domingo, 19 de outubro de 2008

Maravilhoso Jesus - Lição 03

A Realidade de Sua Humanidade (I João 4; Romanos 5; Hebreus 2; I Coríntios 11)

Introdução: Um amigo me enviou um vídeo de um programa de televisão da Ophra, no qual ela argumentava vigorosamente que existem muitos caminhos diferentes para se chegar ao céu. Ela não está sozinha. Esta é a filosofia dos dias atuais – a opinião de qualquer pessoa é igualmente válida. A única exceção seria se você não concordar com isso. Nesta caso, a tua opinião não seria um “caminho” válido. A Bíblia não aceita a teoria que “opiniões diferentes estejam igualmente corretas”. Ao contrário, ela ensina que ou você está certo, ou está errado. Não existe terreno neutro. Um assunto no qual você está ou certo ou errado é o assunto da lição desta semana: a humanidade de Jesus. A bíblia afirma que Jesus era completamente humano e (como estudamos na lição da semana passada) completamente Deus. Vamos mergulhar no nosso estudo desta semana sobre o “lado” humano de Jesus!

I. A Importância de Reconhecer a Sua Humanidade

A. Leia I João 4:1. O que este texto nos diz acerca da teoria apresentada por Ophra, que todas as crenças são igualmente válidas? (O texto diz que precisamos “examinar” as teorias para vermos se elas são de Deus. Uma porção de falsidade está à solta por aí, sendo dita por pessoas que afirmam falar em nome de Deus.)

B. Leia I João 4:2-3. Qual é a base para decidirmos qual opinião provém de Deus e qual opinião representa as idéias do anti-cristo? (Se a pessoa [expressando esta opinião] reconhece que Jesus “veio em carne”.)

C. Leia I João 4:4-6. Você esperaria que o mundo prestasse atenção ao que você diz? Esperaria que eles achem que o teu “caminho” é válido?

1. Quantas pessoas assistem ao programa da Ophra e ouvem a opinião dela? (Este texto explica por que? (O mundo dá atenção ao ponto de vista do mundo.)

2. Como o mundo e a igreja podem ter pontos de vista diferentes? Eles não utilizam a mesma lógica? (Note que o verso 4 afirma que “Aquele que está em vocês é maior do que aquele que está no mundo”. Para vocês que são fãs da Ophra, [esclareço] que não conheço os pontos de vista dela sobre Jesus. Só estou me atendo ao que ouvi ela dizer sobre os “muitos caminhos” para chegar à verdade.)

3. Como nós “vencemos” o mundo através de Jesus? (Jesus triunfou sobre o pecado e a tumba! Parte dessa vitória é que Jesus veio em carne.)

a. Por que a humanidade de Jesus é tão importante? Por que ela é importante para a Sua vitória sobre o pecado? Vamos ver este ponto em seguida.

II. A Importância da Humanidade de Jesus

A. Leia Hebreus 2:10. Como Hebreus pode estar falando em tornar Jesus “perfeito”? Ele é Deus. Que imperfeição Ele pode ter?

B. Leia Romanos 5:12-14. Como o pecado entrou no mundo? (pelo pecado de Adão e Eva.)

1. Note que Adão é um tipo “daquele que haveria de vir.” Quem é esse?

C. Leia Romanos 5:15-17. Como Jesus é um contraponto a Adão? (Adão nos trouxe o pecado e a morte. Jesus nos trouxe a salvação e a vida eterna.)

D. Leia Romanos 5:18-19. Por que Romanos se concentra na desobediência de Adão e na obediência de Jesus? (Adão e Eva receberam um teste: Eles obedeceriam a Deus? Acreditariam e confiariam em Deus, ou desconfiariam de Deus e prefeririam depender de si mesmos, tentando tornar-se como Deus? Adão e Eva falharam no teste. O resultado lógico deste texto é que Jesus assumiu onde Adão abandonou. É por esta razão que Adão é chamado de “tipo” com relação a Jesus. Jesus veio à terra como um ser humano. Ele acreditou e confiou em Seu Pai. Não pecou por desobediência ou desconfiança. Não pecou, embora tenha sofrido.)

1. Qual seria o ponto em tudo isso? (Se Deus houvesse criado uma lei que não pudesse ser obedecida, então como poderíamos ser considerados culpados por nossos pecados? O pecado seria uma coisa natural, uma parte inerente da vida. Sempre viveríamos em um mundo infestado pelo pecado e o sofrimento que é o resultado do pecado. Jesus provou que o pecado não é necessário.)

E. Considerando a tarefa que estava diante de Jesus, você consegue agora responder a pergunta de como um Deus perfeito se tornou “perfeito” (Hebreus 2:10) através do sofrimento? (Ele se tornou o substituto perfeito. Tornou-se o perfeito “Segundo Adão”. Tornou-se o perfeito “Cordeiro de Deus”. Sua vida perfeita, Seu sofrimento por nossos pecados, Sua morte em nosso favor nos deu a oportunidade de termos a vida eterna!)

F. Leia Hebreus 2:14-15. Como a morte de Jesus, destrói o diabo? (Ela tira de Satanás o poder da morte. Quando Adão pecou, todos nós fomos condenados a morrer por nossos pecados. Quando Jesus demonstrou que os seres humanos poderiam viver em obediência a Deus, quando Jesus tomou os nossos pecados sobre os Seus ombros, retirou de Satanás o poder sobre nós. Ele retirou a autoridade de Satanás em insistir na nossa morte.)

G. Leia Hebreus 2:17. Por que Jesus tinha que tornar-Se como nós “em todos os aspectos”? (Esta é a chave para a importância de compreendermos a realidade da humanidade de Jesus. Ele não poderia ficar no lugar de Adão e derrotar o pecado (vencer onde Adão perdeu) se não houvesse se tornado humano.)

1. Por que Jesus é comparado a um Sumo Sacerdote “misericordioso”? (O Sumo Sacerdote, no serviço do santuário do Antigo Testamento oferecia o sangue do sacrifício em expiação pelos pecados do povo.)

2. Leia Hebreus 9:11-14. Como Jesus é o Sumo Sacerdote? (Jesus oferece Seu sangue em nosso favor por nossos pecados no santuário do céu. Uma vez que Ele compreende o impulso do pecado em primeira mão, é misericordioso para conosco.)

H. Leia Hebreus 4:15-16. Como Jesus poderá ser tentando em todo tipo de tentação se não fosse completamente humano?

1. Jesus foi provado como você e eu somos ou como Adão e Eva foram? (A partir do relato do Gênesis, parece que Adão e Eva tiveram apenas uma tentação. (Ou, pelo menos, um período de tentação entes de terem pecado.) Eu tenho provas o tempo todo. Jesus também tinha.)

a. Vamos olhar uma aplicação prática disso. Se Jesus foi testado como eu, mas não pecou, eu tenho desculpa para os meus pecados? (Adão e Eva foram criados perfeitos. O sentimento que tenho ao ler Romanos 5 é que Jesus veio como Adão – no sentido em que Jesus não tinha predisposição para o pecado.)

b. Qual seria o meu objetivo em tentar viver uma vida perfeita? Por que eu faria isso? (Todos os textos em Hebreus que estivemos lendo e que revelam a obra de Jesus no céu como nosso Sumo Sacerdote, cobrindo nossos pecados com Seu sangue, tornam claro que não estamos entrando no céu por nossas próprias obras. Não deveríamos ter como alvo viver uma vida “perfeita” para entrarmos no céu. Por outro lado, Jesus passou por todo o Seu sofrimento e dor para derrotar o pecado. Por que eu iria querer me envolver com aquilo que Jesus derrotou a um grande custo para Si mesmo?)

III. A Esperança

A. A mini-van de minha filha teve um pneu furado. Isto arruinou o pneu, então eu pedi um que pneu novo fosse entregue no posto de gasolina onde estava a roda e o pneu arruinado. Como iríamos sair em viagem, se passariam alguns dias antes que ela pudesse voltar ao posto de gasolina e pedir que eles montassem o novo pneu. Isto me deixou um pouco preocupado, porque o posto de gasolina poderia pensar que ela havia perdido o interesse jogasse fora a sua roda especial (mas não tão cara) de alumínio. Quando o posto de gasolina recebeu o pneu, fiquei menos preocupado sobre o pessoal do posto pensar que não iríamos voltar. Que paralelo você pode ver entre meu “raciocínio do pneu” e o que estivemos discutindo sobre o sacrifício de Jesus em nosso favor?

B. Leia I Coríntios 11:23-26. O que este texto sugere que seja a conexão entre a nossa esperança na Segunda Vinda de Jesus e a Sua morte em nosso favor? (Depois de ter passado por tudo isso – tornar-se humano, viver uma vida perfeita, sofrer uma morte terrível, conquistar a morte, você acha que Ele vai abandonar tudo o que fez?)

1. Com quem Jesus está preocupado sobre perder o interesse – Ele ou nós? (Jesus considera Seu sacrifício em nosso favor como sendo o evento chave para nos dar a certeza de que Ele está voltando.)

C. Amigo, você acredita que Jesus era completamente humano, assim como era completamente Deus? Se, em Sua humanidade, Ele tornou possível para você viver eternamente livre do pecado, morte ou sofrimento, você estaria disposto a compartilhar esta notícia maravilhosa com mais alguém?

IV. Próxima Semana: A Sabedoria de Seus Ensinos

=============================== Direito de Cópia de 2008, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: