domingo, 19 de outubro de 2008

Discipulado Cristão - Lição 04

Lições de Candidatos a Discípulos (Mateus 8; João 3)

Introdução: Admita. Às vezes você fica com preguiça. Às vezes você se sente confortável e não quer mudanças. Às vezes as mudanças parecem muito complicadas. Às vezes parece que as mudanças não valem a pena. Recentemente, passei por algumas grandes mudanças. Depois de 30 anos defendendo casos, comecei como novo professor em uma Faculdade de Direito. Depois de décadas, o Espírito Santo abriu caminho através da minha lógica para me mostrar uma área de pecado em minha vida. Eu me arrependi e mudei. Minha mudança no trabalho tem sido custosa. Ela me custa muito do meu tempo livre, me custa muito dinheiro, porque agora tenho que alugar uma segunda casa. Me custa tempo com minha esposa. Enquanto escrevo, estou deitado na cama com uma lesão física que duvido que eu teria se estivesse no meu antigo escritório. A mudança vale a pena? Oh, sim! O chamado que Jesus nos faz para sermos discípulos é um chamado a mudanças. Vamos pular para dentro da nossa lição e estudar um grupo de homens que foram relutantes em fazer mudanças e seguir a Jesus.

I. O Escriba

A. Leia Mateus 8:18-20. Este homem se dispõe a ser um discípulo de Jesus. Por que Jesus responde falando sobre animais? (Jesus informa ao escriba que Ele não tem uma casa.)

1. O que a resposta de Jesus tem a ver com a oferta do escriba? O escriba não perguntou a respeito das acomodações de Jesus. (Jesus quer que o homem veja todo o quadro envolvido nesta mudança. O escriba provavelmente estava deleitado em ouvir os ensinamentos de Jesus. Mas, antes que ele fizesse mudanças impulsivas para ser um discípulo, Jesus quer que ele compreenda que isto não é um turismo de luxo.)

B. A Bíblia não registra a forma como o escriba respondeu. O que você acha, será que ele seguiu a Jesus? (Eu duvido. Jesus conhecia o coração dele e sabia que o escriba decidiria que a mudança não valia a pena.)

II. O Escavador

A. Leia Mateus 8:21-22. Este homem já havia tomado algum tipo de decisão de seguir Jesus, porque o texto se refere a ele como “outro discípulo”. Você acha que Jesus está sendo um pouco rude?

1. O comentário “The IVP Bible Background Commentary on the New Testament” nota que uma das mais responsabilidades básicas do filho mais velho era enterrar o seu pai. Jesus está dizendo a este filho que ele não deve honrar o seu pai, certificando-se de que seu pai seja enterrado de forma adequada?

2. Leia Efésios 6:2-3. Jesus está se opondo a um dos Dez Mandamentos e aos escritos de Paulo? (Não deveríamos assumir que o pai está morto. A cultura judaica enterra seus mortos imediatamente. Se o pai deste homem tivesse acabado de morrer, ele não estaria ali ouvindo a Jesus. Em vez disso, a história mais provável é que este discípulo quer esperar para seguir a Jesus até depois que seu pai morra. Esta era uma questão que tinha a ver com Abraão. Veja Gênesis 11:31-12:5)

III. Nicodemos

A. Leia João 3:1. O que este texto nos diz sobre o status social de Nicodemos? (Ele era um homem proeminente. Um líder político e religioso.)

B. Leia João 3:2. Nicodemos diz coisas gentis para Jesus, mas não revela o motivo do encontro. Por que você acha que Nicodemos queria um encontro particular com Jesus? Ele estava considerando tornar-se um discípulo de Jesus?

1. Nicodemos estava considerando uma mudança em sua vida?

C. Veja João 3:2 novamente. Jesus teria sido insultado ou elogiado pela frase de apresentação de Nicodemos? (Este é um problema de “condenar devido a um elogio fraco”. Nicodemos falou isto imaginando elogiar. Mas este é um elogio para um profeta, não para o Messias.)

D. Leia João 3:3. Espere um momento! Este verso começa com “Em resposta, Jesus declarou...”. Como esta afirmação pode ser uma resposta à afirmação de Nicodemos, dizendo que Jesus vinha de Deus?

1. Volte atrás um momento. Por quais razões você disse que Nicodemos veio ver Jesus? Ele apareceu para dizer a Jesus “sabemos que ensinas da parte de Deus”? (Não. Duvido que ficar elogiando pessoas que ele não conhecia era uma atividade muito importante na lista de prioridades de Nicodemos. Nicodemos queria descobrir se Jesus era o Messias. Ele queria descobrir se Jesus era aquele a quem ele devia seguir.)

2. Agora, deixe-me perguntar novamente, a afirmação de Jesus no verso 3 é uma “resposta”? (Sim. Jesus está “cortando o papo-furado”. Ele sabe que Nicodemos está ali para descobrir mais sobre o Reino de Deus e o papel de Jesus nele. Jesus vai direto ao ponto dizendo “Você precisa mudar. Você não tem parte no Reino de Deus, a menos que ‘nasça de novo’. Não precisamos ficar discutindo os detalhes do reino de Deus, se você não faz parte dele.”)

E. Vamos continuar e acrescentar o verso 4. Leia João 3:3-4. Coloque-se no lugar de Nicodemos novamente. Você se sentiria insultado pela resposta de Jesus? (Pelo menos irritado, se não insultado. Certamente, a conversa não está indo no caminho certo. Você é um homem muito importante. Jesus devia estar encantado em ter uma conferência com você. Ao contrário, Jesus parece estar questionando a tua competência. Ele diz que são necessárias mudanças para a salvação e o discipulado.)

1. Você acha que Nicodemos está falando sério na sua pergunta? (É óbvio demais que uma pessoa não pode nascer novamente de forma literal. Penso que Nicodemos está sendo defensivo. De acordo com vários comentários, Nicodemos teria compreendido a necessidade de um “novo nascimento” para os gentios que queriam se converter ao judaísmo, mas isto não fazia qualquer sentido no caso de um judeu. A sugestão seria particularmente inapropriada para um líder judeu importante como ele. Ele não via a necessidade de uma mudança.)

F. Leia João 3:5. Agora Jesus deixa claro o que ele quer dizer com “nascer de novo”. O que é? (“Nascer da água e do Espírito”.)

1. Você acha que Nicodemos compreendeu o que Jesus estava dizendo? (Leia João 4:1-2. Uma vez que Nicodemos tinha estado acompanhando os milagres de Jesus, certamente ele estava atualizado com os relatórios das conversões de Jesus. Aposto que Nicodemos sabia que “nascer da água” significava o batismo.)

G. Leia João 3:6. Nicodemos iria querer ser batizado? (Não. Isto parecia ser uma enorme admissão de sua indignidade. Ele era um líder religioso, não fazia parte da ralé. Seu coração orgulhoso resistiria a isto. É por isso que “o que nasce da carne é carne”. O coração humano naturalmente resiste ao evangelho.)

H. Vamos fazer a ligação com o tema desta série – discipulado. Nicodemos acredita que ele está no caminho certo, só está buscando mais informações para determinar se Jesus é o Messias. Nicodemos quer refinar a sua vida de santidade. Em vez disso, Jesus lhe diz que ele precisa mudar! Não é isso que Nicodemos esperava ouvir.

I. Leia João 3:7. O que este texto nos diz sobre a maneira como estava a aparência de Nicodemos naquele momento? (Ele deve aparentar estar chocado, ou Jesus não teria feito comentários a respeito de sua surpresa.)

J. Leia João 3:8. O Espírito Santo é lógico? (Na grande Criação de Deus encontramos ordem.Portanto, reluto em dizer que uma parte da Divindade é ilógica. Contudo, este texto diz, pelo menos, que o Espírito santo não é previsível em termos humanos. O Espírito Santo faz o que Ele quer, os seres humanos podem sentir a presença do Espírito, mas não podem dizer se o Espírito está indo ou vindo.)

K. Leia João 3:9-10. Você consegue se simpatizar com Nicodemos? Ele quer saber porque a lógica e a obediência são insuficientes!

1. O mestre de Israel não compreende que esta idéia de “nascer de novo” no discipulado envolve batismo e regeneração (novo nascimento) pelo Espírito Santo. Você compreende isso? (Simplesmente conhecer a Bíblia e seguir as regras não é o suficiente. É o Espírito Santo que nos leva ao arrependimento. O perdão vem através da imerecida graça de Deus. Não podemos conquistar essas coisas. O orgulho é uma barreira à aceitação [gratuita] desses dons.)

2. Que nova abordagem a fazer discípulos descobrimos neste encontro com Nicodemos? (Toda a lógica do mundo e todo o conhecimento do comportamento humano, simplesmente não podem converter o coração. Isto é tudo “carne”. O ingrediente essencial é o Espírito Santo.)

L. Leia João 3:14-16. Por que Jesus compararia a Si mesmo com uma serpente – o primeiro símbolo de mal (veja Gênesis 3)? Exceto pelo “ser levantado”, uma analogia com a cruz, esta comparação não parece estar completamente errada? (Assim como as pessoas precisavam olhar para a serpente, nós precisamos enfrentar os nossos pecados.Precisamos enfrentar o fato que precisamos de mudanças. Em Lucas 13:3 Jesus nos diz que, a menos que nos arrependamos, iremos perecer.)

M. Amigo, mesmo que você seja um honrado líder religioso, pode ser que você não compreenda o discipulado. Você precisa entender a mudança que precisa acontecer na tua vida. Através do poder do Espírito Santo ficamos face a face com os nossos pecados, os reconhecemos e então nos arrependemos deles. Você está disposto?

IV. Próxima Semana: As Mulheres e o Discipulado

=============================== Direito de Cópia de 2008, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: