O ABC das Profecias Apocalípticas (Daniel 2 e 7)
Introdução: Duas das mais impressionantes profecias na Bíblia são as profecias conectadas encontradas em Daniel 2 e Daniel 7. Uma vez que a vida de Daniel foi ameaçada pela primeira profecia, , ele poderia ter preferido evita-la. Porém, a profecia que Daniel revelou através da inspiração é uma das provas mais importantes de que Deus está no comando das nações poderosas da terra. Vamos pular para dentro do nosso estudo e ver o que podemos aprender!
I. Perdendo a Cabeça
A. Leia Daniel 2:1-3. Nossa lição nos diz que o livro de Daniel, capítulo 2 contém "algumas das mais incríveis profecias da Bíblia que mais fortalecem nossa fé". Por que Deus daria uma profecias dessas para um cara como Nabucodonozor? Por que dá-la para alguém que imediatamente se voltaria para "os magos, os encantadores, os feiticeiros e astrólogos" em busca de ajuda? (Três razões. Primeiro, dando a profecia para o mais poderoso governante da terra, você aumenta a influência da mensagem. Segundo, este foi o "tiro inicial" na lição de que Deus está no controle do mundo. Terceiro, você aumenta a influência dos seguidores de Deus sobre os seguidores de Satanás (feiticeiros, etc.).)
B. Leia Daniel 2:4-6. Até que ponto você acha que Nabucodonozor confiava que seus magos, encantadores, feiticeiros e astrólogos poderiam lhe dar respostas honestas? (Aparentemente ele tinha algumas dúvidas. Ele decidiu que, se eles realmente conheciam suas artes, deveriam ser capazes de dizer a ele o que ele havia sonhado. Desta forma o rei poderia "testar" a habilidade deles.)
C. Aconteceu (naturalmente), que os sábios não conheciam "suas artes". O rei decidiu que eles estavam comento às suas custas por tempo demais. Leia Daniel 2:11-13. Você gostaria de ser Daniel e seus amigos nesta hora?
1. Você se sentiria como um novo sócio da Arthur Andersen ou um novo executivo da Enron? A tua vida está se esfacelando por razões que não tem nada a ver com você?
D. Leia Daniel 2:14-16. Que tipo de relacionamento Daniel tinha com Arioque? Que tipo de relacionamento Daniel tinha com o rei?
1. Por que Daniel e seus amigos não tentaram fugir?
E. Leia Daniel 2: 17-18. A quem Daniel se voltava nas horas de emergência? (Ao nosso Deus!)
1. Note a seqüência dos acontecimentos. Daniel veio ao rei e pediu um tempo antes de reunir seu "grupo de oração" para pedir a ajuda de Deus. Que lições podemos aprender disto? (Daniel não fugiu do problema. Ele foi até o rei com a confiança de que Deus estava com ele. Ou Deus iria ajudar Daniel nesta emergência, ou Deus iria deixá-lo morrer. Em qualquer circunstancia, Daniel colocou sua confiança em Deus. Daniel também mostrou por seu exemplo a força de um grupo de oração.)
2. Quando estamos estudando a Bíblia e não compreendemos a mensagem de Deus, o que o exemplo de Daniel nos ensina?
F. Leia Daniel 2:19-22. O que podemos dizer do tempo de Deus? O que aprendemos sobre quem controla os governantes do mundo? Isto significa que Bill Clinton foi escolhido por Deus para ser o presidente? George Bush foi escolhido por Deus para ser o presidente?
1. E o que dizer de Stalin, Hitler, Pol Pot: Eles também foram escolhidos por Deus? (É a mesma coisa que dizer: "Eles foram escolhidos por Satanás?" Deus escolheu permitir que Satanás vivesse e praticasse o mal? (Veja Jó 2:3-6) Deus permite ao mal um "espaço para respirar", de forma que a relação entre a justiça dos caminhos de Deus e os caminhos de Satanás fique claramente aparente.)
2. Que lição acerca de ativismo político podemos aprender deste texto de Daniel? Se você não gostava de Bill Clinton e pensava que a sua política a favor do aborto era do mal, qual seria a melhor coisa a fazer:
a. Contribuir com dinheiro, tempo e o teu voto para o partido Republicano?
b. Orar? (Daniel 2:21 nos fala que Deus nos dará sabedoria para sabermos a melhor forma de promover o evangelho e combater o mal, mas no final das contas, é Deus e somente Deus quem detêm o poder para promover e depor governantes.)
G. Leia Daniel 2:26-28. Você responderia ao rei desta forma? (Penso que eu primeiro responderia "Sim", e então depois explicaria , em vez de dizer "Não" em primeiro lugar.)
II. A Primeira Visão
A. Leia Daniel 2:31-35. O que você acha de cada um destes diferentes metais que compunham (verso 31) uma estátua "terrível".
1. Por que os metais ficam piores conforme descemos? Você não colocaria os melhores metais embaixo – a base?
2. O sonho do rei foi planejado por Deus para beneficiar a Daniel?
B. Leia Daniel 2:36-39. Lembram que eu perguntei sobre Deus modificar o sonho para beneficiar Daniel? E se a cabeça da estátua fosse feita de barro? E se fosse feita de ferro ou pedra? (Deus estava cuidando de Daniel, porque a interpretação atingia o ego de Nabucodonozor (a 'cabeça de ouro'), enquanto ao mesmo tempo deixava claro que Deus estava acima de Nabucodonozor.)
1. O que dizer do simbolismo que tornava os outros reinos "inferiores" a Nabucodonozor e Babilônia? (Cada um dos outros reinos é representado por um metal menos valioso e por uma parte mais baixa do corpo. O fato de eles comporem um corpo ordenado, mostra a ordem e organização de Deus.)
2. Quais são estes outros três reinos mundiais? (A cabeça de ouro é a Babilônia, o peito de prata e os braços são a Medo-Pérsia, e a seção central de cobre é a Grécia.)
C. Leia Daniel 2:40-43. Qual reio é representado pelas pernas de ferro? (O Império Romano.)
1. O que aprendemos a respeito do controle de Deus sobre as nações neste sonho e na sua interpretação?
2. O que aprendemos acerca do entendimento que Deus tem do futuro?
3. Por que Deus revelou isto a Daniel e Nabucodonozor? Porque revela para nós? (Daniel viu a mudança dos reinos da Babilônia para a Pérsia. Ele viveu através destes tempos de mudanças. Porém, penso que nós somos o povo para quem a profecia estava principalmente endereçada. Esta profecia nos dá confiança em tempos de mudanças.)
4. Qual é este reino no "dedão"? Ele existe hoje? (O mundo não está unido em um único reino hoje. Nosso mundo hoje é composto de várias nações de forças desiguais.)
a. Alguma nação dominará o mundo, de acordo com esta profecia?
(1) Se você disse "Não", isso é consistente com Apocalipse 13:11-12? Esta "besta" não tem autoridade sobre todo o mundo? Neste caso, isto não seria inconsistente com o quadro do "dedão" de Daniel 2? (Os dois quadros podem ser reconciliados. Sem ter autoridade militar, uma nação pode ter autoridade "moral". Isto pode ser aplicado ao mundo hoje. Os Estados Unidos não tem um controle efetivo sobre outras nações como, por exemplo, o Império Romano teve sobre outras nações. Porém, a influência cultural (música, filmes, etc.) dos Estados Unidos se estende a lugares tão improváveis quanto a China.)
D. Leia Daniel 2:44-45. O que é esta "rocha" que quebra a estátua? (A Segunda Vinda de Jesus).
1. Quando Jesus vem? (Durante a "época do dedão")
2. Como isto faz você se sentir? (A boa notícia é que Jesus está vindo na "nossa época"!)
3. Como podemos ter certeza de que a rocha está vindo? (Assim como as nações apareceram como foi predito, também Jesus voltará como foi predito.)
E. Que significado você vê em a imagem ser formada principalmente de metais e o símbolo de Jesus ser feito de pedra?
1. Por que o verso 45 enfatiza que a pedra não foi cortada da montanha por "mãos humanas"? (Ouro, prata, bronze, ferro são todos eles materiais maturais que são na verdade "feitos pelo homem" em sua forma final na estátua. O ponto de Deus é que os humanos criam estas nações debaixo da "permissão" de Deus. O poder de Deus, porém, não é feito pelo homem de forma alguma. A rocha natural destrói o que o homem fez.)
F. Leia Daniel 2:46-47. Este é um comportamento incomum para um rei. Qual seria a tua reação a uma revelação divina do futuro? (A mesma reação de Nabucodonozor. Nosso deus é um Deus verdadeiro – Senhor dos Senhores e Rei dos Reis – porque Ele pode dizer o futuro e controlar os eventos do homem.)
G. Leia Daniel 2:48-49. Há uma lição nisto para nós? Qual é? (Do mais terrível teste para a fé, vem a promoção.)
III. A Segunda Visão
A. Leia Daniel 7:1-7. A quem a visão é dada desta vez? (A Daniel)
1. Quando esta visão foi dada? (A data está claramente situada no final do império Babilônico, porque Belsazar era o rei. De acordo com F.F. Bruce, isto é por volta de 553 A.C.)
a. Por que a data é importante? (Isto nos leva de volta à velha questão do Deus da Bíblia ser o Deus verdadeiro porque pode prever corretamente o futuro.)
2. Por que Daniel escreveu a visão? (Não te faz se sentir bem saber que mesmo Daniel estava preocupado a respeito de se esquecer? Daniel escreveu porque ele pensou que isto era importante e queria ser preciso.)
3. Quantos animais há ao todo? (Quatro.)
B. Leia Daniel 7:15-19. Como esta visão é paralela ao sonho dado a Nabucodonozor? (Ele parece descrever os mesmos quatro reinos. A identificação destes quatro reinos, conforme descrevi acima, e a nossa conclusão de que a segunda visão é uma repetição destes mesmos reinos tem sido o ensinamento e a compreensão dos cristãos "tradicionais" por centenas de anos.)
1. Por que Deus repetiria a mesma mensagem do sonho, mas com símbolos diferentes? (Você alguma vez já repetiu as instruções para os teus filhos? Você faz isto, se quer que eles "peguem".)
2. Por que Daniel estava perturbado com esta visão? Daniel compreendeu que esta era uma visão muito importante e ele queria ter certeza de que a compreendera corretamente.)
C. Você pode pensar alguma razão porque Deus Deu estas profecias no tempo de Daniel?
1. Por que Deus deu estas profecias naquela época? Porque não para Adão e Eva? Por que não para Moisés? (Daniel e os judeus estavam no cativeiro na Babilônia. Sua nação havia sido destruída. Neste momento desencorajador de sua história, Deus quis assegurar a eles e a Seus seguidores pelas gerações por vir que Ele está no controle dos reis e reinos.)
D. Amigo, se Deus está no controle dos reis e reinos, você está disposto a confiar a Ele a tua vida? Está disposto a entregar os problemas da tua vida a Ele?
IV. Próxima Semana: Cristo e o Juízo
=============================== Copr. 2002, Bruce N. Cameron, J.D. Todas as referências das Escrituras são da New International Version (NIV), copr. 1973, 1978, 1984 da Sociedade Bíblica Internacional, a menos que indicado de outra forma. Citações da NIV são usadas com permissão da Zondervan Bible Publishers. As respostas sugestivas são encontradas entre parênteses . O comentário assume que o professor está usando um quadro-negro ou algum outro auxílio visual. ===============================
Nenhum comentário:
Postar um comentário