domingo, 19 de outubro de 2008

Maravilhoso Jesus - Lição 09

A Ternura de Seu Amor (Mateus 5, 15 e 18)

Introdução: Quando eu comecei a dirigir, minha maior preocupação era permanecer na minha faixa de rolamento. Isto era importante, porque 99% das ruas e estradas na minha área eram de mão dupla, com apenas uma faixa de cada lado. As pessoas na faixa adjacente estariam dirigindo em minha direção a uma alta velocidade relativa! Eu criei uma idéia teórica de que deveria alinhar o ornamento do capô do carro com a linha divisória da estrada. (Isto só funciona do ponto de vista do lugar do passageiro ou do banco de trás do carro – onde eu sem dúvida estava quando arquitetei esta grande teoria.) Qualquer motorista experiente sabe que isto é uma tolice. Motoristas experientes “sabem” automaticamente quando estão em sua própria faixa. Dirigir é como a vida cristã, exceto que muitas pessoas parecem estar fora da pista, na grama, ou, pelo menos, do lado errado da estrada. Uma área em que as pessoas “saem para a grama” tem a ver com o amor de Jesus. Parece que eles estão em um extremo ou em outro. Ou não conseguem confiar nEle para amá-los ou conhecem tão pouco sobre Jesus que ficam chocados quando ouvem que Ele também é o Juiz no juízo final, no qual a pena é a morte eterna. Nesta semana nos concentraremos na atitude de amor de Jesus. Vamos ver se conseguimos ter o sentimento de estar do lado certo da estrada!

I. Alimentando os Curados

A. Leia Mateus 15:29-30. Você já ouviu a expressão “tempo na tarefa”? O que significa? (Significa o tempo que você passa realizando o teu trabalho, em oposição ao tempo gasto com outras coisas que te distraem do teu trabalho.)

1. Qual era a tarefa primária de Jesus durante Seus três anos de ministério na terra? (Mostrar que Ele era o Messias e explicar como Ele cumpria o plano da salvação deveria ser uma grande parte desta tarefa.)

2. Você acha que curar as pessoas que continuamente vinham a Ele era um trabalho “na tarefa” para Jesus?

B. Leia Mateus 15:31. Que lição as pessoas aprenderam a partir destas curas? (O texto diz que eles louvaram “o Deus de Israel”.)

1. Você acha que as pessoas estavam chamando Jesus de “o Deus de Israel”? (Não creio que elas estavam fazendo esta ligação explicitamente. Assumindo que não estavam, louvar a Deus é uma boa coisa, mas não parece ser trabalho “na tarefa”. A cura mostrava que Jesus tinha um poder especial, ou acesso a um poder especial, mas não explicava a Sua missão especial.)

2. Se o tempo disponível era curto e este não era um trabalho diretamente “na tarefa” de Jesus, por que Ele fez isso?

C. Leia Mateus 15:32. Que visão este texto nos dá acerca do motivo para as curas? (Ele os curou porque tinha cuidado por eles. Leia Mateus 14:14. Eles poderiam tomar conta por si mesmos da simples tarefa de alimentar-se. Jesus não apenas tinha compaixão para curar as suas doenças e enfermidades, mas estava preocupado acerca de eles estarem com fome..)

1. Como você explica pessoas que passam fome hoje? Será que Jesus deixou de ter compaixão depois que voltou para o céu? (Note que Jesus não curou a todos na terra. Ele não alimentou a todos na terra. Ele curou e alimentou aqueles que vieram a Ele em fé.)

2. Por que Jesus compartilhou Sua preocupação com os discípulos? O que se esperava que eles fizessem a respeito disso?

D. Leia Mateus 15:33-34. Qual é a resposta óbvia para a pergunta dos discípulos? (Jesus tinha estado a dar vista aos cegos; seria mais difícil fazer pão? Pior ainda, se você olhar em Mateus 14:14-21, verá que Jesus tinha alimentado recentemente 5.000 pessoas de uma forma muito semelhante. Os discípulos sabiam que Jesus tinha poder para prover comida para estas pessoas.)

1. Considere o que estava acontecendo. Se os discípulos tivessem demonstrado uma fé apropriada em Jesus, eles teriam vindo a Ele para alimentar o povo. Mas Jesus os coloca no caminho errado ao voltar-se para eles em busca de uma solução e até mesmo discutir com eles a quantidade de pães disponíveis. Por que Jesus parece dirigir Seus discípulos em direção à confiança própria?

a. Você acha que Ele já fez isso com você? (Conscientizar-se de que não podiam fazer isso por si mesmos levou os discípulos a compreender mais claramente o poder de Deus. Às vezes precisamos nos colocar em dificuldades para termos uma visão mais abrangente do poder e do amor de Deus.)

E. Leia Mateus 15:35-38. Os discípulos desempenharam um papel neste milagre?

1. Que lição você encontra neste episódio para a tua vida? (Precisamos confiar em Jesus como o amoroso operador de milagres, mas Ele tem um papel para nós. Nosso papel é crer nEle e trabalhar com Ele, demonstrando compaixão para com os outros.)

II. Cuidado Pelas Crianças

A. Leia Mateus 18:1-3. Este texto quer dizer que os discípulos fizeram uma pergunta errada? (Eles perguntaram quem é o líder no céu. Jesus respondeu dizendo “Vamos começar falando sobre como entrar no céu.”)

1. Vamos olhar esta questão por um momento. Temos todos os tipos de fórmulas sobre como sermos salvos. Mateus 24:13 nos diz para “perseverar até o fim” e seremos salvos. Lucas 13:23-24 nos fala que aqueles que entrarem pela “porta estreita” serão salvos. João 10:9 nos fala que se entrarmos pela “porta” de Jesus, seremos salvos. Atos 2:21 e Romanos 10:13 nos dizem que se clamarmos o nome do Senhor, seremos salvos. Agora este versos nos diz para nos tornarmos como crianças para sermos salvos. O que Jesus está querendo dizer aqui?

a. Você consegue ver uma lógica consistente nestes textos acerca da salvação?

B. Leia Mateus 18:4. Qual é a tua experiência com crianças pequenas – neste caso, uma criança com idade bastante para andar, falar e ficar por ali? Você não acha que elas são imaturas e egoístas? (Qualquer pai tem noção de que as crianças tem sérios defeitos de caráter, os quais estão diretamente relacionados com a falta de maturidade. Em vez disso, quando Ele fala sobre sermos “humildes”, está falando sobre dependência. Desde Mateus 15 (nossa última história) até esta história, vemos Jesus falando sobre dependência e confiança em Deus. A questão sobre “quem é o maior” significa “quem vai dar as ordens”? Jesus diz “esqueça isso de dar ordens”; em vez disso, desenvolva a dependência de Mim. Trabalhar com humildade significa trabalhar sendo dependente de Deus, não trabalhar dominando sobre os outros.)

1. O que isto tem a ver com o assunto do amor de Jesus? (Podemos amar mais aos outros se estivermos menos preocupados em dominar sobre eles.)

C. Vamos continuar lendo. Leia Mateus 18:5-6. O que vem junto com a dependência? (Para as crianças, a dependência significa que elas pode ser facilmente dirigidas ou influenciadas. Se você está ensinando crianças, a tua responsabilidade é grande. Sendo um adulto, certifique-se de que está sendo dirigido por Deus e é dependente de dEle.)

D. Leia Mateus 18:7. O que este texto nos diz sobre Hugh Hefner [N.T. – o fundador da revista Playboy]? O que nos fala sobre traficantes de drogas que vendem seus produtos junto a parques de diversões? O que nos diz sobre passar os teus maus hábitos para teus filhos? (Não podemos dizer “Todos estão fazendo assim”. Não podemos dizer “Se eu não preencher esta necessidade, outros o farão”. Cada um de nós deve observar cuidadosamente sua própria influência e perguntar-se “Estou fazendo com que outras pessoas pequem?” A minha influência é negativa ou positiva?)

III. Amando os Pagãos

A. Leia Mateus 5:43-44. Quantos inimigos você tem? (Se você tem mais do que apenas alguns inimigos, precisa examinar a tua caminhada cristã!)

1. Você consegue encontrar um paralelo entre o exercício físico e amar os teus inimigos? (Considere a oportunidade para edificação do caráter através de amar os teus inimigos e orar por eles. Você consegue músculos maiores quando faz exercícios, quando trabalha estes músculos. Você consegue maiores “músculos” de caráter quando tem que trabalhar com eles.)

B. Leia Mateus 5:45-47. Como este “amor” pelos nossos inimigos é definido nestes versos? É um amor do tipo “abraço”? (O exemplo de Jesus é o tratamento igualitário para aqueles que são inimigos de Deus. Se você faria algo por um amigo, faça a mesma coisa pelo teu inimigo.)

C. Leia Mateus 5:48. Por que deveríamos ser melhores que os pagãos no que diz respeito aos nossos inimigos? (porque temos um padrão mais alto. A perfeição é o nosso objetivo. Isto não é para conquistar a salvação, nas porque somos filhos e filhas de Deus!)

D. Amigo(a), imagine o teu pior inimigo. O que você vai fazer hoje, nesta semana, por aquela pessoa, para mostrar que você é um filho ou filha de Deus?

IV. Próxima Semana: O Significado de Sua Morte

=============================== Direito de Cópia de 2008, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: