era o Messias!)

1. Quem era o líder neste evento? (Pedro!)

B. Leia Atos 10:9-13 e Atos 10:16-18. Qual é o significado da visão de Pedro? Se você não conhece esta história, leia todo o capítulo 10 de Atos. O significado da história é que Pedro não deveria chamar os gentios de “imundos” e recusar-se a compartilhar o evangelho com eles. A aplicação específica era com relação a Cornélio e seus representantes.)

1. O que este evento acrescenta ao currículo de Pedro? (Pedro foi o primeiro a pregar para os judeus de todo o mundo no Pentecoste. Se o livro de Atos foi escrito em ordem cronológica, Pedro é agora o líder na pregação do evangelho aos gentios. Em Atos 15:7 Pedro confirma esta idéia ao dizer que os gentios ouviram o evangelho “de meus lábios”.)

C. Leia Atos 2:42-43. Que nova atividade encontramos entre os discípulos? (Eles faziam “muitas maravilhas e sinais”.)

1. Por que este poder só podia ser encontrado entre os apóstolos, e não entre os membros? Isto é parte da autoridade para “ligar” e “desligar”?

D. Leia Atos 3:1-5. Se você fosse este mendigo, o que esperaria?

E. Leia Atos 3:6-8. O que acrescentamos ao currículo de Pedro agora? (Atos 2:43 nos diz que muitos milagres foram feitos pelos apóstolos, mas Pedro operou o primeiro milagre registrado.)

1. Veja novamente Atos 3:6. Pedro opera este milagre pela autoridade dada a ele? (Não, ele opera o milagre no nome e no poder de Jesus.)

a. O que, exatamente, Pedro tem (o verso 6 diz “mas o que tenho, isto lhe dou”), que ele dá ao mendigo aleijado?

b. Pedro está compartilhando seu poder de “ligar” e “desligar”? (Leia Marcos 16:15-18. Seria muito mais fácil dizer que Pedro (e os outros apóstolos) tinham um poder especial, não disponível para o restante dos crentes. Mas, as palavras de Jesus em Marcos 16:17-18 mostram que o poder está disponível a todo aquele que crê. Pedro está compartilhando com o mendigo sua fé e seu acesso ao poder de Deus.)

F. Leia Atos 5:15. Isto funcionava? Leia Atos 19:11-12. Isto funcionava? (O primeiro texto não diz que funcionava, mas o segundo texto diz que funcionava. Minha idéia é que, se tocar o lenço de Pedro pode te curar, a sombra de Pedro também deve ser o bastante.)

G. Considerando todos estes atributos de Pedro, é justo chamá-lo de “rocha”? E de “primeiro papa”?

III. Pedro, o Instável

A. Leia Gálatas 2:8-10. Como Pedro estava envolvido na organização do trabalho da igreja apostólica? (Eles dividiam o trabalho entra as várias pessoas.)

B. Leia Gálatas 2:11-13. Por que Pedro mudou sua forma de agir?

1. Como um homem que teve a visão dos animais imundos pôde fazer isso? Por que ele fez isso?

C. Leia Gálatas 2:14-16. Como os relacionamentos na refeição eram parte da “verdade do evangelho”? (A verdade do evangelho é que o evangelho é para todas as pessoas. Creio que Pedro agiu desta forma para tentar evitar a polêmica com os cristãos judeus que foram enviados por Tiago.)

1. O que isto nos ensina sobre Pedro, a Rocha? (mesmo os líderes da igreja podem estar errados. Mesmo aqueles que foram abençoados por Deus para abrir novas fronteiras para o evangelho podem cometer erros.)

D. Amigo, você já cometeu erros durante a tua vida cristã? Descobre que, mesmo depois de tornar-se um cristão maduro, ainda os comete? A história de Pedro é um encorajamento a todos os pecadores que querem seguir seu Senhor. A obre miraculosa de Pedro é um exemplo para todos os que desejam fazer grandes coisas para Deus.

IV. Próxima Semana: Mulheres Em Missão

=============================== Direito de Cópia de 2008, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: