terça-feira, 7 de outubro de 2008

Eclesiastes - Lição 10

"Tudo Quanto Te Vier à Mão" (Eclesiastes 9)

Introdução: Você tem pensado sobre a tua própria morte? Há alguns anos atrás, tive algumas razões médicas para acreditar que poderia morrem em um futuro próximo. Embora o pensamento de que eu poderia morrer em breve não fosse agradável, foi uma experiência de aprendizado muito valiosa. Nesta semana Salomão nos leva a uma consideração acerca de nossa própria morte. No meu caso, ocorreu que eu não tinha uma condição médica fatal, mas todos nós temos a “condição médica” de que somos mortais. Vamos mergulhar em nosso estudo e ver o que podemos aprender a respeito da vida pela contemplação da nossa morte!

I. Morte: Um Destino Comum

A. Leia Eclesiastes 9:1. Quando Salomão diz que “refletiu nisso tudo”, está se referindo ao final do estudo da semana passada: não podemos compreender plenamente os caminhos de Deus. O que deveríamos concluir a partir desta incapacidade por parte dos seres humanos e esta capacidade por parte de Deus? (A coisa mais esperta a fazer é confiar em Deus.)

1. Como a nossa confiança em Deus altera o nosso futuro? (Dê uma olhada em Hebreus 11:32-40. O autor de Hebreus defende o ponto que nenhum de nós pode compreender em sua totalidade aquilo que Deus nos prometeu aqui na terra. Alguns de nós nem chega perto disso. O que realmente acontece em nossa vida na terra não pode ser predito. O que pode ser predito é como a fé em Deus pode afetar nossa atitude acerca dessas coisas.)

B. Leia Eclesiastes 9:2. Você concordaria? Os ímpios e os justos partilham de um “destino comum”?

1. Como Romanos 6:23 se encaixa neste quadro? (Os ímpios e os justos enfrentam um destino comum a médio prazo: a morte. A diferença é que os justos aceitaram um dom que altera o seu destino final. Este dom é a vida eterna baseada no arrependimento do pecado e na aceitação da vida e da morte de Jesus em nosso favor.)

C. Leia Eclesiastes 9:3-4. Baseado em sua afirmação sobre um destino comum, qual é a atitude de Salomão acerca da vida? (Ele chama este destino de mal. Salomão é desencorajado pelo pensamento de que todos morrerão.)

1. Salomão soa como alguém que gostaria de morrer? (Leia Eclesiastes 6:3. Salomão não é consistente – o que mostra que ele está “pensando alto” ao escrever. Em um ponto, ele diz que seria melhor nunca ter vivido do que morrer sem dignidade ou sem ter desfrutado da prosperidade. Então ele faz uma reversão e diz que mesmo a vida de um cachorro é melhor do que a morte. Penso que ele nos convida e nos juntarmos a ele em seu “debate” filosófico sobre a vida e a morte.)

II. Vida: Vale a Pena?

A. Você concordaria que é melhor ser um cachorro morto do que um leão vivo?

B. Leia Eclesiastes 9:5-6. Qual é o argumento de Salomão para preferir ser um cachorro vivo do que um leão morto? (Quando você está vivo, tem consciência. Tem emoções, tem esperança.)

1. É verdade que os mortos não tem mais recompensa? (Leia João 11:25-26. Não, a afirmação de Salomão não é verdade se for compreendida no contexto final. Se ela significar que não há mais “recompensa”, no sentido de continuar desfrutando deste mundo, então é verdadeira.)

a. Se Salomão está errado no contexto final, isto te faria repensar se seria melhor ser um cachorro vivo do que um leão morto? (Eu voto pelo leão morto. Se Jesus te deu a esperança e a promessa de uma vida eterna, é muito melhor ser um leão morto do que um cachorro vivo!)

C. Leia Eclesiastes 9:7-9. Já discutimos anteriormente alguns destes mesmos sentimentos de Salomão. Que ponto de vista você acha que Salomão está defendendo quando nos fala para vestirmos roupas brancas e colocar óleo em nossas cabeças? [N.T. – A menção a roupas brancas refere-se à versão inglesa. ANVI em português cita “roupas de festa”. Nos costumes judaicos, a cor branca significa alegria e festa.] (Os vários comentários que pesquisei trazem um entendimento ligeiramente diferente acerca do comentário de Salomão a respeito das roupas. Eu resumiria os comentários dizendo: vista roupas que te trazem alegria, que são confortáveis, que fazem você sentir-se bem. Parece que Salomão usava literalmente o branco, o que explica por que Jesus, em Mateus 6:28-29 tenha comparado as vestes de Salomão aos lírios.)

1. Leia Salmos 23:5-6. O que este texto sugere que seja o significado de ungir a tua cabeça com óleo? (Novamente, isto é parte do prazer de uma vida bem vivida.)

2. Que conselho prático para a vida você obtém a partir de Eclesiastes 9:7-9? (Desfrute a tua família, a tua esposa, tua comida, tuas roupas e teu perfume (óleo). Encontre alegria nas pequenas coisas da vida.)

D. Leia Eclesiastes 9:10. Como o trabalho duro é consistente com a desfrutar da vida? (Salomão nos diz que temos um tempo limitado sobre esta terra. Extraia o máximo possível de alegria e de realizações de seu tempo sobre a terra.)

1. Você já ouviu um viciado em trabalho dizer “Eu vou descansar quando morrer”? Salomão está dizendo isto aqui? (Ele parece estar dizendo alguma coisa semelhante, mas seus comentários anteriores sobre desfrutar a vida mostram que ele não é um viciado em trabalho. Salomão parece trabalhar bastante e se divertir bastante.)

E. Leia Eclesiastes 9:11-12. Que linha adicional de argumento Salomão apresenta, para nos encorajar a desfrutarmos de cada dia o máximo que pudermos? (O sucesso futuro na terra não está garantida e a morte vem inesperadamente.)

III. O Homem Sábio e a Cidade

A. Leia Eclesiastes 9:13-14. Quais são as chances de sucesso contra os invasores? (Muito pequenas.)

1. Com base em que você mediu a possibilidade de sucesso? (O poder – o número de combatentes.)

B. Leia Eclesiastes 9:15-16. Você já jogou um jogo chamado “Pedra, Papel, Tesoura”? O que é mais poderoso do que o poderio militar? (Sabedoria.)

1. O que é mais poderoso do que a sabedoria? (Uma memória fraca!)

a. Que ponto importante sobre este homem eu deixei de fora da discussão? (Ele era pobre. Salomão não está explicando o poder do esquecimento, está reclamando sobre nossas percepções. Admiramos o poder e a riqueza. Este homem pobre, embora possuísse algo mais poderoso do que uma grande força militar, foi esquecido, porque era pobre.)

b. Que lição de vida podemos extrair disto? Se somos sábios, deveríamos devotar a nossa sabedoria a ficarmos ricos? (Não. Lembre-se novamente da reclamação de Salomão (Eclesiastes 6:3) acerca do homem próspero, cujos filhos não o apreciavam e que não podia desfrutar de sua prosperidade. Salomão não está argumentando que deveríamos trabalhar para ficarmos ricos; ele está argumentando que deveríamos apreciar os talentos daqueles que não são ricos.)

C. Leia Eclesiastes 9:17-18. O que Salomão diz acerca de ouvir a opinião da maioria? O que ele diria sobre as notícias vespertinas? (O problema com o homem sábio e pobre, que salvou a cidade é que as pessoas não deram valor suficiente à sua sabedoria. Salomão sugere que a sabedoria não vem da gritaria ou do poder. Essas coisas podem ganhar a nossa atenção (como as notícias vespertinas), mas temos uma obrigação de buscar qual seja a sabedoria de Deus.)

1. Quão poderosos são os argumentos dos pecadores? (Eles podem causar muito dano.)

D. Amigo, a morte é inevitável. Salomão sugere que vivermos no contexto da morte deveria nos levar a desfrutar da vida enquanto a temos. Devemos nos divertir bastante, trabalhar bastante e confiar em Deus com relação ao futuro. Você vai decidir confiar em Deus, quaisquer que sejam as circunstâncias?

IV. Próxima Semana: Ungüentos e Moscas Mortas

=============================== Direito de Cópia de 2007, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: