terça-feira, 7 de outubro de 2008

A Bíblia Para Hoje - Lição 08

Revelação de Esperança (Romanos 15, I João 1, Provérbios 24, Mateus 6, I Coríntios 15

Introdução: Esperança. Ela ns ajuda a nos levantarmos pela manhã, certo? Em nosso mundo pecaminoso, a Bíblia nos dá esperança. Nos dá esperança de um mundo melhor e de uma vida melhor. Podemos esperar mais do que isso? Há também um elemento de “esperança” para a vida agora mesmo, bem aqui? Vamos pular para dentro da nossa lição e descobrir mais!

I. Esperança na História

A. Leia Romanos 15:1-3. Que obrigação o forte tem em relação ao fraco?

1. Você pode me dar um exemplo disto?

B. Leia Romanos 15:4. Quem é a “pessoa” mais forte que você conhece? (Deus!)

1. Que esperança estes textos nos dão acerca de nossas fraquezas? (Quando estamos fortes, devemos ajudar aos outros, por causa do exemplo de Jesus. Mas, de maneira mais fundamental, este verso nos ensina a atitude de Deus sendo forte em relação a nós. Ele acredita que o forte deve “suportar” as falhas do fraco, e esta é a atitude dEle em relação a nós! Isto nos dá esperança em nossa fraqueza.)

a. Em que podemos basear esta conclusão – apenas no que Paulo escreveu aqui? (Paulo nos direciona para a Bíblia. Vez após vez vemos os heróis da Bíblia demonstrarem fraqueza. Deus trabalha com eles através destas fraquezas. Isto nos dá esperança.)

II. Esperança no Perdão

A. Leia I João 1:8-10. Quantos são sem pecado? (Ninguém!)

1. Como o pecado faz você se sentir? (O pecado tem estágios. Primeiro, nós o desfrutamos. (Por que pecaríamos se não gostássemos?) Depois, vemos o mal que ele causa, reconhecemos que desagrada a Deus, e a culpa se estabelece. Muito provavelmente o pecado não termina da forma como pensamos que terminaria e acabamos por nos sentir um lixo.)

2. Deus vai nos perdoar de nossos pecados? (Este texto diz que sim.)

a. É difícil aceitar que somos perdoados? (Isto me faz ser muito agradecido. E, sim, se o pecado é sério o bastante, às vezes é verdadeiramente difícil aceitar o perdão.)

3. O texto diz que Deus é “fiel e justo” para nos perdoar. Em que sentido há “justiça” no perdão de Deus? Parece ser muito “injusto” que Jesus tenha sofrido e morrido por meus pecados, ao invés de mim! (Esta palavra “justo” expressa e retidão de Deus. Deus é fiel à Sua natureza de nos ajudar – os fracos – morrendo pelos nossos pecados.)

4. Qual é o objetivo de Deus para nós? (Nos “purificar” de nossos pecados.)

a. Este também é o teu objetivo? (Temos esperança no fato do perdão e na perspectiva de viveremos uma vida santa.)

III. Esperança no Dom da Sabedoria

A. Leia Provérbios 24:13-14. Imaginem se eu incluiria um verso que diz que a doçura faz bem para você! O que é como o mel para a alma? (A sabedoria.)

1. Por que a sabedoria é tão boa para nós? (Nos dá esperança. Torna a vida mais doce.)

2. O inverso também é verdadeiro, ou seja, se você não tem esperança, não é sábio?

B. Leia Provérbios 24:15-16. Por que você acha que o texto menciona que o homem justo cai “sete vezes”? (Sete é o número da perfeição. Me parece que esta é uma calamidade perfeita – um desastre completo.)

1. Por que o homem justo se levanta novamente? (Penso que este verso é uma continuação da discussão acerca da esperança. Um homem justo se levanta depois de uma calamidade perfeita porque tem esperança, Isto lhe dá a capacidade de continuar adiante depois do desastre. Ele não está sozinho.)

IV. Esperança em Meio a Problemas

A. Leia Salmos 33:16-17. Isto te parece certo? Este texto parece exatamente o contrário do que observamos.

1. Leia Salmos 33:18-22. O que Deus está dizendo aqui? (O cavalo era uma arma militar decisiva. Guerreiros montados nestes grandes animais (que se moviam a grande velocidade e tinham grandes dentes) eram uma visão assustadora para tropas que nunca os tinham visto antes. Deus nos diz que vastos exércitos e as mais avançadas armas não são páreo para aquele cuja esperança está em Deus.)

a. A mensagem de Deus acerca da esperança somente diz respeito a nos dar a vida eterna? Veja novamente Salmos 33:19. esse texto nos diz que Deus nos mantém vivos em tempos de fome.)

b. Veja novamente Salmos 33:18. Você gostaria de ter Deus tomando conta de você?

(1) Qual é a base para a nossa esperança (O amor de Deus, que não falha!)

B. Leia Salmos 37:25-26. Você já viu os filhos de pessoas justas mendigando o pão?

1. Estes dois versos estão ligados? Ou será que Deus tem uma mensagem separada para nós em cada um destes versos? (Deus parece estar dizendo que os que são justos são generosos e emprestam de boa vontade. Uma pessoa que é generosa com os outros nunca passará necessidade de comida.)

a. Por que os filhos dos justos são mencionados? (Pode ser que a riqueza seja passada adiante. Ou, que as pessoas se lembram da generosidade dos pais e se dispõe a ajudar seus filhos.)

b. Você se lembra que acabamos de aprender que Deus cuida de nós com um amor que não falha. A generosidade dos pais justos reflete este amor aos outros.

C. Leia Mateus 6:19-21. Este é um texto lido frequentemente, mas não tenho certeza de que seja compreendido com tanta freqüência. O texto nos diz que devemos fazer nossos depósitos financeiros no banco celestial. Mas eu não encontro este banco em qualquer esquina. Como, precisamente, você faria tal depósito? (Este texto é consistente com Salmos 37:26. Pessoas justas são generosas e emprestam de boa vontade. Estes são os depósitos no banco celestial.)

1. Você consegue ver outras maneiras de fazer depósitos no banco celestial?

D. Leia Mateus 6:24. Jesus ainda está falando sobre fazer depósitos no banco celestial? Se sim, que mensagem adicional Jesus está nos dando? (Se você está dedicado a aumentar a tua riqueza, isto é inconsistente com uma atitude de generosidade.)

E. Leia Mateus 6:25-27. Por que estes versos começam com “portanto”? (Eles são uma seqüência às afirmações acerca do dinheiro, que Jesus havia feito anteriormente.)

1. Jesus está dizendo “Não se preocupe, está tudo bem se você deitar e dormir um pouco mais”? (Não. Jesus está dizendo que colocarmos o Reino dos Céus em primeiro lugar, fazer depósitos no banco celestial, permitirá que você faça “saques” do banco celestial aqui.)

2. Leia Mateus 6:33. Este texto faz sentido “monetário” para você?

3. O que isto tem a ver com a esperança? Você deposita o teu dinheiro na tua conta celestial por causa da tua esperança e confiança no sistema financeiro de Deus.)

V. Esperança Eterna

A. Leia I Coríntios 15:50. Os teus bens aqui serão transferidos para o céu? (Seres humanos e seus pertences não são transferidos para o céu.)

B. Leia I Coríntios 15:51-55. Como nós nos transferimos para o céu?

C. Leia I Coríntios 15:57-58. Quem nos dá a vitória? (Jesus.)

1. O que estamos fazendo enquanto isso?

2. Você vê o tema do “depósito no banco celestial” repetido aqui? (Sermos totalmente devotados ao serviço do Senhor não é um esforço desperdiçado. Deus nos dá a vitória, mas Ele espera que estejamos dispostos a ajudar no esforço.)

D. Leia I Tessalonicenses 4:13. O que Paulo quer nos dar? (Esperança.)

E. Leia I Tessalonicenses 4:14-18. Em que baseamos a nossa esperança na vida terna? (Nas palavras e na ressurreição de Jesus!)

F. Amigo, a palavra de Deus nos dá esperança. Ele nos dá esperança em nossa vida espiritual diária. Ele nos dá esperança em nossa vida física diária. Você vai se juntar àqueles que vivem nesta esperança?

VI. Próxima Semana: A Bíblia e a Saúde

=============================== Direito de Cópia de 2007, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: