domingo, 19 de outubro de 2008

Maravilhoso Jesus - Lição 01

Quem Foi Jesus? (Mateus 16 e 22)

Introdução: Quando um cliente em potencial me conta a sua história pela primeira vez, com freqüência me sinto como se tivessem jogado uma bolsa de mulher na minha mesa. Há muitos fatos a considerar, mas apenas alguns deles têm alguma relevância para o caso legal do cliente. Meu trabalho é esmiuçar os fatos e me concentrar naqueles que são legalmente importantes. Muitas vezes os clientes querem se concentrar em fatos que são importantes para eles, mas que tem pouco a ver com ganhar o caso. Nesta semana vamos ver aquilo que considero ser o fato mais importante do mundo: Quem era Jesus? Se você quer ganhar nesta vida e na vida porvir, não existe fato mais importante no qual devemos nos concentrar. Então, vamos pular direto para dentro do nosso estudo da Bíblia e fazer isso agora mesmo!

I. Análises Climáticas

A. Leia Mateus 16:1. O texto diz que os líderes judaicos estavam pondo Jesus “à prova”. Eles estavam em uma escola? Estavam perguntando questões sobre Astronomia? (A verdadeira pergunta é: “Você é o Messias?” Eles queriam que Jesus provasse que era o Messias.)

B. Leia Mateus 16:2-4. Que tipo de pontuação você daria para Jesus, com base em Sua resposta? (Este não é o tipo de resposta que os estudantes geralmente dão.)

1. Que tipo de resposta é essa? (Ele disse que, se estivessem prestando atenção, a resposta seria óbvia.)

2. Além de estar prestando atenção, o que mais criava um obstáculo à compreensão deles da verdade? (Jesus os chamou de “geração perversa e adúltera”. Seus pecados ficavam no caminho de sua compreensão.)

3. Todos nós somos “maus”. Há esperança para nós? (Jesus disse que eles tinham uma atitude errada. Vão estavam verdadeiramente buscando a verdade. Estavam procurando se manter exatamente da maneira como estavam – maus (perversos) e adúlteros.)

C. Leia Mateus 16:6 e Mateus 16:12 para ver as instruções que Jesus deu aos Seus discípulos. Uma vez que os líderes judaicos tinham perguntas e não respostas, por que Jesus disse que eles estavam ensinando alguma coisa? (Eles estavam ensinando que um “sinal” era necessário para provar que Jesus era o Messias. Eles queriam evidências físicas.)

D. Vamos verificar esta série de versos por um momento. Jesus está realmente dizendo que a resposta para a pergunta “Quem é Você” é óbvia? (Observamos neste diálogo um conflito que continua por dois mil anos. A resposta não é matemática. Não é científica. Se você exige provas científicas absolutas para se afastar do pecado que você gosta, então, nunca vai se afastar. Por outro lado, Jesus oferece a lógica e a razão. Ele diz que existem padrões na vida que te dão uma boa idéia do que está acontecendo. De forma geral, você sabe que o clima será baseado naquilo que você pode ver no céu. Ao observarmos a vida e obra de Jesus temos uma poderosa (mas não científica) evidência de quem Ele é. Considerando a vida em geral, sabemos que o Seu caminho é o melhor.)

II. Pesquisa de Opinião

A. Leia Mateus 16:13. Já que estavam neste assunto, Jesus pergunta aos Seus discípulos que respostas eles têm ouvido do público acerca da pergunta: “Quem é Jesus?” O que eles ouviram? ([Que Ele era ]João Batista, Elias, Jeremias ou algum outro profeta.)

1. Resumindo, estas eram respostas bastante enaltecedoras?

2. Qual é o denominador comum entre essas respostas? (Estes foram importantes “homens de Deus”. O público pensa que Jesus é alguém especial. Ele tem um relacionamento com Deus.)

3. Por que Jesus faria esta pergunta? Ele está fazendo uma pesquisa de opinião? (Lembre-se de que os líderes judeus desafiaram a Jesus neste ponto. Sua resposta foi que isto deveria ser tão óbvio quanto prever o clima.)

a. A resposta é menos óbvia do que Jesus pensou que seria? (Talvez. Os discípulos relataram que ninguém tinha a resposta correta. Porém, as pessoas tinham o seu “olho no céu”. Elas sabiam que Jesus era alguém especial de uma maneira religiosa. Predizer o tempo com precisão é um problema bastante antigo.)

III. Os Membros do Grupo

A. Leia Mateus 16:15-16. Pedro tinha uma resposta diferente. Por que? (Leia Mateus 16:17. Deus deu a Pedro a resposta correta.)

1. Como a idéia de que Deus deu a Pedro a resposta correta pode ser reconciliada com a afirmação de Jesus de que saber quem Ele era deveria ser tão óbvio quanto saber ler os sinais do clima? (Se as pessoas estivessem olhando, se tivessem a mente aberta, se compreendessem as coisas da vida, teriam evidências de que Jesus é Deus. Contudo, a resposta final vem da inspiração – a convicção de Deus. O espírito Santo é essencial para a convicção religiosa.)

2. Depois de ler esta série de textos, quem Jesus diz que Ele é? (Ele diz que é o Filho do Deus Vivo.)

a. À luz da resposta de Jesus, você ainda acha que o ponto de vista do público é enaltecedor? (Não. Eles estavam procurando, Mas ainda não haviam encontrado a verdade.)

B. Leia Mateus 16:18-19. Qual é a importância da pergunta de Jesus sobre quem Ele é? (A identidade de Jesus como o Filho do Deus Vivo é a rocha sobre a qual a igreja está construída.)

1. Qual é a “chave” para o céu? (Creio que a chave para o Reino dos Céus é compreender a identidade de Jesus. A igreja tem uma obrigação de compartilhar com os seres humanos o conhecimento que abrirá a eles o Reino dos Céus. Se um dia achar que estou errado a respeito disso, vou me juntar à igreja Católica. Se Jesus estivesse falando sobre uma igreja literal, ao invés de falar sobre a compreensão de que Ele é Deus, então a igreja tem o direito de alterar as leis. Existem algumas evidências para isso na autoridade da igreja apostólica para anular a exigência da circuncisão (Atos 15) – embora isto não tivesse nada a ver com o sistema sacrifical cumprido por Jesus.)

C. Leia Mateus 16:20. Com muita confusão à volta deles, por que Jesus disse aos Seus discípulos para manterem a sua resposta fundamental em segredo? (Creio que foi por causa do momento. Os comentários sugerem que se os discípulos de Jesus proclamassem ousadamente naquele momento que Ele era o Messias, isto teria incitado grande oposição ao ministério de Jesus.)

IV. Jesus é Deus

A. Jesus foi confrontado com outro “teste” pelos líderes judaicos, então decidiu devolver-lhes o favor. Leia Mateus 22:41-42. Isto te parece direito? (Jesus era chamado de “Filho de Davi” pelos seus seguidores (Mateus 21:9) porque eles criam que o Messias deveria seguir os passos do rei Davi e conquistar as nações circunvizinhas (Isaías 9:6-7). Mateus demonstra que Jesus era literalmente descendente do rei Davi (Mateus 1).)

B. Leia Mateus 22:43-46. Além de fazer com que os líderes judaicos parassem de distrair a Sua atenção com perguntas capciosas, por que Jesus perguntaria a respeito do relacionamento entre o rei Davi e o Messias?

1. O que Mateus 22:44 sugere acerca da natureza do Messias? (Que o Messias se assentaria à direita de Deus! No mínimo isto quer dizer uma figura celestial. Ele possuía poder extraordinário no céu.)

a. Se isto é óbvio para nós, por que os líderes judaicos ficaram confusos?

b. Eles não compreendiam que Jesus era Deus? (Eles esperavam que o Messias fosse um governante terrestre. Isaías 9:6-7 O chama de “Poderoso Deus”, mas o foco está em seu governo terrestre. Os líderes judaicos perderam de vista Jesus como sendo Deus. De outra forma, a resposta a esta pergunta teria sido óbvia.)

(1) Então, por que Jesus lhes fez esta pergunta? (Para demonstrar que Ele era Deus. O Messias veio, em primeiro lugar e prioritariamente, para ser o nosso Salvador. Ele veio para ser o Cordeiro de Deus. Ele veio para ser o Mediador do Seu sacrifício por nós no templo celestial (Hebreus 8).)

C. Amigo, quem é Jesus? Ele afirma ser Deus. Se você concorda, então dê a Ele a tua lealdade como o teu Deus. Se Ele não é Deus, então não é um “Deus-homem”, não é um homem bom, não é um profeta e não é um homem espiritual – é um mentiroso e uma fraude. A decisão é tua, e a escolha é clara e distinta para aqueles que lêem a Bíblia e tem um pouco de bom senso.

V. Próxima Semana: O Mistério de Sua Divindade

=============================== Direito de Cópia de 2008, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: