terça-feira, 7 de outubro de 2008

O Fogo do Ourives - Lição 04

Vendo a Face do Ourives (Romanos 8; Jó 23; Daniel 12; I Pedro 1)

Introdução: “Um dia ruim no paraíso é igual a um dia bom em qualquer outro lugar”. Tenho certeza de que não estou usando as palavras exatas desta citação, mas foi mais ou menos isto o que ouvi de pessoas que acreditam que moram em um lugar bastante bom. O sentido geral que tive com esta citação é que essas pessoas gostam do lugar onde moram mesmo quando as coisas não estão perfeitas. A nossa lição desta semana é a respeito de uma idéia semelhante. Mesmo quando os cristãos estão tendo um “dia ruim”, seu caráter está sendo refinado. Mesmo dias ruins são bons! Vamos mergulhar em nossa lição e aprender mais sobre “viver no paraíso!”

I. Gemidos

A. Leia Romanos 8:22-25. Somos os únicos que estamos tendo “dias ruins” de vez em quando? (Não, “toda a natureza criada” está gemendo.)

1. Note que a “dor” é comparada à dor do parto. O que isto sugere? (A dor do parto é limitada no tempo e produz resultados maravilhosos.)

2. Quais são os “primeiros frutos do Espírito”? O texto diz que nós os temos. Quais são eles? (Os cristãos experimentam o céu através da obra do Espírito Santo em suas vidas. Tirar umas férias no paraíso (“experimentar”) nos faz desejar que pudéssemos morar lá. Ter o Espírito Santo em nossa vida mos faz desejar mais ardentemente estar no céu.)

3. Para mim, isto soa mais como uma reclamação sobre coisas que não temos do que o sofrimento de uma dor real. Isto é verdade? (A dor do parto é uma dor real (é o que me dizem!). O sentido que vejo nisto é que se estamos apenas sofrendo neste mundo, poderíamos ficar acostumados com isto e ficarmos “satisfeitos” com isto. Mas, uma vez que os cristãos tem a esperança da vida eterna, uma vez que temos o Espírito Santo fazendo grandes coisas em nossa vida, não estamos satisfeitos com os problemas deste mundo.)

B. Leia Romanos 8:26-27. O que a oração tem a ver com a nossa fraqueza e desconforto?

1. Você já teve um problema com o teu carro e não conseguiu descrever claramente o problema para o mecânico? (Ou, fez como eu, que sei o suficiente para ser perigoso – eu disse ao mecânico para consertar a coisa errada!) Qual é a importância para a solução final, em termos o nosso pedido de ajuda formulado corretamente? (Romanos ainda está no mesmo assunto de termos um “dia ruim” na terra. Parte da solução é ter o Espírito Santo nos dirigindo na compreensão da natureza do problema. Nos ajudando a pedir corretamente a Deus a melhor solução.)

II. Esperança para os Gemidos

A. Leia Romanos 8:28. Que conforto podemos ter sempre que tivermos um “dia ruim”? (Deus está operando para o nosso bem.)

B. Leia Romanos 8:29-30. Qual é o nosso maior bem? (Sermos conformes à imagem de “Seu Filho” (Jesus).)

1. O que este texto te sugere acerca do significado de “nosso bem”? (Trabalhar com vistas ao “nosso bem” pode ser doloroso. Mas a vida eterna é o nosso objetivo. Este é o nosso “bem” final.)

a. Penso que somos salvos pela graça. Que abordagem é esta, “sem dor não há crescimento”, com relação à vida eterna? Por que posso usar as palavras “trabalhar” e “dor” como parte da nossa vida eterna e ainda crer na graça? (Romanos 8:30 nos mostra que estamos em um caminho. Deus tem em mente para nós a vida eterna. Deus nos chama para segui-Lo. Deus nos justifica, cravando nossos pecados na cruz, cobrindo as nossas faltas com Seu sangue. Então, Deus nos chama para sermos glorificados por uma vida santa e, finalmente, o céu.)

C. Leia Romanos 8:31-37. Quais atos passados de Deus nos dão confiança absoluta de que Ele está “ao nosso lado” em meio aos problemas? (Que Ele deu Seu Filho por nós!)

1. Notou o catálogo de potenciais problemas de “das maus” que podemos ter? (Estes são problemas muito sérios, Mas Romanos 8:32 nos promete que nestes problemas, Deus “nos dará todas as coisas”.)

III. Destravando o Gemido

A. Jó, um grande homem da Bíblia, nos ajuda a compreender o tipo de problemas que nos levam a “gemer”. Leia Jó 23:1-5. Quem Jó está procurando? (Deus.)

1. Por que Jó está procurando Deus? (Ele quer “apresentar a causa” dele diante de Deus.)

2. Qual é a causa que jó tem? (Jó está sofrendo, e acredita que Deus o fez sofrer. Uma vez que ele não merece sofrer, Jó quer defender a sua justiça diante de Deus.)

a. Como alguém pode defender que é justo? (Leia Jó 1:8. Deus afirmou que Jó era irrepreensível e íntegro. Jó tinha alguma coisa para defender diante de Deus!)

b. Espere um minuto! Se Deus sabia que Jó era irrepreensível e íntegro, por que Jó precisaria se defender diante de Deus? (Jó cria, erroneamente, que seu sofrimento foi causado por Deus por causa de seu pecado.)

B. Leia Jó 23:6-7. Se Jó conseguisse apresentar seu caso diante de Deus, será que ele pensou que ganharia? Seria absolvido das acusações contra ele, que lhe causaram sofrimento? (Sim. Ele diz que seria liberto “de quem me julga”.)

1. Quem Jó acha que é o seu “juiz”? (Ele não diz, mas deve ser Deus. A lógica deste texto não é clara. Parece que Jó pensa que Deus não sabe todos os fatos ou não tem prestado atenção à sua situação.)

C. Leia Jó 23:8-9. Jó consegue encontrar a Deus? (Não!)

1. Este é o problema do nosso sofrimento? (Quantas vezes nós ficamos desanimados porque Deus parece não estar ouvindo às nossas orações. Não está respondendo aos nossos pedidos de ajuda.)

2. Deus está realmente ausente da vida de Jó? (Longe disso! Jó 1 e 2 nos mostram que Deus está muito envolvido com o que está acontecendo na vida de Jó.)

D. Leia Jó 23:10. Que razão para o sofrimento Jó considera em seguida? (Que ele está sendo provado e refinado.)

1. Isto é consistente com seu argumento anterior sobre como ele não merece ser castigado? De que ele é um homem íntegro e se Deus conhecesse todos os fatos ou prestasse atenção, ele seria “seria liberto para sempre de quem me julga”? (Este é um ponto muito importante. Obviamente, Jó é um grande homem – Deus disse isso. Mesmo assim, no meio do sofrimento, a mente de Jó percorre todas as possibilidades para descobrir porque ele está sofrendo. “É por que eu mereço? Não! Vou encontrar Deus e convencê-Lo de que sou inocente.” “Onde está Deus?Não consigo encontrá-Lo. Ele não está me ouvindo.” “Talvez o que está acontecendo comigo é um teste? Talvez Deus queira ver se eu sou ouro.” É assim que nós reagimos ao sofrimento. Estes são estágios através dos quais nós passamos quando sofremos.)

a. Deveríamos reagir da mesma forma como Jó reagiu? (Nenhuma pessoa normal quer sofrer. Mas, em cada circunstância difícil precisamos primeiro perguntar a nós mesmos se estamos sofrendo por causa dos nossos pecados. Se não estamos sofrendo diretamente por causa dos nossos pecados, o pecado tem algum papel em nosso sofrimento. Ou nosso caráter está sendo refinado pelo sofrimento. Ou sofremos por causa do pecado geral existente no mundo. Qualquer que seja a causa do nosso sofrimento, precisamos ver nisso uma oportunidade para o desenvolvimento do caráter.)

IV. Gemido: Vale a Pena!

A. Leia Daniel 12:1-4. O que está ligado ao final dos tempos na terra? (“Um tempo de angústia como nunca houve desde o início das nações”. Esta angústia é seguida pela salvação dos justos! Os justos serão libertos.)

B. Leia Daniel 12:8-10. O que faz a diferença entre os ímpios e os justos? (Os justos são “purificados, alvejados e refinados”. Enquanto isso, os ímpios simplesmente permanecem ímpios.)

C. Leia I Pedro 1:3-9. Como somos salvos? Daniel escreveu sobre sermos refinados. Um caráter refinado, o qual é resultado do nosso sofrimento, é necessário para a salvação? (Gosto da forma como Pedro coloca a questão. Ele deixa bem claro que somos salvos pela vida, morte e ressurreição de Jesus. Nossa fé em Jesus é refinada pelo fogo. O sofrimento mostra se a nossa fé é genuína ou não. O sofrimento não nos torna perfeitos, de forma que somos dignos de entrar no céu pelos nossos próprios méritos. Em vez disso, o sofrimentos prova e refina a nossa fé em Jesus. É pelos méritos de Sua vida perfeita e Sua morte que entremos no céu!)

D. Amigo, você está sofrendo hoje? É difícil, mas veja este sofrimento como uma benção, para refinar o teu caráter a tua fé.

V. Próxima Semana: Calor Extremo

=============================== Direito de Cópia de 2007, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: