terça-feira, 7 de outubro de 2008

Eclesiastes - Lição 03

"Tudo Quanto Desejaram Os Meus Olhos" (Eclesiastes 2)

Introdução: Você consegue se lembrar de uma época em que tenha dito para si mesmo “Eu só quero é me divertir”? Se consegue, o que você fez para se divertir? Se não conseguiu se divertir, você pensou que se fosse o cara mais rico do “pedaço”, seria mais fácil conseguir diversão? E se você tivesse tudo o que desejasse? Nesta semana seguiremos os pensamentos do rei Salomão, enquanto ele descreve o que fez para se divertir, e o que aconteceu. Vamos pular direto para dentro do nosso estudo!

I. Riso

A. Leia Eclesiastes 2:1. Salomão está dizendo que decidiu que iria descobrir como se divertir? (Ele diz que “experimentaria” a alegria para ver se isto seria bom.)

B. Leia Eclesiastes 2:2. O que Salomão tenta em primeiro lugar para se divertir? (O riso.)

1. Rir é algo que você decide fazer? É uma atividade planejada, ou é o resultado de se divertir?

2. Você concorda com Salomão que o riso é loucura, e que de nada vale?

C. Vamos olhar alguns outros textos na Bíblia. Leia Provérbios 17:22. Você acha que o riso deixa o coração bem disposto?

1. Leia e compare Provérbios 14:13. Que princípio você encontra ao comparar estes dois textos? (O riso é uma condição externa, que pode não alterar a condição subjacente do coração. O coração ainda pode continuar doendo, mesmo se você rir.)

2. Leia Eclesiastes 7:3. De que maneira um rosto triste pode ser bom para o coração?

a. Ou este texto é exatamente o oposto de Provérbios 17:22?

(1) Se sim, qual dos dois parece ser mais correto? (Leia Eclesiastes 7:4. Este verso amplia o contexto da afirmação de Salomão sobre um rosto triste ser “melhor para o coração”. Quando você está triste, fica sério. Considera a vida com mais cuidado. Desta maneira, um rosto triste pode ser bom para o coração.)

3. Leia Eclesiastes 7:6. O que este texto significa? Salomão está dizendo neste verso que o riso é bom o que é mau?

a. Quantos de vocês sabem acender uma fogueira?

(1) Você já tentou acender uma fogueira com um arbusto?

(a) Imagine acender uma fogueira com espinhos secos. Quanto tempo este fogo iria durar? (Penso que Salomão está dizendo que se você acende o teu fogo com um pequeno arbusto, ele irá acender, queimar e virar cinzas. Nada será cozido na tua panela.)

(b) Então, o que isto tem a ver com o riso? (Que ele é apenas um alívio rápido, temporário e sem substância para os problemas da vida.)

4. Leia Lucas 12:19-20. Somos tolos aos olhos de Deus se estamos alegres (com espírito de riso)? (Leia Lucas 12:15. Jesus diz que o que importa na vida não é o que possuímos. A verdade relacionada é que o que importa na vida não é somente rir e estar alegre.)

5. Leia Tiago 4:7-10. As igrejas [com cultos do tipo] “Celebração” são polêmicas em alguns aspectos. Uma vez li um artigo que disse que deveríamos ir à igreja para ficarmos sóbrios a respeito de nossos pecados, e não para celebrarmos. Não gostei muito do artigo, mas esta idéia é apoiada por Tiago?

6. Leia Eclesiastes 8:15. Salomão mudou de idéia? Tiago 4:8 fala em “mente dividida”, este é o caso de Salomão acerca de suas afirmações sobre o riso e a alegria?

D. Qual você diria que é o ensino geral da Bíblia sobre o riso e sermos alegres? (Minha filha estava comentando sobre algumas pessoas que ela havia conhecido, e que estavam trabalhando em serviços de baixa qualificação [e expectativas], em vez de irem para a escola. A cada final de semana eles faziam uma festa. O “objetivo” de suas vidas parecia ser a festa do final de semana. Penso que é sobre isso que Salomão e Tiago estão escrevendo. A verdadeira alegria vem de ter o coração e a vida corretos. Uma vez que você tenha um relacionamento correto com Deus, pode ter alegria e riso sem a conseqüência do coração dolorido. O riso não é substituto para o arrependimento. Então, quando você vai à igreja, poderá celebrar o que Deus tem feito para te salvar dos teus pecados!)

II. Vinho e Tolice

A. Leia Eclesiastes 2:3. O que Salomão tenta em seguida para ter diversão? (Alegrar-se com vinho e entregando-se à extravagância.)

B. Quando ele diz que sua mente ainda estava sendo guiada pela sabedoria, o que voe acha que ele quer dizer?

1. Ele está dizendo que não está sendo tolo com seu vinho e sua extravagância?

C. Você pode se alegrar com vinho e extravagância? (Salomão está aqui defendendo o mesmo ponto que defendeu em relação ao riso. Estas são coisas externas inúteis, que não podem mudar o coração. O pessoal que festeja no final de semana, eventualmente se conscientiza de que ficar bêbado e se divertir por um momento não é substituto para uma vida construída sobre um fundamento bíblico.)

III. Construir e Plantar

A. Leia Eclesiastes 2:4. Como você se sente com relação a construir alguma coisa?

1. Isto te dá prazer?

2. E sobre plantar, você gosta de plantar?

a. Se sim, por que?

B. Leia Eclesiastes 2:5-6. O que isto envolve, além de plantar e construir? (Planejamento)

1. Você gostaria de fazer isto?

C. Salomão não encontrou sentido no riso, no vinho ou na extravagância. Seria ele capaz de encontrar sentido em construir, plantar ou planejar?

1. Você se lembra do meu exemplo dos jovens que vivem para a festa do fim de semana? O se eles vivessem para ter empregos produtivos? Vivessem para ir à escola e tirar boas notas?

D. Vamos pular adiante. Leia Eclesiastes 2:17-18. Você concorda que isto é um problema com relação a plantar e construir?

E. Leia Eclesiastes 2:19-21. Quando pensamos em deixar uma obra nossa para outras pessoas, nós (eu presumo) geralmente pensamos em como as pessoas desfrutarão do resultado de nosso trabalho. O que Salomão pensa sobre aqueles que irão “desfrutar” a sua obra?

F. O que você acha: construir, planejar e plantar estão no mesmo grau de inutilidade de festejar? (Leia Lucas 12:29-34. Jesus nos diz que comer, beber, trabalhar, possuir coisas, tudo isto é temporário. Nosso foco na vida deveria ser o reino de Deus – se fizermos do reino o nosso foco, então o nosso tesouro estará armazenado no céu – onde ele será eterno.)

IV. Sabedoria

A. Leia Eclesiastes 2:12-13. A sabedoria é uma vantagem na vida?

1. Se sim, por que? (Salomão diz que é como ser capaz de “enxergar” o teu caminho na vida. O sábio pode evitar os obstáculos da vida.)

B. Leia Eclesiastes 2:14-15. Qual é o argumento de Salomão, de que a sabedoria não te dá vantagens no fim das contas? (Salomão diz que tanto o sábio quanto o tolo morrem. Então, qual é a vantagem em ser sábio?)

1. Como você responderia ao argumento de Salomão? (Ele está focado no futuro, e não no presente. Evitar de cair em uma armadilha torna a minha vida mais fácil agora.)

C. Leia Eclesiastes 2:24-26. Depois do argumento de Salomão a respeito de prazer, plantar, construir, e da sabedoria, a que conclusão ele chega? (Deus nos dá o dom de comer, beber e trabalhar – e deveríamos aproveitar esses dons enquanto podemos.)

D. Amigo, a conclusão de Salomão é suficiente para você? Você pode concordar com o que Salomão diz em Eclesiastes 2:24-26, mas a Bíblia ensina que podemos fazer melhor. Você quer criar possessões eternas? Você quer ter uma alegria e um riso genuínos? Então desvie o teu foco de tudo que está “debaixo do céu” – que foi o foco de Salomão por grande parte de sua vida – e volte o teu foco para a promoção do céu. Então você terá esses dons, e os terá eternamente!

V. Próxima Semana: Tempo Para Tudo

=============================== Direito de Cópia de 2007, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: