domingo, 19 de outubro de 2008

Discipulado Cristão - Lição 11

Mais Lições Sobre o Discipulado (Marcos 4 e 6; Mateus 12)

Introdução: Para onde você olha quando está dirigindo um carro? A pior coisa é olhar para baixo enquanto mexe dentro do teu carro com o rádio, telefone celular ou sistema de navegação por GPS. Porém, simplesmente manter os olhos na estrada não é suficiente. Você precisa olhar à frente na estrada a uma distância suficiente para poder antecipar problemas. O discipulado é como dirigir? Importa onde estamos nos concentrando? Vamos pular para dentro do nosso estudo da Bíblia e descobrir!

I. Tempestades Súbitas

A. Leia Marcos 4:35-36. O que você acha que o texto quer dizer quando nos fala que os discípulos levaram Jesus “assim como estava”? (Aparentemente, entrar no barco não era a mesma coisa que entrar no teu carro. Normalmente, seria necessário alguma preparação. Se isto é uma referência a um dispositivo de flutuação, comida, roupas, o texto não diz. Sabemos que estava faltando alguma preparação.)

B. Leia Marcos 4:37. Um certo comentário (Barnes’ Notes) inclui um relato de primeira mão sobre as tempestades na Galiléia. O lago está a cerca de 200 metros abaixo do nível do mar. O terreno em volta está cheio de grotas e vales, que levam a terrenos bem mais altos. Estas formações agem como funis para o vento frio descendo das terras mais altas para a ponta do lago. O resultado são súbitas e violentas tempestades. Os discípulos estavam acostumados com essas tempestades? (Certamente, deveriam estar, já que muitos deles eram pescadores comerciais.)

1. O que as palavras “foi se enchendo de água” significam? (Havia entrado tanta água no barco que ele estava a ponto de afundar.)

2. Que paralelos você vê entre estar em um bote e a vida cristã? (Eu gosto muito de água. Gosto muito de velejar. Uma das minhas coisas favoritas na vida é velejar em catamarãs. Quando o vento está soprando você usa a tua habilidade a tua força para configurar as velas de forma a alcançar a velocidade máxima. O barco passa por cima e através das ondas. Embora este seja um esporte bastante seguro, você pode afundar. Penso na água como sendo o mundo. Há uma excitação nela, mas acho que com a nossa habilidade podemos nos sair bem, sem nos afogarmos. Infelizmente, esta abordagem com relação à vida é muito mais perigosa do que velejar.)

C. Leia Marcos 4:38. Os discípulos , com toda a sua habilidade e força e juventude, estavam aptos a desafiar a tempestade? (Não. Eles pensaram que estavam em perigo de afundar.)

1. Considere a pergunta que os discípulos fizeram a Jesus. O que parece estranho nesta pergunta? Seria assim que você teria pedido ajuda? (O pedido óbvio seria “Ajude-nos, ou iremos afundar!” Em vez disso, eles questionaram a preocupação e o amor de Jesus por eles. A parte boa é que este pedido assume que Jesus deveria estar cuidando deles. A parte ruim é que eles sugeriram que Jesus não se importava.)

D. Leia Marcos 4:39-40. Jesus sugeriu que os discípulos não teriam medo se tivessem fé. Eles não deveriam ter sentido medo durante a tempestade?

1. Coloque-se no meio desta tempestade terrível; o barco está afundando e você tentou tudo o que sabia para evitar que ele afundasse. De que forma você, naturalmente, se sente? (Suspeito que Jesus está se referindo (pelo menos em parte) novamente à pergunta deles. O medo é natural em tal situação. O problema foi que eles duvidaram da preocupação de Jesus por eles. Não colocaram suas vistas no Seu cuidado e amor. Jesus os repreende por temeram que Ele não importava com eles.)

E. Leia Marcos 4:41. Você já ouviu a expressão “enfiar a cabeça num balde de água fria”? Isto quer dizer se acalmar. Os discípulos estavam com medo durante a tempestade e agora que Jesus havia acalmado a tempestade, eles estavam “apavorados”. Por que eles passaram de um terror para outro?

1. Se eles não estavam esperando que Jesus acalmasse a tempestade, o que tinham em mente quando O acordaram e perguntaram “não te importas que morramos?” (Talvez eles só queriam que Jesus os abraçasse.)

a. Quando está com grandes problemas, você normalmente sabe exatamente do que precisa?

b. O que queremos mais: alguém que se preocupe ou alguém que resolva o problema? (Existem duas lições aqui para os discípulos. Primeira, nós subestimamos o poder de Deus para nos ajudar. Precisamos ter uma visão firme do Seu poder. Segunda, se Deus permite que entremos em problemas, começamos a acusá-Lo de não se importar conosco. Esta história nos ensina que através dos olhos da fé teremos confiança que Ele se importa conosco. Não duvidaremos disso. Então deixaremos que Deus cuide dos problemas da forma que Ele escolher.)

F. Marcos registra a história da alimentação miraculosa de 5.000 pessoas, seguida por outra tempestade no mar. Se você não conhece a história da alimentação miraculosa de 5.000 pessoas (apenas com cinco pães e dois peixinhos) leia-a em Marcos 6:34-44. Vamos continuar lendo Marcos 6:45-46. Que tipo de atitude os discípulos teriam depois da alimentação das 5.000 pessoas? (Que dia! Jesus havia mostrado o Seu poder para criar comida.)

G. Leia Marcos 6:47. O que há de diferente nesta história marítima? (Jesus não está no barco.)

H. Leia Marcos 6:48. Depois deste dia excitante, em que tipo de situação os discípulos se encontraram? (Numa situação difícil. Havia uma tempestade e eles estavam “remando com dificuldade” para fazer algum progresso. A quarta vigília seria por volta das 3:00 da manhã. Eles estiveram remando por oito ou nove horas e tinham chegado apenas na metade do lago.)

1. É assim que a tua vida parece, às vezes? Uma grande experiência espiritual seguida por uma experiência na qual você se vê “remando com dificuldade”?

2. O que Jesus está fazendo? (Ele os está observando.)

a. Por que Ele não intervêm? Pó que deixá-los remando com dificuldade todo este tempo?

b. Por que eles não pediram que Ele interviesse? Onde estava “focalizada” a visão deles?

3. Veja Marcos 6:48 novamente. Quando Jesus finalmente parece estar fazendo alguma coisa, lemos que Ele “estava já a ponto de passar por eles.” Por que Jesus passaria por eles? (Jesus está observando e Ele se preocupa. Ele começa a agir com relação ao problema antes que Lhe peçam por ajuda. Mas, parece que não vai intervir efetivamente sem algum tipo de solicitação.)

a. Que lição há nisto para nós?

I. Leia Marcos 6:49-50. Os discípulos reconhecem a Jesus? (Não!)

1. Por que Jesus faz isso? Por que Ele chega tão perto, mas não perto o bastante para que os discípulos O reconheçam? (Creio que Jesus está esperando que eles O chamassem. Provavelmente Ele demorou para vir porque tinha certeza que eles não O chamariam por algum tempo – continuariam a depender de si mesmos. Mas, mesmo agora, quando eles estão cansados e amedrontados, eles ainda não clamam por Jesus.)

2. Com que base Jesus os acalma? (Ele tem compaixão e ajuda os discípulos, embora eles não tenham pedido especificamente a Sua ajuda. Eles ainda não estão olhando para o lugar certo em busca de ajuda.)

II. Histórias Sobre Pães

A. Leia Marcos 6:51-52. Os discípulos “não tinham entendido o milagre dos pães.” O que foi que eles não entenderam? (Note a seqüência aqui: Jesus acalma a tempestade quando está no barco. Então, ele realiza um milagre maravilhoso (alimentar as 5.000 pessoas), no qual eles foram Seus auxiliares. Imediatamente depois disso, eles se encontram em grandes problemas. Jesus os está observando, mas eles simplesmente continuam lutando com o problema. Eles não chamam por Jesus, mas mesmo assim Ele se aproxima. Finalmente eles estão completamente aterrorizados e Ele os resgata. Eles estão atônitos porque não entenderam o milagre dos pães.)

1. O que é entender o milagre dos pães? (Que Jesus pode dar conta de qualquer problema em nossa vida. Eles deveriam tê-Lo chamado logo no começo do problema. Não deveriam ter ficado atônitos ao ver que Ele era a solução do seu problema.)

a. E você? Quando você pede ajuda a Jesus? Somente depois que ficou “remando com dificuldade” por oito ou nove horas? Será que demora tanto tempo assim para você olhar para Jesus?

b. Será que Jesus espera para te ajudar porque sabe que você não vai olhar para Ele antes?

B. Vamos considerar uma outra analogia com os pães. Leia Mateus 16:1-4. Qual é o sinal de Jonas? (Leia Mateus 12:39-41. Jesus está dizendo que eles não querem crer que Ele é o Messias, embora isso seja óbvio, a partir daquilo que Ele havia feito. Eles se recusam a acreditar mas evidências que estão vendo. O sinal para eles seria a Sua morte e ressurreição.)

1. E você? Você resiste aos ensinamentos de Jesus? Você resiste ao Espírito Santo? Está olhando para o lugar errado?

C. Leia Mateus 16:5-7. Você não está contente porque os discípulos fizeram uso de sua inteligência coletiva?

D. Leia Mateus 16:8-11. Por que Jesus diz “Homens de pequena fé”, em vez de dizer “Homens de pequena inteligência”? (Eles pensaram que Jesus estava lhas dizendo que tivessem cuidado para não comprar pão com fermento ruim dos fariseus e saduceus. Jesus tinha alimentado milhares de pessoas com quase nada. Eles nunca teriam que se preocupar com o pão, enquanto estivessem com Ele. Se tivessem fé, não teriam errado ao dar este primeiro passo lógico.)

1. Leia Mateus 16:12. Fermento (levedura) representa a impureza ou a corrupção. Compare Levítico 2:11 com I Coríntios 5:6-8. Os discípulos finalmente entenderam. Qual é a lição para nós hoje? (Quantas vezes chegamos a conclusões erradas porque não abordamos os nossos problemas com os olhos da fé. Em vez de mantermos os nossos olhos em Deus, fixamos nossos olhos nas coisas mundanas que Ele nos fornece – como o pão.)

E. Amigo, você vai decidir ajustar a tua visão, para que possa olhar para cada problema através dos olhos da fé? Vai se concentrar no que é espiritual, em vez daquilo que é material?

III. Próxima Semana: Missão e Comissão

=============================== Direito de Cópia de 2008, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: