terça-feira, 7 de outubro de 2008

Eclesiastes - Lição 06

O Rico e o Pobre (Eclesiastes 5)

Introdução: Você gosta do teu emprego? Gostaria de ficar rico? Gostaria de saber a coisa certa para dizer em todos os momentos? Quanto tempo você gasta pensando sobre o passado e como você poderia ter feito melhor as coisas? Como você guarda a tua riqueza? Vamos nos introduzir na nossa lição desta semana, porque Salomão discute essas coisas e outras mais!

I. Palavras Precipitadas

A. Leia Eclesiastes 5:1. Qual é o relacionamento entre ouvir e o sacrifício dos tolos? (Parecem ser o oposto um do outro.)

1. Quando Salomão nos aconselha a ouvir, está falando sobre a audição? (Penso que, em parte, ele está falando sobre a diferença entre ouvir e falar. Mas, o ponto principal é a obediência. A idéia é que, se você ouvir o que é dito na casa de Deus, irá obedecer.)

B. Leia Eclesiastes 5:2-3. O oposto de ouvir é falar. O que Salomão nos diz sobre a conversa na igreja? (Ele sugere que deveríamos nos preocupar acerca de falarmos demais.)

1. Logo antes da oração principal, durante nosso culto de adoração, temos um momento no qual as pessoas podem compartilhar de seus agradecimentos e seus pedidos. Na semana passada, eu dirigi este estudo bíblico, contei a história das crianças e preguei o sermão. Costumo falar (bastante) na igreja. Isto me deixa um pouco hesitante em criticar outros que falam durante a programação da igreja – mas o momento dos agradecimentos e pedidos me dá dor de estômago. Em vez de falarem um simples agradecimento ou pedido, algumas pessoas se levantam, de forma que possam ser vistas (o primeiro sinal de problema) e então passam a falar um mini-sermão sobre algum assunto, ou fazem um relato de sua vida durante a última semana. Penso que a mensagem é “olhem para mim”! Você concorda comigo? Você acha que Eclesiastes 5:2-3 fala sobre isto?

2. Quando Salomão fala no verso 3 que sonhos vem como resultado de nossas preocupações, o que ele fala que vem com as muitas palavras? (Tolice. Se você ouvir uma pessoa que tem muito a dizer, há uma grande chance de esta pessoa ser tola.)

3. Quando Salomão chama alguém de “tolo”, o que ele está dizendo? Ele utiliza o termo “tolo”, querendo dizer “estúpido”? (Creio que não. Geralmente, ele está dizendo que estas são pessoas que não levam Deus a sério. Não tem muito a ver com inteligência, mas sim com sabedoria – especialmente a sabedoria de Deus.)

4. Depois de tudo o que discutimos acima, o que você acha que é o (Eclesiastes 5:1) “sacrifício dos tolos”? (Leia Mateus 6:5. Uma adoração sem sinceridade, superficial, do tipo “olhem para mim”, é um sacrifício de tolos.)

C. Leia Eclesiastes 5:4-7. Alguns pastores fazem “apelos” para que as pessoas prometam certas coisas: contribuir com dinheiro para a igreja, assistir às reuniões, ler a Bíblia, ou orar por alguma coisa específica. Quão seriamente deveríamos considerar estes convites para prometer a Deus que faremos algo tão específico?

1. Deus vai permitir que você negocie o teu voto?

II. Riqueza e Justiça

A. Leia Eclesiastes 5:8-9. Que problema é o foco destes versos? (Injustiça)

1. Qual é a causa da injustiça? O que a Bíblia quer dizer quando fala que um “oficial está subordinado a alguém que ocupa posição superior”? (A decisão do oficial não é baseada nos fatos do caso diante dele, mas sim nos interesses de outros oficiais e seus interesses pessoais.)

2. Isto poderia acontecer nos Estados Unidos? (O suborno direto a juízes é muito raro. [Notemos que o autor está se referindo às cortes americanas. Em terras brasileiras, ainda nos lembramos de casos vergonhosos de dinheiro público desviado diretamente por juízes, bem como de compra de sentenças judiciais. – N.T.] Mas, em alguns estados, os juízes são eleitos. Alguns sindicatos de trabalhadores promovem a eleição de juízes através de contribuições diretas para a campanha e a promoção de suas candidaturas na literatura do sindicato. Presumamos que eu traga um caso diante de tal juiz, no qual estou representando um empregado que se opõe a que suas “contribuições” sindicais obrigatórias sejam usadas para a política, contra a sua vontade. Uma sentença favorável ao meu cliente reduziria o fundo financeiro do qual o juiz poderia obter apoio para sua futura candidatura. Este juiz consideraria apenas os fatos diante dele?)

B. Leia Eclesiastes 5:10-11. As pessoas ricas possuem mais dinheiro para gastar do que as pessoas pobres?

1. A resposta parece ser óbvia: “sim.” Mas, como você compreende Eclesiastes 5:11 “Quando aumentam os bens, também aumentam os que os consomem.” Salomão está dizendo que as pessoas ricas são gordas? (Ele está dizendo que as pessoas ricas tem mais “necessidades”. O velho ditado “quando mais se ganha, mais se gasta” geralmente é verdade. As pessoas que vivem em casas grandes e novas, dirigem carros caros, provavelmente estão amarrados a vultuosos pagamentos pela casa e pelo carro. Eles não têm mais renda “disponível” do que quando eram muito mais pobres.)

2. Qual é o “real” benefício em ter dinheiro? (De acordo com Salomão, você ainda está trabalhando duro para ter mais riqueza, tem pouco dinheiro disponível porque gasta com mais coisas, então o teu único benefício é desfrutar a satisfação daquilo que você possui.)

C. Leia Eclesiastes 5:q12. Como o dinheiro afeta o teu sono? (De forma adversa.)

1. Leia Provérbios 10:15. Você não dormiria melhor em uma cidade fortificada? (O comentário “Be Satisfied” cita a lenda do boxe, Joe Louis, dizendo, “Eu não gosto realmente do dinheiro, mas ele acalma os meus nervos.” Há três linhas de pensamento aqui. Primeira, o trabalhador dorme bem porque trabalhou duro durante o dia. Segunda, o homem rico dorme mal porque não está envolvido em trabalho físico, ao contrário, ele fica acordado se preocupando em como manter (ou melhor, aumentar) seu dinheiro. Terceira, confiar no dinheiro não dá tanta segurança quanto confiar em Deus. Mesmo o homem pobre pode confiar em Deus.)

D. Leia Eclesiastes 5:13-14. Salomão vê um “mal terrível” nestes dois conjuntos de fatos. O que você vê?

1. De quais pressupostos você precisa para ver mal nisto? (O ponto de Salomão é que o dinheiro deveria beneficiar seu possuidor. Infelizmente, o dinheiro pode acabar causando danos a seu possuidor – e isto é um grande mal. Ou, seu possuidor pode perdê-lo, e isto também é uma dificuldade.)

E. Leia Eclesiastes 5:15-17. O que leva esta pessoa e ficar tão frustrada, que passa a vida no escuro e se sente amargurada e frustrada? (Que ela não pode levar o dinheiro para a outra vida.)

1. Se você fosse o consultor financeiro desta pessoa frustrada, o que aconselharia? (Leia Lucas 12:33.)

III. Conclusões Sobre a Vida

A. Leia Eclesiastes 5:18. Você já ouviu a expressão “Estas são as cartas que a vida me deu”?

1. Salomão concordaria com a idéia por trás desta expressão? (Quando Salomão diz que concluiu que deveríamos comer, beber, e achar satisfação em nosso trabalho, baseia sua conclusão no fato de que “essa é a recompensa [dada à pessoa por Deus]”. Salomão diz que Deus nos designou este papel, e deveríamos aceitá-lo.)

B. Leia Eclesiastes 5:19. Alguém pode aceitar seu papel na vida? (Não. Ser capaz de aceitar a vida e ser feliz em nosso trabalho é um dom de Deus.)

C. Leia Eclesiastes 5:20. Na semana passada mencionamos que Sócrates disse: “Uma vida não questionada não merece ser vivida”. Concordamos que era bom examinarmos a nossa vida. Salomão está dizendo que não é bom examinarmos a nossa vida ou refletirmos sobre o nosso passado? (Se desfrutarmos a nossa vida hoje, não teremos que ficar analisando o passado para encontrar a nossa felicidade. Se o nosso passado foi infeliz, não pensaremos demais nele, se gozarmos de alegria e paz no presente.)

D. Amigo, você gostaria de ser feliz e satisfeito? Salomão diz que isto é um dom de Deus. Por que não voltar teu coração para Deus hoje e buscar este dom dEle?

IV. Próxima Semana: "Correr Atrás do Vento"

=============================== Direito de Cópia de 2007, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: