domingo, 19 de outubro de 2008

Mensageiros da Esperança – Grandes Missionários de Deus - Lição 12

Filipe (Atos 6 e 8)

Introdução: Como você resolve os problemas na igreja? É com planos bem estruturados ou com pessoas dotadas? Se você tivesse que escolher, qual seria mais importante? Nesta semana estudaremos um homem que era parte da solução para um dos problemas mais explosivos da igreja apostólica. Aparentemente ele atuou bem em seu serviço para a igreja, porque Deus o tornou um poderoso evangelista. Vamos pular para dentro do nosso estudo de Filipe e aprender acerca da vida ideal no serviço para Deus.

I. O Diácono Filipe

A. Leia Atos 6:1. Assuma que eu cheguei até você com este problema. Qual seria a tua primeira sugestão com relação à fonte do problema, e como resolvê-lo?

1. Você primeiro iria verificar se as acusações eram verdadeiras?

a. É importante se elas são verdadeiras? Ou a percepção é mais importante?

2. Uma vez que as acusações mencionam distinções culturais, minha primeira reação seria que isto é discriminação com base na cultura. A solução seria educação ou substituição do pessoal?

a. Vamos elaborar isto em nossa mente. Assuma que você começa a resolver o problema determinando se as pessoas que distribuem a comida estão fazendo discriminação ou se os que estão reclamando são culpados de acusar falsamente de discriminação. De qualquer maneira, um lado está demonstrando discriminação com base étnica. Quando descobrir quem está errado, o que você estaria enfrentando? (Um lado vai ficar chateado e provavelmente vai reclamar de mais discriminação!)

B. Leia Atos 6:2-4. Como os líderes apostólicos lidaram com o problema? (Eles assumiram que o problema surgiu por estar sendo prestado um atendimento adequado. Não estão procurando culpados. Não desafiam os reclamantes. Dizem que tem coisas mais importantes para fazer. Ninguém é rotulado como culturalmente insensível.)

1. E se o problema for discriminação cultural? (Qualquer que seja a fonte do problema, esta é a solução.)

2. Eles criaram uma comitê para lidar com o problema?

C. Leia Atos 6:5-6. O que você nota acerca dos nomes dos novos diáconos? (A maioria deles possui nomes gregos.)

1. O que você conclui a partir disso? Os apóstolos se recusaram a admitir que há qualquer discriminação intencional contra os judeus gregos. Porém, quando a igreja elege os novos diáconos, escolhe principalmente judeus gregos.)

a. O que o tratamento dado a este problema explosivo nos ensina para as nossas atividades missionárias atuais?

b. Voltando à nossa introdução, o que se revela como mais importante: planos bem estruturados ou pessoas dotadas? (Ambos são importantes. Esta é uma falsa dicotomia.)

D. Veja novamente Atos 6:3. Nossa lição desta semana é sobre Felipe. O que você aprende sobre ele, nesta primeira apresentação? (Que ele é “cheio do Espírito e de sabedoria”.)

II. O Curandeiro Felipe

A. Leia Atos 8:1-5. O que aconteceu com a igreja em Jerusalém? O que aconteceu com Felipe? Ele agora está desempregado? (Com a perseguição, os líderes e os membros fugiram para outras cidades. Felipe foi para uma cidade em Samaria. Ele agora está fora do negócio de distribuição de alimentos.)

1. Lembre-se da nossa lição há duas semanas atrás (lição 10) sobre Jesus ter encontrado a mulher samaritana junto ao poço? Por que Felipe escolheria ir para Samaria? (Certamente as autoridades judaicas tinham pouca influência ali. Jesus foi o pioneiro, ao levar o evangelho aos samaritanos.)

B. Leia Atos 8:6-8. O cargo de diácono significa coisas diferentes em diferentes igrejas. O que significava no caso de Felipe? (Ele realizava milagres e trouxe “grande alegria naquela cidade”.)

1. Que ligação os milagres têm com a mensagem? (Eles levaram as pessoas a “dar unânime atenção”.)

a. Que lição encontramos nisso para as nossas atividades missionárias atuais?

C. Leia Atos 8:9-11. Se você fosse um observador externo, o que Simão tem em comum com Filipe? (Eles fazem coisas maravilhosas. As pessoas lhes dão atenção.)

1. Em que Felipe e Simão são diferentes? (Simão tomava o crédito para si mesmo. Ele era o “Grande Poder”. Felipe dava a glória a Deus.)

2. Leia Marcos 16:20 e Atos 14:3. Estes textos dizem que o evangelho é “confirmado” por milagres. Note as diferentes fontes do poder de Simão e Felipe. Como você pode dizer qual é a fonte do poder, quando os resultados parecem ser semelhantes?

a. A feitiçaria é confirmada pela obra maravilhosa de Simão? (Leia Mateus 7:22-23. Fazer coisas maravilhosas não é o teste da retidão.)

3. Leia II Tessalonicenses 2:9-12. Como este texto nos diz que podemos distinguir o verdadeiro do falso? Precisamos olhar a mensagem do operador de milagres. A mensagem de Simão era de poder e glória pessoais.)

D. Leia Atos 8:12-13. O que atraiu Simão para o evangelho? (Ele estava impressionado pelos sinais e milagres.)

E. Vamos pular para Atos 8:18-23. Espere um minuto! Este é um novo convertido de Felipe. Como Pedro pode dizer que o coração de Simão “não é reto” e que está “cheio de amargura e preso pelo pecado”?

1. Existe uma lição nisto para as nossas atividades missionárias? (Leia Atos 8:24. Simão veio para a igreja pelas “razões erradas”. Seu coração ainda não é reto, embora ele tenha sido batizado. Ele reage a Pedro baseado no medo. Porém, eu acredito que ele está no caminho da retidão. Pessoas que desejam ser batizadas deveriam ser batizadas. Não precisamos esperar até que sejam perfeitas!)

III. O Espírito Santo

A. Vamos voltar para os versos que nós pulamos. Leia Atos 8:14-16. Como Filipe, um homem que realiza grandes milagres e é, ele próprio, “cheio do Espírito Santo” (Atos 6:5) pode batizar sem o Espírito Santo? Este é algum tipo de falha técnica da parte de Felipe? Ele esqueceu parte da mensagem necessária, porque é novo nisto?

1. Veja novamente Atos 8:15-16. O primeiro passo para receber o Espírito Santo é orar pelo Espírito.

B. Leia Atos 8:17. Que passo adicional vemos aqui?

C. Leia Atos 9:17. Que procedimento foi usado para que Saulo fosse cheio do Espírito Santo? (Em ambos os casos podemos ver que a imposição de mãos sobre a pessoa é o método pelo qual o Espírito Santo é conferido à pessoa.)

D. Leia Atos 10:44-47. Como este grupo recebeu o Espírito Santo? Isto precedeu ou seguiu-se ao batismo? (Ele veio antes do batismo!)

E. O que esses textos nos ensinam sobre recebermos o Espírito Santo? (Isto pode ser algo claramente separado do batismo. Ele vem de diferentes formas. Mas, é claramente manifestado no crente. Em Atos 8:14-16 ficou claro que o Espírito Santo Não havia vindo sobre os crentes.)

1. O que isto nos ensina sobre nossos esforços missionários? (Precisamos orar para que o Espírito Santo se manifeste naqueles a quem batizamos.)

IV. O Etíope

A. Leia Atos 8:26-29. Você gostaria de ter um tal relacionamento com Deus que Ele apontasse uma estrada específica e um carro específico para que você fizesse contato? Tal relacionamento é possível hoje?

1. Sempre estamos interessados em trazer novos membros influentes. Quão importante era este etíope? (Ele era o tesoureiro de seu país. Se fosse na América, ele seria o Secretário do Tesouro [N.T. – No Brasil, provavelmente seria o Ministro da Fazenda e o Presidente do Banco Central juntos.].)

a. O que isto nos diz acerca de seu relacionamento com a rainha da Etiópia? (Você iria procurar a pessoa mais digna de confiança para colocar como responsável pelo teu dinheiro!)

2. O que mais sabemos sobre esse etíope? (Ele era interessado nas questões espirituais. Não apenas havia ido a Jerusalém para adorar, mas estava lendo a Bíblia em sua viagem de volta para casa.)

B. Leia Atos 8:30-31. O que mais aprendemos acerca do interesse de Deus nos assuntos dos seres humanos? (Ele fez com que Felipe e o Etíope se encontrassem exatamente no ponto em que o etíope estava tendo dificuldades de compreender a Bíblia!)

C. Leia Atos 8:32-34. Se quisesse converter um judeu, com qual texto do Antigo Testamento você começaria? (Deus havia arranjado as coisas de forma que o etíope estivesse lendo o texto perfeito para apresentar Jesus como o Messias.)

D. Leia Atos 8:35-38. Como Felipe iniciou seus esforços evangelísticos com este homem? (Ele segue a direção do Espírito Santo. Responde às perguntas apresentadas. Ele não começa com um discurso de testemunho “preparado”.)

E. Leia Atos 8:39-40. Você gostaria de viver uma vida no Espírito, como Felipe?

F. Amigo, se você gostaria de ter uma vida no Espírito, por que não pedir a Deus agora mesmo para ser usado por Ele desta forma?

V. Próxima Semana: O Profeta Isaías

=============================== Direito de Cópia de 2008, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: