domingo, 19 de outubro de 2008

Discipulado Cristão - Lição 12

Missão e Comissão (Marcos 16; Mateus 25; Ezequiel 24; Apocalipse 14)

Introdução: Quando comecei a ler os textos para a lição desta semana, fiquei desanimado. Jesus parece dar um teste para os crentes no qual eu, francamente, não passo. Por que você não se junta a mim no estudo desta semana e vê como você se sai no “teste”? Se você também for reprovado no teste tenho uma explicação que se contrapõe à linguagem pura do texto. Vamos mergulhar neste estudo da Bíblia e ver o que você pensa!

I. Crer e Fazer

A. Leia Marcos 16:14. Por que Jesus repreendeu Seus discípulos? (porque eles não acreditaram naqueles que lhes disseram que Jesus estava vivo.)

1. Por que os discípulos tiveram este tipo de atitude? Isto não seria exatamente aquilo pelo que esperavam? (Talvez seja orgulho. Se Jesus não aparecer a eles, não acreditarão. Compare com João 20:24-25.)

B. Leia Marcos 16:15-16. O que faz a diferença entre aqueles que são salvos e os que são condenados? (Crer em Jesus.)

C. Leia Marcos 16:17-18. Existe um teste pelo qual possamos dizer se uma pessoa acredita sinceramente? (Jesus diz que aqueles que crêem demonstrarão alguns sinais: expulsarão demônios, falarão novas línguas, pearão em serpentes, beberão veneno e curarão os doentes.)

1. Se este é o teste, então em posso lhes dizer que reprovei no teste. Até onde posso dizer, as aulas de espanhol que tomei no colégio e comer [em uma cadeia de restaurantes não designada] foi o mais perto que cheguei de qualquer testas provas.

2. Sempre que desejo argumentar que um texto da bíblia não quer dizer aquilo que o texto fala de forma pura, fico nervoso. Este teste parece não ter lógica. Por que pegar em serpentes ou beber veneno tem alguma coisa a ver com crer em Jesus? (Não existe qualquer relacionamento que eu possa ver.)

a. Na Bíblia nos é dito, em qualquer outro lugar, para pegarmos em serpentes ou bebermos veneno? Você já leu sobre Jesus lidando com serpentes ou bebendo veneno? (Não, para as duas coisas.)

b. Nenhum dos comentários que li sugeriu que deveríamos realmente beber veneno para provar a nossa fé. O comentário “Barnes’ Notes” e o comentário de Adam Clarke se referem a estes sinais como tendo sido dados aos que estavam na “era primitiva” ou nos “tempos primitivos”. É justo chamar Jesus e Seus discípulos de “pessoas primitivas”? (Sempre que começamos a afirmar que somos mais sofisticados do que as pessoas dos tempos bíblicos, isto também me deixa nervoso. Me parece a operação do orgulho. Podemos ter tecnologias melhores, mas duvido que tenhamos mais inteligência emocional.)

3. Veja Marcos 16:17 novamente. Existe um denominador comum a todos estes sinais? (Todos eles lidam com a adversidade. Demônios, barreiras de linguagem, serpentes, veneno e doença são, todos eles, obstáculos que os discípulos enfrentaram conforme pregavam o evangelho. Penso que Jesus está dizendo que um sinal de que você é um crente é que Deus removerá os obstáculos sérios ao teu testemunho.)

a. Leia Atos 28:3-6. Este é um exemplo do entendimento que estou propondo para estes versos? (Sim. Lemos sobre Paulo sendo picado por uma serpente, não morrendo e isto sendo usado como método para promover o evangelho.) [N.T. – Outro exemplo pode ser encontrado em Atos 2, quando as barreiras lingüísticas foram milagrosamente derribadas.]

II. Crença e Julgamento

A. Leia Mateus 25:31-33. O que as ovelhas e os bodes simbolizam? (Esta é outra descrição daqueles que crêem e são salvos e daqueles que são condenados.)

B. Leia Mateus 25: 34-40. Como você se sai neste teste? (Estou me sentindo muito melhor depois de ler este texto do que depois de ler Marcos 16:17-18. Acabei de preencher a minha declaração de imposto de renda e relatei centenas de dólares que eu e minha esposa doamos em alimentos e roupas.)

1. Será que deixar alimentos e roupas em abrigos e casas de caridade, conta? Não tenho que me encontrar frente a frente com qualquer pessoa que esteja comendo ou vestindo as minhas doações.

a. Você gostaria de se encontrar frente a frente com os sem-teto e necessitados?

(1) Se a resposta é “Não”, isto quer dizer que também reprovamos no teste?

b. As ultimas duas vezes que me encontrei frente a frente com os sem-teto/necessitados, foi tudo bem. Mas na vez anterior, a coisa foi feia. Uma pessoa sem-teto com telefone celular (!) me ligou e insistiu que eu comprasse um tipo específico de colchão inflável e mandasse entregar no abrigo para os sem-teto, porque o colchão de lá era insatisfatório. Ela continuou ligando para mim e gritando comigo. Não me parece que isto seja o equivalente a ajudar Jesus.

C. Leia Mateus 25:41-46. Deveríamos deixar de lado esta coisa sem sentido de “justificação pela fé”? (Não. Vejo que este texto é muito parecido com nosso de Marcos. Em Marcos, Jesus descreveu o que aconteceria com seus verdadeiros seguidores quando enfrentassem adversidades em sua obra de evangelismo. Aqui, Jesus descreve a reação do verdadeiro crente para com aqueles que estão em necessidade. Se a tua atitude é de ajudar e você ajuda, então você está refletindo o que está no teu coração – um desejo de seguir a Jesus.)

III. Crença e Testemunho

A. Leia Lucas 24:45-49. Até aqui, temos visto alguns testes de discipulado que criaram algumas dúvidas em minha mente a respeito do meu nível de discipulado. O que Jesus nos promete para que possamos alcançar as exigências do discipulado? (O Espírito Santo.)

B. Leia Ezequiel 24:3-4. Você acha que essas pessoas precisavam de lições de culinária?

1. Que pista você acha nestes versos sobre o problema que Deus está tentando ilustrar com a Sua história de culinária? (Ele os chama de “nação rebelde”. Eles têm um problema espiritual.)

C. Leia Ezequiel 24:5. Qual é a solução para o problema espiritual deles? (Colocar a panela no fogo e fazer com que ferva.)

1. O que você acha que o fogo simboliza? (O Espírito Santo!)

2. E você – a tua panela está sobre o fogo e fervendo? Ou você é uma panela com água fria e carne apodrecendo? (Talvez, se a temperatura do Espírito Santo fosse maior em nossas vidas, estaríamos melhor nos testes de discipulado.)

IV. Teoria da Missão

A. Até aqui estivemos falando sobre as adversidades em potencial que enfrentamos na missão, estivemos falando sobre as obras da missão e estivemos falando do poder da missão. Qual é a teoria geral da nossa missão – particularmente se você acredita que estamos nos últimos dias antes da Segunda Vinda de Jesus?

B. Leia Apocalipse 14:6-7. Como a Bíblia caracteriza a mensagem deste anjo? (É o “evangelho eterno”.)

C. Qual é a mensagem? (Preparem-se para o juízo final!)

1. Como fazemos isto? (Adorando a Deus, temendo a Deus dando-Lhe glória.)

2. Em que bases Deus merece a nossa adoração, temor e louvor? (Ele é o Criador!)

a. Amigo, você compreende a questão básica desta batalha? Você tem a mensagem correta?

D. O momento certo é uma coisa muito importante. É possível que eu (nós) não esteja muito bem na escala de lidar com serpentes, beber veneno, expulsar demônios, curar doenças, porque esta era a linha de frente da batalha naquele tempo e agora a linha de frente na batalha é a criação ou evolução, adoração no sábado ou no domingo?

E. Também podemos considerar a história das ovelhas e dos bodes como sendo mais relevante, com base no momento atual? (Não. Esta é uma história acerca do juízo. Deus nunca nos deixa descansar em uma simples compreensão intelectual do evangelho. Esta compreensão deve permear as nossas vidas e mudar as nossas atitudes e nossa conduta.)

F. Amigo, você compreende a missão do discípulo? Você compreende as questões dos últimos dias? Esta compreensão está mudando a tua vida?

V. Próxima Semana: Padrões de Discipulado

=============================== Direito de Cópia de 2008, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: