terça-feira, 7 de outubro de 2008

O Fogo do Ourives - Lição 12

Morrendo Como a Semente (Filipenses 2, II Samuel 13-14)

Introdução: O anúncio da campanha para a Comunidade de Virgínia é “Virgínia é para os amantes”. Isto pode ser verdade, mas eu acrescentaria “Virgínia é para os pensadores”. Por quê? Há muitos anos atrás alguns estados dos Estados Unidos decidiram que permitiriam que seus cidadãos decidissem o que queriam que fosse escrito nas placas de seus carros. O estado da Califórnia decidiu aproveitara o “apelo esnobe” e cobrou centenas de dólares pelas placas personalizadas. O estado da Virgínia, ao contrário, permitiu que qualquer pessoa tivesse uma placa personalizada por uma taxa de US$ 20,00. O resultado foi que a Virgínia teve uma enorme receita a partir desta decisão (muito mais do que a Califórnia, embora a Califórnia seja um estado mais populoso). Centenas de milhares de carros registrados na Virgínia possuem placas personalizadas. Se você morasse na Virgínia, o que escreveria na placa do teu carro? Me parece que uma das decisões mais populares é ter as iniciais e o número 1. Por exemplo, “BNC 1”. Muitas pessoas pensam que são o número 1. A nossa lição desta semana sugere uma outra placa personalizada: “BNC último”. Nunca vi uma placa de carro como esta. Vamos pular para dentro da nossa lição e descobrir o que está acontecendo!

I. O Que Jesus Faria?

A. Leia Filipenses 2:5. Vemos o slogan popular “O que Jesus faria?” Este texto parece ser uma variação deste slogan: “O que Jesus pensaria?” É assim que você entende este texto?

1. Uma vez que tenhamos descoberto o que Jesus pensaria, que atitude Ele teria, o que é exigido de nós? (A Bíblia diz que a nossa atitude deveria ser a mesma atitude de Jesus.)

B. Leia Filipenses 2:6-7. Nosso texto dia que Jesus, “embora sendo Deus” decidiu “esvaziar-se a Si mesmo”, tornando-Se como nós. Esta atitude pode ser traduzida na nossa vida?

1. Teríamos que nos tornar como um cão ou um gato (ou um inseto) para traduzir este conceito em nossa vida?

2. Ou existe uma comparação mais direta: o texto nos ordena a não “apegar-se” a “ser igual a Deus”?

a. Leia Gênesis 3:1-5. Por quanto tempo você acha que Satanás ficou imaginando a tentação que ele usaria contra os seres humanos?

(1) O que é esta tentação? (Tornar-se como Deus! Não temos qualquer razão para crer que deveríamos ser iguais a Deus, mas aparentemente esta é uma enorme fraqueza nos seres humanos. Nesta área problemática, deveríamos ter a mesma atitude de Jesus.)

(2) No conceito abstrato, quão difícil isto pode ser? (Jesus era Deus! Nós não somos.)

C. Leia Filipenses 2:8. Uma vez que Jesus Se tornou um ser humano, Ele Se rebaixou ainda mais? (Ele Se humilhou ao ponto de morrer pelos outros.)

1. Temos agora um ponto de referência que podemos seguir? (Obviamente nós começamos numa posição muito “inferior” em comparação a Deus. Mas podemos fazer precisamente o que Jesus fez quando Ele era um ser humano.)

2. O que você acha que significa morrer pelos outros? Os terroristas morrem pela causa que acreditam. Este é o mesmo conceito? (Dificilmente. Terroristas morrem para matar a outros. Os cristãos abrem mão de suas vidas para permitir que outros vivam eternamente.)

3. Vamos ver em seguida algumas histórias da Bíblia para vermos como este princípio deveria, do ponto de vista prático, ser aplicado em nossa vida.

II. O Que Saul Deveria Ter Feito?

A. Leia I Samuel 13:1-4. Qual é o contexto da nossa história? (O rei Saul parece ter enviado a maior parte de seu exército para casa. Porém, seu filho Jônatas continua uma campanha militar contra os filisteus. Os filisteus ficam irritados e decidem cuidar do problema. Saul chama de volta as suas tropas e as duas nações entram em guerra total.)

B. Leia I Samuel 13:5-7. Qual era a estimativa do soldado israelita médio a respeito da força relativa entre as duas nações? (Os israelitas não tinham chance. Eles estavam, fugindo ou se escondendo.)

1. Se você fosse o rei Saul, o que faria? O que você iria querer fazer?

C. Leia Samuel 13:8-9, 12. Imagine que você é o “advogado” de Saul. Quais argumentos você colocaria a favor dele? (Eu estava no horário, e numa situação de crise. Samuel estava atrasado. Ele não cumpriu o combinado comigo ou com o meu país. Deus é o centro da minha vida. Eu não queria ir à guerra sem antes buscar o favor de Deus. Minha situação é crítica, minhas tropas estão desertando. Alguém tem que tomar a frente e resolver o problema, já que Samuel está falhando em seu serviço – que é invocar as bênçãos de Deus. Deus me fez rei, e eu devo liderar.)

1. O que você acha deste argumento? Saul está fazendo alguma coisa que você mesmo faria?

2. Baseado no que estudamos na semana passada, o que está errado na abordagem de Saul? (Ele não esperou em Deus!)

D. Quando se trata de argumentos de advogados, geralmente você descobre que há mais de um – e eles são discordantes entre si. Vamos olhar o outro lado deste argumento. Leia I Samuel 10:8. Com o que o advogado de Samuel concordaria? (Samuel estava atrasado. Foi dito a Saul para esperar “sete dias, até que eu chegue”. O sétimo dia estava acabando e Samuel ainda não havia chegado.)

E. O comentário “A Commentary, Critical and Explanatory of the Old and New Testaments” sugere que Samuel esperou deliberadamente até o sétimo dia para chegar, para “testar o caráter constitucional do rei”. O que você acha que isto significa? (Quando o comentário fala de “caráter constitucional”, ele se refere à idéia de separação entre Igreja e Estado. Saul (o representante do Estado) estava invadindo o domínio de Samuel (o profeta de Deus). Em vez de esperar em Deus, em vez de esperar pelo profeta de Deus, Saul tomou o assunto em suas próprias mãos.)

1. O que isto tem a ver com a tentação de Eva e a nossa lição acerca do sacrifício próprio? (Eva queria “ocupar” parte do “espaço” de Deus – assim como o rei Saul. Ele pensou que poderia ser tanto rei quanto profeta. Quando queremos nos colocar em primeiro lugar, ocupamos parte do espaço de Deus.)

2. Espere um minuto! Nós não começamos dizendo que deveríamos ser como Jesus? Que argumento é esse sobre estar pressionando Deus? Sobre ocupar Seu espaço? Penso que deveríamos agir como se estivéssemos habitando no espaço de Deus! Você concorda?

F. Veja novamente I Samuel 10:8. Qual era a última coisa que Samuel iria fazer por Saul? (Dizer o que ele deveria fazer.)

1. Samuel estava atravessando a separação entre Igreja e Estado e invadindo o território de Saul? (O que chamamos hoje de separação entre Igreja e Estado não é um conceito bíblico, da forma como é comumente aplicado nos Estados Unidos atualmente. No modelo bíblico, significa que o Estado não pode usurpar o papel da Igreja. Este modelo se enquadra perfeitamente com a idéia de que o homem não deveria presumir ser Deus. Israel era dirigido por Deus. Saul não deveria avançar sem instruções de Deus.)

2. Você é capaz de aplicar esta instrução para a tua vida? As coisa estão desabando e Deus quer que você espere nEle? Você sente uma simpatia por Saul?

G. Leia I Samuel 13:13-15. Qual foi o erro de Saul? (Quando a Bíblia nos diz para termos a mesma atitude de Jesus – abrir mão de nós mesmos em favor de outros – esta atitude não inclui o direito de desobedecer a Deus e começar a tomar decisões executivas contrárias à Sua vontade. Quando fazemos isso, invadimos o especo de Deus e fazemos de nós mesmos o “número 1”.)

1. Qual foi o resultado do erro de Saul? (Não podemos fazer grandes coisas por Deus se não estamos dispostos a seguir instruções.)

III. O Que Jônatas Fez?

A. Entenda o quadro geral: Os filisteus tinham 3.000 carruagens com dois soldados em cada uma. Eles tinham soldados de infantaria tão numerosos “quanto a areia da praia” (I Samuel 13:5). Saul, depois que a maior parte de seus soldados tinha fugido ou se escondido, tinha 600 (I Samuel 13:15). Samuel acaba de ser repreendido e despedido. Que confusão! O que você faria se fosse um israelita?

1. O que você faria se fosse o filho do rei?

B. Vamos descobrir o que Jônatas fez. Leia I Samuel 16:1-6. Como você compararia a atitude de Jônatas com a atitude de Saul?

1. Jônatas havia acabado de propor ao seu escudeiro que eles dois deveriam escalar o penhasco em direção ao destacamento filisteu, com a possibilidade de eles atacarem o exército filisteu. Somente os dois. O que você diria se fosse o escudeiro de Jônatas? (Leia I Samuel 14:7. Você diria que temos aqui dois malucos? Ou dois homens cheios de fé?)

C. Leia I Samuel 14:8-10. Vamos analisar este texto por um momento. Jônatas simplesmente se sentou numa pedra e esperou pelo seu destino? (Não.)

1. Como Jônatas abordou o mesmo objetivo que seu pai, Saul, havia abordado de forma tão equivocada? (Jônatas subiu com um plano de ação que dependia completamente da aprovação de Deus.)

D. Leia I Samuel 14:11-12. Deus aprovou? Jônatas estava testando a Deus? Ele não estava forçando a mão de Deus quando decidiu criar este teste? (Eles tinham um problema imediato. Eles precisavam de uma solução imediata. Se Deus iria agir por eles, deveria agir logo. Penso que o que Jônatas propôs dependia primeiramente da vontade de Deus. Jônatas não estava invadindo o espaço de Deus.)

E. Leia I Samuel 14:13-15, 20. Compare como Eva, Saul e Jônatas abordaram as suas tarefas na vida. Como isto se enquadra com a idéia de morrer para si mesmo? (Tanto Eva quanto Saul decidiram que deveriam se apropriar de algo que pertencia a Deus. Os resultados foram terríveis. Jônatas dependeu completamente de Deus para fazer grandes coisas – e grandes coisas se seguiram.)

F. Amigo, você vai seguir o exemplo de Jesus, colocando a obediência a Deus em primeiro lugar? Isto quer dizer que você é dispensável. Jônatas nunca se tornou rei. Em vez disso, ele morreu na batalha, com seu pai, Saul (I Samuel 31:1-2). Jônatas abriu mão de sua vida na terra para satisfazer o plano de Deus de fazer de Davi o rei.

IV. Próxima Semana: Cristo no Crisol

=============================== Direito de Cópia de 2007, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: