domingo, 19 de outubro de 2008

Maravilhoso Jesus - Lição 08

A Intensidade de Sua Caminhada (Lucas 2; Mateus 4; I João 2)

Introdução: Cristãos sérios vêem a vida como uma progressão. Eles fazem uma progressão de forma consistente (ou talvez nem tanto) em direção à santidade. Seu desejo é tornar-se mais confiantes, mais obedientes, mais verdadeiros servos de Deus. Todas as vezes que pensei ou li sobre isso, sempre considerei este processo como uma caminhada. Ninguém me disse que eu deveria me exercitar caminhando, ou pior, correndo em direção à santidade. No meu caso, correr seria uma má idéia, porque estou constantemente buscando encontrar a direção certa. Detesto ter que retroceder. Isto me lembra o tempo em que tínhamos um motorhome. O consumo dele era por volta de 3,1 Km/litro. Quando nos perdíamos, a minha solução era dirigir até que pudesse encontrar a solução. Minha sábia esposa queria que eu encostasse, desligasse o motor e descobrisse onde estávamos. Ela não suportava pagar 3,1 Km/litro para ir na direção errada! Nesta semana a nossa lição é sobre a “intensidade” da caminhada de Jesus. Vamos mergulhar em nosso estudo da Bíblia e descobrir o que isto significa!

I. Ensinamentos do Templo

A. Leia Lucas 2:40-42. Ir à festa da Páscoa com Jesus era um costume antigo? (Os pais de Jesus iam a cada ano, mas as crianças não eram obrigadas a participar.)

1. Coloque-se no lugar de José e Maria. Você levaria Jesus junto quando Ele tinha nove anos? E quando tinha dez? (O natural seria levar os filhos com você. Por outro lado, Nazaré estava a cerca de 120 quilômetros de Jerusalém. Poderia ser muito melhor ir somente com o teu cônjuge. A Bíblia não é clara se Jesus havia ido com eles antes.)

B. Leia Êxodo 23:17. Em que idade o menino se tornava um homem? (Por volta dos doze anos de idade um menino fazia a sua transição para a idade adulta. Uma vez que Jesus tinha doze anos, é possível que esta era a Sua primeira viagem a Jerusalém para comemorar a Páscoa.)

C. Leia Lucas 2:43-44. José e Maria são “maus pais” na tua opinião? (O fato de que eles deixaram Jesus em Jerusalém me faz pensar que esta não era a primeira viagem de Jesus para a Páscoa. Com certeza, se Jesus nunca havia estado com eles antes, eles iriam se certificar que Ele estivesse com eles. Mas, se esta era uma viagem familiar para Ele, é compreensível que Seus pais assumissem que ele estava com a multidão que ia para Nazaré.)

D. Leia Lucas 2:45. Me fale sobre todos os pensamentos que passaram pela mente de Maria.

1. Leia Lucas 1:31-33. Que impacto isto teve no pensamento de Maria? (Um anjo havia lhe dito que seu filho seria um rei (ou até mais do que isso) e agora ela o perdeu!)

2. E se Maria houvesse compreendido o conflito entre o bem e o mal e o papel de Jesus neste conflito? (Satanás iria querer matar Jesus e ela estava permitindo que Ele ficasse perdido no meio de estranhos!)

E. Leia Lucas 2:46-47. Os pais de Jesus teriam esperado encontrá-Lo no templo, com os mestres? (Lucas 2:48 nos informa que Seus pais ficaram “perplexos”.)

1. O que isto nos diz acerca da “intensidade” da caminhada espiritual de Jesus? (Os mestres no templo estavam no mesmo nível deste menino de 12 anos! Ele havia progredido muito rápido!)

2. Lembre-se de que na introdução eu estava preocupado em ir na direção certa, em vez de ir muito rápido. Que fórmula você encontra nestes versos para caminhar na direção certa? (Note a seqüência destes versos. Jesus ouve, faz perguntas e então dá respostas. Esta seqüência é uma boa prática para a vida. Eu costumava ter um membro em minha classe [da Escola Sabatina] que sempre chegava atrasado. Assim que ele se assentava, sua mão se levantava. Eu costumava ficar me perguntando “Como você pode ter uma resposta, uma vez que não esteve presente durante a discussão?”)

F. Leia Lucas 2:48-50. O que você teria dito para Jesus se estivesse no lugar de Maria?

1. O que Jesus está dizendo a Seus pais? (Ele está explicando que havia progredido muito mais rápido do que Seus pais esperavam.)

2. Jesus estava sendo desrespeitoso?

G. Leia Lucas 2:51. Por que este texto nos fala que Jesus era um filho obediente? (Creio que á para dissipar a idéia de que Ele estivesse sendo desrespeitoso no diálogo no templo. O ponto em Lucas é que os pais não haviam compreendido ainda todo o alcance da missão de Jesus – e Ele já havia começado esta missão, em algum grau, quando tinha 12 anos!)

II. O Deserto

A. Leia Mateus 4:1-2. Jesus havia acabado de ser batizado e foi “levado pelo Espírito” ao deserto para ser tentado. Então, Ele jejuou por 40 dias. Faça de conta que você nunca leu esses versos antes. Faz algum sentido para você enfrentar Satanás depois de não comer por 40 dias?

1. Por que o Espírito santo levaria Jesus para ser tentado?

2. Quando você pensa nos “melhores momentos espirituais” da tua vida, em que posição você colocaria o dia do teu batismo?

3. Qual é o ponto em jejuar? (Leia Ester 4:15-16. Ester concordou em ser a representante do seu povo para tentar derrotar Hamã, que queria matar os judeus. Para preparar-se para esta reunião determinante com o rei, ela faz um jejum.)

4. Se você fosse o comandante de uma batalha, você escolheria o local da batalha ou deixaria que teu oponente escolhesse? (Penso que essas questões nos levam à explicação da estranha declaração de que o Espírito levou Jesus para ser tentado. Espiritualmente reforçado pelo batismo e pelo jejum, Jesus é levado pelo Espírito ao combate com Satanás. O Espírito escolhe o momento, o lugar e as circunstâncias da batalha.)

B. Leia Mateus 4:3-4. Assuma que você é Satanás e quer levar Jesus a pecar. Quanto tempo e imaginação você utilizaria para preparar a tua tentação inicial?

1. Você acha que Satanás foi apanhado despreparado para esta batalha? (Sim. Eles estão agora no terreno de Jesus. Satanás usa o que ele tem – a fome – para provar Jesus acerca do orgulho e a confiança em Deus. É difícil acreditar que transformar pedras em pães seria a melhor abordagem de Satanás.)

C. Leia Mateus 4:5-6. O que você acha da probabilidade de esta pergunta haver sido tirada do plano de batalha antecipado por Satanás? (A resposta de Jesus à tentação dos pães foi uma referência à Bíblia. A próxima tentação de Jesus se apóia na Bíblia. Satanás parece estar se apropriando do modelo da resposta anterior de Jesus, e não fazendo seus movimentos com base em um planejamento anterior.)

D. Leia Mateus 4:8-10. Qual você acha que é a seriedade desta tentação para Jesus?

1. Vamos analisar isto. Que tipo de tentação é essa? (Ela sugere que Jesus deveria violar o primeiro e o segundo dos Dez Mandamentos. Veja Êxodo 20:1-4.)

2. Não sei sobre você, mas quando eu tento memorizar uma lista, geralmente me saio melhor com os primeiros itens. Certamente Jesus sabia a resposta para esta tentação. Por que Satanás daria a Jesus uma tentação tão óbvia?

3. Leia Apocalipse 21:2-3. Qual é o destino final dos redimidos? (A terra! Estou lendo atualmente um livro de Randy Alcorn intitulado “Céu”. Embora não concorde com toda a sua teologia (seu erro a respeito de almas que dormem o força a inventar a idéia de corpos temporários pré-ressurreição), é um livro digno de ser lido. Uma das coisas boas acerca dele é que ele focaliza a nossa mente em nosso retorno a esta terra. Ele sugere que assim como os santos serão uma versão nova e melhorada do que eles foram na terra, esta terra será uma versão nova e melhorada daquilo que ela era. Eu moro atualmente na Virginia e posso vir a morar na Nova Virgínia na nova terra!)

4. Se a terra é o nosso destino final, por que Jesus “cairia” nesta oferta? (Não há truques aqui. Satanás está oferecendo a Jesus um atalho para a resolução final do conflito entre o bem e o mal. Jesus pode evitar o sofrimento. A única diferença é: “Quem está no controle?”)

a. Este é, realmente, um atalho? (Leia Apocalipse 20:10. O final correto elimina Satanás deste papel de liderança! Cair nesta tentação seria perpetuar o pecado, não acabar com ele.)

E. E você? Está pronto a sair direto do batismo, jejuar e entrar em combate pessoal com Satanás? (Podemos ver que Jesus teve uma “caminhada” muito intensa. Felizmente, Satanás não é onipresente e portanto muito poucos de nós serão tentados diretamente por Satanás.)

III. A Lição

A. Leia I João 2:3-6. Que lição para a nossa vida podemos retirar destas experiências “intensas” da vida de Jesus? O que podemos aprender para a nossa caminhada? (Aos doze anos de idade, Jesus demonstra um extraordinário conhecimento e compreensão da Bíblia. Quando o Espírito Santo leva Jesus ao combate com Satanás, Jesus derrota Satanás com Seu conhecimento e compreensão da Bíblia. Sem sabermos o que Deus exige de nós, é difícil obedecer.)

B. Amigo, aposto que você tem mais de doze anos de idade. Qual é a amplitude do teu conhecimento da Bíblia? Se você está atrasado, está disposto a “tirar o atraso” na tua caminhada cristã, passando mais tempo no estudo da Bíblia? Por que não comprometer-se com isso hoje?

IV. Próxima Semana: A Ternura de Seu Amor

=============================== Direito de Cópia de 2008, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: