terça-feira, 7 de outubro de 2008

Na Bonança ou na Tempestade - Lição 01

Adão e Eva: O Ideal Planejado (Gênesis 1-3; I Coríntios 11)

Introdução: Existem três tipos de pessoas: aquelas que lêem cuidadosamente o manual/instruções do proprietário; aquelas que nunca lêem o manual do proprietário; e aquelas que lêem o manual do proprietário quando são forçadas a fazê-lo. Não sei com qual grupo você se identificaria, mas as nossas lições deste trimestre nos apresentam um “manual de instruções” para o casamento. Como está o teu casamento? Será que seria útil prestarmos um pouco mais de atenção ao “manual de instruções”? Por que não tentar? Deus nos criou. Ele criou o casamento, e iniciamos esta semana com o que Deus tem a dizer sobre o primeiro casamento: o de Adão e Eva. Se o teu casamento precisa de alguns “ajustes”, ou se está um desastre completo, vamos pular direto para dentro da lição e ver o que o “manual de instruções” tem a nos ensinar!

I. A Criação do Casamento

A. Leia Gênesis 1:26. Imagine que você está sentado em um “camarote” durante a semana da criação observando Deus criar o mundo. Primeiro você O vê criar a luz, então separar a terra da água, depois criar a vegetação, depois o sol e a lua, depois as criaturas marinhas e finalmente as criaturas terrestres. O resultado foi um mundo maravilhoso. Agora você ouve Deus falar as palavras do verso 26. O que você pensaria sobre ser um ser humano? (É incrível ser você! Seria uma coisa excitante. Não apenas você seria feito à imagem de Deus – que havia acabado de fazer essas coisas grandes e poderosas – mas teria domínio sobre toda a criação!)

B. Leia Gênesis 1:27. Como Deus pode dizer que criou os seres humanos à Sua imagem, quando nós nos referimos a Deus como “Pai”, “Filho” e “Espírito Santo”, e Ele criou “homem e mulher”? (Existem vários atributos da “imagem” de Deus que se aplicam aos seres humanos. Mas o mais óbvio é o que você acaba de ver a partir do teu “camarote”. Deus acabou de criar este mundo fabuloso e agora, com a combinação do homem e da mulher, Ele dá à Sua criação a capacidade de continuar criando. Ele não criou apenas árvores e vacas, mas criou a parte mais sofisticada de Sua criação: os seres humanos!)

1. Com quem Deus estava falando quando disse em Gênesis 1:26 “Façamos...”? (Deve ter sido a Trindade.)

C. Leia Gênesis 2:18. O que levou Deus a criar uma auxiliadora para Adão? (Deus disse que não era bom que Adão estivesse sozinho.)

D. Leia Gênesis 2:19-20. Onde Adão e Deus estavam procurando uma auxiliadora adequada? (Entre os animais!)

1. Isto é uma piada? Deus está inserindo um pouco de humor em Seu relato? Ou existe algum ponto aqui que não deveríamos desprezar? (Um dos grandes atributos de Deus é a Sua parceria conosco. Não apenas Ele foi o parceiro de Adão em dar nome aos animais, mas permitiu que Adão formasse a sua opinião sobre quem seria uma auxiliadora apropriada para ele. Adão não encontrou nenhuma entre os animais. Ao contrário, ele descobriu um padrão de macho e fêmea no reino animal.)

2. Considere a palavra “auxiliadora”. É igual a “auxiliar de carpinteiro”, ou “auxiliar de pedreiro”, ou mesmo “auxiliar de cozinha”? Ela comunica um papel secundário para Eva? (Leia Salmos 70:5. Este é um dos vários textos que se referem a Deus como nosso “auxílio” ou nosso “auxiliador”.)

E. Leia Gênesis 2:21-22. Esta é uma das passagens mais interessantes da Bíblia. Pondere sobre algumas questões:

1. A maior parte da Criação surgiu através da palavra. Parece que Deus fez Eva “à mão”. Por que?

2. Por que Deus colocou Adão para dormir enquanto fazia Eva? Por que “levá-la” até Adão? Por que não permitir que ele observasse enquanto ela era criada?

3. Adão também foi feito “à mão”, do pó da terra (Gênesis 2:7). Por que Deus fez Eva de uma parte de Adão? Por que fazê-la a partir de uma costela.?

a. Por que as pessoas têm costelas? (As costelas protegem os teus órgãos vitais. Deus tomou uma coisa que protegia Adão e a usou para criar Eva.)

F. Leia Gênesis 2:23. Qual foi a resposta de Adão à forma como Eva foi criada? (Ele sentiu uma identificação real com sua esposa.)

1. Que lição você tira disto, com relação ao casamento? (Que Deus pretendia que o marido e a mulher tivessem esta identificação íntima um com o outro.)

G. Leia Gênesis 2:24. Quem está falando? O contexto deste verso é Adão tendo uma de suas costelas removidas e Eva sendo criada a partir dela. Não tenho visto isso nos casamentos modernos. Como o marido e a esposa se tornam “uma só carne”? (Não creio que seja Adão quem está falando. É o “narrador” – Deus falando através de Moisés. Maridos e esposas tornam-se literalmente uma só carne em seus filhos.)

H. Leia I Coríntios 11:11-12. Como Paulo entende o significado do fato de Eva ter sido feita a partir de uma costela de Adão?

1. Às vezes fico intrigado com o fato de o homem (e o resto da criação) terem sido feitos do pó, e a mulher ter sido feita a partir de Adão. De onde Paulo diz que os homens nasceram? (Das mulheres! Paulo diz que os homens e as mulheres precisam uns dos outros!)

I. Leia Gênesis 2:25. Qual você acha que é o propósito deste comentário? O “espaço disponível” na Bíblia é escasso. Esta história está muito abreviada. Pó que este detalhe é tão importante que está registrado? (Esta é prova final de sua identidade inocência mútuas: o fato de estarem tão à vontade um com o outro.)

II. A Corrupção da Vida

A. Leia Gênesis 3:1-6. Matthew Henry, juntamente com outros comentaristas, interpretam estes versos como significando que Eva e a serpente estavam a sós no início e então Adão é trazido à cena mais tarde. Creio que esta é a implicação, a partir da forma como o texto está escrito. Qualquer que seja a ordem das coisas, quem é o “líder principal” neste pecado? (Está claro que Eva é a líder principal neste terrível pecado. Ele é quem dá o fruto a Adão.)

B. Leia Gênesis 3:7. Alguma vez os teus “olhos se abriram” para o teu pecado? Você se lembra daquela sensação terrível de “pós-pecado” – onde você se conscientiza de quão terrível você foi?

1. Voltamos agora para a nossa pergunta de Gênesis 2:25: por que eles se sentiriam nus agora? Eles eram pecadores, mas ainda eram casados! (O pecado te expõe à vergonha, à humilhação e à culpa. Se você permite que o pecado penetre no teu casamento, será humilhado. Parece claro que o Gênesis não está falando sobre estar nu, está falando do impacto do pecado sobre os seres humanos. Ele nos despe de nossa dignidade. Ele rouba a nossa alegria.)

C. Leia Gênesis 3:16. O papel de liderança ao trazer o pecado à raça humana alterou o relacionamento dela com Adão?

1. Isto altera o relacionamento entre todas as pessoas casadas? (Os resultados do pecado passaram a todos os seres humanos. Não parece que Deus está falando apenas para Eva. O que Deus declarou se aplica a todas as mulheres.)

a. Isto não é enormemente injusto? Por que o pecado de Eva afetaria os casamentos das mulheres que vieram depois dela? (Toda esta questão é “injusta”, no sentido que Adão e Eva lançaram todos nós no pecado. Esta falta de justiça não é culpa de Deus. Ele não é o autor do pecado. Deus morreu “injustamente” em nosso lugar e pagou a penalidade pelo nosso pecado. Em nosso texto Deus está declarando os resultados do pecado – resultados que foram ainda mais terríveis para Ele.)

D. Leia Gênesis 3:17-19. A televisão me fala que devo ouvir a minha esposa. Minha esposa me fala que devo ouvi-la. Este é um princípio anti-bíblico? (Não. O contexto é ouvir tua esposa em vez de ouvir a Deus. Um castigo foi imposto sobre Adão, o qual é passado para o restante dos homens.)

E. O relacionamento do casamento foi alterado pelo pecado?

1. Como este fato deveria impactar o teu casamento? Sereia razoável pleitear por um relacionamento “pré-pecado” no casamento? Ou isto não é possível? (Antes do pecado, Adão parecia ter um papel de liderança. Veja I Timóteo 2:13-14. A Bíblia dá ao marido um papel de liderança, não de tirania, mas um papel de liderança em um casamento que honra a Deus. Porém, se Deus não está no centro do casamento, então estamos falando de alguma outra coisa.)

2. Como as esposas deveriam se relacionar com um marido que não é religioso? (Leia I Pedro 3:1-2. Ter uma atitude correta com relação a um marido descrente ajuda a atraí-lo para Deus.)

a. Às vezes me perguntam se “submissão” quer dizer submissão a um comportamento impróprio. Qual seria a tua resposta? (Este texto sugere que a resposta é “não”, porque se refere à “conduta honesta e respeitosa” da esposa religiosa.)

F. Amigo, o ideal de Deus para o teu casamento é uma identidade entre o marido e a esposa. Quando os cônjuges começam a olhar primeiro para as suas próprias necessidades, então o casamento começa a se desintegrar. Você vai se comprometer a colocar as necessidades do teu cônjuge antes das tuas necessidades?

III. Próxima Semana: Abraaão e Sara: Fé Testada e Provada

=============================== Direito de Cópia de 2007, por Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida – São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. Para receber semanalmente estes comentários diretamente no teu endereço de e-mail, acesse: http://br.groups.yahoo.com/subscribe/BruceCameron ===============================

Nenhum comentário: