domingo, 19 de outubro de 2008

Maravilhoso Jesus - Lição 07

O Enigma de Sua Conduta (Marcos 3; Mateus 8 e 11)

Introdução: Você já teve algum líder espiritual que possuía uma abordagem que não se encaixava no teu estilo? Algumas idéias novas acerca da adoração te deixam desconfortável? Nossa lição desta semana é sobre algumas das condutas de Jesus que foram bastante enigmáticas. Elas deixaram muitas pessoas zangadas. Quando ficamos zangados acerca das ações espirituais de nossos líderes como podemos saber quem está verdadeiramente fazendo a vontade de Deus? Vamos pular para dentro do nosso estudo e ver que respostas podemos encontrar na Bíblia!

I. Trabalho aos Sábados

A. Leia Marcos 3:1-2. O que fez os líderes judaicos pensarem que Jesus talvez realizasse a cura no sábado?

B. Leia Marcos 3:3. Os líderes judaicos pensaram que poderiam “apanhar” Jesus em um pecado – ou, pelo menos, em algo que outros poderiam pensar que seria pecado. Como Jesus reagiu a isto? (Ele chama o homem que tinha a mão atrofiada para o meio, para que ninguém perdesse o que Ele iria fazer!)

1. Por que Jesus quer enfatizar uma coisa que as pessoas pensavam que violava o sábado?

C. Leia Marcos 3:4-5. Jesus está nos ensinando algo sobre a ira? Lembre-se, Jesus estava na “igreja”!

1. Na história de Jesus e o imposto do templo (Mateus 17:24-27), Jesus diz “para não escandalizá-los”, pague o imposto do templo com o dinheiro fornecido pelo peixe. Jesus poderia ter curado o homem da mão atrofiada no dia seguinte. Por que escandalizar e ofender os líderes judaicos? (Considere a lógica desta situação. Para Jesus ter ficado irado, Ele deve ter pensado que os líderes judaicos estavam deixando de compreender um princípio óbvio do Reino de Deus. Um princípio óbvio precisa ser evidenciado publicamente.)

2. O que Jesus está nos ensinando sobre a observância do Sábado? Qual é o “princípio óbvio” que os líderes judaicos estavam deixando de compreender? (Fazer o bem é consistente com a guarda do sábado.)

a. Existe alguma coisa no que Jesus disse que poderia te levar a crer que Ele não acreditava na guarda do sábado? (Jesus está argumentando claramente sobre qual deveria ser o padrão apropriado para a guarda do sábado, não se deveria [ou não] haver padrões.)

3. Por que Jesus ficaria irado com aqueles que estavam dispostos a errar para o lado conservador? (Quando eu estava me criando em escolas religiosas, suportei todo tipo de regras. Nunca me ocorreu que ter todas aquelas regras era, em si mesmo, um pecado. Parecia que apenas a violação das regras poderia ser pecado. Somente em anos recentes comecei a compreender o princípio de Deuteronômio 4:2: é tão errado acrescentar regras que Deus não exigiu quanto ensinar que você pode ignorar as regras que Deus exigiu. Ambas atitudes te colocam na posição de usurpar a Deus.)

D. Leia Marcos 3:6. Este texto nos dá uma visão mais clara sobre o porque Jesus estava irado? (Compare com a pergunta que Jesus fez em Marcos 3:4. Jesus acertou o prego exatamente na cabeça! As mentes daqueles líderes judaicos estavam tão turvadas por suas próprias opiniões egoístas que eles estavam dispostos a conspirar, mesmo no sábado, sobre como poderiam matar um homem pelo “pecado” de curar alguém. Ele estava curando. Eles estavam matando. A ironia dificilmente poderia ser maior!)

II. Afogando Porcos

A. Leia Mateus 8:28-29. Poderíamos devotar todo o nosso tempo a esta pequena história bizarra. Como você acha que estas pessoas se tornaram possuídas por demônios? Como esta história sugere que uma pessoa endemoninhada pode conseguir ajuda? Até onde esta história revela, os indivíduos que estavam endemoninhados eram incapazes de pedir ajuda. Vir até a presença de Deus é a chave.)

1. Os seres humanos podem não reconhecer Jesus como Deus, mas que evidência temos de que os demônios O reconhecem e ao Seu triunfo final sobre o pecado? (Os demônios reconhecem Jesus como o “Filho de Deus” e eles reconhecem sua derrota final.)

a. Como pode ser isso? Jesus ainda não havia triunfado sobre o pecado através de Sua vida, morte e ressurreição. (Aparentemente, o “outro time” estava bastante desmoralizado pelo surgimento de Jesus na terra.)

B. Leia Mateus 8:30-32. A nossa lição deveria ser sobre a enigmática conduta de Jesus. Mas tenho uma pergunta sobre a conduta enigmática sobre a conduta dos demônios. Por que eles fazem isso?

1. Por que Jesus permitiria isso?

2. Vamos responder a uma pergunta anterior que ficou sem resposta. O que aprendemos sobre como as pessoas se tornam possuídas por demônios? (Os demônios não podem nem mesmo entrar nos porcos sem a permissão de Deus. Parece óbvio que eles não podem nos possuir sem uma decisão de nossa parte que permita isso.)

3. Qual é o objetivo de Satanás para cada um de nós? (Nos destruir. Quer fazer uma prova disso? Veja o que aconteceu com aqueles porcos! Destruição é a primeira regra do reino de Satanás.)

a. Por que os homens endemoninhados não foram destruídos pelos demônios? Por que os demônios não os afogaram? (O Espírito de Deus estava restringindo os demônios.)

4. Jesus não tinha respeito pela propriedade privada? Certamente Ele conhecia a natureza desses demônios! (Assumindo que os proprietários eram judeus, eles sabiam que os porcos eram imundos e não deveriam ser comidos (veja Levítico 11:7-8). O comentário “Barnes’ Notes” diz que os judeus eram proibidos por lei de ter porcos com o propósito de criá-los e vendê-los.)

5. Se o teu negócio é construído sobre um princípio injusto, você está em risco?

III. Glutonaria

A. Leia Mateus 11:6-7. Geralmente, Jesus tinha coisa boas para falar acerca das crianças. Essas crianças estão sendo colocadas sob um ponto de vista positivo ou negativo? (Essas são mais parecidas com crianças pequenas que estou acostumado a ver. Querem que os outros façam todas as suas vontades.)

1. Os “outros” na praça do mercado deveriam ter dançado ou se entristecido?

2. Existe um velho ditado americano que diz: “Eles marcharam ao toque de outro tamborista.” Isto tem alguma coisa a ver com o canto e o som da flauta das crianças?

B. Leia Mateus 11:18-19. O que isto tem a ver com as crianças? (As crianças queriam que os “outros” dançassem ou se entristecessem de acordo com os seus desejos de criança. Jesus diz que Ele e João Batista não fizeram o que os outros esperavam, e resultado é que eram insultados.)

1. Considere o teu pastor. Este texto se aplicaria ao teu ponto de vista acerca do teu pastor?

2. De acordo com este texto, Jesus não apenas comeu mais comida e bebeu mais vinho (“beberrão”) do que João Batista (que era nazireu e, [por causa deste voto] não tocava em uvas [ou seus derivados]), mas Ele também era amigo de pessoas más. Isto é, em si mesmo, prova de que Jesus estava fazendo coisas erradas?

a. Se você diz que não é, como você pode saber?

b. O teu líder espiritual tem permissão para fazer qualquer coisa? (A resposta encontra-se na última parte de Mateus 11:19. “Mas a sabedoria é comprovada pelas obras que a acompanham.” Não deveríamos julgar baseados no fato de que um líder religioso não faz o que faríamos. Em vez disso, precisamos ver os resultados das ações do líder.)

(1) Isto apóia o velho refrão que diz que “os fins justificam os meios”? (Não. Veja novamente a ilustração. As “crianças”(os espiritualmente imaturos) esperam que o líder faça o que eles querem. Jesus não está apoiando o pecado como método de promover o reino. Porém, está dizendo que não podemos impor nossas preferências pessoais sobre os nossos líderes. Especialmente, não faça acusações falsas.)

C. Amigo, considere estas histórias. A cura da mão atrofiada no sábado enraiveceu os líderes judaicos. O afogamento dos porcos enraiveceu as pessoas daquela cidade. Os hábitos alimentares de Jesus atraíram críticas. Se você é tentado a criticas os teus líderes espirituais, peça a Deus que aumente a tua compreensão espiritual. Você está do lado errado da vontade de Deus? Está agindo como uma criança – porque a questão não é realmente um assunto espiritual? Talvez você esteja certo ou talvez simplesmente o teu “porco” esteja se afogando! Você vai concordar em pedir a direção do Espírito Santo neste tipo de assunto?

IV. Próxima Semana: A Intensidade de Sua Caminhada

=============================== Direito de Cópia de 2008, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: