domingo, 19 de outubro de 2008

Discipulado Cristão - Lição 10

Desvios no Discipulado (Atos 1; João 12 e 21, Lucas 9)

Introdução: Você acha que as coisas vão mal para você? Na semana passada, ouvi um orador que, em 1994, era um menino de 14 anos em Ruanda. Seu pai era de uma tribo rival e sua mãe era de outra. Sua mãe morreu de câncer e seu pai deixou o país, levando-o com ele. Quando os refugiados de outra tribo notaram que o rapaz se parecia com as pessoas da tribo de sua mãe, disseram ao seu pai que iriam matá-lo. Enviado de volta para Ruanda, o garoto foi roubado de tudo o que possuía. A casa de sua família foi tomada por estranhos. Já mencionei que ele pensou que seria morto por seis vezes? Agora ele tem 27 anos e é cidadão da França. Este rapaz foi vítima de mais crimes do que uma cidade pequena nos Estados Unidos experimentaria em um ano! Quando eu era rapaz, a minha experiência mais traumática eram espinhas no rosto. Vamos pular para dentro de nossa lição e descobrir discípulos que experimentaram pressão e desapontamento

I. Esperança Esmagada

A. Leia Atos 1:1-3. Imagine que você era um dos discípulos que haviam abandonado seus negócios e seguido a Jesus por mais de três anos. Quando Jesus é morto, quais são os teus sentimentos?

1. Quando Jesus ressuscita dos mortos, de que forma teus sentimentos mudam?

2. Veja cuidadosamente o verso 3. O que Jesus tem em mente? (Ele está se certificando que os discípulos acreditam que Ele realmente havia ressuscitado. Está lhes dando o que deveriam ser (agora) instruções claras a respeito do Reino de Deus.)

B. Leia Atos 1:6. Por que os discípulos de Jesus lhe perguntam uma coisa dessas?

1. Como eles não entenderam o que Jesus estava falando nos 40 dias de provas e ensinamentos?

2. E você? É possível que você tenha planos que resistem aos mais claros ensinamentos da Bíblia?

C. Lei Atos 1:7-8. Jesus está respondendo a uma parte dos desejos do coração deles? (O que os discípulos desejavam era o poder. Jesus diz que eles receberiam poder do Espírito Santo, não de um governo terrestre.)

1. Quando você está sob pressão, é porque tem os objetivos errados?

2. Você pensa no poder disponível a você através do Espírito Santo? Ou está dependendo principalmente do teu próprio poder?

3. Esta semana recebi um e-mail de um homem muito educado, a quem representei por décadas em uma série de ações jurídicas. As ações dele estão finalmente chegando a uma conclusão e estávamos nos lembrando do passado. Eu atribuí o meu sucesso na defesa das ações à obra de Deus em minha vida. Ele negou isto com firmeza e disse que todo o crédito pertencia a mim. Eu pensei, “como ele está errado...” Deus tem muito trabalho a fazer acerca da minha atitude, mas pelo menos (assim espero!) entendo o meu lugar.

4. Estes versos em Atos nos ensinam que deveríamos evitar buscar obter poder político em uma democracia moderna? (Leia Salmos 75:6-7 e Romanos 13:6. Qualquer estudioso competente da Bíblia entende a importância do contexto. Jesus e Seus discípulos não tinham a capacidade de votar. Qualquer poder terreno obtido por eles seria pela força, através da revolução. O objetivo de Jesus era transformar corações, e corações não são transformados por governos. Contudo, a Bíblia ensina que Deus está interessado e envolvido em quem é o governante. Os eleitores em uma democracia deixam de utilizar um dos talentos disponíveis a eles, falham em sua parceria com Deus, se não usam seu voto consciente para eleger homens e mulheres com moral para os cargos de governo.)

II. Amor Insultado

A. Leia João 12:1-2. Imagine os sentimentos de Lázaro e suas irmãs, Marta e Maria, com relação a Jesus. Quanto você acha que eles O amavam?

1. O que Marta estava fazendo para demonstrar que ela amava a Jesus? (Servindo.)

B. Leia João 12:3-5. Quanto você ganha em um ano? Pense nesta quantia e me diga se você gastaria isso em um perfume para os pés e os cabelos?

1. Se a tua resposta é “não” (e certamente deve ser, a menos que teu cérebro seja uma pedra), Judas está certo?

C. Leia João 12:6. Agora você acha que Judas estava errado? (Isto tem a ver com a sua moral corrompida. Ele tinha uma motivação errada.)

1. Vamos mudar as coisas um pouco. Assuma que foi Tiago quem reclamou – Tiago, que não tinha qualquer interesse, além dos pobres? Tiago estaria certo em reclamar?

2. Você conhece as fotos de “órfãos famintos”? Imagine que você possa alimentar 100 órfãos famintos por um ano, se doasse a tua renda anual para eles. Então escolha: perfume para os pés e cabelos, ou 100 órfãos famintos?

3. Agora imagine que você é Maria, que acabou de matar 100 órfãos de fome, para comprar perfume para o cabelo e os pés. Você não tinha pensado nisso quando comprou o perfume, e agora Judas/Tiago aponta isto diante de todos. Como você se sente agora?

D. Leia João 12:7-8. Estou me tornando um homem idoso. Não estarei aqui para sempre. Eu gostaria muito de comprar um Bentley Continental GT [N.T. – um carro americano de alto luxo]. Estou autorizado por Jesus (tenho certeza que não estou autorizado pela minha esposa) a comprar este carro? Este carro me parece mais prático do que perfume para os cabelos e os pés, e deveria durar bem mais tempo. O que você diria? (Que motivos eu tenho para comprar um Bentley? Porque eu gosto de mim mesmo (assim como Judas). As pessoas se impressionariam com o meu Bentley. Elas saberiam que eu sou “alguém”. Maria amava a Jesus. O presente dela foi altruísta. Se você estiver fazendo algo porque ama a Jesus, mesmo que seja uma coisa tola (e eu acho que comprar perfume é), Jesus vai interferir em teu favor.)

1. Que lição Maria nos ensinou sobre amigos e família? (Faça coisas boas para eles agora, enquanto estão vivos para ter consciência disto.)

III. Mestre Insultado

A. Leia Lucas 9:51-52. Jesus Pode não ter tido uma casa, mas tinha pessoas que iam à Sua frente para fazer os arranjos apropriados. Por que? (Porque Ele estava em Samaria. Essas pessoas não recebiam bem os judeus. Provavelmente Jesus teria que pagar alguma coisa.)

B. Leia Lucas 9:53. Por que as pessoas se importariam com o destino de Jesus? (Ele não estava vindo para vê-los. Estava apenas passando. Pior, estava indo em direção à capital dos judeus.)

C. Leia Lucas 9:54. Esta não é a solução padrão? Quem rejeita Jesus é destruído pelo fogo?

1. O que você acha desta sugestão?

D. Leia Lucas 9:55-56. O que Jesus achou desta sugestão?

1. Vamos pular para o próximo capítulo. Leia Lucas 10:10-12. É Jesus quem está falando. Por que ele repreenderia Tiago e João por sugerir que fogo queimasse a cidade que rejeitou Jesus, quando Jesus diz que este seria o destino dos lugares que rejeitassem os discípulos? (Veja novamente Lucas 9>54. Os discípulos queriam saber se deveriam ser os agentes da vingança. Deus punirá o pecado com fogo. A diferença entre esses dois textos é o momento e os papéis. Esta é uma obra de Deus, no tempo de Deus.)

a. Que lição apreendemos quando estamos sob pressão na vida? Ou quando queremos nos vingar? (Deixe o castigo para Deus.)

IV. Falha Sob Pressão

A. Provavelmente o período mais difícil na vida de Pedro foi por volta da prisão e do julgamento de Jesus. Pedro havia prometido a Jesus que estava disposto a morrer ao invés de negar a Jesus (Marcos 14:311), e que permaneceria fiel a Jesus, mesmo se os outros O deixassem (Mateus 26:33). Neste contexto, quando Pedro pensou que estava em perigo de ser preso, negou a Jesus três vezes, negando mesmo que conhecesse a Jesus (Mateus 26:69-75). Leia João 21:15. O que você acha que é importante acerca da pergunta de Jesus? (Ele não demonstra ira com relação a Pedro. Mas volta a tocar no mesmo ponto. Pedro ainda vai achar que é mais fiel do que os outros?)

1. Que tipo de resposta Pedro dá? (Ele dá a resposta correta. Sem vangloriar-se. Simplesmente uma resposta de amor.)

2. Pedro falhou miseravelmente com Jesus. Ele agora está fora do ministério? (Não. Jesus lhe dá a comissão para “cuidar dos Meus cordeiros”.)

3. E você? Você já falhou quando enfrentou pressão? Já O negou? Jesus perdoa e ama, e aceita em Sua obra aqueles que anteriormente falharam sob pressão.

a. Jesus teria dito “cuide dos meus cordeiros”, se Pedro tivesse respondido “Sim, eu Te amo mais do que esses?”

B. Amigo, a pressão vem de todo tipo de fonte. Às vezes, ela vem porque temos objetivos errados, às vezes vem na forma de insultos, às vezes ela vem quando você está fazendo a coisa certa e às vezes, quando falha miseravelmente. Jesus está ali, para carregar o teu fardo em cada uma dessas situações. Você vai permitir que Ele faça isso?

V. Próxima Semana: Mais Lições Sobre o Discipulado

=============================== Direito de Cópia de 2008, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: