terça-feira, 7 de outubro de 2008

Eclesiastes - Lição 04

Tempo Para Tudo (Eclesiastes 3)

Introdução: Às vezes, parece que minha esposa e o Espírito Santo são parceiros! Por exemplo, quando estou dirigindo para a igreja, a fim de ensinar esta lição, fico ansioso para gastar o menor tempo possível. Saio de casa no horário, mas quero ir direto. Se dois motoristas me atrasam (por exemplo) dirigindo um ao lado do outro devagar, se forma que ninguém consegue passar, isto me irrita e eu teria algo importante a dizer-lhes sobre como melhorar seus modos ao dirigir. Se os semáforos não estão sincronizados, também falo sobre isso. Como minha esposa aponta, somente ela ouve meu discurso sobre os modos ao dirigir, semáforos sincronizados e a relativa inteligência dos outros motoristas – e ela já ouviu o mesmo sermão por tantas vezes que já perdeu a conta! Por que eu faço isso? Como minha esposa aponta, isto não faz sentido. O que minha esposa e o Espírito Santo estão fazendo é trabalhar no meu senso errado de tempo. Apressar-se para tudo! A nossa lição desta semana é sobre o tempo, então vamos começar!

I. Estações

A. Leia Eclesiastes 3:1. Você gosta de ter as estações do ano ou simplesmente cancelaria algumas das estações? (Minha esposa adora o outono e o começo do inverno. Ela gosta de temperaturas mais frias, gosta da beleza do outono, e adora o período do Dia de Ação de Graças e o Natal. Eu gosto do verão e não gosto do inverno.)

1. Se você concorda comigo a respeito de cancelar o inverno, o que faria com algumas atividades de inverno que você gosta? (Salomão está colocando este ponto. Certas estações de nossas vidas nos permitem fazer coisas diferentes.)

2. Seria justo comparar a tua vida com as estações do ano? (Vemos isto com freqüência, a primavera é quando somos jovens, o verão é quando temos 20-40 anos de idade. O outono é dos 40 aos 60. O inverno é dos 60 aos 80.)

a. Como as estações do ano, certas atividades são mais apropriadas para certas estações da vida?

B. Leia Eclesiastes 3:2-3. Você realmente tem algum controle sobre o teu tempo? (Quando eu estava falando sobre a direção e o tempo, na introdução, uma razão principal para minha frustração é que eu realmente tenho muito pouco controle sobre meu tempo de percurso. Não posso controlar os outros motoristas nem os semáforos. Este texto se refere a outras questões, sobre as quais temos pouco controle do tempo.)

C. Leia Eclesiastes 3:4. Na semana passada estudamos o riso e se ele era bom ou ruim. O que este texto sugere sobre o riso? (Salomão chega à mesma conclusão que nós – que o riso tem o seu tempo e lugar certos. Ele não é um objetivo, mas é o resultado de uma vida bem vivida.)

1. As “atividades” mencionadas neste verso são emoções. Quanto controle temos sobre nossas emoções o momento em que as sentimos?

D. Leia Eclesiastes 3:5-8. Algumas destas atividades me fazem pensar. Quando é o tempo correto para espalhar pedras, ou rasgar, ou odiar? (Pelo menos algumas dessas palavras podem ser simbólicas. O comentário The Wycliffe Bible Commentary diz que “jogar pedras” é uma metáfora hebraica para o ato de casar-se. “Rasgar” é uma referência ao ato de rasgar as vestes porque você está triste. Costurar refere-se ao momento em que a tua dor passou.)

1. Que controle você tem sobre o tempo dessas atividades na tua vida?

2. O sobre o ódio? Existe realmente um momento apropriado para isto?

a. Leia Provérbios 6:16-19. Se Deus odeia algo, está tudo bem se nós também odiarmos isto? (Leia Apocalipse 2:6. A resposta parece ser sim.)

II. Sobre o Sol

A. Nossa crítica a Salomão até aqui é acerca de seu foco nas coisas aqui da terra, enquanto que raramente ele leva em conta qualquer consideração celestial. Leia Eclesiastes 3:9-11. Qual é o fardo do homem, de acordo com Salomão? (Que existe no coração do ser humano um desejo de viver eternamente, conhecer questões acima deste mundo – mas não podemos compreender a eternidade.)

1. Até que ponto precisamos entender a eternidade? Até que ponto “precisamos compreender”? (Salomão tem argumentado de forma consistente que tudo aqui é inútil.Se este é o teu ponto de vista, então a eternidade seria muito importante para você.)

2. Existe alguma outra forma pela qual você poderia interpretar a afirmação de Salomão de que somos afligidos por nossa incapacidade de “compreender inteiramente o que Deus fez”? (Algumas coisas na vida simplesmente não fazem sentido. Lembro-me de ter visitado uma igreja onde uma senhora me convidou à sua casa para explicar a um casal mais idoso por que seus pais e filhos foram todos mortos no mesmo acidente automobilístico. Não é necessário dizer que esta explicação estava além das minhas possibilidades. Seria bom compreender inteiramente as obras de Deus, mas precisamos aceitar o “fardo” de confiar em Deus enquanto ainda vivemos em um mundo pecaminoso.)

B. Leia Eclesiastes 3:12-14. Muitas pessoas não encontram satisfação em seu trabalho. Qual é a importância da satisfação no trabalho? (Uma vez que Salomão diz que isto é um dom de Deus, deveríamos buscar estes dons, perseguir estes dons. É onde entra Lucas 12:31, “Busquem, pois, o Reino de Deus, e essas coisas lhes serão acrescentadas.”)

1. Quando Salomão diz que “nada se pode acrescentar”e que “nada se pode tirar” das coisas que Deus fez, está incluindo a obra dos seres humanos? Não podemos acrescentar nem retirar nada da obra de Deus?

a. Se você diz que “não”, me diga o que podemos acrescentar à obra de Deus? (Leia Eclesiastes 3:15. Penso que este verso dá o sentido da afirmação de Salomão: que no grande esquema das coisas, os seres humanos não podem alterar o que Deus tem feito. Nos detalhes da vida, contudo, penso que somos parceiros de Deus para fazermos a Sua vontade.)

(1) O comentário “Be Satisfied” nota que a última frase de Eclesiastes 3:15 (“Deus investigará o passado.”) é traduzida literalmente como “Deus busca aquilo que se apressa”. Deus é parte dos detalhes da nossa vida? (Sim. Podemos não estar alterando o “grande esquema”, mas Deus é parte de nossa vida quotidiana.)

III. Juízo

A. Leia Eclesiastes 3:16. O que está errado com o nosso mundo? (A justiça e a retidão foram sobrepujados pela impiedade.)

B. Leia Eclesiastes 3:17. Qual é a cura para este problema? (Que Deus executará a justiça e o juízo.)

1. Isto nos leva de volta para uma velha questão: Um Deus amoroso executaria juízos sobre os seres humanos? Qual seria a resposta de Salomão a esta pergunta? (Sim! A implicação é que os juízos mostram um Deus amorável. Não é o oposto do amor, é parte do amor. Uma vida sem justiça é simplesmente injusta. Parte da promessa de Deus aos seres humanos é que Ele é justo – de fato, mais do que justo.)

2. Se você concorda que o juízo é justo (exceto, é claro, quando ele é executado sobre você), que lição prática podemos aprender de Salomão dizer que há um “tempo” para o juízo? (Em Eclesiastes 3:16 Salomão diz que encontrou impiedade em vez de justiça e retidão. Embora possamos achar que as coisas são injustas agora, haverá um momento para o juízo. Deus vai acertar as coisas.)

C. Um membro de minha classe me enviou uma nota com um comentário sobre a questão do “tempo”, dizendo que Jesus veio à terra no tempo apontado por Deus. Se você fosse Adão e Eva, teria entendido a demora?

1. Somos capazes de antecipar o tempo da Segunda Vinda de Deus a da execução do juízo final? (Esta é uma parte do “fardo” de Eclesiastes 3:10 – a vida, morte e ressurreição de Jesus nos dá a certeza de Sua Segunda Vinda, mas nós não sabemos quando será. Não compreendemos o plano completo com todos os detalhes. (Se você acha que estou errado, considere quão gravemente o povo de Deus entendeu errado a primeira vinda de Jesus.).)

D. Leia Eclesiastes 3:18-19. Meu querido cachorro (de 12 anos de idade) morreu há poucos meses atrás. Esta é uma lição prática para mim?

1. Salomão chama o “destino do meu cachorro” de prova, ou teste. Em que eu estou sendo testado? (Eclesiastes 3:12 nos diz para fazer o bem e ser feliz enquanto vivermos. Em certo sentido, é um teste saber que a nossa vida feliz chegará a uma conclusão não tão feliz. Meu cachorro teve um final miserável. Por outro lado, sem Deus nos dando a vida eterna, temos exatamente o mesmo fim de um cachorro. (Aliás, uma vez que a Bíblia diz que haverá animais no céu, espero que meu velho cachorro tenha o mesmo destino que eu – o céu”).)

E. Leia Eclesiastes 3:19-21. Gostaria que você olhasse novamente o verso 19. Salomão diz que o homem não tem vantagem alguma sobre o animal. Isto é consistente com o resto da Bíblia?

1. Coloque o verso 21 juntamente com o verso 19. O que Salomão está dizendo? (Primeiro ele fala que não existe vida depois da morte, e depois alivia, dizendo “Quem sabe?”)

2. Leia Eclesiastes 9:5. Muitas pessoas que acreditam que a morte é um sono inconsciente até a ressurreição baseiam a sua crença neste verso. Salomão é um guia confiável para a verdade da vida futura? (Se você confia em Salomão para os teus pontos de vista sobre a vida e a morte, precisa encontrar uma nova fonte. Salomão ensina neste mesmo texto que “não haverá mais recompensa” depois da morte. As pessoas que crêem no “sono da alma” não acreditam nisto!)

F. Amigo, leia I Coríntios 15:12-22. Qual é a nossa gloriosa esperança? (Paulo concorda com Salomão que sem a esperança de uma vida eterna a nossa fé é inútil. Pior do que inútil, porque nos dá a falsa esperança de que existe vida depois da morte. Como Jesus foi ressuscitado dos mortos, amigo, você tem a promessa da vida eterna, se decidir estas “em Cristo”. Você vai tomar esta decisão hoje?)

IV. Próxima Semana: Mais Vida Debaixo do Sol

=============================== Direito de Cópia de 2007, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: