domingo, 19 de outubro de 2008

Maravilhoso Jesus - Lição 13

Sua Volta Como Rei e Amigo (Mateus 25; I Coríntios 13 e 15; Apocalipse 19 e 21)

Introdução: Qual é a coisa mais importante para o crente? Na semana passada aprendemos como podemos ter confiança na nossa salvação. O que a salvação faz por nós? Não vamos nos demorar neste ponto, mas a salvação permite que evitemos o inferno. Os limites do “Great Dismal Swamp” [N.T. – Uma grande área pantanosa, entre os estados americanos da Virgínia e Carolina do Norte] não ficam muito longe do lugar onde trabalho e está ocorrendo um incêndio florestal no pântano. A fumaça cobre tudo. Toda a região cheira a madeira queimando ou a churrasco. Entrar no escritório, saindo da fumaça e voltando meus pensamentos para o futuro dos crentes me lembrou de que estamos evitando o inferno! Qual é o lado positivo destas coisas? Como será o céu? Este assunto vale uma discussão mais demorada. Vamos mergulhar na Bíblia e descobrir!

I. A Grande Divisão

A. Leia Mateus 25:31-33. O que este texto nos ensina acerca do julgamento final dos seres humanos?

1. Todos os seres humanos serão salvos?

B. Leia Mateus 25:34-40. O que te deixa perturbado nesses versos? (O que me perturba é que o julgamento parece ser baseado puramente em obras humanas, quando na semana passada aprendemos que ele é baseado em nossa aceitação das obras de Jesus. Também fico perturbado com a sugestão de que os salvos são ignorantes da Bíblia! Se eles tivessem estudado a Bíblia, teriam lido acerca deste diálogo e saberiam as respostas!)

1. O que você acha que estes versos estão realmente ensinando? (Que os que estão salvos tem uma transformação em seus corações, de forma que realizam, naturalmente, boas obras. Eles não estão plenamente conscientes de suas boas obras. De outra forma, responderiam, “É claro que fizemos. E não se esqueça das outras boas obras que também fizemos.” Penso que este texto prova a verdade de Hebreus 10:16, um texto que estudamos na semana passada. Parte da nossa salvação é que Deus escreve a Sua lei em nossos corações e mentes.)

C. Leis Mateus 25:41-43. Qual é o aspecto negativo do juízo final? (A pior parte é quando Deus fala “Apartem-se de mim.” Eu nunca quero ouvir essas palavras! O diabo e seus anjos são agentes ativos de rebelião. Se eu estou perdido, receberei pelo menos uma parte do que eles receberão.)

D. Esta visão de um julgamento e da esperança do céu é um ensinamento somente do Novo Testamento? (Não. Leia Daniel 12:2-3.)

II. A Mudança Perfeita

A. Leia I Coríntios 15:12-14. Qual é a garantia dada aos crentes que eles serão ressuscitados para a vida eterna? (Que Jesus ressuscitou.)

B. Leia I Coríntios 15:50-52. Quando os crentes serão ressuscitados?

C. Leia I Coríntios 15:35. Nosso texto anterior disse que “todos seremos transformados”. Quando formos ressuscitados, que tipo de corpo teremos? Que tipo de lugar será o céu? Como serão as coisas? Você já se fez essas perguntas? O que você pensa acerca disso?

1. Leia I Coríntios 15:36. A Bíblia está dizendo que é tolice pensar nessas coisas? (Não. Ela diz que é tolice não compreender este ponto. Isto é uma coisa que podemos compreender!)

2. Leia I Coríntios 15:37-41. O que Jesus sugere a respeito de como será a nossa aparência em nosso corpo ressuscitado? (Ele diz que não seremos parecidos com aves, nem com peixes nem com estrelas. Deus distingue essas coisas agora e vai distingui-las quando formos ressuscitados.)

a. O que você acha que o texto quer dizer com a palavra “semente”? Isto quer dizer que não nos pareceremos com qualquer coisa que estávamos acostumados a parecer? (Jesus diz que não temos que nos preocupar em termos o nosso antigo corpo de volta. A planta velha morre e se vai. Mas uma semente que carrega toda a informação genética da velha planta ressurge como uma nova planta.)

(1) A nova planta se parece com a planta antiga? (Sim!)

(2) O que isto sugere sobra a maneira como será a nossa aparência em nosso corpo ressuscitado? (Primeiro, isto nos assegura que teremos um corpo. Segundo, pareceremos com um ser humano e não como aves, ou sapos ou estrelas.)

3. Leia I Coríntios 15:42-44, 49. Se que maneiras o nosso corpo será melhor e diferente? (Ele será perfeito. Seremos como Jesus.)

D. Leia I Coríntios 13:8-10. Que evento você acha que é previsto pela frase “quando, porém, vier o que é perfeito”? (A Segunda Vinda de Jesus. A Ressurreição. O amor está presente nesta terra e estará presente no céu. O amor permanecerá quando o que é “imperfeito” desaparecer. O conceito é que o que é bom, permanece, o que é imperfeito, desaparece.)

E. Leia I Coríntios 13:11-12. A diferença entre a terra e o céu é ilustrada pela diferença entre uma criança e um adulto. O que esta comparação sugere acerca do céu? (Ela sugere que as coisas boas que conhecemos na terra existirão em uma forma muito mais avançada no céu.)

1. Nossos amigos e parentes serão capazes de nos reconhecer no céu? Quando nos tornarmos esta nova “planta”, seremos parecidos o “velho eu” o bastante para sermos reconhecidos? (Penso que sim. O verso 12 se refere a um reflexo obscuro, e em seguida fala, “conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido.” Isto sugere que as pessoas te conhecerão!)

a. Leia Lucas 24:13-16. Isto é depois da ressurreição de Jesus. Jesus parecia da forma como ele costumava parecer? (Sim. Os dois discípulos tinham que ser “impedidos”, de forma sobrenatural, “de reconhecê-Lo”.)

b. Leia Lucas 9:29-31. Como este texto sugere que Moisés se parecia? (Ele era reconhecível como um homem. De fato, ele se parecia como um homem, assim como Elias – que nunca morreu, mas foi transladado para o céu.)

III. O Lugar Perfeito

A. Leia Apocalipse 19:11-13. O nome deste cavaleiro é “Palavra de Deus”. Quem é Ele? (João 1:1-14. Este é Jesus!)

B. Leia Apocalipse 19: 14-16. Para onde Jesus e Seu exército está se dirigindo? (Para a terra! Os versos seguintes neste capítulo e em Apocalipse 20 discute a grande batalha que termina com a destruição dos ímpios.)

C. Leia Apocalipse 21:1-2. Depois de o pecado e o mal serem julgados e destruídos, o que acontece com a terra? (Teremos “novos céus e nova terra”.)

D. Leia Apocalipse 21:3-4. Onde Deus habita? No céu? (Amigo, a nossa terra renovada é a futura habitação para Deus e para nós.)

1. Como esta nova terra será diferente na antiga terra que conhecemos? (Não haverá mais “morte, nem tristeza, nem choro, nem dor”.)

E. Pense novamente nos versos que acabamos de ler. Temos uma “nova Jerusalém” e uma “nova terra” sem mar. O que isto sugere sobre se seremos capazes de reconhecer o ambiente que nos rodeia? (A referência a coisas que conhecemos na terra como “Jerusalém” e “terra” sugerem que reconheceremos a terra. Quando o texto diz que o “mar já não existia”, isto implica que o restante das características familiares da terra estarão aqui.)

F. Leia Apocalipse 21:10-14. O que teremos na terra renovada? (Montanhas!)

1. Que tipo de cidade é a Nova Jerusalém? (Ela tem muros e portões. Isto sugere que ela se parece com algo que reconheceremos.)

a. O que esta descrição nos fala sobre nossos corpos celestiais? (Ela sugere que teremos corpos reais porque espíritos não iriam precisar de muros ou portões.)

G. Amigo, imagine-se morando na terra renovada no mesmo lugar em que você mora. Agora imagine que tudo o que existe de errado e desagradável onde você mora tenha desaparecido. Imagine que tudo o que existe de errado e desagradável com você tenha desaparecido. Agora imagine que você tem todo o tempo para fazer qualquer coisa que você goste de fazer. Viajar para lugares novos e perfeitos. Aprender o que quiser de aprender. Construir o que quiser construir. Relacionar-se com os heróis da Bíblia que você desejar. Viver na presença de Jesus. Você vai confessar os teus pecados e dar o teu coração a Jesus hoje? Se fizer isso, todas essas coisas (e muito mais do que você pode imaginar)estará no teu futuro!

IV. Próxima Semana: Começaremos uma nova série de estudos intitulada “Agentes da Esperança: Os Grandes Missionários de Deus.”

=============================== Direito de Cópia de 2008, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: