terça-feira, 7 de outubro de 2008

Na Bonança ou na Tempestade - Lição 08

Elcana e Ana: Cumprindo Um Voto (I Samuel 1 e 2)

Introdução: Como está a tua vida neste momento? Está faltando alguma coisa que somente Deus pode prover? Os amigos e a família estão tornando a vida difícil? O teu cônjuge está tentando ajudar, mas realmente não entende as tuas necessidades? Se você responde “sim” a alguma destas perguntas, este estudo é para você. Se você está tentando ajudar alguém que está triste, esta lição pode ajudar. Vamos pular direto para dentro do nosso estudo da Bíblia!

I. A Família de Elcana

A. Leia I Samuel 1:1-2. Conhecendo o que você conhece sobre a cultura judaica, me diga, que sentimentos você esperaria encontrar em uma família como esta? (A esposa sem filhos se sentiria inferior com relação àquela que tinha filhos. O marido iria preferir a esposa que lhe dava filhos (especialmente filhos homens).)

B. Vamos saltar um pouco à frente e ler I Samuel 1:6-7. Você esperaria que as coisas fossem tão ruins assim?

1. Não temos o quadro completo ainda. O que este texto nos diz acerca de Penina, a esposa que tinha filhos? (Por alguma razão, ela se sente inferior e quer tornar ainda mais difícil a vida de Ana.)

2. Você diria que Ana está tendo um colapso emocional?

C. Leia I Samuel 1:3-5. Por que Elcana está fazendo exatamente o oposto daquilo que esperaríamos? (Este texto sugere que Elcana é uma pessoa religiosa. Penso que isto explica muito de sua conduta. A Bíblia nos diz que ele sente simpatia em relação à sua esposa, porque ele não tem filhos. Ele também ama Ana. Assim, Elcana quer “compensar” o fato de Ana não ter filhos.)

D. Agora que temos um quadro mais completo, me diga por que Penina está se sentindo tão hostil com relação a Ana? (Em sua mente, ela merece uma porção maior de amor e respeito, por que é ela que tem todos os filhos. Portanto, ela se sente como se estivesse sendo privada daquilo que é o seu direito. Ela irá punir Ana por esta situação “injusta”.)

E. Leia I Samuel 1:8. Esposas, me digam, o que vocês pensam de Elcana como marido? Ele pergunta o que está errado. Ele já não sabe o que está errado? Ele está fazendo um bom trabalho como consolador de sua esposa, ou está fazendo tudo errado? (Os homens gostam de ser lógicos – e ele pensa que seu amor (e a porção dupla) vai acertar as coisas.)

1. Por que o amor e a generosidade de Elcana não conseguem acertar as coisas? (O problema não é com ele, é com ela. Ele pode ser melhor do que “dez filhos”, mas ela sabe que ela não é. (Ela não tem nem mesmo um.) Pior do que isso, sem dúvida, ela pensa que Deus tem a mesma opinião de Penina – ela não vale nada.)

a. Elcana se sente desconfortável? (Sim. Ele não consegue “resolver” o problema. Pensa que seu amor e sua lógica deveriam ser suficientes para curar a tristeza de Ana. Mas não são. Quem gosta de uma esposa que vive chorando o tempo todo? Deve ser, em parte, culpa sua.)

F. Volte um momento. Qual é o problema fundamental desta família? (O problema fundamental é ter duas esposas. Você não deseja introduzir o espírito de rivalidade no teu casamento. A tua esposa tem que ser a número 1 – e ela precisa saber disso.)

II. A Promessa

A. Leia I Samuel 1:9-11. O que você acha da promessa de Ana? Você já prometeu ao Senhor que, se ganhasse na loteria, pagaria todas as dívidas da igreja?

1. Qual é o significado da parte que fala em não cortar “o seu cabelo e a sua barba”? (Lembre-se de que, há duas semanas atrás, discutimos o voto de nazireu de Sansão? Ana está prometendo que, se ela tiver um filho, ele será nazireu – separado para o serviço ao Senhor. Veja Números 6:1-8.)

2. Vamos considerar isso por um momento. Ana está prometendo dar a Deus uma coisa que ela não tem, e dedicar a vida de outra pessoa! Do que Ana está abrindo mão aqui? Quantas das tuas promessas a Deus são como esta – você me dá alguma coisa e eu te dou algo que ainda não tenho? O que você acha de dar a Deus uma coisa que você possui agora?

3. Quem está observando Ana? (Eli, o sumo sacerdote.)

B. Leia I Samuel 1:12-14. Você já deve ter visto pessoas que mexem os lábios quando estão lendo em silêncio. Ana está mexendo sua boca enquanto ora em silêncio. O que isto nos diz a respeito da natureza de sua oração? (Geralmente, pessoas que mexem os lábios quando estão lendo não são bons leitores. Assim, elas estão se concentrando naquilo que estão lendo e não se dão conta que seus lábios estão mexendo. Ana está se concentrando de uma forma muito profunda em suas orações e não está prestando atenção em si mesma.)

1. A que conclusão Eli chega? (Que ela está bêbada.)

2. O que isto sugere acerca da bebedeira ao redor do templo? (Este texto sugere que isto era comum o bastante para que Eli concluísse que uma pessoa está bêbada, em vez de considerar primeiro que ela poderia estar com problemas!)

III. Eli

A. Leia I Samuel 1:15-17. O que você acha da resposta de Eli? (Ele não pede a ela qualquer detalhe acerca de seu problema; simplesmente diz: “Vá em paz, e que o Deus de Israel lhe conceda o que você pediu”.)

1. Este é o tipo de resposta que você esperaria de um homem?

2. Existe alguma razão pela qual esta seria uma boa resposta? (Não me considero em um grau muito alto em uma “escala de consideração”, mas pelo menos eu perguntaria sobre a natureza do problema. Minha razão para fazer isto seria para ver se eu poderia ter alguma “idéia brilhante” para “resolver” o problema. O defeito desta abordagem é que estou confiando em mim mesmo para chegar a uma solução. Eli deixou a questão inteiramente com Deus.)

B. Leia I Samuel 1:18. Como a tua expectativa se compara com os resultados obtidos? (A observação de Eli deve ter sido a coisa certa, porque Ana ficou contente.)

C. Leia I Samuel 2:12, 22-24. Como você classificaria Eli como pai? (Ele tem a mesma abordagem “não-intervencionista” para com seus filhos, assim como fez com Ana. Há muito tempo atrás, ele deveria ter interferido ativamente nas vidas de seus filhos, para exigir um comportamento adequado. Se eles não se comportassem, ele deveria tê-los banido do serviço no templo.)

1. Está mais claro agora por que o primeiro pensamento de Eli foi que Ana deveria estar bêbada? (Ele estava acostumado com o mau comportamento ao redor do templo, por causa da influência de seus filhos.)

D. Leia I Samuel 2:13-17. Os filhos de Eli são apenas imorais? São rapazes “festeiros”? Ou existe um problema mais profundo? (Este texto mostra que eles estão abusando dos adoradores no templo. Desta forma, estão interferindo com o serviço de adoração. O comentário The Bible Knowledge Commentary aponta que quando os filhos tinham sexo com “as mulheres que serviam junto à entrada” (I Samuel 2:22) eles estavam engajando em práticas cananitas de adoração, Estes homens não eram apenas imorais, eles estavam corrompendo o sistema de adoração do templo.)

IV. Samuel

A. Leia I Samuel 1:19-22. A oração de Ana a Deus e a invocação de Eli à misericórdia de Deus resultaram em que Deus deu um filho a Ana. Por que ela não quer ir ao templo e agradecer a Deus por ter lhe dado este filho? (O texto diz que Samuel não havia desmamado, mas acredito que Ana não queria ser lembrada de seu voto ao visitar novamente o templo.)

1. Note que o verso 21 diz que Elcana foi para “cumprir o seu voto”. Que voto ele havia feito? (Uma esposa não poderia ter prometido simplesmente “entregar o filho de um homem”. Isto sugere que Elcana concordou completamente com Ana e tomou parte do mesmo voto. Ele voltou ao templo e confirmou que eles iriam dedicar Samuel a Deus.)

B. Leia I Samuel 1:24-28. Ana mantém sua parte do trato com Deus, relembra Eli de quem ela é, e deixa o pequeno Samuel para ficar morando no templo. Como você acha que Eli reagiu a este “abandono”?

1. Você escolheria Eli para educar o teu filho?

2. Estas duas perguntas que acabei de fazer – você acha que elas passaram pela mente de Ana? (Ana foi fiel em manter o seu voto a Deus. Ela poderia ter dito, “Eli vai se esquecer ou não vai querer o meu filho.” Ela poderia ter dito, “Eli não é qualificado para ser um ‘pai’ para o meu filho – veja como os filhos dele acabaram ficando!” Penso que ela teve esses pensamentos e os rejeitou.)

C. Leia I Samuel 2:18-21. Qual foi o resultado do dom de Samuel para Eli, Ana e Elcana? (Eli ficou feliz, porque sempre dava aos pais de Samuel uma bênção especial. Ana e Elcana tiveram vários outros filhos. Samuel, devo notar, “crescia na presença do Senhor.” Parece que Eli havia aprendido com os erros que cometera com seus próprios filhos.)

D. Leia I Samuel 2:26. O que este texto nos ensina a respeito daqueles que foram criados em um ambiente inferior ao ideal? (Eli era velho. Seus filhos eram uma terrível influência. Porém, a educação precoce de Samuel pela sua mãe, juntamente com a presença de Deus no templo, deram a Samuel a oportunidade de crescer de uma forma correta. Somos pessoalmente responsáveis pelas escolhas que fazemos. Samuel tinha diferentes exemplos diante dele, e ele escolheu seguir o exemplo correto.)

E. Amigo, Deus atendeu a Ana. Ele a defendeu, respondeu às suas orações de uma forma favorável, “derrotou” seus inimigos. No esquema geral das coisas, Ana era apenas uma mulher sem qualquer importância. Contudo, seu filho Samuel tornou-se um dos mais destacados líderes de Deus. Que benção é quando Deus pode dizer “sim” às nossas orações pessoais e, ao mesmo tempo, usar a Sua resposta para abençoar a outros. Você vai confiar nas respostas de Deus, sejam elas quais forem?

V. Próxima Semana: Jó e Esposa: Convivendo com as Perdas

=============================== Direito de Cópia de 2007, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: