terça-feira, 7 de outubro de 2008

Na Bonança ou na Tempestade - Lição 10

Davi e Bate-Seba: Adultério e Conseqüências (II Samuel 3, 5, 11 e 12)

Introdução: O pecado é um tipo de vício, e que, como todos os vícios, é progressivo. Se você quer manter o pecado fora do teu casamento, precisa prestar atenção às pequenas coisas, e não apenas aos grandes problemas. Questões pequenas provavelmente crescerão até se tornarem problemas grandes e dolorosos. Quais são essas questões “pequenas” no casamento, que são viciantes? Algumas que me vem à mente são pornografia, crítica ao cônjuge e cobiça ao cônjuge alheio. Vamos mergulhar na nossa lição e observar o que não devemos fazer!

I. A Progressão

A. Leia II Samuel 3:1-5. Já no início da vida de Davi como líder, que problema você vê na vida dele? (Múltiplos casamentos.)

B. Leia II Samuel 5:13. Que tipo de atitude Davi estava estabelecendo, com relação às mulheres e o casamento?

C. Leia II Samuel 11:1-2. O que você acha que passou pela cabeça de Davi, tendo em vista seu contexto com as mulheres? (Que esta bela mulher deveria ser acrescentada ao seu harém.)

D. Você acha que esta mulher sabia que poderia ser vista pelo rei?

1. Você acha que ela se preocupou com isso? (Sem dúvida, ela sabia que era bonita. Talvez ela pensasse que seria um prazer inocente fazer com que o rei da nação a notasse e pensasse como ela era bonita.)

E. Leia II Samuel 11:3-4. Por que a Bíblia diz que ela “havia acabado de se purificar da impureza”? (Esta é uma referência à sua pureza “cerimonial” – uma questão espiritual. Sem dúvida, este texto reflete seus pontos de vista do que é realmente importante – ficamos felizes em ouvir que eles estavam observando as questões pequenas da lei e violando os grandes preceitos da lei!)

F. Neste ponto, como você imagina que as coisas ocorreram entre Davi e Bate-Seba? (Excitantes. Perigosas. Talvez românticas. Um pouco de culpa. Eles foram em frente com isso.)

G. Leia II Samuel 11:5. Como estão as coisas agora?

1. Neste ponto, Davi se arrependeu de suas decisões?

H. Dizem que a visão perfeita é 20/20. Tendo uma visão perfeita, em que ponto Davi cruzou o limite do pecado? Vamos ver os pontos de vista possíveis? Levante a mão quando chegarmos ao ponto em que ele pecou, e mantenha-a levantada.

1. Quando ele decidiu tomar várias esposas?

a. Se você acha que isto é pecado sob quaisquer circunstancias, é um pecado que o levou a cometer adultério com Bate-Seba?

2. Quando ele ficou em casa em vez de fazer o seu trabalho de liderar as tropas?

3. Quando ele olhou por tempo suficiente para saber que ela era bonita?

4. Quando ele mandou alguém descobrir quem ela era?

5. Quando Davi mandou buscá-la – sabendo que ela era casada?

6. Quando ele dormiu com ela?

I. Leia Tiago 1:14-15. Como este texto diz que o pecado entre na nossa vida?

J. Existem práticas e atividades em tua vida e no teu casamento que podem não ser pecado em si mesmas, mas que não são sábias?

1. Isto varia, conforme a natureza da tua fraqueza com relação ao pecado? Ou seja, se alguns pecados são um problema maior para você do que para outros, você é especialmente cuidadoso com essas áreas problemáticas?

II. A Tentativa de Encobrimento

A. Leia II Samuel 11:6-9. Davi é apanhado em pecado. Ele confessa?

1. Por que não? (Urias poderia tentar matá-lo. Isto poderia dar início a uma revolta. No mínimo, Urias podia começar a reclamar e isto o deixaria em uma situação embaraçosa.)

2. O que Davi faz? (Ele tenta acobertar o fato, mandando buscar Urias, para que passe a noite em casa, com a sua esposa.)

B. Leia II Samuel 11:10-11. Por que este esquema não funciona? (Urias é, neste momento, exatamente o oposto de Davi. Ele tem um altíssimo senso de dever. Não irá passar a noite em sua casa, quando todos os seus companheiros soldados estão fora, em tendas. (Esta também pode ser uma prática estabelecida entre os soldados, abster-se de sexo quando estavam em campanha militar. Veja I Samuel 21:4-5.))

1. Como essas palavras soariam para o rei Davi, que estava morando no palácio, enquanto suas tropas estavam no campo de batalha?

2. Estas palavras são uma repreensão a Davi? (Sim. Urias tinha o direito de dormir com a sua esposa. Todas as razões pelas quais Urias deveria estar no campo de batalha eram as mesmas razões pelas quais Davi também deveria estar lá. E Davi estava aqui, dormindo com a esposa de um homem que estava lá.)

3. O que isto nos diz sobre o relacionamento entre Urias e Bate-Seba? (Pode não nos dizer coisa alguma. Contudo, isto me diz que Urias tinha uma linda mulher, a qual era casada com um homem que tinha prioridades mais altas do que dormir com ela (mesmo depois de ter estado fora, na guerra). Foi-lhe ordenado pelo rei que fosse para casa (II Samuel 11:8). Se ela sofre de orgulho, por causa de sua beleza, isto pode nos dizer alguma coisa por que ela estava disposta a dormir com o rei – um homem cuja prioridade mais alta (é o que parece) era dormir com belas mulheres. Urias prefere um alto senso de dever do que a beleza dela – portanto, ela passa a ocupar o segundo lugar. O rei a coloca em primeiro lugar.)

C. Leia II Reis 11:12-13. qual é o “plano B” para Davi? (Davi tenta deixar Urias bêbado, para que a sua determinação diminua e ele vá dormir com sua esposa.)

1. Isto funciona? (Não.)

D. Leia II Samuel 11:14-15. Qual é o “plano C” para Davi?

1. Alguém tem que estar na linha de frente. Seria correto se as instruções de Davi tivessem se limitado a “coloque-o na linha de frente”?

2. Na tua opinião, seria assassinato dizer a Joabe para retirar-se e deixar Urias sozinho?

E. Leia II Samuel 11:16-17. Joabe agiu da forma como Davi havia sugerido? (Não. Joabe não retirou o restante das tropas.)

F. Leia II Samuel 11:18-21. O que este texto nos fala sobre o método que Joabe usou para seguir as instruções de Davi? (Ele colocou muitos homens em perigo. Vários outros morreram, além de Urias, naquele dia.)

1. Por que Joabe enviou toda a linha de frente a até uma posição próxima demais, permitindo que vários de seus homens morressem? (Talvez o plano de Davi era óbvio demais? Talvez Joabe pensasse que isto seria um assassinato muito claro.)

2. Por que Joabe conta a história da pedra de moinho? (Esta história (Juízes 9:50-54) refere-se a uma batalha anterior, envolvendo o filho de Gideão. Este filho, Abimeleque, era um líder ímpio de Israel. Durante uma batalha, ele se aproximou demais e uma mulher jogou uma pedra de moinho em cima dele e quebrou o seu crânio. Joabe está dizendo a Davi que o ocorrido não foi uma falha de Joabe. Como estrategista militar, ele sabia o que fazer.)

G. Por que Davi simplesmente não deixou Bate-Seba ter o bebê, negando que era seu? (Ou ele a amava ou ainda tinha alguma honra. Soldados podem morrer. Este soldado morreu – lutando por seu país. Minha opinião é que Davi tinha tudo isso justificado em sua mente. Porém, ele não podia permitir que Bate-Seba fosse apedrejada,)

H. Depois de um período apropriado de tempo, Davi de casa com Bate-Seba.

III. A Confissão

A. Leia II Samuel 12:1-4. Deus envia Natã até Davi. Ele lhe conta uma história. Como você reagiria a esta história?

B. Leia II Samuel 12:5-6. Você gostaria de enfrentar o rei com seu pecado?

1. Qual é a resposta de Davi a esta história? (Ele fica com raiva e faz o julgamento de seu próprio pecado.)

C. Leia II Samuel 12:7. Natã traz o ponto forçosamente à mente de Davi.

1. Por que Davi compreende tão claramente a natureza de seu pecado, quando esta história lhe é contada, mas é incapaz de ver o pecado quando está em sua própria vida? (Amigo, este é um problema sério com as nossas vidas. Nós justificamos os nossos pecados. Os subestimamos. Mas, quando os vemos em um outro contexto, vemos quão errado agimos.)

a. Isto já aconteceu com você? Você já esteve envolvido em algum pecado, e ouve alguém falar alguma coisa, em um outro contexto, que te corta o coração?

D. Leia II Samuel 12:7-9. Por que Deus está tão triste com Davi? (Deus havia lha dado muito. Se Deus tivesse te abençoado, como você O trataria?)

E. Leia II Samuel 12:10-12. Considere a natureza do castigo de Deus sobre Davi. Pense nisto no contexto dos teus pecados. Você gostaria que teus pecados fossem tornados públicos?

F. Leia II Samuel 12:13. Como Davi reage ao seu pecado?

1. Como esta reação se compara à forma como o rei Saul reagiu ao seu pecado? (Leia I Samuel 15:13-20.)

2. Um II Samuel 12:13 Natã diz que Davi não irá morrer. Por que ele diz isso? (O salário do pecado é a morte. Passou pela mente de Davi que o Senhor poderia exigir a sua vida. De fato, quando ele ouviu a história da “cordeirinha”, ele anunciou que “o homem que fez isso merece a morte!”)

G. Amigo, você está levando a sério os pequenos detalhes da vida? Está levando a sério o pecado na tua vida? O pecado tem conseqüências terríveis. Os prazeres momentâneos do pecado não se comparam à dor a longo prazo. Pergunte ao rei Davi.

IV. Próxima Semana: Acabe e Jezabel: Abuso de Autoridade

=============================== Direito de Cópia de 2007, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: